Total de visualizações de página

sábado, 19 de outubro de 2013

IDE - A Visão de Cristo Glorificado

A VISÃO DE CRISTO GLORIFICADO 
Educador Glauco César


NOTA DO ARTICULISTA -  Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
        Uma vez que uma determinada opinião é postada, e outra sobre o mesmo assunto também é veiculada, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar das mesmas, enriquecendo desta maneira, seu cabedal de conhecimento.


                     No verso anterior, você se lembra, Jesus foi visto por João no meio dos castiçais ou igrejas, que representam todas as pessoas, neste caso, participando de suas experiências, compreendendo suas necessidades.
              Agora, através de uma acareação escriturística, iremos extrair mais luz, compreensão, esclarecimento, advertência e conforto, a partir da descrição de Cristo, contida no verso catorze do capítulo primeiro do Apocalipse. 



                   Volvamos então a nossa mente, para as palavras contidas neste verso que descreve assim: “A SUA CABEÇA E CABELOS ERAM BRANCOS COMO ALVA LÃ, COMO NEVE; OS OLHOS, COMO CHAMA DE FOGO”.
                    Façamos, então, um estudo pormenorizado, numa verdadeira decomposição ou desagregação das diversas partes constituintes desse verso!

A SUA CABEÇA E CABELOS ERAM BRANCOS COMO ALVA LÃ, COMO NEVE - Quão diferente era a aparência de Jesus Cristo, mas, o vidente de Patmos, não tinha a menor dúvida, era na verdade, o seu amigo e mestre.
                        Agora João contempla seu Senhor. Não é mais um homem de tristezas, desprezado e humilhado pelos humanos.
                      A cabeleira de Jesus é agora semelhante à do Pai, não pela idade, pois o Eterno não conta tempo algum, mas pelo “resplendor da glória do Senhor”. Ezequiel 10: 4.

OS OLHOS, COMO CHAMA DE FOGO - Os olhos de Jesus, nessa visão, assemelhavam à chama de fogo. Daniel no capítulo dez e no verso seis de seu livro descreve que os olhos de Cristo eram, analogamente, ‘como tochas de fogo’. O fogo penetra em todas as direções, isto indica-nos que nada nem ninguém pode furtar-se a Seus olhos penetrantes; antes, tudo, em toda a Sua Criação, está evidente perante suas vistas perscrutadoras. Inútil é para o homem ocultar suas más obras. Não poderá jamais se esquivar perante os olhos do Supremo Juiz.
                  Esse fato não deve deixar ninguém apreensivo, pois, o fogo é um elemento de purificação e, quando usado com o olhar misericordioso de Deus e, com o amor enternecedor de Jesus Cristo, no momento oportuno, que é hoje, habilitará cada pessoa que se colocar nas mãos do Senhor, a usufruir da companhia benfazeja do Espírito Santo de Deus, não só no presente século, como em toda a eternidade!
                       Esta visão que João teve de Cristo, com os olhos, como chama de fogo, é ampliada e esclarecida por Paulo, e chega até nós como advertência. Está relatada no livro de Atos 17: 31: “Porque tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo”.
                       Julgar a todos os que no mundo habitam, tantos justos como ímpios.
                     Esse julgamento, não é Deus decidindo quem Ele vai galardoar com a vida eterna ou, condenar, quem quer que seja, a permanecer durante a eternidade, na região do absoluto silêncio, como poeira cósmica!
                    O dia determinado por Deus para esse julgamento é exatamente o dia de hoje!
           Na verdade, hoje está acontecendo o juízo investigativo, ou, como costumo chamar, o juízo enquanto graça! O objetivo desse juízo, não é Deus decidir sobre a condição futura do homem, contudo, é Deus respeitando e aceitando a atual e legítima escolha da humanidade!
             O que quer dizer, somos nós, que temos a oportunidade de rejeitá-Lo ou escolher-Lo com Sua irrecusável oferta que é restituir-nos aquilo que perdemos ao pecar, ou seja, a eternidade! “Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável, e socorri-te no dia da salvação; eis aqui, agora, o tempo aceitável, eis aqui, agora, o dia da salvação.”  II Coríntios 6: 2 (grifo nosso). 
                          Salomão confirma esta verdade em Eclesiastes 3: 17. “Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio”. E Paulo reafirma em II Coríntios 5: 10. “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal”.
                           Nessa instância, para aqueles que irão receber o galardão, esse fato acontecerá em parte, na iminente volta de Cristo e, concretizará definitivamente após o milênio, quando os justos retornarem na Nova Jerusalém celestial, com Cristo, para estabelecer aqui na Terra a nossa morada eterna!
                    Salomão complementa em Eclesiastes 12: 14. “Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, até tudo o que está encoberto, quer seja bom quer seja mau”.
                  Neste caso, esse acontecimento evidenciará durante o milênio, nos Céus, é o juízo milenar, onde, na verdade, haverá um juízo comprobatório, com o intuito de confirmar a justiça de Deus! Portanto, não é Deus julgando os ímpios, uma vez que estes estarão mortos na Terra nem os justos, pois, estes estarão vivenciando o milênio nos Céus!
                          Nesse julgamento todo o Universo comprovará que em tudo Deus foi fiel e justo! A conclusão é que se alguém está nos Céus ou permaneceu morto na Terra, é porque essa foi sua real escolha!
                    Meu caro leitor, tudo, que os olhos perscrutadores de Cristo vê ficarão registrado nos livros celestiais, é o que diz João em Apocalipse 20: 12. “Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então se abriram os livros. Ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros”.
                       Os registros celestiais comprovam que Deus não tem nada a esconder. Deus está disposto a abrir perante todo o universo os registros da vida de qualquer pessoa, tanto salva quanto perdida.  
                      Deus não precisa apagar os fracassos dos que são salvos, porque nestes mesmos registros documentam o arrependimento e o seu relacionamento vivificante com Deus.
                        Quando Deus anuncia que você está preparado para a vida eterna, os livros de registro celestiais apoiam esta evidência.
                    Por isso, em vez de ficarmos perplexos e ansiosos, lembremo-nos, Deus está juntamente com os céus de joelhos, olhando para nós, com ansiosa antecipação, dizendo: ‘Escolhei Hoje a Mim’. Que momento solene! A nossa vida será totalmente escancarada, ante o olhar de toda a humanidade, e, será então revelado todo desígnio de nosso coração.
                Se não quereis passar por vexame universal, escolhei hoje a quem haveis de servir; ‘Eu e minha casa serviremos ao Senhor’. Josué 24: 15.
                          A descrição de Jesus, feita por João, prossegue em Apocalipse 1: 15 relatando assim: “OS PÉS SEMELHANTES AO BRONZE POLIDO, COMO QUE REFINADO NUMA FORNALHA; E A SUA VOZ COMO VOZ DE MUITAS ÁGUAS”.

                     Façamos um estudo pormenorizado de cada parte deste verso, tendo em vista conhecer sua natureza, suas proporções, suas funções, suas relações e, demais adjetivos!
                     Comecemos, então, separando a parte que relata:
OS PÉS SEMELHANTES AO BRONZE POLIDO, COMO QUE REFINADO NUMA FORNALHA - Até mesmo os pés de Jesus atraem a atenção de João.
                     Os pés do Salvador já não estão cobertos de poeira das estradas. Agora são ‘semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha’. Sim, Seus pés são pés limpos, incontaminados, figura de que Ele palmilhou sempre caminhos puros, de justiça.
                        Aqueles que esperam entrar no céu e desfrutar a feliz eternidade nesta Terra Renovada devem esquivar-se dos caminhos do pecado, e purificar seus pés nos caminhos da pureza e da justiça, imitando o jornadear do Mestre.
                        Na fornalha desta vida de lutas devem purificar os pés do caráter e igualá-los aos do Salvador.

A VOZ COMO VOZ DE MUITAS ÁGUAS – A voz do mestre, aquela voz branda e delicada, é agora apresentada ‘como a voz de muitas águas’, como a voz duma multidão, ‘de muita gente’. Podemos garantir, segundo as circunstâncias descritas no livro de Daniel 10: 6 up. Que diz: “A voz das suas palavras como o estrondo de muita gente”.
                 Sua humilde voz de ‘Cordeiro de Deus’ transmudou-se em a voz do Todo-Poderoso.
                               Ao voltar Jesus, Sua voz, ao fazer-Se ouvir como a ‘a voz de muitas águas’ e ‘como a voz das suas palavras como o estrondo de muita gente’ abalará os céus e a terra, pondo em risco fatal a vida do ímpio descuidado e rebelde aos reclamos de Sua divina Lei.
                        Sua voz retumba como uma gigantesca catarata. É impressionante, atemorizante, pois o Verbo de Deus, agora, com todos os atributos da Divindade desvelados, e de maneira corpórea, haverá de julgar em justiça a terra habitada.
                       Que eu e você, meu caro leitor, e cada um de nós, possamos hoje, atender aos graciosos e atrativos convites do Cordeiro de Deus, para termos um relacionamento salvífico, com Cristo. Para que naquele dia, não possamos ouvir a voz retumbante, como de uma gigantesca cascata, a nos contar como ímpios, descuidados e rebeldes aos reclamos de Sua divina lei.
                        Pois, os proferimentos de Sua boca resultam na execução de todos os pecados, e, por extensão, de todos aqueles que estiverem intimamente ligados e, se deleitando com a iniquidade.
                        Aquilo que vem a seguir deve ser de absorvente interesse para todos os leitores.                   
                   É para o nosso duradouro benefício que aceitemos essas pronunciações registradas no versículo dezesseis de Apocalipse no capítulo primeiro. O registro afirma:
“TINHA NA MÃO DIREITA SETE ESTRELAS, E DA BOCA SAIA-LHE UMA AFIADA ESPADA DE DOIS GUMES. O SEU ROSTO BRILHAVA COMO O SOL NA SUA FORÇA”.
                    Analisemos, então, esse verso, parte por parte, para que o mesmo fique racionalmente compreendido.

TINHA NA MÃO DIREITA SETE ESTRELAS - João vê Jesus sustendo em Sua mão direita sete estrelas. E o que significam as sete estrelas? Apocalipse capítulo um e o verso vinte esclarece-nos, dizendo: “Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita... as sete estrelas são os anjos das sete igrejas”.
              Em profecias anjo é também sinônimo de mensageiro, veja Lucas capítulo um e verso dezenove que reza assim: “Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas novas” e o verso 26 diz: “No sexto mês foi o anjo Gabriel enviado da parte de Deus”. Neste caso, mensageiro não só no sentido de dirigente, pastor das sete igrejas, mas, sobretudo de todas as pessoas que voluntaria e prazerosamente se envolvam na tarefa de levar o Evangelho a todo o mundo!
                       Que lindo e comovente quadro, Jesus sustendo os dirigentes, os pastores e mensageiros, dando-lhes proteção, participando de suas experiências, compreendendo suas necessidades.
                      Esses anjos, mensageiros, dirigentes, pastores não estão sós, têm a certeza de que o Senhor está com eles em cumprimento de Sua promessa que se encontra em Mateus 28: 20 que diz: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.



E DA BOCA SAÍA-LHE UMA AFIADA ESPADA DE DOIS GUMES - Nesta visão, que João teve de Jesus, ele pode perceber que da ‘boca’ do seu Mestre ‘saia-lhe uma afiada espada de dois gumes’. Apocalipse 1: 16
                        Esta espada não é uma espada real, de aço, mas simbólica ‘do poder de Sua palavra’.
                       



                         No livro de Hebreus, no verso doze do capítulo quatro diz: “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”.
                        Percebemos claramente, que esta espada que sai da boca de Jesus, nada mais é, que a Sua Palavra, no caso, a Santa Bíblia, sendo, os dois gumes, uma alusão aos dois Testamentos, o Novo e o Velho, conforme a divisão das Sagradas Escrituras.
                           Quando Jesus retornar naquele dia, vai tornar patentes todos os propósitos descabidos e pensamentos maléficos, rasgando os corações dos que hoje palmilham caminhos tortuosos, deixando evidenciados todos os seus intentos, discernindo os seus resultados funestos. Tudo isto através do poder de Sua palavra, a ‘espada de dois gumes’.

O SEU ROSTO BRILHAVA COMO O SOL NA SUA FORÇA Esse brilhar do rosto de Jesus Cristo, o Sol da Justiça, denota, sem sombras de dúvidas, a transparência do julgamento do pecador! A Divindade está plenamente tranquila quanto à maneira desse juízo, bem como ao resultado do mesmo! Daí esse brilho de contentamento!
                         Daniel diz no seu livro, capítulo dez e versículo seis que: ‘O Seu rosto era como relâmpago’. Já os Seus olhos são descritos ‘como chama de fogo’. Em virtude do resplendor fulminante de Seu rosto, os ímpios, em Sua vinda, procurarão em vão clamar às montanhas, na mais estranha oração ‘Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto dAquele que está assentado sobre o trono e da ira do Cordeiro’. Apocalipse 6: 16.
                           É bom ficar sempre apercebido de que Deus o Pai é que está assentado sobre o trono, Jesus o Filho de Deus está assentado à Sua direita, conforme Ele mesmo explicou ao Sumo Sacerdote, quando estava sendo injuriado. Confirme em Marcos 14: 62. “Jesus respondeu: Eu sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do céu”.
                        Diz Paulo em II Tessalonicenses no capítulo dois e versículo oito que: “Então será de fato revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca, e o destruirá, pelo resplendor de sua vinda”.
             Apesar de que o verso em lide, afirme categoricamente que o Senhor Jesus matará o iníquo, deve-se entender que esse matar, por intermédio de Cristo, é só uma força de expressão!
                      Bem sabemos que a Divindade não mata ninguém, nem tem prazer na morte do ímpio, pois, de Deus só procede à vida e vida com abundância. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 6: 23
                              Como percebemos a morte é consequência do pecado e não uma ação propositada de Deus, no entanto, de Deus só advém vida, Ele quer nos devolver a eternidade!
                              Seria até ilógico acreditar que Deus matasse, uma vez que Ele, em Seus mandamentos proíbe o humano de matar! Sendo assim, Deus estaria pedindo ao homem para não fazer algo que o próprio Deus não consegue deixar de fazer!
                            A Moisés que desejou ver a Sua face, replicou Ele, em Êxodo 33:20. “Não poderás ver a minha face, portanto homem nenhum verá a minha face e viverá”. O homem mortal em sua atual condição, não suportaria ver a face impoluta do Altíssimo sem sentir o choque semelhante às trevas ao encontrar a luz. As trevas desaparecem não porque a luz tenha matado a escuridão, mas, pelo fato de não haver nenhuma associação entre a luz e as trevas!
                         O médico Lucas, no seu livro, no capítulo vinte e um e no verso trinta e seis, dá-nos uma admoestação e um conselho, para aqueles que hoje, desejam se tornar vencedores em Cristo Jesus. Diz ele: “Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas cousas que têm de suceder, e estar em pé na presença do Filho do Homem”.
                   Eu e você, meu caro leitor, como também cada um de nós, carecemos dum preparo perfeito, de uma comunhão constante com os céus, de um relacionamento vivificante, para podermos, afinal, estar em pé diante do Filho do Homem, naquele grande dia, e não sermos pegos de surpresa.
                        Não poucos cristãos há que pretendam ver logo a Jesus vindo em poder e glória. Mas, infelizmente, estão vivendo em plena desarmonia com Sua vontade, pisando abertamente Sua divina e Santa Lei. Surpresas cruéis trarão o segundo advento de Cristo a estes descuidados crentes que, fundados no fato de que Ele é amor, julgam que por estarem salvos, negligenciam o devido preparo.
                    Lembre-se meu amigo leitor, a salvação, Cristo doou a todos indistintamente, por isso todos estão salvos e aquilo que Jesus dá, de maneira nenhuma Ele toma de volta, contudo, a aceitação desta preciosa verdade, depende exclusivamente de cada pessoa e, Cristo nunca obrigará ninguém a aceitar tão grande salvação!
                    Uma vez aceita essa salvação, o pecador penitente terá direito a existência imutável que não terá fim!  
                 A prova visível de que aceitamos o sacrifício salvífico do Filho do Homem, são as nossas obras na senda do bem, que nos preparam para recebermos com espontaneidade a Vida Eterna. 
                        Meu caro amigo leitor, apesar de que no livro de João no capítulo cinco e no verso trinta e sete esteja relatado que ninguém “Jamais ouviu a voz de Cristo com Glória desvelada, nem visto a sua forma’; e a Moisés foi dito que ninguém verá a Deus, e ainda viva. Êxodo 33: 20. Confirme: “Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá”. Eu e você, se tivermos um preparo perfeito, poderemos, afinal, estar em pé diante do “Filho do Homem”.
                       E não somente estar de pé, pois, o apóstolo João, na sua terceira epístola, no capítulo três e verso dois, transmite-nos uma certeza: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque havemos de vê-Lo como Ele é”.
                   Que eu e você, leitor, possamos nos tornar semelhantes a Deus, na Sua pureza e Sua eternidade, e possamos naquele glorioso evento dizer: “Eis que este é o nosso Deus, a quem nós aguardávamos, na Sua Salvação, exultaremos e nos alegraremos”. Isaías 25: 9 up.
                 O livro do Apocalipse descobre o véu da humanidade de Jesus e manifesta com exuberância um panorama da glória de Cristo.
                      Nos evangelhos, no entanto, dentre outras cousas, encontramos patenteado Seu trabalho, Sua paciência, Seu sofrimento, sendo menosprezado, humilhado, zombado, insultado e finalmente morto na afrontosa cruz, por aqueles que lhe deviam ter prestado agradecimento, reverência, reconhecimento e, sobretudo amor.


                               No Apocalipse, que é o Evangelho do Amor, divisamos as boas-novas de grande alegria, e percebemos a metamorfose do Cordeiro de Deus, transmudando-Se para o Leão de Tribo de Judá, retirando a capa da humilhação e vestindo a túnica da glorificação, descendo da cruz e assentando-Se em associação com o Pai no Trono do Domínio Universal.





                       Que mudança extraordinária, Aquele que se tornara vergonha e tropeço para muitos, que fora expulso da vida, rejeitado da forma mais vergonhosa, agora, aparece, num acontecimento feliz, dominando as nações da Terra, para dizimar a iniquidade e em seu lugar estabelecer a justiça e o amor.
                       Os Seus seguidores, expectantes, recebem a Jesus, não mais como um estrangeiro apátrida, mas como Rei dos reis e Senhor dos senhores, sendo gratificados com a recompensa da Vida Eterna.
                            Com voz suave, falando para os habitantes da Terra, certa feita, o Pai disse: “Este é o Meu Filho amado, no qual Eu tenho prazer”. Mateus 3: 17.  Agora, com indescritível regozijo, falando aos Céus, mais precisamente para a Divindade os filhos, com exuberância, bradam: “Eis que este é o nosso Deus; por Ele temos esperado, para que nos salve. Este é o Senhor; por Ele temos esperado; na Sua salvação gozaremos e nos alegraremos”. Isaías 25: 9

                           Que essa seja a minha e a tua experiência meu amigo leitor! Que o nosso amorável Pai, continue nos galardoando de bênçãos amoráveis!




COMENTÁRIOS - Estarei colando comentários de alguns leitores que por algum motivo preferiu fazê-lo no face!

Ilma Bezerra Porto li do leâo para baixo - Gostei nunca tinha pensado nesta transformação do cordeiro para leão.Troca esta foto é muito feia 

2 comentários:

  1. Você não deve absolutamente nada a nenhum escrito. Parabéns!
    Aldery

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=00geix-oNQI#t=14

    Vi esse importante comentário..quem puder assista é muito importante para o crescimento espiritual.

    ResponderExcluir