Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

IDE - Gotas de Orvalho


GOTAS DE ORVALHO 
 Educador Glauco César

NOTA DO ARTICULISTA - Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com

        Uma vez que, uma determinada opinião é postada, e outra sobre o mesmo tema versado também é veiculado, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar dos mesmos, enriquecendo, desta maneira, seu cabedal de conhecimento.



   
    Tenho visto, neste mundo de meu Deus, muitos bons adeptos de Jesus, se gabando da certeza de sua salvação!
Pessoas que se dizem agraciadas, uma vez que, Cristo, nelas, habita!
Essas pessoas acreditam que a beatitude que nelas repousa, é um diferencial delas, em relação às demais!
Pois, julgam que já estão salvas, enquanto os outros necessitam correr em busca de sua própria salvação!
A rigor, e em parte, elas estão em absoluta coerência racional!
Por outro lado, o que elas ainda não entenderam, é que existe um hiato, ou seja, um diferencial entre salvação e vida eterna!
Como diria alguém: Uma coisa é uma coisa e, outra coisa, é outra coisa!
Quando aceitamos que, em Cristo, “habita corporalmente, toda a plenitude de Deus" (Colossenses 2: 9), compreendemos que o Filho de Deus, também tem o atributo da onipresença!
Sabe-se que a ubiquidade ou onipresença, é uma característica própria, única e específica da Divindade, que, por sua vez, é composta de Deus o Pai, Jesus Cristo, que é o Filho e, do outro Consolador, que é o Espírito Santo!
Essa Tri unidade, junta ou individualmente, é única em igualdade de atributos!
Esse emblema distintivo é símbolo de poder, glória, propósito ou qualquer outro adjetivo que dermos e, se encaixa, perfeitamente, em qualquer pessoa da Divindade!
Precisa-se entender qual é a característica de um ser ubíquo!
Quando se depara com o termo onipresença ou ubiquidade, entende-se que este vocábulo, tem por significado, estar manifesto em todo tempo (presente, passado e futuro), ou seja, em todas as épocas, em todas as células e moléculas e, em todo ser, num mesmo instante!
Essa condição é própria, tanto do Pai, quanto do Espírito Santo e de Cristo! Nenhum outro ser, em toda Grande Expansão, tem essa característica!
Sendo assim, essa particularidade de Cristo, desmorona, por inteiro, a teoria de que Cristo Jesus habita, tão somente, em alguns agraciados!
A ubiquidade de Jesus faz com que Ele habite em todo ser, indistintamente!
Você pode até, nesse momento, estar arrazoando e, por conseguinte, discordando, desse enunciado, achando que esse é um entendimento, exclusivamente, meu, portanto, destituído de veracidade!
É claro que existe essa possibilidade! No entanto, essa percepção, não me é própria! Alguém, bem antes de mim, tinha essa mesma compreensão!
Conheçamos, então, essa outra opinião, que se assemelha, ao juízo que faço desse mesmo assunto!
Pois bem, está registrada no livro de Efésios a afirmativa, de que existe "um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos." Efésios 4: 6. 
O mesmo escritor, escrevendo aos Coríntios, reafirma essa sua compreensão, diz ele: “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo, em todos. I Coríntios 12: 4-6.
Tanto na citação registrada no livro de Efésios, quanto na do livro de Romanos, deixa transparecer, de forma indelével, que os três indivíduos que compõem a Divindade, são um, em atributos!
Nos dois textos supracitados, na parte final do enunciado, tomei a liberdade de destacar, colocando em itálico, as palavras “em todos,” para que se pudesse entender que Jesus é “o dom gratuito de Deus”, para todos, indistintamente! Conforme o enunciado de Romanos 6: 23.
Agora mesmo estou pressentindo a reação de muitos de meus leitores, como que dizendo: Alto lá, César! Será que entendi o que você está querendo me passar? Perdoe-me, mas nesse item você está redondamente equivocado!
Percebe-se claramente que você está maquiando, a citação bíblica, pois, os dois textos, referem-se justamente a Deus o Pai, nunca aos três membros da Divindade ou, a Jesus, especificamente!
Eu, no entanto, passaria em revista uma afirmativa do próprio Cristo que, por certo, me auxiliaria nessa oportunidade!
Certa feita, quando injuriado pelos judeus, Jesus afirmou: “Eu e o Pai somos um.” João 10: 30.
É por esse motivo que ao invés de estar maquilando textos, apenas juntei àqueles versos a afirmativa inequívoca do Filho do Homem!
De posse desse entendimento, conclui-se que, tanto Jesus quanto o Espírito Santo tem os mesmos atributos do Pai, incluindo dentre essas características, a onipresença!
A ubiquidade de Jesus atrelada à definição que daremos sobre Ele faz a total diferença na vida de todo humano!
Muitos pesquisadores definem Cristo, única e fundamentalmente, como o Salvador da humanidade!
O Plano da Redenção apresenta Jesus, não somente como o Salvador, mas, essencialmente, como a SALVAÇÃO!
Essa afirmativa não é muito comum, talvez, essa seja a primeira vez que você se depara com Ela! Perceba que esse entendimento fará total diferença em sua compreensão e, facilitará o entendimento de muitos pontos difíceis e obscuros do Evangelho!
Então, entenda o termo salvação!
Existia nas redondezas de Jerusalém, um homem justo e temente a Deus, que ansiava ver o Prometido!
Já farto de dias, o Espírito Santo lhe revelou que ele não morreria, sem que antes visse o Cristo do Senhor!
Num certo dia, um casal, José e Maria, levou seu filho, Jesus, conforme o costume da lei, para ser apresentado no templo.
Simeão, “então o tomou nos seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despede em paz o teu servo, segundo a tua palavra; Pois já os meus olhos viram a TUA SALVAÇÃO.” Lucas 2: 25 – 30.
Veja bem, Simeão se referiu a Cristo Jesus, não, tão somente, como o Salvador, contudo, fez questão de imputá-Lo como a SALVAÇÃO!
Eu poderia, até aceitar a explicação de que o termo Salvação era apenas uma conotação ao salvador, se o próprio Cristo não houvesse autoidentificado como a SALVAÇÃO!
Passado cerca de trinta anos, aquela criança desenvolveu-se em estatura, conhecimento e graça e, estando de passagem por Jericó, deparou-se com Zaqueu, indo pousar em sua casa!
Ao chegar à casa de Zaqueu, Jesus, então, se revela dizendo: “Hoje veio a SALVAÇÃO para esta casa.” Lucas 19: 9.
Cristo estava se referindo à Sua própria pessoa!
Sendo assim, a salvação, não é um estado de espírito, nem uma condição espiritual e, nem mesmo uma recompensa futura!
Como se percebe, a SALVAÇÃO é uma pessoa, Jesus Cristo, o Filho unigênito, o dom gratuito de Deus!
Por possuir a ubiquidade, o Filho do homem, está constantemente em todo vivente, aqueles que aceitam a SALVAÇÃO, como também, sobre os que rejeitam o Filho de Deus!
Como se vê, Cristo está em todos, mas nem todos possuirão a eternidade! Uma vez que, Jesus, a SALVAÇÃO, que é o dom gratuito de Deus, foi dado a todos, indistintamente, contudo, a eternidade é uma escolha de cada ser humano!
Resumindo a SALVAÇÃO foi escolha de Deus, enquanto a Vide Eterna, é uma escolha de cada ser humano! Deus respeita cada uma de tuas escolhas!
É assim que se faz uso do sagrado livre arbítrio, doado por Deus! Aquilo que Deus dá, de maneira nenhuma Ele pede de volta!
Esse entendimento, desempecilha o cristão de muitos pontos difíceis, obscuros e irracionais!
Já percebeu como é difícil, explicar a gratuidade da salvação, bem como a perfeição do sacrifício de Cristo, no madeiro?
A renúncia de Cristo, em favor da humanidade, na cruz, foi perfeita e eficaz?
Se for perfeita, Ele pagou o preço do pecado e em consequência todos estão salvos! Sendo assim, não existe mais promissória a ser paga! A humanidade está quite com o credor, no caso, a morte!
No entanto, parece que não é bem assim que as denominações apregoam! Sempre falta alguma coisa para ser feito, por isso mesmo, precisa-se estar sempre atrelado ao convívio e normas das instituições humanas, tidas por cristãs!
Em contrapartida, perceba como ficou fácil a compreensão desse pormenor, quando se entende que Jesus, a SALVAÇÃO, é o dom gratuito de Deus!
Dando sua vida, Cristo pagou o salário do pecado, em consequência, todos passaram a ter a SALVAÇÃO!
Sendo assim, todo ser humano que estiver vivo, está, irremediavelmente, salvo!
A ênfase é que a Salvação, no caso, Jesus é, essencialmente, para os vivos, pois, “Deus não é de mortos, mas, sim, é Deus de vivos.” Marcos 12: 27.
Desta maneira, fica fácil compreender essa propositura, “porque os vivos sabem que haverão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem, tampouco, eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento.” Eclesiastes 9: 5.
Não estou querendo apregoar que os mortos ficarão eternamente subvertidos, não! Uma vez que suas recompensas serão dadas em vida! Eles haverão de ressuscitar! Essa é outra questão!
Como se sabe, os mortos não possuem nenhuma recompensa, a Salvação é exclusiva para os vivos. É nos vivos, ou seja, enquanto em vida, que a Salvação (Jesus Cristo), fará a total diferença!
Justamente, nesse período em que se está com animação de vida, é que  se deve fazer sábio uso do livre arbítrio, para aceitar as benesses que a Salvação oferece, no caso, a vida eterna, que foi, exatamente, o que a humanidade perdeu quando se distanciou do Deus da eternidade, ao pecar, no Jardim do Éden!
Como se vê, a Salvação foi escolha da Divindade, mas a vida eterna é escolha humana!
O certo é que não há nenhum motivo que justifique o erro! Sabe-se que o distanciamento de Deus, tem por consequência, resultados maléficos, em contrapartida o Onipotente oferece vida plena com abundância de felicidade a todos que se fazem amigos dEle!
Esta foi a atitude da Divindade! “Porque Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.” João 3: 17. E isto Ele fez gratuitamente! A humanidade não necessita fazer mais nada, para possuir a Salvação!
Por isso é correto dizer que todo humano, vivo, está salvo! Só que a eternidade não é gratuita, por ser escolha pessoal, cada um terá que desempenhar sua parte, que é simplesmente crer e aceitar a Salvação que é Cristo Jesus! “Porque Deus amou o mundo, de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3: 16.
Amigo leitor, toda pessoa que crê em Deus, sempre realiza as obras do bem!
Nesse nosso caso, em especial, justamente, para herdar a vida eterna!
É por isso que você deve procurar realizar todo o querer de Deus, não para ganhar a salvação, pois, você já está salvo!
Se, todavia, procuras fazer a vontade do Onipotente é para ter de volta a eternidade, que o ser humano perdeu quando Adão trocou por uma suculenta degustação do fruto da ciência do bem e do mal, ato este, que trouxe um resultado tão funesto para a humanidade!
A eternidade é um privilégio, tão somente, daqueles que aceitaram e se regozijaram com a Salvação, que é Jesus!
Existe um verso que sintetiza todo esse aprendizado, está contido em II Coríntios 5: 17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas.”
Esse texto afirma que não basta Cristo estar em você, é necessário que você esteja em Cristo, ou seja, compartilhe do amor e do querer de Jesus!
Que você, verdadeiramente, esteja disposto a herdar a vida eterna, ao fazer tudo, para conquistá-la!
O resultado desse envolvimento com Jesus é uma gradativa restauração! Todos te verão como uma nova criatura, perceberão que, ainda continuas sendo pecador, no entanto, não tens mais prazer no pecado nem em suas mazelas, pois, na medida do possível procuras fugir delas!
Essa experiência, que é de todo aquele que está em Cristo, é o caminho de retorno às origens, que gloriosamente provoca a restauração da mente!
Que essa possa ser a tua prática de vida e, seja tão salutar quanto às gotas de orvalho!

9 comentários:

  1. Caro colega,li todo o texto e concordo com vc. Eu estou realmente precisando desse tipo de leitura,ando meio desanimada.Parabéns pelo seu talento!!!Fica com Deus!!! Sonia.

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom ouvir palavras tão acolhedoras! Creio mesmo que Deus se regozija ao perceber que as pessoas estão cada vez mais se achegando a Ele ao perceber suas próprias necessidades! Sugiro que você faça a leitura do texto Orando em Espírito, postado no mês de julho! Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Deus te abençoe e continue te dando consiencia!

    ResponderExcluir
  4. Retribuo com o mesmo prazer, a você Anônimo! Obrigado e continue sendo abençoado por Deus!

    ResponderExcluir
  5. É isso. Lúcido e claro!
    Assim diz o Senhor!

    ResponderExcluir
  6. Finalmente você voltou a visitar esse blog! Que tal ler os outros textos do IDE? Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  7. glauco eu amei o texto e concerteza é muito grande beijos de sua aluna Hortencia do paulina monteiro do 6ano ate amanha...

    ResponderExcluir
  8. glauco eu amei o texto e concerteza é muito grande beijos de sua aluna hortencia do paulina monteiro do 6ano ate amanhã...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos, espero que você tenha compreendido e tirado proveito! Continue explorando esse blog, você terá gratas surpresas!

      Excluir