Total de visualizações de página

domingo, 10 de agosto de 2014

Janela da Recordação - MEU PAI!

MEU PAI Manaus – AM. 1976 (Papai veio a falecer 26 anos após a confecção deste texto, no dia 08. 04. 2002 em Caruaru, sua cidade natal.).







              PAPAI

           Tu és como a bonança depois da tempestade. És como um rio, um perene rio, correndo sempre tranquilo ao encontro do grandioso mar da vida.
        Mesmo que no percurso deste rio, em seu leito, exista algum obstáculo, tu com a tua experiência consegues te safar, livrando-nos dos abrolhos, conduzindo-nos ao porto seguro.
         Quantas vezes não quisemos trocar a tua amizade por outras tão passageiras, só porque nós os teus filhos só divisamos o presente, e tu, com a tua largueza de visão consegues desfraldar além dos horizontes, comuns aos teus filhos.
           Confesso, naquele momento, pensei que tu querias apenas com o teu egoísmo que nós ficássemos só teus amigos, só teus.
        Contudo, depois compreendemos que tu querias, sobretudo, a nossa felicidade, e que aquelas amizades nos trariam apenas complicações posteriores. Obrigado papai!
       Obrigado, porque tu foste homem na hora de ser homem, foste criança quando necessário!
            Ainda me lembro de quantas vezes nos afagavas no teu colo e brincavas cantando “Maria é o teu amor”, ou nos colocavas sobre a geladeira, para induzir-nos a ter coragem, mandando-nos repetir contigo, “eu sou um molenga”; se não quiséssemos ser considerados medrosos deveríamos precipitar-nos sobre os teus braços protetores. Obrigado papai!
             Obrigado porque tu foste conselheiro, quando nós necessitamos de teus conselhos.
              Obrigado porque nos ajudaste a sermos nós mesmos, e não pretendeste moldar-nos segundo a sua concepção. Orientaste a nossa vida, e não impuseste as tuas características paternas.
             Obrigado porque tiveste sempre tempo para atender a nós os teus filhos, nos ouvindo, e nos ajudando.
           Agradeço-te, porque estiveste sempre pronto e interessado em ajudar-nos a revelar as nossas aptidões, nossas tendências, nossa originalidade, sem, contudo nos influenciar.
          Obrigado, porque nos atendeste em tempo útil, modificando decisões se as circunstâncias exigissem.
            Aí, exatamente aí, nós compreendemos que as estrelas só são lindas lá no céu, e que se elas viessem a terra não passariam de um amontanhado de pedras.

             Assim aprendemos que a nossa liberdade termina onde começa a liberdade do nosso vizinho, e se nós brilhamos é porque refletimos um pouco de sua luz.
          Agradeço-te porque soubeste nos repreender, e tomaste as medidas quando realmente necessário, e fizeste com naturalidade, normalmente, suavemente, mas com firmeza e justificativa racional.
Obrigado papai, muito obrigado mesmo, porque hoje nós nos sentimos guiados e não oprimidos, queridos e não mimados, com liberdade, mas não abandonados.
Perdoa-nos porque muitas vezes te levamos por menos, mas não sabíamos que na felicidade paterna e filial o menos vale por mais.
Obrigado papai, porque me ensinaste a ter fé no amanhã, a amar a música, a boa música, a procurar a beleza, a desfrutar da real amizade, a sempre procurar a paz, o amor, às belezas da vida, e me mostraste onde encontrar Deus.


Eu sei que Ele está contigo. . .  PAPAI.



24 comentários:

  1. Comentário colhido no face de minha amiga Katia!

    Katia Sitônio Mesquita - Linda sua MSG para seu pai.eles sempre nos orientam no caminho de Deus.mas só percebemos quando somos pai e mãe tb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amiga Katia, pelo seu belíssimo comentário, homenageado meu pai, procurei deixar uma mensagem para todos os pais, os que ainda estão conosco, e aqueles que já partiram!

      Excluir
  2. Novo comentário colhido do face, desta feita de meu amigo Pcd Gdea!

    Pcd Gdea - Obrigado, Glauco, pela bela homenagem (!); seu pai Crispiniano Cordeiro "Sêo Crispim" foi um exemplo de vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre, eu tenho certeza disso, pelo menos para mim, ele, dentro da esfera humana foi perfeito! Aproveito o momento para deixar patente que admiro muito sua pessoa, você tem sido um perfeito pastor que, certamente tem conduzido os fiéis aos pés de Cristo!

      Excluir
  3. Novo comentário, colhido no face, desta feita de Fábio Bomfim!
    Fabio Bomfim - Experiencia de sobra vivida no seio da familia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Fábio, é difícil avaliar a perda, que só é comensurável quando medido pelo vazio que fica em nosso ser!

      Excluir
  4. Novo comentário colhido no face, desta feita do Pastor Zirnaldo Rocha!

    Zirnaldo Rocha - Eu apreciava o seu senso de humor, suas anedotas e casos engraçados, sua atenção e respeito às pessoas... Passava sempre na sua loja de móveis só para uma boa conversa e troca de sugestões sobre a vida, o futuro do mundo, a família, os seus dezesseis filhos maravilhosos, a esposa querida, irmã Gláucia, o comércio e nossas esperanças como cidadãos comuns... Sua amizade me foi mui preciosa, sua lembrança e saudade dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr. Zirnaldo, nós temos certeza dessa sua amizade com papai, mamãe e toda família, nos sentimos gratificados por tão boa amizade. Tenha certeza que você, Irmã Irene e os demais membros de sua família, são, na verdade, uma extensão da nossa! Por isso somos gratos a Deus!

      Excluir
  5. Novo comentário colhido no face, desta feita do meu primo Célio Magno!

    Célio Magno Cordeiro - Saudades do tio Crispim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este mesmo sentimento também sinto, você não pode avaliar qual o tamanho do vazio que ele deixou! No entanto, nutrimos a certeza do reencontro no dia da ressurreição dos justificados! Resta-nos só esperar!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Anonimo, se esse pai que você está se referindo sou eu, gostaria de dizer que amo demais todos os meus cinco filhos, e me sinto honrado por tão precioso presente dado por Deus, para esse cansado pai, não sou merecedor de tão amáveis filhos.
      Contudo se esse papai, é uma alusão ao meu pai, Crispim, eu tenho certeza que todos os meus irmãos amavam demais essa criatura que Deus colocou em nossas vidas, foi, Papai do Céu, doando-nos um pai terreno. Por isso, também sou grato a Deus!

      Excluir
  7. Eu torno a repetir. Tu és mestre DAS PALAVRAS. Herbert Haydn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glauco César de Lima e Silva26 de setembro de 2014 às 09:25

      Eita, Herbinha, fiquei imaginando quem seria diamantetni, pensei que fosse Segundinho, contudo, é bom saber que é você!
      Quanto as Palavras escritas por mim, são apenas forma de expressão!
      Por elas, serei julgado e também serei, quem sabe, justificado!

      Excluir
  8. Respostas
    1. Obrigado, Anônimo, mesmo assim, ainda acho que não sou merecedor de nada! No entanto, só em estar vivo, agradeço a Deus!

      Excluir
  9. Novo comentário colhido no face, desta feita do meu estimado primo, Célio Magno!
    Célio Magno Cordeiro - Parabéns ao primo, Glauco Cesar, por tão bem elaborado texto, que traduz com tão perfeita realidade, esse que a todos encantava, pelo conjunto da sua obra, como ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célio, te sou grato por tuas palavras de apreço, tanto para mim, que não sou merecedor, quanto a meu amado e saudoso pai, esse sim, é digno de meu louvor!
      Tenho certeza que tua prole, terá muito que relatar de tua pessoa, que é digna de grande reconhecimento!

      Excluir
  10. Novo comentário colhido no face, desta feita da leitora Rosangela Almeida!
    Rosangela Almeida - Linda mensagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosangela, agradeço pelo teu comentário, esse reconhecimento dos filhos pelos pais é a nota tônica de que o amor filial deve ser comum a todas as pessoas! Que Deus, o nosso Pai celestial, esteja com todos os pais daqui da terra!

      Excluir
    2. Resposta de Rosangela Almeida colhida no face!

      Rosangela Almeida - Obrigada que Deus te ilumine sempre fiquei muito emocionada mensagem muito linda. Abraço

      Excluir
  11. Mensagem de minha querida prima Celene Cordeiro, colhida no face!

    Celene Cordeiro - César, sei que Deus não faz acepção de pessoas, mas existe pessoas privilegiadas. É o seu caso , teve a honra de ser filho de pais maravilhosos. Meus queridos tios Gláucia e Crispim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celene Cordeiro, antes de mais nada gostaria de te agradecer pelo teu sincero comentário, todavia, te acho igualmente privilegiada, pois, ser filha de minha tia Terezinha e de tio Inácio, te faz uma pessoa ricamente abençoada por Deus, além de você ser a pessoa que é!

      Excluir
    2. Nova resposta colhida no face, desta feita da minha prima Celene Cordeiro!

      Celene Cordeiro - Obrigada Primo por seu sincero carinho. Deus continue a nos abençoar!!! Abraços

      Excluir