Total de visualizações de página

sábado, 31 de agosto de 2013

IDE - Cristo Morreu em Quatro Tempos Cronológicos Distintos?

CRISTO MORREU EM QUATRO TEMPOS CRONOLÓGICOS DISTINTOS?

Educador Glauco César


NOTA DO ARTICULISTA -  Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
        Uma vez que uma determinada opinião é postada, e outra sobre o mesmo assunto também é veiculada, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar das mesmas, enriquecendo desta maneira, seu cabedal de conhecimento.




Para alguns pesquisadores é praticamente impossível compreender, de forma racional, sem se fazer uso de uma grande dosagem de fé, como foi possível Cristo ter morrido num mesmo evento, em quatro tempos cronológicos distintos!
Contudo, realmente, nas Escrituras contém Sua revelação!
Jesus, então, através de Sua Palavra, torna entendível, qualquer enunciado ambíguo ou velado, isto porque Ele é a descoberta reveladora da Divindade!
A parte crucial do mistério da expiação é, justamente, entender, com racionalidade, o fato da múltipla morte de Cristo ser, realmente, um único acontecimento!
Esse é o enigma a ser revelado!
Até então, não se tinha tal entendimento, justamente, por não manter uma verdadeira intimidade com as Escrituras, daí estar passível ao engano e, desconhecer as reais possibilidades do Grande Eu Sou.
Portanto, a humanidade estava enquadrada na mesma condição dos saduceus, aos quais, noutra oportunidade, o Filho do Homem, “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”. Mateus 22: 29.
É claro, que nenhuma pessoa deseja incorrer no mesmo erro daquele povo! Por isso deve-se recorrer à Revelação, por conseguinte, ela esclarecerá e revelará o grandioso poder de Deus!
Todavia, permanece uma inquietação na mente do fiel pesquisador! Será que Cristo precisou morrer quatro vezes?
Apenas para reavivar a mente do investigador da realidade, lembre-se quando ocorreram esses acontecimentos. 1- Na plenitude dos tempos, no monte chamado Caveira, há mais de dois mil anos. (Lucas 23: 46) 2- Na fundação do Mundo. (Apocalipse 13: 8) 3- Antes da Fundação do Mundo. (I Pedro 1: 20) 4- Desde os séculos eternos (II Timóteo 1: 9).
A resposta a este questionamento deve permanecer vívida na mente de cada leitor, com legitimidade unanime, pois, todos sabem que Jesus padeceu uma única vez para perdoar os pecados, tanto os praticados na Terra quanto os do Céu! Pedro revela essa garantia! “Porque, também, Cristo padeceu uma única vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito.” I Pedro 3: 18.
Essa única vez que Jesus morreu, foi, justamente, desde os séculos eternos, isto, para alcançar tanto as coisas da Terra quanto as dos Céus!
Se a morte de Cristo, ocorrida, desde os séculos eternos, não foi simbólica, deve-se crer que só foi possível, mediante o poder de Deus, que está embutido no principal atributo da Divindade!
São três os principais atributos de Deus: Onipresença, Onipotência e Onisciência. Atributos encontrados, tão somente, na Divindade.
A Onipresença é também conhecida como Ubiquidade. Portanto, Deus na pessoa do Pai, Filho e Espírito Santo, é o único ser, em todo o universo, que é ubíquo.
Este entendimento faz convergir em Cristo, todo tempo, em um só tempo, neste caso específico em estudo, ao tempo do século eterno!
Porém, para a humanidade que está limitada ao tempo e ao espaço, a morte de Jesus ocorreu na plenitude dos tempos, no Calvário!
Sendo assim, todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente no sacrifício de Jesus, na plenitude dos tempos, Deus trouxe à existência, no século eterno, essas pessoas, então, crucificaram a Jesus, conforme encontramos no relato bíblico.
Quando se analisa respeitando a verdade, percebe-se que todas as pessoas, tanto as que já morreram quanto as que estão vivas e as que ainda não nasceram, participaram daquele evento!
Todas essas pessoas, no século eterno, quando o episódio de fato ocorreu, ainda não existiam, mas, foram trazidas à existência, por Deus para, participar efetivamente, ou ser, meras testemunhas oculares da história!
Todavia, para Deus que é ubíquo, tudo existe e converge em Cristo, pois, em Jesus existem todas as coisas, de todos os tempos, num só tempo, que é o presente de Deus! "Porque nEle habita, corporalmente, toda a plenitude da divindade." Colossenses 2: 9 "E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele; E Ele é a cabeça do corpo da igreja, é o princípio e o primogênito de entre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nEle habitasse." Colossenses 1: 17 – 19.
O que mais chama a atenção nesse texto, é que o mesmo refere-se a Jesus, como sendo o Princípio, ou seja, o Criador.
Aponta para Cristo como sendo o primogênito de entre os mortos, não com o sentido de o melhor deles, mas, definitivamente como, de fato, o primeiro a morrer!
Isso é simplesmente fenomenal!
É exatamente esse poder de Deus, que Paulo, reportando aos romanos, esclarece: “O Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.” Romanos 4: 17.
Antes mesmo de firmar, definitivamente, esse raciocínio, percebe-se o que Paulo comentou aos romanos, ele disse: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme a imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. Romanos 8: 29.
Baseado neste verso, alguns analistas eclesiásticos defendem que Deus predestinou alguns para a eternidade e, outros para a morte eterna!
Conforme nosso entendimento essa dedução é indevida, pois, o verso reporta para as pessoas que Deus de antemão conheceu, sabendo-se que Deus conheceu e conhece todos, portanto, todos, indistintamente, foram predestinados para ser semelhante a Cristo. É exatamente o que relata o livro de Gênesis, onde afirma que a humanidade foi formada conforme a imagem e semelhança da Divindade!

Todavia, outros analisadores, fundamentados neste mesmo texto, defendem que Cristo, não é Deus Criador; e sim criatura, pois, foi o primeiro de toda Criação.
Jesus é o primogênito entre muitos irmãos, não no sentido de ser o primeiro ser Criado, pois, como se  viu nos versos supracitados, Ele é Deus Criador e não criatura!
Contudo, Ele é o primogênito entre muitos irmãos no sentido de ser o primeiro a morrer e ressuscitar, por isso, Ele é também a Salvação!
Agora  se pode concluir esse raciocínio com firmeza racional, embasado na Revelação Divina!
Com base nesses versos, deduz-se que Cristo morreu em plenitude, justamente, no tempo do século eterno, antes de haver criado qualquer coisa, chamando à existência os fatos, que para nós, os humanos, ainda não existiam!
Como foi Cristo quem Criou todas as coisas, precisava ter ressuscitado, para então formar o Universo, conforme, relatado na epístola de Paulo aos Hebreus 1: 1 e 2 (adendo nosso). “Nestes últimos dias (Deus o Pai) nos faloupelo Filho, (Jesus Cristo) a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual (através de Jesus Cristo) também fez o universo”.

O Onipotente Pai, então, O ressuscitou dos mortos, “Ao qual (numa referência a Jesus Cristo) Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela.” Atos 2: 24 (Adendo nosso) “Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.” Atos 2: 32.
Agora sim, uma vez ressuscitado, Cristo formou a grande expansão que nós chamamos de Universo, posteriormente dá condições de vida ao planeta Terra, colocando nela a humanidade, que destoa de Seu plano, pecando!
Quando o homem pecou, já estava perdoado pelo sangue remidor de Cristo, vertido desde os tempos eternos!
Então, para que a humanidade pudesse compreender, este ato foi manifestado, na cruz do Calvário, em nosso tempo, aproximadamente há mais de dois mil anos. Acontecimento este, que torna, plenamente, entendível a profundidade do amor de Deus!
Assim, pode-se perceber que os humanos são limitados ao espaço e ao tempo, por conseguinte, todo tempo, (presente passado e futuro), está contido, no presente da Divindade!
Como se percebe, em relação ao ser humano, o presente é o período de tempo de menor duração entre o passado e o futuro.
Contudo, quando o foco é a Divindade, nEla não existe passado nem futuro, pois, só existe o tempo atual, sendo o período de maior duração, ocupando toda eternidade!  
Tudo converge para o presente de Cristo! Esta foi a iniciativa divina para remir o pecador!

Que Deus continue abençoando os pecadores, abrindo seu entendimento para que a humanidade possa compreender a altura, largura e profundidade desse grandioso amor de Deus!
Infelizmente, a maior parte das pessoas de todas as épocas tem rejeitado ou menosprezado Jesus Cristo achando que Ele não seja Deus.
O povo a quem Deus escolheu, na maioria das vezes, tem perdido de vista o gracioso caráter divino de Jesus, no entanto, Cristo quer definir os caracteres dos cidadãos do Seu reino, e quer que todos se tornem herdeiros de Deus e coerdeiros com Ele próprio!
Nunca  se deve perder de vista as palavras de Paulo que respalda a condição de Cristo, ao afirmar que "nEle habita corporalmente toda a plenitude da Divindade". Colossenses 2: 9.

Portanto, Jesus deve, também, ser foco de nossa adoração, pois,  sendo o primogênito Criador, Ele saúda e por Sua ressurreição garante a Eternidade para todos que, no presente século, escolheram viver com Ele!

O PRÍNCIPE DOS REIS DA TERRA



             
A premissa de que Cristo é o Príncipe dos reis da Terra é verdadeira e, incontestável, pois, Jesus continua ainda com toda essa prerrogativa, pois, tal apanágio, faculta este privilégio sobre as demais autoridades terrenas!

Paulo faz uso de uma premoção ao demonstrar a ação Divina com o intuito de influenciar o entendimento humano, registrado em Efésios 1: 20 e 21, demonstrando que Cristo foi “posto à direita de Deus nos lugares celestiais, acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro”.

O relato bíblico confirma que Cristo continua sentado, ao lado do Poder, no Trono de Domínio Universal. Ele mesmo declarou  “Eu venci, e Me sentei com Meu Pai no Seu trono”. Apocalipse 3: 21 up.
Jesus está com Deus governando e dirigindo todas as nações da Terra. O próprio Senhor disse aos apóstolos ao ressuscitar. “É-Me dado todo o poder no Céu e na Terra”. Mateus 28: 18.
Todos os reinos do mundo passarão a Cristo como legítimo herdeiro!
Na Sua volta, ainda assentado a direita de Deus, Ele haverá de receber o Seu próprio trono e, será então, de fato, Rei dos reis e Senhor dos senhores.
O vidente de Patmos confirma que naquela oportunidade os reinos do mundo serão entregues pelo Pai, para o domínio de Cristo!
No retorno de Jesus à Terra em Sua vestimenta estará escrito o título: “Rei dos reis e Senhor dos senhores”. Apocalipse 19: 16.
Por enquanto, sob o aspecto de não ser ainda Rei dos reis Ele, com toda propriedade, permanece como o Príncipe dos Reis da Terra!

AQUELE QUE NOS AMA
               
Nenhum amor é tão digno, se comparado com o amor de Cristo pela humanidade.
A supremacia do Seu amor foi demonstrada na dádiva de Si mesmo no maior sacrifício dos séculos. A um amor tão inigualável, deve-se corresponder, dando-se a Ele em gratidão incondicional e indissolúvel.

SEU SANGUE NOS LAVOU DOS NOSSOS PECADOS
          
Este é o mais nítido exemplo  de amor absoluto! Ninguém tem maior amor do que este; dá sua própria vida por alguém que o desprezou. Foi exatamente isto que Cristo fez, morreu no lugar de todos os pecadores! “O sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado”. I João 1: 7.

Sim, só o sangue de Jesus Cristo e nada mais, tem poder de perdoar os pecados, purificando a humanidade, lavando-a completamente!
Amigo leitor, de nada adianta se você faz parte de alguma denominação eclesiástica, seja qual for a sua situação, nenhuma instituição poderá fazer nada por você!
O que Jesus tinha de fazer por você Ele já fez! Ele se doou por você!
Somente Cristo é a Salvação! Ele é o dom gratuito de Deus! Ele te salvou!
Todavia, o estar salvo não garante a eternidade com Jesus!
É sabido que Cristo está contigo, todavia, esta permanência dEle em ti,  não te garante a Vida Eterna, o que realmente faz a diferença é você estar com Jesus!
Por conta da Sua ubiquidade, Jesus está com todos e não quer que ninguém venha perder a vida eterna, a despeito de tudo isso, ainda assim, muitos não herdarão a eternidade!
Isto prova que Deus respeita a nossa atual escolha, ou seja, o nosso livre arbítrio!
Portanto, a salvação é escolha de Deus, e Ele escolheu a todos, doando, gratuitamente, a cada indivíduo, a Salvação que é Cristo Jesus! No entanto, para readquirir a Vida Eterna, é necessário que cada pessoa faça sua legítima escolha!
Possuir a Vida Eterna não se consegue gratuitamente, pois, é requerido do ser humano aceitar a Jesus que é a Vida Eterna, seguir a vontade de Deus e, obedecer ao desejo dEle!
Que cada indivíduo possa sentir a influência do amor salvífico de Cristo Jesus e de Deus, o Seu Pai, bem como, a companhia benfazeja do Santo Espírito.
O Céu, em comum acordo, está a projetar o teu bem, contudo, este projeto é contrário aos interesses do Inimigo.
Para que algo extraordinário aconteça com o pecador, e que as grandes coisas que Deus tem feito por ele, possa restaurar aquele seguro e alegre sentimento de afeição com a Divindade e com os semelhantes, se faz necessário estar ao lado da Divindade!

É nosso desejo que o Espírito prometido por Cristo, continue aclarando a Bíblia, e a mente dos Seus amigos, iluminando-os, e aplicando os Seus ensinos.
Fique, portanto, atento à narrativa do verso seis do capítulo primeiro do Apocalipse: “E nos fez reis e sacerdotes para o seu Deus e Pai: a Ele glória e poder para todo o sempre. Amém”.
O Oráculo Revelado de Deus aos homens, as Sagradas Letras, é o repositório do Onipotente, que deve entesourar no oculto do intelecto, em memória, para ser acessado no momento oportuno, como objeto de grande estimação, pois, dá legitimidade à revelação da vontade de Deus, estabelecendo o caminho do bem, descortinando as doutrinas de Deus, para imprimir na mente do ser humano as graciosas normas da Divindade, a fim de habilitar o dispensário a manter uma experiência salvífica de relacionamento vivificante com o Divino.
O apóstolo Paulo escrevendo na Segunda epístola a Timóteo 3: 16 e 17 que “toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda boa obra”.
Sim, só o Espírito prometido por Cristo, é capaz de desvendar os segredos de Deus para todos os filhos que reconheçam a paternidade Divina e desejam continuar, por toda eternidade, como amigos de Deus, portanto, faça uso constante do Outro Consolador, o Espirito Santo!

6 comentários:

  1. "A Vida Eterna não é gratuita, ela requer do ser humano seguir a vontade de Deus, e obedecer a vontade dEle!"
    Meu amigo e irmão quem colocou essa heresia na tua cabeça, isso é fruto do que o legalismo ingrato é capaz de fazer na mente de um cristão; reveja na tua consciência o que realmente Cristo fez por você , obediência é nosso dever mas não compra vida eterna..não existe um só homem que se livre do pecado sem a intervenção de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo: " O salário do pecado é morte, mas o DOM GRATUITO DE DEUS É A VIDA ETERNA Cristo jesus, nosso Senhor." Romanos 6:23

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão nunca separe vida eterna de salvação:
    Jesus é a salvação = Jesus é a vida eterna
    quem tem Jesus tem tudo " Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para vida." joão 5:24
    " A vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." joão 17:3
    os judeus da galácia é quem pensavam dessa forma, que eram indignos da vida eterna e que tinham que fazer alguma coisa para conquista-la e assim anulavam em si mesmos o dom , presente de Deus diante da incapacidade do pecador em obter algo que custou a vida de seu filho Jesus."..sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei,e, sim,mediante a fé em cristo Jesus, também nós temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois pela as obras da lei ninguém será justificado. Mas se procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados PECADORES, dar-se-á o caso de ser Cristo ministro do pecado? Certo que não." gálatas 2:16 e 17
    em atos fala do que eles achavam ser em relação a vida eterna:
    "Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Cumpria que a vós outros em primeiro lugar fosse pragada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos JUGAIS INDIGNOS DA VIDA ETERNA, eis aí que nos volveremos para os gentios". atos 16:46
    observe eles se achavam indignos, porque? porque acreditavam que ninguém herdaria a vida eterna sem cumprir a lei (por meio da obediência) e Paulo e barnabé disseram que iriam pragar aos gentios e eles creram ( não somos nós também gentios?) atos 16:48..creram todos que haviam sido destinados para VIDA ETERNA...então, todos tem esse dom de receberem salvação e vida eterna..quem crê será salvo e terá vida eterna (marcos 16:16).
    salvação sem vida eterna é mesmo que dizer que Cristo não fez a obra completa, que Ele é insuficiente e que nós é que temos essa suficiência..se torna um absurdo as boas novas de salvação.

    ResponderExcluir
  3. Uma regra preciosa para todos os leitores da Bíblia:
    nunca interprete a escrituras sem ter Jesus Cristo como a chave hermenêutica do entendimento..afinal Ele é tudo em todos, os escritos falam Dele e para ele e através Dele..Ele é verdadeiramente a PALAVRA de Deus que vinda do céu ilumina todo o homem. a Bíblia é o homem falando de Deus para o homem suscetível de enganos... e Jesus é o Deus falando de Deus para homem e Ele não pode errar..no final de tudo Ele tem palavra final.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro amigo Ermamblique, concordo plenamente contigo! No entanto, precisamos fazer algumas ressalvas em nossas análises! Eu pauto sempre com cautela as opiniões de meus leitores e aceito-as de bom grado, por entender que são legítimas, independente se concordo ou discordo da opinião emitida!
    Para que você possa me entender, alguns leitores discordam do que escrevo e outros já concordam, no entanto em nada modifica minha postura em relação a essas pessoas, elas continuam sendo alvo de minha amizade! E creio que o mesmo acontece contigo em relação a mim!
    Para provar o que estou escrevendo, alguns leitores discordaram de você nesse blog! Veja o comentário que fiz em relação a esta postura! O que está entre parêntese é o transcrito desse meu comentário! (Cada cabeça é um mundo, isso é importantíssimo, pois, cada pessoa tem sua maneira de compreender as coisas! Essa é a forma que eu entendo sobre esse assunto! Creio mesmo que existem milhares de entendimentos diferenciados sobre o mesmo tema versado! Eu respeito a todo entendimento, e procuro somar com isso amizades! Procuro a cada instante subtrair de mim qualquer julgamento pernicioso sobre a compreensão de cada pessoa, uma vez que não sou dono da verdade! Entendo que só Jesus Cristo, com propriedade pode se arvorar como a própria verdade! A Ele, portanto, toda a glória!)
    Portanto meu amigo, também tenho a liberdade de cometer erros, e creio que em sua opinião esse é um erro gritante de meu entendimento!
    Contudo não me sinto autorizado por nenhuma instituição eclesiástica a taxar o entendimento de nenhum de meus leitores de heresias, pois, como bem sabemos heresia é a doutrina contrária ao que foi defendido pela IGREJA em matéria de fé.
    Deus me dotou de livre arbítrio, inclusive o de ter o entendimento próprio, e Ele me aceita dessa forma!
    Heresia pode ser também um ato ou palavra ofensa à religião! Nesse caso, creio que meu escrito não foi ofensivo a nenhuma religião, a menos que você entenda dessa forma!
    Heresia também pode ser definido como um contra-senso ou tolice! Bem, se a heresia no meu entendimento foi considerado por sua pessoa como uma tolice ou um contra-se senso, eu humildemente me recolho a minha insignificância, pois, o respeito sobremaneira!
    Por fim, heresia é definida também como uma ideia ou teoria contrária a qualquer doutrina estabelecida! Nesse caso eu respeito sua opinião, uma vez que na minha, não estou indo de encontro a nenhuma doutrina estabelecida, e se estiver só mudarei de postura quando houver, no meu entendimento uma razão lógica que me obrigue a rever meus conceitos!
    Concordo plenamente contigo que Cristo fez tudo por mim, e nada posso fazer que me dê a salvação, pois, a Salvação, no meu parco entendimento é uma pessoa Cristo Jesus!
    Gostei bastante da versão de Romanos 6: 23 postado por você "O salário do pecado é a morte, (para mim esta parte do verso está confirmando que a Divindade não mata ninguém, a morte é consequência do pecado) mas o dom gratuito de Deus é a Vida Eterna Cristo Jesus, nosso Senhor" Nessa tradução define quem é o dom gratuito de Deus, é a Vida Eterna que é Jesus, nosso Senhor.
    Ainda assim, a Divindade respeita a nosso presente escolha, apesar da Salvação ter sido dada a todos indistintamente, o que quer dizer que todos estão salvos, nem todos passarão a eternidade vivos com Cristo, essas pessoas preferiram não aceitar o Salvador por isso serão alijados do Reino. Essas pessoas fizeram uso do sagrado livre arbítrio, por isso Deus respeita a escolha legítima dessas pessoas, por isso se tornarão pó debaixo dos pés dos justificados!
    Obrigado pelo comentário!
    Espero não ter magoado sua pessoa! Continuo te respeitando e respeitando sua opinião, desejo que você continue discordando e postando seu ponto de vista, que auxiliará em muito os nossos leitores!
    Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  5. Querido amigo e irmão glauco..perdoe-me a palavra que usei..não o considero herege..mas todos estamos sujeitos a heresias,pois somos humanos e cometemos enganos quando falamos de muitas assuntos que não temos uma visão ampla,quero enfatizar que com outros amigos em Cristo usamos essa palavra com frequência mas sem ofensa, só com a intenção de dizer " estude mais, pesquise mais,tente esgotar o tema...etc. entenda por favor. agora..prometo que não usarei ela mais com você..se assim você desejar..se não ,por favor eu te peço substitua e me tenha também como cometido com você também uma " heresia" chamando de heresia, substitua por LAPSO..me desculpe, eu não atinei que você não está acostumado a usar esse linguajar teológico. Assim com outros ao comentar assuntos espirituais é natural entre nós usar esse jargão ( é uma maneira que temos de dizer que somos limitado). tenho alegria de participar e aprender também. te amo em Cristo e me perdoe mais uma vez. um abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. amigão ,gostaria de que se você pudesse para aprofundar o tema no que refere a poderosa afirmação do cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo... pesquisasse a palavra " kairós" no que refere ao tempo de Deus e "Chronus" ao tempo do homem no tema do apocalipse, e o sobre o Deus que não está condicionado ao tempo humano e o que a física quântica vem a confirmar eventos simultâneos..você vai se surpreender de como os escritores bíblicos na sua maioria tinham uma visão linear do tempo e a iluminação de S.paulo era quântica e além do seu tempo!!
    da uma assistida nesses videos ..eles vão te dar uma luz sobre o tema e pano de fundo para os temas do apocalipse.
    http://www.youtube.com/watch?v=yVCd-kbUFr0
    http://www.youtube.com/watch?v=w3Cwi4HLGE0
    http://www.youtube.com/watch?v=tZiEny_x4mA
    http://www.youtube.com/watch?v=QOSChTIXhy4
    http://www.youtube.com/watch?v=1FLWiFXJA6g
    http://www.youtube.com/watch?v=UY2h2jh8r_E
    http://www.youtube.com/watch?v=hM_rkLrLlmU

    ResponderExcluir