Total de visualizações de página

sábado, 2 de agosto de 2014

IDE - Eu Conheço as Tuas Obras

EU CONHEÇO AS TUAS OBRAS

Educador Glauco César

NOTA DO ARTICULISTA -  Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
        Uma vez que uma determinada opinião é postada, e outra sobre o mesmo assunto também é veiculada, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar das mesmas, enriquecendo desta maneira, seu cabedal de conhecimento.


Sendo Jesus Cristo a segunda pessoa da Divindade, e nEle habitando toda a plenitude de Deus, tendo ciência de todas as coisas, em qualquer período que, para o humano dá a noção, tanto do passado, quanto presente ou futuro, de tudo que aconteça no Universo!
Por isso, Ele pode, com propriedade, afirmar que conhece as obras de quem quer que seja, pois, nada fica oculto aos Seus olhos!
Existem algumas facções evangélicas que enaltecem, até de forma exagerada, as ações das pessoas, atrelando as atitudes pessoais como fatores preponderantes para garantir a salvação!
No entanto, outras denominações, por compreender que a salvação é adquirida unicamente pela graça, independente das ações e efeitos que o indivíduo pratique, ensinam que, as obras não acrescentam nada, em termo de salvação!
Noutro entendimento, acredita-se que o mérito da salvação seja unicamente de Deus, o Pai escolheu toda criatura humana, para doar a Salvação, que nesse caso, é o Seu próprio Filho, Jesus Cristo!
Sendo assim, Jesus não é meramente o Salvador, mas, com particularidade, Ele é a própria Salvação! Portanto, em termo de Salvação, a escolha é totalmente de Deus, ao homem, cabe tão somente, aceita-La ou rejeitá-La.
Essa escolha humana trará seu efeito, Vida Eterna, que é o próprio Jesus, Eu sou... a Vida  (João 14:6), ou, perdição eterna, estar inanimado, com total ausência de Cristo, ou seja, da Vida! Daí a Bíblia descrever como morte eterna!
Coloquei essas informações preliminares, para poder analisar com maior acerto a Assertiva; CONHEÇO AS TUAS OBRAS – Quando Jesus declara essa afirmação, certamente, não está atrelando o efeito do trabalho ou da ação, como algo preponderante para adquirir a Salvação, justamente, por ser Ele, não o Salvador, mas, a própria Salvação!
No entanto, como o objetivo da Divindade é devolver ao humano o que este perdeu ao pecar, ou seja, a eternidade, as obras têm valor substancial para fruir ou, readquirir essa condição!
Portanto, a eternidade, não é escolha de Deus, é opção humana, nem é gratuita, pois, o homem precisa, no mínimo, crer na Divindade e, aceita-La! A racionalidade está evidente, toda pessoa que crer, automaticamente, deveria obedecer Àquele em quem crer e, sem querer ser redundante, e já o sendo, procuraria praticar todas as vontades de seu Senhor, para, assim, retomar a Eternidade!
Não adianta praticar qualquer tipo de obra com o intuito de adquirir algum favor humano, ou mesmo Divino. Somente as obras praticadas com o amor desinteressado é que agrada Deus. “Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão, mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; para que a tua esmola seja dada ocultamente; e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará publicamente” Mateus 6: 1 – 5.

ELOGIO AOS FIÉIS DO PERÍODO DE TIATIRA




O efeito de nosso trabalho, ou da nossa ação é que vai definir a qualidade ou, valor delas, se meritórias ou não!
O mérito das ações, em si sóis, é indicativo se, são puras ou, se misturadas de interesses outros, que, nesse caso, viria a desqualificar as mesmas.
Quando absorvemos de Deus, o amor, passamos a confiar mais nas pessoas, estas, por sua vez, ficam inibidas e, correspondem com ações zelosas, à confiança, nelas depositadas.


Mesmo que algumas pessoas, ainda assim, continuem não correspondendo com ações bondosas, no entanto, esse fato, serve para nos ensinar o cultivo da paciência. É justamente numa situação semelhante a essa que, as nossas obras seguintes, devem refletir ainda mais, o caráter de Cristo!
O período que a Igreja de Tiatira representa corresponde ao que historicamente conhecemos como Idade Média, que vai aproximadamente de 538 AD. Até 1517 AD. No entanto, há analistas que estendem, ou seja, ampliam esse período até o ano de 1798 A.D. para assim totalizar os 1260 anos da supremacia papal!
             Pois bem, a partir do início desse intervalo de tempo, o chefe da igreja dominante daquele período, no caso o Papa, adquiriu o atributo de livremente castigar os hereges, todos que se colocassem contrário ao entendimento dessa Instituição Eclesiástica que, em alguns aspectos, no tempo transcorrido entre estas duas datas, repleta de fatos marcantes, chegou a ser quase antagônico ao consenso de Deus!
          Os horrores praticados nessa fase, foram preditos por Cristo em seu Sermão Profético, descrito como a grande tribulação; "Porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve, desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver"  São Mateus 24: 21. 
                    Muitas pessoas, nesse intervalo de tempo, permaneceram leais a Cristo, mantiveram-se unidas à Divindade.
               Com o decorrer dos séculos, a despeito de toda selvageria, para com os que mantinham relação com o Eterno, onde os inimigos da fé, ferozmente se lançavam contra os que acreditavam na perpetuidade da lei de Deus e, continuavam a considerar a Escritura Sagrada como a única regra de fé, sem ceder ou, transferir seu direito de escolha, por isso, continuaram firmes, chegando a perder a própria vida, mas, garantindo sua presença na eternidade, junto a Jesus!
         Conforme dados de alguns historiadores, calcula-se que cerca de 100 milhões de pessoas, contadas como hereges, enfrentaram o cadafalso, sofrendo a pena capital, em cumprimento a ordem escrita emanada da autoridade Papal, através da Inquisição, que era o antigo tribunal eclesiástico instituído para investigar e punir crimes contra a fé católica!  
                  A carnificina foi tamanha, que Jesus, naquele mesmo sermão, declarou que; "se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias" São Mateus 24: 22.
               Essas pessoas foram difamadas nos tribunais humanos e, contadas como infames, ordinárias e de pouco valor! Talvez esse seja o reconhecimento que a sociedade fará aos que, desinteressadamente procuram servir a Deus, na atualidade. Portanto, deve-se estar preparado para enfrentar a calúnia, com galhardia!

A TUA CARIDADE - A despeito que muitas pessoas dessa época, eram tidas por más, perversas e, até mesmo, satânicas, não obstante, Cristo expõe  a virtude da caridade, como parte integrante do caráter da população!
                 Percebe-se nesse pormenor que, cumpre-se literalmente o enunciado de Paulo ao afirmar que; "veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça" Romanos 5: 20.
         O que se filtra desse acontecimento, é que muitos dos reconhecidos como diabólicos, ao perceberem, dos mártires, a certeza da eternidade, deixavam fluir seu lado reflexivo e, passavam a ocupar a lacuna deixada pelos mortos, para então, fazer parte do povo que buscava a vida eterna! "Para que, assim, como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse, pela justiça, para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor" Romanos 5: 21. 
              Essa mudança de postura acontecia como fruto da caridade vivenciada pelos fiéis! Sendo a caridade, o amor em exercício, ou, como define Aurélio, 'o amor que move a vontade à busca efetiva do bem de outrem e, procura identificar-se com o amor de Deus.'
               Foi, exatamente, essa similaridade do homem à Divindade, que o levou a desempenhar com mais acerto o serviço de Deus.

O TEU SERVIÇO - A primeira vista, parece que a mensagem se torna repetitiva, pois, Jesus afirma conhecer a obra e, também  o serviço.
        Sabemos que uma obra é o efeito do trabalho e da ação. Portanto, obra, necessariamente não é o trabalho em si, mas, o resultado desse trabalho.
       Já o serviço, é o ato ou efeito de servir, tendo, tudo haver com a duração desse serviço. Nessa visão, tanto os mártires, quanto os seus algozes, desempenharam a contento o serviço a eles designados!
        Claro, os fiéis realizaram em tempo hábil o serviço proposto por Cristo. Já as pessoas tidas por cruéis e desumanas, recebiam seus afazeres, dos tribunais da inquisição, cumprindo sua tarefa em tempo aceitável, de acordo com as imposições legais e, com as exigências preestabelecidas! Por isso é que Cristo afirma conhecer o serviço das pessoas que viveram naquele período!

E A TUA FÉ - Conforme o enunciado da Revelação, a comunidade de Tiatira se destacou pelo tipo de fé que possuía.
          Obviamente a fé, como relatado no verso, não era uma referência à crença religiosa que eles adotaram, ou seja, o título da denominação que seguia, nem muito menos o bojo doutrinário, que compreende o conjunto de dogmas e doutrina que constitui o culto, não!
         Nem cabe nesse contexto, o entendimento de Fé, como a pessoa de Cristo, como o Salvador e a própria Salvação.
      Então, a que estava referindo Jesus, quando afirmou que conhecia a fé das pessoas daquele período? 
      Será mesmo, que Ele só conhecia a fé dos rotulados  de fiéis e, desconhecia a fé dos demais?
       Como o Filho de Deus tudo sabe e tudo vê, certamente, conhecia a fé de todos!
       Portanto, sabemos agora que a fé, referida por Cristo, nesse contexto, era aquela virtude humana que o faz ter confiança nas escolhas tomadas, de forma individual e refletida!
    Quem tem fé, normalmente, deposita essa confiança em alguém, numa instituição ou, em alguma coisa!
         Tudo nos faz crer, que naquele período, a fé das pessoas, basicamente, estava direcionada para dois destinos, uma parte acreditava somente em Cristo e Sua Palavra, as Escrituras, já outra parte, tentando seguir a Deus, preferiu delegar a administração da sua fé, a uma Instituição Eclesiástica, acreditando estar fazendo o correto!
     Por isso que Jesus disse com propriedade que conhecia também a fé daquela comunidade!
        Não é de ficar surpreso em acreditar que esse dois tipos de fé, tenha sido recebido por Deus como uma virtude, pois, em ambas, as pessoas estavam promovendo a adesão e anuência pessoal a Deus! 
        Os desígnios e manifestações dessas duas classes, era, justamente cultuar Deus. Por isso mesmo, é que muitos dos opressores, ao perceber que aquela não era a vontade de Deus, rapidamente reviam sua postura e se colocavam ao lado de Cristo!
        Exatamente como aconteceu com o apóstolo Paulo! "E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. E pediu-lhe cartas para Damasco para as sinagogas, a fim e que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. E indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente  o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões" Atos 9: 1 - 5.
           Por isso, a confiança de cada indivíduo, deve ser depositada somente em Cristo e na Sua Palavra. Nunca se deve delegar poderes a nenhuma Instituição Eclesiástica ou, pessoa que não seja Jesus. Só o Filho de Deus pode dizer que era "o caminho e a verdade e a vida" João 14: 6.

  E A TUA PACIÊNCIA - Certamente que a paciência é um dos ingredientes indispensáveis para compor o caráter de quem queira herdar a eternidade. Não foi diferente com os cristãos de Tiatira, eles carregavam consigo a virtude  que consiste em suportar as dores, os incômodos e infortúnios sem queijas e resignação.
      Ao invés deles se maldizerem ou, culparem a quem quer que seja, eles tomavam uma postura de perseverança tranquila, cada qual, levava consigo o pensamento de Davi; "esperei com paciência no Senhor e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor" Salmos 40: 1.
     Essa resignação tocou no coração de muitos algozes que, compreenderam que também deviam se gloriar nas "tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência. E a paciência a experiência e a experiência a esperança" Romanos 5: 3 e 4.
         Essa foi a experiência daquele povo, esta deve ser também a prática de vida dos que militam em demanda para a vida Eterna! "Sede pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações , porque já a vinda do Senhor  está próxima" São Tiago 5: 7 e 8.

E QUE AS TUAS ÚLTIMAS OBRAS SÃO MAIS DO QUE AS PRIMEIRAS - O efeito do trabalho, crença e ação das pessoas que, mantiveram o propósito em fazer a vontade do Pai e, o fizeram com acerto até a morte, pouca coisa, ou quase nada, tiveram que acrescer, pois, seu desempenho foi feito a contento. A menos que esta última obra seja o ato de não resistir à morte, entregando sua vida sem reserva e com resignação a Deus, demonstrando paciência ante o sofrimento e as injustiças!
        Ampliando ainda mais a ótica divina na compreensão humana, podemos perceber claramente que, as obras finais, daquelas criaturas que delegaram poder de administrar, da melhor maneira, seu envolvimento com Cristo, para a Instituição dominante, cresceu assoberbadamente!
       Semelhante ao apóstolo Paulo, essas pessoas deixaram de ser atormentadoras e passaram a ser perseguidas até a morte! Eles não mais praticavam as obras dirigidas pelo poder humano, passando a desempenhar o serviço, guiado por Cristo, em benefício dos outros
       Esses indivíduos passaram a ser contados por Deus, como felicíssimos! "E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam" Apocalipse 14: 13.
         A morte desses personagens motivou milhares de outras pessoas que, pouco a pouco foi formando uma resistência que culminou com o surgimento do movimento de reforma. Por isso mesmo, Cristo afirmou que, as obras finais foram superiores às primeiras!
        Que Deus, então, continue iluminando e abençoando toda criatura que desejar ter um encontro pessoal e vivificante com Cristo!

2 comentários:

  1. Mucio Paschoal Wanderley - Muita paz no coração e pensamentos positivos que ELE nos traz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Múcio, que essa paz oferecida por Cristo, seja constante em sua vida, e que a felicidade reine em seu lar.

      Excluir