Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de julho de 2013

IDE - A Revelação

 A REVELAÇÃO
Educador Glauco César

NOTA DO ARTICULISTA - Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
Uma vez que uma determinada opinião é postada e, outra sobre o mesmo tema versado também é veiculado, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar dos mesmos, enriquecendo, desta maneira, seu cabedal de conhecimento.

 
Na solitária e vulcânica ilha de Patmos, Deus se fez revelar por intermédio de Jesus Cristo, que por Sua vez, move o Espírito Santo, este comunica ao anjo Gabriel Suas pronunciações, desfraldando Sua vontade em relação ao Seu povo, toda humanidade, de todas as épocas passadas e futuras, impressionando a instrumentalidade humana através de sonhos e visões, então, confia ao Discípulo Amado Suas resoluções e desígnios, para que este, com espontaneidade e desvelo, viesse a escrever num livro e repassasse às igrejas a completa totalidade e propósito do Todo Poderoso.
Só assim, após se cumprir todo este ritual, aqueles que se fizerem amigos de Cristo poderão ter disposição de espírito para entender e colocar em prática todos os conselhos do Pai, contidos naquele livro.
Desta maneira, o livro do Apocalipse é para todo aliado de Jesus um incentivo para compreensão de Sua vontade, um reforço para enfrentar as vicissitudes da vida e o entendimento de que Jesus não é apenas nossa esperança, mas, sobretudo, nossa certeza de salvação.  Por isso, somos amicíssimos dEle.
A despeito de que o Apocalipse seja, talvez, o livro mais comentado entre os que se intitulam de cristãos, não obstante é um dos menos compreendido.
Mesmo aqueles que o têm estudado através dos séculos, não concordam entre si sobre seu conteúdo. Por isso mesmo, existe uma gama infinita de interpretações.
Alguns querem crer que o Apocalipse seja um livro impenetrável e de difícil compreensão, por isso mesmo, não se atrevem a adentrar no segredo de suas páginas.
Todavia, se assim fosse, certamente seu nome, jamais seria Revelação, pois, não passaria de um contrassenso!
Deus é o Deus do impossível, nunca do absurdo, por isso Ele não teria feito o disparate de dar o nome de Revelação a um livro que não se pudesse penetrar nem entender.
Observe que no Novo Testamento encontra-se grafada, várias vezes, a palavra Apocalipse. Perceba também que este vocábulo sempre foi traduzido por: aparecimento, vinda, manifestação, iluminar, revelado e revelação. Em nenhum caso ele foi traduzido por: ocultar, mistério, insondável ou coisa que o valha.
Deus e Seu Filho jamais enviariam a Seus servos uma mensagem incompreensível e, se porventura, o fizesse de nada adiantaria.
Naquele último livro dos Escritos Canônicos, encontram-se algumas divulgações de verdades bíblicas que, até então, eram ignoradas pelos homens, porém, o Apocalipse nunca teve por objetivo ser secreto ou restrito a um povo especial ou à própria Divindade!
Nele está franqueada Sua doutrina, vontade e planos para Seus filhos no presente, futuro imediato e futuro eterno.
Amigo leitor faça parte deste promissor e eterno futuro, antegozando as delícias porvir!

COMO COMPREENDER O APOCALIPSE

O grande problema dos leitores sedentos de conhecimento é como entender sua mensagem. O próprio livro do Apocalipse dá a maneira de entender: “Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as cousas nela escritas, pois o tempo está próximo” Apocalipse 1: 3.
Para entender sua mensagem, basta tão somente ler, e quem não souber ler, basta apenas ouvir. Mas, que método deverá seguir? Jesus dá a resposta no livro de Lucas. “E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a Seu respeito constava em todas as Escrituras”. Lucas 24: 27.
Nesse verso, Jesus está informando que a Bíblia deve explicar-se a si mesma.
Outra inquietação muito pertinente que deve ser explicada é a seguinte: Por que então o Apocalipse foi escrito em símbolos? Mais uma vez o livro de Lucas nos esclarece: “Respondeu-lhes Jesus; A nós outros são dados conhecer os mistérios do reino de Deus; aos mais se fala por parábolas, para que vendo não vejam, e ouvindo não entendam”. Lucas 8: 10.
No tempo em que o Apocalipse foi revelado à igreja cristã, o cristianismo não era bem visto pelo império. Domiciano, o imperador romano, tencionava exterminar o cristianismo e as Escrituras Sagradas, por isso deportou João para a solitária Patmos, assim, os imperadores romanos subsequentes, procuraram destruir o livro que João recebera diretamente da Divindade, naquela ilha do Mar Egeu!
      O Apocalipse fala contra o Anticristo, e este, deseja eliminá-lo, contudo, o poder protetor de Deus, se torna num resistente invólucro que o preserva da destruição. Assim, os inimigos de Deus e da Verdade se veem impossibilitados de desfazer as mensagens de reconciliação com Deus, contidas no Apocalipse; deixam, então, o livro em paz e dizem que ele é um mistério impenetrável. 
Esta foi à razão pela qual Cristo falou em parábolas quando dirigia a palavra diretamente a seus adversários.
O objetivo do livro do Apocalipse é levar você, meu caro leitor, a ter um encontro pessoal com Jesus.
Deus ama você, e está interessado em falar-lhes por meio do Espírito Santo e das Santas Escrituras!
A todo filho de Deus que reconheça a paternidade divina e esteja com o coração inteiramente voltado para fazer a vontade do Criador, o Apocalipse deixa esta mensagem. “Porque guardaste a palavra da Minha perseverança, também Eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a Terra”. Apocalipse 3: 10.
Creiamos, pois, na gloriosa mensagem deste livro, vivamo-la e seremos então dos bem-aventurados celestiais.

SALVAÇÃO E VIDA ETERNA DUAS COISAS DISTINTAS

Não poucos cristãos há que pretendam ver logo a Jesus vindo em poder e glória. Mas, infelizmente, estão vivendo em plena desarmonia com a vontade do Eterno, pisando abertamente Sua divina e Santa Lei.
Surpresas cruéis trarão o segundo advento de Cristo a estes descuidados crentes que, fundamentados no fato de que Ele é amor, julgam que, por terem sido salvos por Jesus na cruz do Calvário, automaticamente, tomarão posse da eternidade e, assim, negligenciam o devido preparo para herdar a vida eterna.
Uma coisa é estar salvo, que é uma oferta de Jesus a todo humano e, uma vez doada, Ele não pede de volta. Esta é a nossa garantia.
Outra coisa é herdar a vida eterna. Pois, somente quem exercitar o sagrado livre arbítrio, fazendo a escolha por Jesus, aceitando Seu sacrifício, tomando posse da salvação, é quem, herdará a Vida Eterna.
Esta é uma decisão pessoal. Deus respeita a escolha de cada criatura humana! 
De posse desse conhecimento, chega-se facilmente a esta conclusão: Jesus ofertou a Salvação a todos, contudo, nem todos herdarão a Vida Eterna.
Apenas os que forem diligentes estudantes das Escrituras, mantendo um relacionamento salvífico e vivificante com Jesus e, que estejam cultivando o amor pela Verdade, estarão ao abrigo dos poderosos enganos que dominam o mundo.
Que você, meu caro leitor, pelo testemunho da Bíblia, surpreenda o enganador em seus disfarces e, receba as bênçãos que emanam das mãos do Todo-Poderoso. Que essa atitude seja comum a todos os filhos de Deus, quer reconheçam ou não, a paternidade divina.
“Que a benignidade imerecida do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a participação do Espírito Santo sejam com todos vós”. II Coríntios 13: 13.
Certamente que essa graça divina está estendida a todos aqueles quem amam o Criador e, diligentemente, divulgam as Boas Novas ao mundo penitente!

2 comentários:

  1. Perfeito Glauco. É isso aí.
    Sem contar as várias interpretações que existem desse livro.
    Vamos em frente.

    ResponderExcluir
  2. Obviamente, esta é apenas a minha compreensão, é mais uma dentre tantas, ao leitor cabe a sabedoria de 'reter somente o bem' e, desprezar o que não lhe convém! Agindo dessa forma e 'conferindo nas escrituras diariamente se as coisas são realmente assim', com certeza estaremos dando um passo decisivo para a eternidade, e automaticamente levando as pessoas a estudarem com mais diligência a Palavra de Deus, que é o único referencial abalizado, pois, julgamos ter na Escritura a Vida Eterna e é Ela mesma que testifica de Jesus Cristo'!
    Que Deus continue nos abençoando!

    ResponderExcluir