Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Janela Filosófica - ESCRAVOS DO TEMPO E DAS INQUIETAÇÕES

ESCRAVOS DO TEMPO E DAS INQUIETAÇÕES!

Educador Glauco César


A História seria mesmo universal?
Ou seria apenas um retalho de uma grande colcha que aprisiona fatos, personagens e o próprio tempo, em diferentes épocas, na página dos relatos daquilo que chamamos de hábito e gosto das pessoas dos diversos tempos?
Será que existe outro tempo capaz de modificar pensamentos, atitudes e até mesmo comportamentos, a não ser o agora?
Já que ferimos a tecla do comportamento, será que ele tem poder de modificar relacionamentos?
Será mesmo? Ou será que o nosso relacionamento é quem modifica nosso comportamento, em relação ao passado, ou ao presente, sei lá, até mesmo ao futuro?!!!
Como assim?!!!
É certo que só vivemos o presente, um único e mísero segundo, que ainda é divisível por dois, ou seja, o fim do passado e o início do futuro.             Que banalidade!...
Eureca!... Ou será Eureka? Não importa!... O que importa é que eu posso tudo, tudo mesmo. Nessa fração de segundo sou capaz de reviver o passado, montar o quebra-cabeça do presente e... Até mesmo desenhar meu futuro!
Bom ou ruim... Só depende de mim, de mim mesmo, do meu envolvimento com tempos que não posso viver, nem viverei!... O passado e o futuro.
Por isso, sou responsável só por um segundo, que comumente nós identificamos como presente! Instante este, que pode e deve viabilizar o futuro!
Portanto, vivamo-lo intensamente!...


9 comentários:

  1. como sempre seus textos são inspiradores.

    ResponderExcluir
  2. Quem é essa? sou eu??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o meu pai Crispiniano com minha primeira filha, Melissa Vieira!

      Excluir
    2. Que bom ver essa foto de Crispim! parece que estou naqueles tempos. Saudade. Seu texto está ótimo.É maravilhoso ver a inteligencia fluir em tudo o que rediges. Parabens, Cesar!

      Excluir
    3. Mesmo sem merecer tamanha consideração eu lhe agradeço! Se realmente gostas dos meus textos eu sugiro que você acompanhe o que estou postando sobre o Apocalipse, já fiz duas postagens, a primeira tem o título UM PEQUENO CLARÃO, a segunda tem por título A REVELAÇÃO. Estarei postando todo Sábado, e a próxima postagem estarei analisando o verso 1 do primeiro capítulo de Apocalipse, não perca, e de preferência comente nele, tá?

      Excluir
  3. Que coisa boa ver o tio Crispim na foto!!!!! Obrigada César,seu texto está ótimo e mostra você como o arquiteto do seu tempo. E mais uma vez parabéns pela nova idade! Parabéns da prima de sempre.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez, obrigado, mesmo sabendo que não sou merecedor! Estou aproveitando meu blog para divulgar algumas fotos antigas e alguns desenhos meus também antigos! Olha no blog tem a Janela da Solidariedade, nela você poderá postar seus textos, foi criada justamente para obras de outras pessoas! Basta você enviar o texto para o meu e-mail e eu postarei! Meu e-mail é: janelaprofetica@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Pra vc eu tiro o chapéu.Como sempre seus textos são divinamente inspirados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknowm, agradeço pelo teu comentário, apesar de ter visto somente agora. No entanto, numa outra oportunidade, registra o teu nome, para que eu possa, identificá-lo e tratá-lo pelo teu próprio nome. Que Deus continue te abençoando!

      Excluir