Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de julho de 2012

Janela Poética - SAUDOSA DESPEDIDA


SAUDOSA DESPEDIDA Glauco César - Em homenagem a minha querida mãe, Gláucia, que nos (abandonou) no dia 27.01.99. Ao debruçar-se sobre o caixão, o autor encontrou sobre o féretro uma mecha de cabelo, tendo recebido como última lembrança de sua amada mãe. – 31.01.99. 




Quão doce assentarmos junto aos teus pés,
ouvir de tua voz meiga e suave; conselhos,
sentir o toque de tuas mãos, olhar nos espelhos
da mente, e lembrar de não esquecer quem tu és!

Fazer afago em tua cabeça até cansava,
quisera que o tempo pudesse parar
os segundos e, nos devolvesse o ar,
ao saber que o destino uma peça pregava!

Furtou a todos e, subornou num momento,
sem querer fazer nem mesmo uma intriga!
Maltrata e macula todo um sentimento!

Sentir num segundo, o instante derradeiro,
roubar o que de melhor lhe restava, a vida!
Deixando somente uma mecha de cabelo!

24 comentários:

  1. Comentário colhido no face!
    Zirnaldo Rocha - Palavras, poesia, romance, contos (por mais belos que sejam), não descrevem com exatidão a beleza que foi a irmã Gláucia, o seu encanto: só o sentimento, somente o coração... Um dos maiores privilégios da minha vida foi conhecer, conviver e sentir a grandeza desta pequenina mulher - a grandeza da sua alma, a grandeza do seu coração, a grandeza da sua inteligência, a profundidade da sua sabedoria, da sua sensibilidade, a pureza do seu coração... Após o meu encontro com Jesus, revê-la na Nova Terra vai ser a minha primeira busca, o primeiro abraço, o meu primeiro olhar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glauco César Lima Silva - Obrigado Pastor Zirnaldo Rocha, por tão belas palavras que descrevem a grandeza da pessoa que foi minha mãe, e também descrevem, principalmente, a pessoa íntegra, amiga, companheira e cristã que é a sua pessoa! Tenho prazer de ser teu amigo!

      Excluir
  2. Outro comentário colhido no face, também do Pr. Zirnaldo Rocha!
    Zirnaldo Rocha - Eu e Irene nos sentimos honrados pela amizade, carinho e amor dos Glaus... Somos fãs de todos vocês e os amamos muito... A irmã Gláucia sempre foi a musa preferida do nosso poema de vida e do nosso coração... Lindo o poema que você escreveu, inspirado na doce lembrança da musa e fonte de inspiração, cuja vida e exemplo foram a própria poesia do coração... A passagem da mãe Gláucia pela vida deixou um rastro de luz, um poema de inspiração e encanto... Que linda homenagem..

    ResponderExcluir
  3. Outro comentário, também colhido no face, do meu amigo e colega do BB, João Bosco!
    Joao Bosco Oliveira - GLAUCO TU ÉS UM POETA. PARABÉNS

    ResponderExcluir
  4. Novo comentário colhido no face, desta feita do meu amigo José Santiago Irmão!
    Tiago Santiago - Quantas saudades, pessoa maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, infelizmente temos que aprender a conviver com a ausência das pessoas que amamos. Todavia resta a certeza da manhã eternal, onde, finalmente, reencontraremos os nossos amados que se foram!
      Curtir · Responder · Agora mesmo

      Excluir
  5. Novo comentário colhido no face, desta feita do meu primo Célio Magno Cordeiro, por quem tenho muio apreço!
    Célio Magno Cordeiro - Tia Gláucia, como era querida por todos! Está com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primo Célio, de uma coisa tenho absoluta certeza, Deus está com ela! Minha mãe está descansando no leito da morte, aguardando o último dia quando Jesus haverá de ressuscitá-la e, realizar o grande anseio dela, que era readquirir a eternidade e, assim, viver na Terra restaurada juntamente a todos que tiverem o mesmo desejo, para assim reinar com Cristo e fazer parte da família celestial!

      Excluir
  6. Novo comentário colhido no face, desta feita do meu amigo, ex colega do BB e professor; tanto no Estadual quanto na FAFICA!
    Renato Cabral de Oliveira Filho - Minha ex-aluna da FAFICA e responsável pelo seu grupo que nominou de PERQUIRIÇÃO , nunca esqueci
    Foi também minha querida professora de datilografia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo de longas datas, é sempre bom saber que ela, semelhante a você, nunca deixou passar em branco uma oportunidade de ampliar o conhecimento das pessoas que entravam em contato. Essa afirmativa está totalmente em consonância com o título escolhido por mamãe ao grupo dela. Essa foi uma maneira sábia de ampliar o conhecimento dos colegas, fazendo ver a grandeza do nosso vernáculo, certamente, essa foi uma forma inteligente dela cooperar com o grande mestre Renato Cabral, que por sinal, nutro, até hoje, o prazer de ter sido teus aluno.
      O título do grupo por ela escolhido, tem muito haver com a capacidade dela e do mestre, pois, em tudo que ela fazia, tinha como respaldo uma pesquisa investigativa, que esquadrinhava todo o conceito do tema abordado. Em você também encontramos essa qualidade!
      Por isso sou muito grato a Deus pela mãe que Ele me outorgou bem como, pela qualidade dos mestres que me ensinaram, dentre os quais, você se destaca!

      Excluir
  7. Novo comentário colhido no face, desta vez do meu amigo Wdelson Mendes!
    Wdelson Mendes - Minha querida mãe na fé... Verei com certeza na primeira ressurreição !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, amigo Wdelson Mendes, nada pode dar errado, a menos que o nosso relacionamento com Cristo seja apenas uma farsa, afora essa possibilidade, tendo-se a certeza da Salvação, que é uma escolha da Divindade, e Deus escolheu a todos, só uma coisa pode nos excluir da eternidade, que é o uso que fazemos do nosso livre arbítrio, precisamos aceitar de todo o nosso coração a pessoa de Cristo que é, de fato, a SALVAÇÃO e, tão somente crê, daí, infalivelmente, participaremos da ressurreição dos justificados e viveremos eternamente, pleos séculos intérminos, amém!

      Excluir
  8. Novo comentário colhido no face, desta feita de minha prima Bernadete Andrade!
    Bernadete Andrade - Tia Gláucia uma sumidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bernadete, não que mamãe fosse uma pessoa por demais eminente, contudo, em alguns aspectos ela se sobressaia por seus talentos ou saber!

      Excluir
  9. Novo comentário colhido no face, desta feita do meu primo Zé Alberto!
    Alberto Andrade - Tia Gláucia. Pessoa super inteligente que tive o prazer de conviver.
    Quem com ela não conviveu, perdeu de aprender muitas coisas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, primo Zé Alberto, o que mais se destacava em mamãe, era o seu trato com a moral, o civismo e, principalmente, com a vivência espiritual, ela não só procurava divulgar os ensinamentos de Cristo, mas, fazia questão de vivenciá-los!
      Justamente aí, residia sua mais nobre inteligência, ela permitia que o temor amoroso de Deus a direcionasse na trilha do bem!

      Excluir
  10. AMIGO CEZAR E IRMÃO EM CRISTO COMO É SUBLIME FALAR DE QUEM SÓ VEIO AO MUNDO PARA SERVIR PESSOA DE DEUS SABIA E SOUBE COMO NUNCA VIVER COMO SE NADA ACONTECE EM SUA VOLTA MAIS ATENTA A TUDO COMO SERVIR AO PRÓXIMO QUE SEJA DE CASA OU DE FORA GLÁUCIA LIMA E SILVA GRANDE MULHER E ILUMINADA POR JESUS PORQUE ATURAR 16 FILHOS DEVE RECEBER UMA COROA DE RAINHA MAIS PARA FALAR DA MÃE GLÁUCIA NÃO TEM NEM PALAVRAS.FIQUE MUITO TRISTE POIS NO DIA DA SUA PARTIDA PARA VIDA CELESTIAL NÃO ESTAVA AQUI .SAUDADES DE MINHA QUERIDA GLÁCIA LIMA.

    ResponderExcluir
  11. Amigo Anônimo, pena não saber quem tu és, no entanto concordo contigo, minha mãe teve sim, discernimento, tato e amor. Ela soube, como poucos, construir amizades! Não conheço ninguém que tenha se declarado como desafeto ou mesmo inimiga dela. Por isso sou grato a Deus!

    ResponderExcluir

  12. Novo comentário colhido no Face, desta feita do Pastor Zirnaldo Rocha!

    Zirnaldo Rocha - Falar da irmã Gláucia é como sentir o sabor da vida, ou aspirar o aroma da alma em sua nascente,
    ou reviver as alegrias do coração quando está feliz...

    As lembranças que tenho da irmã Gláucia
    permanecem como a luz do Santuário,
    luz contínua, renovada cada dia em meu coração...

    A vida da irmã Gláucia entre nós
    foi um presente de Deus, uma dádiva Dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zirnaldo, pelo menos na sede das minhas recordações, não tenho dúvida que mamãe é eterna, isto enquanto durar a minha vida, pois, ela não morre em meus pensamentos, uma vez que a imagem e exemplos que ela transmitiu, permanecem intactos em minhas reminiscencias!

      Excluir
  13. Novo comentário, colhido no face, desta feita do meu amigo Japhet Borges!
    Japhet Borges - Dona Gláucia foi uma fonte de sabedoria. Sábia em tudo. Na maneira de se expressar, de nos ensinar pelas palavras mas principalmente pelo exemplo. Transmitia uma paz muito grande. Felizes foram aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com ela. Ainda lembro das tarde dos sábados , manhãs dos domingos, quando sempre nos encontrávamos na casa de vocês ( que sempre foi uma casa aonde nos sentíamos como em casa. Nos sentíamos seguros, protegidos , amparados física e espiritualmente. A maior prova do que ela significou e continuará sempre significando foi a “herança “que ela deixou : os seus 16 filhos. E as centenas de filhos de coração também. Suas lições em todos os sentidos estarão guardadas conosco. E vem se perpetuando de geração em geração. Eternamente “dona” Gláucia.

    ResponderExcluir
  14. Novo comentário, colhido no face, desta feita de minha irmã Glauce Neide!
    Glauce Neide Bomfim - É sempre emocionante ouvir tantas palavras de carinho e amor à mamãe. Ela foi mesmo uma pessoa muito especial. Cheia de tanta sabedoria, simplicidade, carisma...; atributos estes que provinham de sua constante comunhão e amor a Deus e Sua palavra. Hoje ela descansa, mas cremos que muito em breve poderemos reencontrá-la, quando Jesus voltar e com Seu poder ressuscitar os que morreram crendo nEle, com esta esperança. (I Tess. 4:13-17) Que estejamos preparados para este glorioso dia!

    ResponderExcluir
  15. Novo comentário, colhido no face, desta feita do meu amigo Luiz Moreira Sobrinho (LULA MOREIRA)!
    Luiz Moreira Sobrinho - A MIM NÃO AVISARAM MAIS FICOU O EXEMPLO DE MÃE DEDICADA, AMIGA, FIEL AOS PRINCÍPIOS DE DEUS QUE FALA NA SUA PALAVRA A MULHER SABIA EDIFICA O LAR QUE DEUS POSSA RESERVA UM LUGAR ESPECIAL PARA ESSA GRANDE MULHER MÃE GLÁUCIA DESCANSO ETERNO DAI-LHE SENHOR. LULA MOREIRA.

    ResponderExcluir
  16. Novo comentário, colhido no face, desta feita de Telma Pinto.
    Telma Pinto - Só tenho boas lembranças e uma grande admiração a grande mulher que ela foi!!!!

    ResponderExcluir