Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

IDE - Outra Carga Vos Não Porei

OUTRA CARGA VOS NÃO POREI

Educador Glauco César

NOTA DO ARTICULISTA -  Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
        Uma vez que uma determinada opinião é postada, e outra sobre o mesmo assunto também é veiculada, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar das mesmas, enriquecendo desta maneira, seu cabedal de conhecimento.


   O amor misericordioso de Deus é tão admirável, prodigioso, surpreendente, extraordinário e, incomensurável, que é capaz de enternecer qualquer pessoa que, normalmente, tenha o coração petrificado pelas mazelas do pecado.
             Não importa quão distante a criatura humana tenha se colocado de Cristo, ainda assim, mesmo que ela tenha tomado uma decisão reflexiva de permanecer contrária à vontade do Mestre, mesmo desse modo, Jesus dá prioridade a este, ao invés daquele que, naturalmente, optou em permanecer fiel aos princípios da Divindade!
               Se o indivíduo participou ou, ainda toma parte ativa da maledicência satânica, não deve se desesperar em relação à sua eternidade futura, pois, enquanto em vida, Jesus Cristo, nunca, mas, nunca, desistirá dele e, estará sempre o motivando, para que este possa sair do fundo do poço de pecado e, encontre a Luz do Mundo, para assim andar na claridade!
             Todavia, Cristo faz uma promessa, tanto para todo aquele que no período da Idade Média, serviu como instrumentalidade nas mãos do Inimigo, bem como, para o restante que foi instigado com extrema maldade!
            Nessa promissão Ele garante que não permitiria, naquela época, outra carga de maledicência tão perniciosa!
        Bastava cultivar o bem e, permanecer agindo dessa forma até a morte, pois, no retorno de Cristo, quando, finalmente, Jesus haverá de retribuir, a cada indivíduo, conforme o que tenha praticado! Se o bem, vida eterna, no entanto, se a criatura escolheu, em vida, a prática do mal, a consequência será funesta!               
               Com base nesse preâmbulo podemos então tomar conhecimento dos versos que serão analisados: "Mas Eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. Mas o que tendes retende-o até que Eu venha"  Apocalipse 2: 24 e 25. 

MAS EU VOS DIGO A VÓS - Quão maravilhosa é a sensibilidade divina, tem a capacidade de compadecer-se, até mesmo, das criaturas que conservam seus corações empedernidos pelo pecado.
         Por conhecer as limitações do ser humano, a Divindade, sempre trata a todos de forma amorosa, esperando pacientemente que o pecador abrande o caráter, modificando as ações!
               Cristo, com devoção extrema, se aproxima de cada indivíduo que cultiva a nocividade, que se opõe ao bem, à virtude e à honra, oferecendo uma mensagem que se encaixe as necessidades da criatura humana, animando-a para ser vitoriosa sobre o pecado, provendo meios para alcançar esse objetivo!
               Foi assim que Jesus Cristo agiu com os inquisidores da Idade Escura, por isso, Ele se dirigiu primeiro para esse tipo de pessoas, para que aqueles indivíduos aproveitassem, enquanto em vida, o tempo da oportunidade!

E AOS RESTANTES QUE ESTÃO EM TIATIRA - Após Cristo ter se dirigido aos inquisidores, com uma mensagem de consolação repreensiva e, conselho, só então, Ele se volta para a outra classe de pessoas que vivenciaram os horrores da Inquisição.
               Eram criaturas que estavam fragilizadas, física e emocionalmente, pela manifestação súbita e violenta, num impulso irrefletido da inquisição, se precipitando sobre elas, no entanto, em momento algum, deixaram a fé desvanecer!
                Por isso mesmo, precisavam do amparo divino para resistir e aguentar tamanha afronta!
              Muitas dessas pessoas suportaram, com galhardia, tanto de forma individual, ou mesmo, em comunidade.
         Esses movimentos de resistência aconteciam em qualquer parte, tanto dentro, quanto fora da estrutura da Igreja Católica!
          Monges na solidão dos mosteiros, afastados do convívio social, mas, enclausurados, em pensamento à Cristo, não se deixavam dominar por impulso ou vontade, ideia ou influência do catolicismo, nem se deixando convencer ou, aceitando  parte da doutrina e, principalmente   da ação inquisidora da Organização Papal.
          No entanto, percebe-se que o movimento de resistência, identificado como reforma protestante, teve seu início dentro da própria estrutura católica, não com o objetivo de esfacelar ou, se desligar dela, mas, sobretudo, tendo por alvo, fazer o Papado sobreviver e, recuperar-se do desgaste que sofrera, naquele período.
               Pois bem, sem fugir do contexto, facilmente se filtra que, os restantes, no texto mencionado, se referem às pessoas que, em momento algum, estivessem onde estivessem, permaneceram firmes e convictas que, somente seguindo a Cristo e Sua vontade, estariam isentas do fracasso!
               É curioso que os comentadores sempre se demoram na violência e mortandade ocorrida no Período Inquisitivo a mando da Jezabel emblemática, esquecendo-se de ventilar sobre os sete mil que não se curvaram à Baal. "Também Eu fiz ficar em Israel sete mil: Todos os joelhos que se não dobraram a Baal, e toda a boca que o não beijou" I Reis 19: 18.
               Esse verso bate em uníssono 'aos restantes que estão em Tiatira', demonstrando, dessa forma que, inequivocamente, a história tem se repetido, modificando apenas as figurinhas.
       O que quer dizer que, a Jezabel da atualidade, juntamente com suas filhas, está em franco processo inquisitivo, mas, Deus tem reservado para Si, cristãos que não se curvam (idolatrando), nem beijam (comungando), com o paganismo cristianizado! 

A TODOS QUANTOS NÃO TÊM ESSA DOUTRINA - Esta porção do todo da obra escrita, no caso, o verso vinte e quatro, celebra, dando mais clareza ao enunciado, ao identificar o vocábulo 'restante' como sendo uma vívida alusão aos cristãos e às pessoas que, não aderiram nem concordavam, com as práticas e com o conjunto de princípios que serviam de base ao sistema filosófico e teológico da Jezabel inquisidora, nos séculos medievais.

NÃO CONHECERAM, AS PROFUNDEZAS DE SATANÁS - Estes 'restantes', não conheceram as profundezas satânicas. Precisamos, para poder analisar a contento essa assertiva, saber o real significado do verbete 'conhecer'. 
               Não acredito que a afirmativa esteja ressaltando que, as pessoas descritas, não tivessem noção ou, conhecimento das maledicências do Inimigo. Certamente que eles tinham consciência dos atos praticados pelos opressores e, não aprovavam tal atitude!
               Portanto, eles não tiveram relações ou, convivência com os atos praticados pelo poder opressor!
          Contudo, ainda assim, essas pessoas poderiam ter participado, não como inquisidoras, mas, como vítimas, nesse processo.
             Com certeza que elas não se tornaram vítimas fatais, todavia, eram, por excelência, candidatas a sucumbir, arbitrariamente, na desgraça, condenadas, pelo tribunal da Inquisição, à tortura ou morte!
               Por serem conscientes de si mesmas, e de seus valores e limitações, não experimentaram nenhuma das facetas da maledicência  satânica, ou seja, não conheceram as profundezas de Satanás!
               Outrossim, a Jezabel emblemática, no antigo Israel, teve como prática, que mais a notabilizou, a mortandade dos profetas.
               Ora, esse emblema ganhou notoriedade no Período Medieval, onde a Igreja Dominante, através do Tribunal da Inquisição, também identificado como Santo Ofício, mais matou, em nome de Deus!
              É sabido que a Divindade não se compraz com a prática do assassinato e, nada, por mais sagrado que seja, justifica o hábito de se matar traiçoeiramente, um ser humano.
               A morte é consequência do pecado, e não um castigo imposto pela Divindade! "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a Vida Eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor"  Romanos 6: 23.
               Deus mesmo não mata ninguém, nunca matou e nem matará, pois, esse ato é contrário ao caráter Divino! "Porque certamente morreremos, e seremos como águas derramadas na terra, que não se ajuntam mais; Deus, todavia, não tira a vida, mas cogita meios para que não fique banido dEle o Seu desterrado" II Samuel 14: 14. 
               Jesus sabe que os humanos, se rendem muito mais por atrativos, que mesmo por pressão. Foi, justamente por isso, que o Pai disponibilizou o Filho, para que o humano tivesse uma referência a seguir. Cristo, então, de fato, exerce essa atração, de forma fascinante!
               Sendo Ele o Verbo, aquela pessoa de Divindade que falou e, quase tudo passou a existir, esse fato, explica ser Ele, portanto, o Deus Criador!
              Em Sua lei moral, no Decálogo, o sexto mandamento, determina que não se deva matar! "Não matarás" Êxodo 20: 3.
            Cristo se sente a cavaleira para fazer esse pedido, pois, Ele mesmo, sendo Deus, nos dá o exemplo, nunca tendo matado ninguém, nem jamais matará!
               A morte faz parte da profundeza de Satanás é, portanto, consequência da prática do pecado! 



OUTRA CARGA VOS NÃO POREI - Essa promessa gloriosa de Cristo, feita, exclusivamente, para cada ser humano que vivenciou os turbulentos dias do Período Medieval, caiu como luva, aliviando o fardo inquisitivo, tanto daqueles que se prestaram como instrumentalidade ao falsário, quanto aos que passaram por exame vexatório, severo, desumano e terrível.
           Essa providência Divina foi festejada, principalmente, por aqueles que, sabedores da nocividade de suas obras, mesmo assim, continuavam a maquinar o mal, por conseguinte, estavam fadados a não mais ter paz de espírito!
               A pressão psicológica era tamanha que, muitos deles, ansiavam desesperadamente pela morte, para se livrar de tal calamidade íntima!
                Essas criaturas estavam passando por mórbida tristeza, contudo, ao tomar consciência do amor de Cristo, o abatimento melancólico, paulatinamente, foi se transformando em arrependimento que os conduziu até a Salvação, recebendo de bom grado o perdão de Cristo! "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a Salvação, da qual ninguém se arrepende" II Coríntios 7: 10.
             Essas criaturas viram, nelas mesmas, o cumprimento do amor misericordioso de Cristo, aceitando, de presto, o convite de Deus! "Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande Salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram" Hebreus 2: 3.
          Assim essas pessoas, no momento da oportunidade e, em tempo aceitável, foram socorridas! "Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação: eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação" II Coríntios 6: 2.
            Esse contentamento foi generalizando, de forma tal, que, rapidamente, envolveu os cristãos, aqueles que estavam na mira, dos antigos inquisidores que, agora, se tornaram pecadores perdoados!
               Não basta que o indivíduo tenha se arrependido, nem muito menos ter sido perdoado por Cristo, esses dois passos fazem parte da trilha para a eternidade, mas, não compõe o caminho total, o que quer dizer que não garante a eternidade!
               É necessário que o pecador arrependido e perdoado, seja bastante obstinado na prática do bem, só assim, garantirá a eternização com Cristo! "Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida" Apocalipse 2: 10 up.

MAS O QUE TENDES, RETENDE-O ATÉ QUE EU VENHA - Esta mensagem está direcionada especificamente para os indivíduos que vivenciaram as turbulências do Período Medieval. Poucas coisas essas criaturas conservaram, em termo de conhecimento teológico. 
               No entanto, o amor enternecedor de Cristo, criou um vínculo tão estreito com o humano que, naquele momento, naquela condição, tinha mais valor que qualquer conhecimento teológico, isto, pelo fato, deles corresponderem com amor responsivo!
                   Era só isso que lhes restava, o amor a Deus e aos semelhantes, era justamente isto, que eles deveriam reter, por nada deste mundo, deveriam desfazer-se desse glorioso patrimônio!  "Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa" Apocalipse 3: 11.
               Cristo, sob-hipótese alguma estava garantindo que as pessoas que vivenciaram a Inquisição estariam vivas até a vinda de Deus e volta de Cristo, não!
               No entanto, Ele estava confirmando que após a morte das pessoas, o momento seguinte, seria a recompensa  para a vida ou, para a morte eterna, conhecido como dia do juízo! "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez vindo depois disso o juízo" Hebreus 9: 27
               Assim, essas pessoas deveriam ser fiéis até a morte, pois, no seu momento seguinte, encontrariam com Jesus nas nuvens dos céus!
             Justo no momento da morte é que haverão de cessar as provações e as labutas para alcançar a vida para ter direito à coroa da justiça e ser recompensado com sucesso eterno!
               Que esta seja, também a nossa postura, amar a Deus sobre todas as coisas e, ao próximo como a nós mesmos, sendo fidedignos até o fim, para assim ter direito a eternidade com Cristo!

2 comentários: