Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de maio de 2020

IDE - Sábado: Instituição Divina Para Abençoar a Humanidade

SÁBADO: INSTITUIÇÃO DIVINA PARA ABENÇOAR A HUMANIDADE

      NOTA DO ARTICULISTA - Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
                      Uma vez que uma determinada opinião é postada e, outra sobre o mesmo tema versado também é veiculado, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar dos mesmos, enriquecendo, desta maneira, seu cabedal de conhecimento.





TERCEIRA RAZÃOPr. Amilto Justus

O SÁBADO ERA UM PACTO ENTRE DEUS E OS ISRAELITAS, ERA BILATERAL. SÓ TERIA VALIDADE COM A ACEITAÇÃO E CUMPRIMENTO DE AMBAS AS PARTES.

“Antes por amor deles Me lembrarei do concerto com os seus antepassados, que tirei da terra do Egito perante os olhos das nações, para lhes ser por Deus: Eu Sou o Senhor. Estes são os estatutos, e os juízos, e as leis que deu o Senhor entre Si e os filhos de Israel, no monte Sinai, pela mão de Moisés”. Levíticos 26: 45 e 46.
“Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o Senhor nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o Senhor nosso Deus, e o ouviremos, e o faremos”. Deuteronômio 5: 27.
É evidente que, quem estabeleceu as regras, ou quem propôs a lei foi o Senhor, porém, está bem claro que os israelitas ouviram, entenderam e deram o sim, em outras palavras, concordaram com o texto e assinaram o contrato, daí ficarem comprometidos a guardar o Sábado.
Todavia, nem os gentios e nenhum representante da Igreja de Cristo estavam lá para ouvirem a leitura do concerto, entendê-lo e assiná-lo, ficando assim comprometidos com a guarda do Sábado.

PONTO DE VISTA – Educador Glauco César



Em parte alguma das Sagradas Escrituras encontra-se o conceito de que a Salvação e, por conseguinte, a Vida Eterna será devolvida para a humanidade como usufruto da obediência a qualquer mandamento da Lei de Deus, nem mesmo ao preceito que indica o Sábado, como dia por excelência, uma vez que, o próprio Criador reservou para Si, denominando-o de Seu Santo Dia!
Sendo assim, a Bíblia não preceitua que a redenção será obtida por mérito exclusivo de quem obedece às regras Divinas, guardando o Sábado, sendo obediente ao pai e a mãe, não sendo assassino, nem ladrão, nem adúltero ou mentiroso. Não é a observância de qualquer dos mandamentos que devolverá ao pecador a eternidade!
É certo que o mais despreparado em conhecimento doutrinário sabe que Cristo é a Salvação e, somente Ele liberta e redime, pois, Ele é a Vida Plena. Sabe-se também que somente Jesus salva, porém, Ele salva do pecado.
Ou seja, se a pessoa quiser parar de pecar, Jesus dará esta condição a ela. Sendo assim, o pecador será salvo para não cometer pecado e, consequentemente, se tornará obediente, passando a ter uma vida correta e santificada.
Somente a morte de Cristo na cruz, foi quem propiciou condições ao pecador voltar a fazer a vontade de Deus. Por isso, existe um prazer infinito quando se pratica obra de caridade, que é o exercício do amor. Portanto, a pessoa é salva para andar no Caminho, que é Cristo, trilhando este caminho, encontra-se a Verdade e a Vida!
No pequeno livro de Judas, encontra-se uma grande e alvissareira promessa de Cristo Jesus para o pecador penitente: “Ora, Aquele que é poderoso (Jesus Cristo) para vos guardar de tropeços (de pecar) e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da Sua glória”. Judas 24 (adendo nosso).
Por isso, a guarda dos mandamentos da Lei de Deus, sem omissão de um sequer, é prova visível de que a pessoa está salva pela graça redentora de Jesus Cristo.  Confirme em São Tiago capítulo 2: verso 10. “Pois qualquer que guardar toda a Lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos”. Desta forma, é certo que aquele que se tornar amigo de Cristo, que foi salvo pelo sangue remidor de Jesus na cruz do Calvário e, não se negou a tomar posse da Salvação, encontrará seu nome grafado no Livro da Vida, caminhará e viverá com Deus pela eternidade!
No entanto, quando se viola um dos mandamentos da Lei de Deus, então, se quebra um elo da corrente do amor, respeito e adoração ao Onipotente Pai, desta maneira, o pecador se desprende de Jesus, pois, danificando a corrente, não será necessário quebrar os demais elos para fugir da redoma protetora de Deus.
A Bíblia, no entanto, informa que o nome do Senhor deve permanecer através de todas as gerações para MEMÓRIA. Ouça bem as palavras do salmista Davi, no livro de Salmos 135: 13. “O teu nome, ó Senhor, subsiste para sempre; e a tua memória, ó Senhor, por todas as gerações”.
Este Senhor, de quem fala o salmista é, justamente, Jesus o Criador. Salmos 135: 6. “Tudo o que o Senhor deseja Ele o faz, no céu e na terra, nos mares e em todos os abismos”.
Foi Cristo quem estabeleceu o Sábado como MEMORIAL da criação, conforme registrado e comprovado em Êxodo 20: 8 – 11 que corresponde ao quarto Mandamento da Lei de Deus. Confira: “Lembra-te do dia de Sábado, para santifica-lo. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua tarefa; mas o sétimo dia é o Sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o Céu e a Terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do Sábado, e o santificou”.
Sabe-se que a Divindade é composta de três elementos; Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo, “no princípio criou Deus os céus e a terra” Gênesis 1: 1. “E o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas disse Deus: Haja luz, E houve luz”. Gênesis 1: 2 up e 3. Eis que Deus falava e tudo se fazia, ordenava e logo passava a ter existência real.
Ao formar o homem, nota-se Deus falando no plural: “Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança”. Gêneses 1: 26. A grande pergunta é: Qual das três pessoas da Divindade falou para, assim, Criar todas as coisas, inclusive o Sábado?
A resposta a tão incisiva pergunta, encontra-se em Hebreus 1: 1 – 3 (adendo nosso) que relata: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho (Jesus), a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; sendo Ele o resplendor da Sua Glória e a expressa imagem do Seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder”.
Perceba que foi Jesus Cristo, quem falou e tudo se fez, criando inclusive o Sábado, que além de memorial da Criação, serve também como IDENTIDADE DO CRIADOR.
O quarto mandamento é o único que identifica, plena e coerentemente, qual pessoa da Divindade é, de fato, o Deus Criador. Esta pessoa é Jesus Cristo!
Desta forma o Sábado não é um dia em sete, mas, o sétimo dia da semana. Ao santificar-se nesse dia, reverenciando e observando-o em adoração, está-se imprimindo na memória da humanidade que Jesus Cristo é o Criador.
Assim, o Sábado passa a ser o sinal ou o cunho distintivo entre Deus e parte do Seu povo, justamente, aquela parte que procura fazer a vontade do Augusto Criador. Confira esta fórmula de Deus descrita no livro de Ezequiel 20: 20. “E santificai os Meus Sábados; e eles servirão de sinal entre Mim e vós, para que saiba que Eu Sou o Senhor vosso Deus”.
Meu prezado amigo leitor, você como parte do povo de Deus, se ainda não corresponde ao desejo do Onipotente, não se demore, guarde o Sábado do Senhor, demonstre ao teu semelhante que Jesus Cristo é o teu Deus!
Saiba que o Altíssimo é eterno, fato que torna Sua Palavra, Vontade, Caráter e Mandamentos inalteráveis.
Conclui-se, então, que o Sábado existe desde que existe Seu Criador, portanto, não tem início nem fim, pois, permanece para sempre, ou seja, é perpétuo. “Guardarão, pois, o Sábado... celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo... um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o Céu e a Terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério”. Êxodo 31: 16 e 17.
Afora todas estas considerações, o Salvador apresenta outro motivo para se reverenciar o dia de Sábado, Jesus, então, usa o profeta Ezequiel para demonstrar esta outra razão. “Dei-lhes também os Meus Sábados, para servirem de sinal entre Mim e eles; a fim de que soubessem que Eu Sou o Senhor que os santifica”. Ezequiel 20: 12.
O Sábado é uma das maneiras apresentadas pelo Criador, para identificar qual parte do povo de Deus está procurando a santificação, para, desta forma, se encontrar com Jesus.
Somente por intermédio da ação profiláctica de Jesus Cristo, será possível se tornar santo. Esta santidade também é identificada no cristão quando se reverencia o Sábado.
Toda essa compreensão fica mais vigorosa se comparada com o entendimento do apóstolo Paulo quando se reportava aos habitantes de Coríntios. “Mas vós sois dEle, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção”. I Coríntios 1: 30.
Logo, meu amigo leitor, o Sábado é também memorial de santificação. Jesus Cristo, através da representatividade do Sábado, realiza no homem, a obra que torna o pecador digno de respeito.
Portanto o Sábado torna-se numa ferramenta modeladora de caráter, que por intermédio dela, o crente e Cristo manifestam-se intimamente ligados.
Conclui-se, então, que o Sábado, também é memorial do Divino Poder Criador, ou seja, de Jesus Cristo.
As pessoas, que serão remidas ou, com direito à Vida Eterna, haverão de lembrar-se do Divino Poder Criador. É o que nos elucida Jesus no livro da Revelação. “Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder: porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade existiram e foram criadas”. Apocalipse 4: 11.
Como se sabe, todas as coisas foram criadas pela palavra de Jesus Cristo. Este relato faz parte da visão que João, o vidente de Patmos, teve do Trono da Majestade Divina, onde os remidos adoram a Jesus Cristo o Criador.
Nos novos céus e na Nova Terra que será restaurada pela ação de Jesus Cristo, os remidos se ajuntarão no dia de Sábado para adorar o Senhor. É o que esclarece o profeta Isaías, no livro que recebe o seu nome. “Porque, como os Novos Céus e a Nova Terra, que Hei de fazer, estarão diante de Mim, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que de uma lua nova à outra, e de um Sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante Mim, diz o Senhor”. Isaías 66: 22 e 23.
Dessa maneira o Senhor esclarece que, de uma lua nova a outra, ou seja, todo mês, virá toda carne, todo o Sábado, O adorar. Não é isto maravilhoso?
Saiba que durante toda a eternidade, todo o Sábado, o ser humano estará na presença do Divino Poder Criador, Jesus Cristo!
Seria bom que cada leitor, juntamente aos seus familiares e amigos, estivessem, todos os Sábados, junto a mim e os meus, na eternidade, comungando com Jesus!
No entanto, muitos continuarão acreditando que o Sábado perdeu sua validade, por crer na bilateralidade, sendo um pacto feito somente para Deus e o Povo de Israel. Será isto verdade?
Para desmontar este argumento, basta, tão somente, se apegar ao ‘assim diz o Senhor’.
Jesus Cristo, o Revelador, então, sugere que se busque informação com o Profeta Isaías. “Assim diz o Senhor: Mantende o juízo, e fazei justiça, porque a Minha salvação está prestes a vir, e a Minha justiça prestes a manifestar-se. Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma; que se guarda de profanar o Sábado, e guarda a sua mão de cometer algum mal. Não fale o estrangeiro, que se houver chegado ao Senhor, dizendo: O Senhor, com efeito, me separará do Seu povo; nem tão pouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca. Porque assim diz o Senhor: Aos eunucos que guardam os Meus Sábados, e escolhem aquilo que Me agrada, e abraçam a Minha aliança, darei na Minha casa e dentro dos Meus muros um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará. Aos estrangeiros, que se chegam ao Senhor, para o servirem e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos Seus, sim, todos os que guardam o Sábado, não o profanando, e abraça a Minha aliança. Também os levarei ao Meu santo monte, e os alegrarei na Minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no Meu altar, porque a Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Assim diz o Senhor Deus que congrega os dispersos de Israel: Ainda congregarei outros aos que já se acham reunidos”. Isaías 56: 1 – 8 (Grifo nosso).
Assim se percebe que o Sábado não é somente para o povo de Israel, mas, para todos, indistintamente, até os estrangeiros, que queiram entrar em estreito relacionamento salvífico e vivificante com Cristo.
A Bíblia denomina o Sábado, de Sábado do Senhor, portanto, Ele nunca tratou o Sábado como sendo somente do povo de Israel, num sentido nacional, ou restrito.
Deus não é somente dos Judeus. Certamente Ele é também dos gentios.
O Sábado foi instituído e oferecido ao homem como algo muito precioso, como um bem, um favor Divino. É evidente que o Sábado foi instituído para o bem-estar físico, moral e espiritual da humanidade.
Sendo assim, o Sábado, Divinamente instituído, tornou-se numa grandiosa benção para a humanidade!

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Amigo Unknown, cada vez que posto um determinado artigo, sei que o mesmo está sujeito a erros e acertos, todavia, sempre fico no aguardo da opinião dos meus leitores, para assim manter a interatividade com eles.
      Sei que quando se divulga sobre assuntos espirituais, apesar da possibilidade dos erros teológicos, mesmo assim nutre-se um prazer, pelo simples fato de estar correspondendo à comissão proposta por Cristo, para que cada pessoa faça a sua parte, divulgando a todo mundo sobre a possibilidade da redenção prometida por Jesus!
      Por isso te sou grato pelo teu comentário, pois, sei que também estás envolvido na comissão do IDE!
      Que o Senhor Jesus continue te abençoando!

      Excluir
  2. Comentário colhido no Facebook do meu amigo Fernando Miranda.

    Fernando Miranda - Concordo plenamente com você amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço de coração ao meu amigo Fernando Miranda pelas palavras de reconhecimento.
      Sei que apesar de algumas pessoas concordarem com minha opinião sobre o dia que o Senhor reservou como dia especial de adoração ao Criador, existe também uma gama de pessoas que acreditam piamente que o Domingo absorveu a condição de dia especial de adoração ao Redentor.
      Portanto, a mais sábia decisão, sempre será, analisar com equidade o que a Bíblia ensina e, tirar as devidas conclusões!
      Portanto, seria bom que cada cristão examinasse, diariamente, as Escrituras para ver se as coisas são, de fato, como cada pessoa acredita que seja.
      Que o nosso bom Deus continue nos abençoando!

      Excluir
  3. Comentário colhido no Facebook da minha amiga Iracema Miranda Gomes.

    Iracema Miranda Gomes - Caro amigo, vou fazer algumas considerações e dá uma pequena contribuição.
    Jesus salva com a graça. Aprimorou a lei em benefício do homem "Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e, sim, mediante a fé em Cristo Jesus, também nós temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois por obra da lei ninguém será justificado" Gálatas 2: 16, com sua palavra "Eu, porém, vós digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo." Mateus 5: 22.
    Sabendo que de Moisés até a vinda de Jesus, o homem foi incapaz de se salvar ou cumprir qualquer um dos Mandamentos de Deus sem a interferência da graça derramada por Ele através do Seu Espírito na cruz (dom infuso, conhecimentos ou virtudes que alguém tem por natureza, para nossa santificação)
    Em Moisés já se havia esses sinais da presença do Espírito de Deus (dom efuso; que demonstra com clareza os sentimentos íntimos, para serviço) para a condução do povo.
    Sim o pecado foi vencido no mundo, mas não erradicado do velho homem que se regenera através do Batismo do Espírito Santo e a graça que nos leva ao conhecimento de Cristo.
    O pecado contra as leis de Deus é agora possível de cumprimento com o auxílio da graça, uma vez que o homem é assistido por Seu favor Divino."Tudo quanto aprouve ao Senhor, Ele o fez, nos céus e na terra, no mar e em todos os abismos." Salmos 135:6 Jesus Cristo é Senhor e Criador com o Pai uno e trino por isso, (exemplificando); como um Patrāo da toda autoridade ao gerente pra responder em seu nome e lhe qualifica dando a autoridade máxima para realizar tudo o que for viável a sua Empresa. Assim Jesus realizou muitas obras e cura no sábado sem violar a lei e se fez igual a Deus, pois Ele é o Eu Sou,"Respondeu:lhe Jesus: Em verdade, em verdade Eu vos digo: Antes que Abraão fosse, Eu Sou" João 8: 58, por isso foi acusado e morto.
    Por isso acredito que o Espírito agiu e age em Jesus com toda autoridade que lhe foi decretada,sabendo que em nada romperia a supremacia de Deus Pai nem o desautorizou. Conquistou o nome acima de todos os nomes com sua obediência e também o direito de "Senhor" até do sábado.
    Após a ressurreição conquistou também o dominus day não alterando, nem abolindo mas vencendo todo preconceito, preceito, normas que admitisse e impedisse a união do Amor entre Ele e a humanidade, agora
    regenerada por Sua morte e vida, gerando vida para todos.
    Após a ressurreição a obra mais perfeita de Deus para descanso dos homens e Sua honra, não mais física apenas, mais de suas almas, mente, coração redenção e libertação.
    Me estendi muito, é polêmico o assunto, muito a se dizer.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço de coração à amiga Iracema Miranda pelo seu belíssimo comentário.
      Eu creio que o ser humano, desde que o pecado adentrou no planeta, sempre foi salvo, exclusivamente, pela graça, por ser um favor, imerecido, doado pela Divindade.
      Em relação ao teu comentário, eu não entendi muito bem a parte que afirma que Jesus aprimorou a Lei de Deus em benefício do homem.
      A inquietação que fica em mim é a seguinte: Pode um Deus perfeito ter uma lei imperfeita que necessita ser aprimorada?
      Se a resposta for sim, então, sou forçado a crer na imperfeição desse Deus e, portanto, não seria Divino!
      Não entendi também a parte que informa que a graça possibilita o pecado contra a Lei de Deus!
      Achei um pouco contraditória essa afirmativa, pois, pecado é quebrantamento da Lei de Deus, sabe-se que a Lei não salva, pois, o Salvador é Jesus, no entanto Ele nos salva do pecado! Ora, não havendo Lei, logicamente não haveria pecado, então, a obra redentora de Cristo, salvaria a humanidade de que?
      Assim o sacrifício de Cristo teria sido em vão!
      Você poderia me informar que a morte de Cristo invalidou a Lei, sendo assim não mais haveria pecado, e não tendo pecado, seria licito roubar, matar, adulterar e cometer toda obra de impiedade, portanto, no reino celestial, e na terra restaurada, a convivência humana seria seria nada agradável.
      Todavia, eu posso não ter compreendido o teu comentário, estou, portanto, me sujeitando à tua correção.
      Que Deus continue nos auxiliando e abençoando!

      Excluir
    2. Resposta de Iracema Miranda, colhido no Facebook.

      Iracema Miranda Gomes - Glauco César Lima Silva com certeza não me fiz entender. Mas não me nego a fazê-lo. Assim que me for possível.
      Caro amigo, mas uma vez vou tentar ser um pouco mais expressiva no que falei.
      O homem em Gênesis sim, acredito, entrou no mundo sem pecado, santo, em seu estado natural.
      E somos forjados, lapidados convidados pela vontade amorosa do Pai a voltar a esse estado original, a santificação.
      Quanto a lei de forma alguma há imperfeição em Deus!
      O que falei me referi a Mateus 5: 27 "vocês ouviram o que foi dito: não cometam adultério" Mateus 5: 28 "Eu, porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela".
      Trata-se da forma como Jesus radicaliza a lei, plenificando.
      Sem escravização das relações humanas usando justiça e misericórdia.
      Caso estejamos praticando tais crimes ou desobedecendo suas leis podemos procurar a reconciliação e a renovação, receber perdão dos pecados e com Ele seguir para uma vida regenerada. O mal deve ser cortado pela raiz.
      Quanto a desobediência da lei de modo algum, o sacrifício de Cristo invalidou a lei, muito pelo contrário, através da graça derramada é capaz de se cumprir os mandamentos. Com nossa adesão a Jesus, sendo Ele mediador entre Deus e os homens. Ninguém pode se auto salvar, nem tão pouco crescer espiritualmente e se santificar.
      Quanto ao centro do tema o sábado, também opinei nesse e em outros textos detalhadamente.

      Excluir