Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de abril de 2020

IDE - O Sábado do Quarto Mandamento Permanece ou Foi Abolido?


O SÁBADO DO QUARTO MANDAMENTO PERMANECE OU FOI ABOLIDO?

NOTA DO ARTICULISTA - Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
                               Uma vez que uma determinada opinião é postada e, outra sobre o mesmo tema versado também é veiculado, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar dos mesmos, enriquecendo, desta maneira, seu cabedal de conhecimento.


SEGUNDA RAZÃOPr. Amilto Justus

ANTES DO CONCERTO DO SINAI DEUS NÃO ORDENOU A NINGUÉM QUE GUARDASSE O SÁBADO




A única Lei dada por Deus ao homem a princípio foi a que está inserida em Gêneses 2: 16 e 17. “E ordenou o Senhor Deus ao homem dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente; mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
Quando o Senhor chamou Abraão e lhe anunciou o evangelho da salvação, o qual viria a ser revelado de maneira mais ampla e clara, com a vinda de Jesus, nada lhe comunicou quanto à necessidade de se guardar o Sábado, ou mesmo a Lei de Moisés, como algo necessário para se obter a salvação, conforme registrado em Gálatas 3: 8 “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti”.
É óbvio, portanto, que antes do Sinai ninguém foi obrigado a guardar o Sábado. É certo também que, mesmo durante o período da Lei, nenhum gentio tinha qualquer compromisso de guardar o Sábado, visto ser um concerto único e exclusivamente com Israel. E claro está também que, nem gentios nem judeus, têm obrigação de observar a guarda do Sábado após a vinda de Jesus, pois, não estamos mais debaixo da lei, estamos sob a tutela da graça. Aleluia!



PONTO DE VISTA – Educador Glauco César




Em uma determinada circunstância, o grandioso Deus lançou os fundamentos da Terra; ornamentou o mundo inteiro no aparato suntuoso e magnífico da beleza, ostentando-o de coisas úteis ao homem, extraindo do nada todas as maravilhas da Terra e do Mar.
Após seis dias a grande obra da Criação se estabeleceu. Jesus Cristo o fecundo e fecundante Deus “descansou no sétimo dia (no Sábado) de toda Sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou, porque nele descansou de toda a Sua obra, que como Criador fizera”. Gêneses 2: 2 e 3 (adendo nosso).
Depois de haver dado pausa no processo Criativo, no Sábado, o Onipotente Arquiteto do Universo, achou por bem transmitir para toda humanidade, que o sétimo dia era, de fato, memorial de santificação e exemplar dia de repouso!
Quando o ser humano, em todos os Sábados alivia os afazeres do cotidiano, ele sente que a expansão do amor faz germinar em seu intelecto, a reverência e o agradecimento ao Deus Criador.
Desde o Éden, Cristo estabeleceu o Sábado como memorial de Sua obra Criativa, deixando extrapolar bênçãos sem medida sobre aquele dia, diferenciando-o dos demais.
Por conseguinte, ao reverenciar o dia de Sábado, identificando-o como memorial da Criação, cada morador da terra deve reconhecer que o Soberano Deus é seu Criador e que a humanidade é obra de Suas mãos, portanto, ela é súdita da autoridade do Princípio Supremo do Universo, Jesus Cristo!
A Divindade sabia que um repouso era essencial para o homem, mesmo no Paraíso.
Necessita-se do Sábado para de maneira mais vívida, estreitar o relacionamento vivificante com Deus, aflorando gratidão, visto que tudo quanto, faustosamente, se possuí vem das benignas e misericordiosas mãos do Augusto Criador!
Deus procura imprimir no homem Sua Lei, como condição indispensável da existência da humanidade. Como não existe governo sem lei, percebe-se que a humanidade é súdita do governo Divino!
Com a inteligência, forma-se ideia abrangente de que o Sábado, assim compreendido, tem por finalidade, além de Santificar e identificar quem é o Criador, também faz papel de conduto que restaura as forças exauridas durante a semana de trabalho, tornando-se numa bênção sem medida!
A grande pergunta a ser respondida é: Para quem foi feito o Sábado? – A resposta a tão vívida interrogação encontra-se no livro de São Marcos 2: 27 pp. “E prosseguiu Jesus: O Sábado foi feito por causa do homem”.
Observe-se que o Sábado não foi feito, somente para judeus ou israelitas, mas, genericamente, para a humanidade!
Então, chega-se à seguinte interpelação: Quando foi criado o homem? Moisés, através do livro de Gêneses demanda a explicação no capítulo 1: 27 e 31. “Criou, pois Deus o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher Deus os criou. E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi à tarde e a manhã, o dia sexto”.
Desta forma fica claro, que o gênero humano, ou seja, o homem foi formado na sexta-feira da Criação.
Se o Sábado foi feito para o homem, ou seja, para o gênero humano, resta-se, então, saber quando o Sábado foi estabelecido para a criatura humana? A resposta é simples e enfática. Confirme em Gêneses 2: 1, 2 e 3 relatam: “Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a Sua obra que criara e fizera”. Portanto, patenteado está, o Sábado foi feito para o homem, todo o gênero humano, após haver Deus terminado a Sua obra criadora. E, claro está que Deus havia informado a todo o gênero humano, o sentido do Sábado.
O quarto Mandamento, ou seja, o que apresenta o dia de Sábado para ser santificado, começa com a palavra lembra-te. Está registrado no livro de Êxodo 20: 8 – 11. Aquele Mandamento começa assim: “Lembra-te do dia de Sábado para Santificá-Lo”.
A palavra lembra-te pressupõe que o Mandamento e a própria Lei de Deus já existiam, antes que a mesma houvesse sido entregue, em tábuas de pedra, a Moisés, no monte Sinai. Pois, como poderia o povo de Deus lembrar-se do Sábado, se anteriormente não conhecia, uma vez que, só existe lembrança de algo, que anteriormente se conheceu.
O próprio Deus, afirmou a Moisés que o Seu povo havia se desviado do caminho que Deus mesmo lhe propusera, denotando assim a existência prévia da Lei de Deus antes do Sinai. Confira em Êxodo 32: 7 e 8, “Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo,... depressa se desviou do caminho que Eu lhe ordenei”.
Moisés, ao perceber que o povo estava transgredindo abertamente a Lei de Deus, conhecida verbalmente por todos e, agora escrita em tábuas de pedra, pelo dedo de Deus, fica indignado, quebra as tábuas do testemunho, mostrando assim que o povo estava em desacordo com a vontade conhecida de Deus.
Este ato de Moisés, por si só, comprova que mesmo antes do Sinai, o povo tinha conhecimento da Lei, senão Moisés não poderia quebrar, literalmente, como forma de protesto, as tábuas dos 10 Mandamentos de Deus, com o intuito de fazer aquela gente formar ideia de compreensão que estava pecando, pois pecado é quebrantamento da Lei. “Todo aquele que pratica o pecado, também transgride a Lei; porque pecado é transgressão da Lei”. I João 3: 4.
Este incidente está relatado em Êxodo 32: 19 e 21. “Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se o furor de Moisés, e arremessou as tábuas das suas mãos, e as despedaçou ao pé do monte. E Perguntou Moisés a Arão: Que te fez este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado?”
Tendo conhecimento doutro incidente, prova-se que o povo conhecia os Mandamentos da Lei de Deus, principalmente o do Sábado, uma vez que este outro fato, ocorreu um mês antes do Sinai, no deserto de Sim, quando Deus providencia, todos os dias, a queda do maná, sendo que na Sexta o maná caía em dobro, para que, no Sábado, não violassem o Mandamento que ordena abstinência do trabalho, ficando como exemplo, tanto para o povo daquela época, como o da atualidade, para confirmar qual seja a boa e perfeita vontade de Deus. Está relatado em Êxodo 16: 22 e 25 – 28 (adendo nosso): “Mas ao sexto dia colheram maná em dobro, dois gômeres para cada um”. Veja então o que acontecia no Sábado: “Então disse comei-o hoje, porquanto hoje é o Sábado; nele não haverá. Mas aconteceu ao sétimo dia que saíram alguns do povo para colher, e não o acharam. Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os Meus Mandamentos e as Minhas leis?” Aí encontramos Deus dizendo da existência de Seus mandamentos antes do Sinai.
Sabe-se que nos Novos Céus e na Nova Terra também se guardarão o Sábado. Confirme em Isaías 66: 22 e 23. “Pois como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, durarão diante de Mim, diz o Senhor, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome. E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e de um Sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante Mim, diz o Senhor”. Deus está desta forma dizendo, que de uma lua nova a outra, ou seja, no período de cada mês, virá toda pessoa, em cada Sábado adorá-LO.
Perceba as palavras contundentes do Profeta Isaías em seu livro: “Tu vês muitas cousas, mas não as observas; ainda que tenha os ouvidos abertos, nada ouves. Foi do agrado do Senhor, por amor da Sua própria justiça, engrandecer a Lei e fazê-la gloriosa”. Isaías 42: 20 e 21. Existe algum motivo racional para impugnar a determinação de Deus?
Em momento algum, o Augusto Criador impôs a observância do Sábado, pois, se assim o fizesse, o homem seria um autômato, e não teria o livre arbítrio. Deus não nos obriga, mas, convida a obedecê-Lo livremente!
Essa liberdade no servir a Deus é confirmada em I Coríntios 7: 37 pp. “Todavia, o que está firme em seu coração, não tendo necessidade, mas domínio sobre o seu próprio arbítrio, e isto bem firmado no seu ânimo”. Lembre-se que Deus colocou Sua Lei no entendimento, gravando-a nas tábuas do intelecto humano.
Quanto ao fato de Deus não ter mencionado a Abraão a obrigatoriedade da Lei de Moisés, é fácil explicar!
Como poderia o Senhor Deus mandar Abraão guardar a “Lei de Moisés”, se Abraão viveu cerca de 500 anos antes de Moisés?
Lembre-se que Abraão gerou Isaque, Isaque deu existência a Jacó, Jacó procriou José, que foi levado cativo ao Egito, e o povo de Israel ficou cativo no Egito 430 anos, só então surgiu Moisés para libertar o povo de Israel do Cativeiro Egípcio, passando então 40 anos no deserto quando, então, Moisés recebeu a Lei de Deus no Monte Sinai, lógico está que Deus não mandaria Abraão guardar a suposta “Lei de Moisés”, pois, a mesma não existia.
Contudo, a Lei de Deus, que é o transcrito do caráter do Onipotente, eterna como a Divindade, contendo o Sábado que é o memorial da Criação, esta, o Senhor anunciou a Abraão. Verifique no livro de Tiago 2: 23 (grifo nosso) “E se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça e: Foi chamado amigo de Deus”.
Como se sabe, os amigos de Deus guardam os Seus Mandamentos é o que informa João em sua primeira epístola. “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos Deus e praticamos os Seus Mandamentos; ora, os Seus Mandamentos não são penosos”. I João 5: 2 e 3.
Pelo que se consta, o próprio Moisés, citando a palavra do Senhor (Gênesis 26: 2), quando o próprio Jesus assevera que Abraão obedecia a Lei de Deus! “Porque Abraão obedeceu à Minha palavra, e guardou os Meus Mandamentos, os Meus preceitos os Meus estatutos e as Minhas Leis” Gêneses 26: 5. Amigo, na Lei de Deus consta o Mandamento do Sábado!
Observe a promessa que o Senhor fez a Abraão, em Gêneses 18: 19. “Porque Eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor, e pratiquem a justiça e o juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito”.
Essa promessa, Deus deseja repassar a você meu querido leitor.
Em tempo algum, confie no seu próprio discernimento em relação a qualquer coisa. Sempre consulte o desejo de Deus, mesmo que você pense ter certeza que sua escolha seja a correta. Faça o exercício da Fé que produz bênção, entre na sala de audiência de Deus, pois, a opção do Infinito pode ser oposta à sua. Se tiveres que agir de presto; pare; pense; reflita nas promessas do Criador, se ainda assim ficares indeciso faça uma pausa e converse com o seu grande amigo Jesus, se não tiveres tempo para ouvir a resposta, então não atue, não faça nada. Seja sábio e sensato, espere por Deus, pois, o que espera nEle nunca terá um desapontamento. Só assim encontrarás o caminho da perfeição de Deus e estarás apto para a exercitação da vontade do Onipotente Criador!
Que a bênção do Senhor seja absorvida por todos!

7 comentários:

  1. Glauco César,foi muito bom ter estudado mais uma parte dessa série sobre o sábado. Confesso que essa mensagem é espetacular para todas as pessoas pelo fato do sábado ser o memorial da criação.Deus te abençoe! Estou esperando o próximo estudo. Um forte abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pela opinião sincera do meu amigo Alexandre Barros. Todavia, neste estudo, estamos dessecando e, portanto, procurando descobrir, qual dia, de fato, é apontado como sendo o dia do Senhor? Levando-se em consideração, tão somente, o que as Escrituras Sagradas apontam sobre este assunto.
    Há quem acredite que seja o Domingo, cuja compreensão é tão bem defendida pelo Pastor Amilto Justos ou, o Sábado, apresentado, singularmente, pelo preletor Glauco César, baseado também na Santa Bíblia.
    Portanto, cabe a cada leitor tirar sua própria conclusão!
    Que o Onipotente Pai, esteja direcionando a mente de cada pessoa!

    Que as benção de Jesus Cristo, recaia em profusão, sobre todos nós!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço de coração a Educadora Joselma Andrade pelo compartilhamento deste artigo, uma vez que o assunto em pauta, será de utilidade para muitos.
    Acredito que este trabalho enriquecerá o cabedal de conhecimento, no tocante ao tema ventilado!
    Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  4. Novo comentário colhido no whatsapp desta feita da minha irmã Elba Lúcia!

    Elba Lúcia - Glauco, muito bom este estudo sobre o sábado. É importante lembrar que este santo dia, existe antes mesmo da fundação do mundo e que permanecerá como santo dia do Senhor na Nova Terra, de eternidade por eternidade!
    O Sábado é tão importante, que até mesmo o nome da igreja que frequento, está intimamente relacionada a ele. Igreja Adventista do Sétimo Dia, ou seja: Igreja Adventista do Sábado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço de coração a minha irmã Elba Lúcia pelo seu oportuno comentário.

      Todavia, gostaria de ressaltar que, apesar de concordar contigo, estou seguindo a dialética proposta pelo Pastor Amilto Justos e, como tal, sigo a arte do diálogo no sentido laudativo, usando a força da argumentação lógica, neste caso procurando fugir do sentido pejorativo, sem nenhuma significação torpe ou desagradável!
      Daí não ser necessário fazer uso da afirmativa de que o Sábado existe como dia do Senhor, antes mesmo do mundo ser formado, pois, o Pastor Amilto Justus, defende a tese da inobservância do Sábado, por qualquer ser humano!

      Concordo contigo quando afirmas da importância do Sábado, contudo, creio que o Sábado é memória, tão somente da obra criativa, principalmente do próprio Criador!
      Portanto, não importa qual Instituição Evangélica esteja defendendo este Santo Dia.
      Alguns segmentos religiosos adotam esse dia como o dia do Senhor, pode-se citar, por exemplo, os Judeus, os Israelitas, os Anabatistas, os Batistas do Sétimo Dia e os Adventistas do Sétimo Dia, entre tantos outros.
      No entanto, este dia separado e consagrado pelo próprio Criador, não autentica nenhuma destas Instituições, a não ser para identificar quem, de fato, é o nosso Deus Criador!
      'Adora Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.' Apoc. 14: 7 up.
      Portanto, não se pode adorar, criatura, dia ou Instituição, adora-se somente a Divindade! "Olha, não faças tal, porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora unicamente Deus." Apo. 22: 9.

      Excluir
  5. Novo comentário colhido no face, desta feita da amiga leitora Neves Pedrosa.
    Neves Pedrosa - Sim, claro que permanece nunca foi e nunca será abolido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a Neves Pedrosa pelo tão substancial e convicto comentário.
      Sei que o Onipotente Criador espera de cada pessoa além do que ela comumente produz, para levar pecadores aos pés do Remidor.
      Por isso, cada dia procuro dá um pouco mais de mim nos meus escritos, imaginando que as pessoas envolvidas com o processo redentor de Cristo Jesus, possa me auxiliar, ampliando e corrigindo, quando necessário, ou mesmo, pulverizando esse trabalho, que tem por princípio a divulgação da Palavra de Deus,
      por isso, amiga, conto contigo!
      Que o Senhor Jesus continue te abençoando!

      Excluir