Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

IDE - O Elogio

O ELOGIO
Educador Glauco César

NOTA DO ARTICULISTA - Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
Uma vez que uma determinada opinião é postada e, outra sobre o mesmo tema versado também é veiculado, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar dos mesmos, enriquecendo, desta maneira, seu cabedal de conhecimento.  


     




Uma vez compreendido, de forma inteligível, todos os pormenores do versículo um do capítulo primeiro, se faz necessário entender, de igual forma, o verso subsequente.
Portanto, o versículo dois do capítulo primeiro, contém um eloquente elogio ao apóstolo amado. Está descrito com as seguintes palavras: “O qual atestou a Palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu”. – Como se pode perceber, este elogio contém três partes.

1 – O QUAL TESTIFICOU DA PALAVRA DE DEUS – João o discípulo amado, testificou, ou atestou em viver e pregar a ‘Palavra de Deus’ tal, como ela é, sem alterá-la no mínimo sequer, pois, ele ouviu de Jesus seu amado Mestre: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim”. João 5: 39.
Isto não quer dizer que João estivesse enaltecendo o pé da letra, uma vez que, analisando assim, dá margens para muitos erros de interpretação, e não foi esse o objetivo da mensagem recebida, contudo, ele exaltava ao pé do ouvido, por entender que Jesus, seu amigo, tenha segredado todo o querer de Deus!
João testificou a ‘Palavra de Deus’, ou seja, a Escritura Sagrada, tanto do Velho quanto do Novo Testamento, sendo ele mesmo, um dos principais escritores, não unicamente do Novo Testamento, como de todo contexto bíblico.

2 – E DO TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO João, presenciou o testemunho de Jesus, e Cristo, seu amado mestre, declarava que o Onipotente Deus, era, de fato, o Seu Pai, revelando a todos o real caráter do Eterno, mostrando à humanidade que Deus é amor, misericórdia, benignidade e mansidão, fazendo ver que Cristo veio salvar a raça caída porque, também, esta é à vontade de Deus, o Seu Pai. O Testemunho de Cristo era tamanho, que dizia: “Faça-se Pai, a Tua e não a Minha vontade”. Lucas 22: 42.
Contudo Apocalipse 19: 10 narra minuciosamente: “Adora a Deus, pois o testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia”. Do mesmo modo, o Testemunho de Jesus ou Espírito de Profecia é a revelação de Jesus por intermédio do Seu Espírito Santo a um instrumento humano, conhecido como Profeta.
Por maior que seja a revelação de Deus ao profeta, em momento algum, este deve ser exaltado de forma assoberbada, a ponto de causar, no ser humano, uma reverência assemelhada à adoração! Pois, não passaria de amor excessivo, o que, na verdade, seria idolatria!
Portanto, a Divindade é a única que deve ser reverenciada em adoração! Isto pelo simples fato do profeta ser apenas assemelhado à pena que ele utilizou para descrever as mensagens que procederam de Deus!
Neste caso, João testificou de todo estímulo ao pensamento por moção da atividade do Criador concedida a todos os profetas, tanto do Velho, como do Novo Testamento, fazendo ver que esta era a real comunicação do Senhor Jesus, sendo, João, um dos grandes profetas pelo qual o ‘testemunho de Jesus’ se manifestou à Sua igreja.
As verdades da Palavra de Deus, meu caro leitor, são de vital importância, e devem ser gravadas na sede dos sentimentos, das emoções, da mente e consciência. Pois, “as sagradas letras, podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”. II Timóteo 3: 15.
Continuando na análise do encômio recebido por João, o vidente de Patmos, depara-se com a terceira parte daquele elogio.

3 – E DE TUDO O QUE TEM VISTO – Quantas coisas gloriosas vira João. Os milagres, os ensinos, a transfiguração, a humilhação, a crucificação, a ressurreição, a ascensão e o grandioso amor do Salvador, bem como, o poderoso Pentecostes e suas conversões em massa, são coisas gloriosas que João viu e, de tudo testificou.
Por todos esses motivos, foi João o mensageiro escolhido por Cristo para apresentar a humanidade às mensagens contidas no Apocalipse.




O verso três do capítulo primeiro contém uma tríplice beatitude, e reza assim: “Bem aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as Palavras da Profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”.
BEM-AVENTURADO  Em português, ventura também significa felicidade, bem-aventurado significa, portanto, bem feliz, ou muito feliz, no superlativo absoluto sintético, seria, então, felicíssimo.
A palavra ‘bem-aventurança’ vem do grego ‘makarios’ que significa felicidade celestial.
Felicíssimo, com a felicidade celestial, é “AQUELE QUE LÊ, OUVE AS PALAVRAS DESTA PROFECIA, E GUARDAM AS COISAS QUE NELA ESTÃO CONTIDAS”.
Em nenhuma parte da Bíblia, encontra-se uma bênção tão categórica sobre a leitura, a audição e a prática duma revelação de Deus.
É por isso que, com esmero, procuro divulgar essa mensagem para que os leitores possam tomar pé da explicita leitura, bem como, para que, ao ser lido, haja algum ouvinte predisposto a observar os desejos positivos de Deus, porventura grafados neste texto!

O APOCALIPSE É UMA REVELAÇÃO DE FÁCIL ENTENDIMENTO

Essa propositura é de clara e simples compreensão. Pois, seria ilógico acreditar que Deus pronunciaria uma tão gloriosa bênção a quem lesse um livro impossível de ser compreendido ou, que o ouvindo, não o pudesse entender nem praticá-lo?
Qualquer pessoa de sã consciência responderia negativamente a esta inquietação. Isto prova que a Revelação é um livro plenamente entendível, portanto, deve ser esmiuçado pelo fiel perscrutador.
Deus, a própria fonte da inspiração, estimula o estudo, a aceitação integral, bem como a observância dos ensinos contidos na Revelação, para que assim, o leitor comprometido, possa ser contado entre os bem-aventurados com a felicidade celestial!
Portanto, ler, ouvir e praticar a mensagem contida no Apocalipse leva o leitor a possuir a própria felicidade celestial.
Porventura, se alguém recusar as mensagens contidas no Apocalipse poderá, por sua própria vontade, estar se privando da bem-aventurança celeste, ou seja, esteja rejeitando, conscientemente, o gozo e a felicidade que provém do céu!
Essa escolha mal pensada faz com que esses filhos imprudentes se excluam do povo que escolheu voltar para Deus, já os que preferiram aceitar as pronunciações apocalípticas, como consequência irá permanecer reinando com o Divino por toda eternidade!
Estes terão as benesses eternas, uma vez que aceitaram o convite da salvação, para quem, o Apocalipse deseja que tenham a felicidade de conviver eternamente com Cristo, seu Amigo, o Espírito Santo, seu Companheiro e Deus, seu Pai Eterno.
O versículo três termina assim: “PORQUE O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO” - Após o cumprimento da mensagem do Apocalipse, o fim seguramente virá.
As profecias cumpridas séculos após séculos indicavam a aproximação do fim. Hoje ao verem-se as últimas previsões sendo cumpridas, pode-se ter a certeza que ‘o tempo está próximo’.
É por isso que se deve crer nas gloriosas mensagens do livro da revelação, o Apocalipse. Vivenciem-se suas instruções e serão contados entre os bem-aventurados celestiais.
Que Deus continue abençoando e abrindo a mente do diligente leitor, para que ele possa absorver todo entendimento das Pronunciações Divinas!

2 comentários:

  1. Importante a parte do todo estímulo ao pensamento, a Bíblia é a inspiração do pensamento e não um ditado.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você! E o mais importante nesse entendimento é que Deus, através do Revelador, continua estimulado o pensamento da humanidade, aclarando o entendimento de Sua Palavra!

    ResponderExcluir