Total de visualizações de página

domingo, 1 de dezembro de 2019

IDE - Após o Estágio Milenar Nos Céus, a Terra Será a Morada do Altíssimo

CAPÍTULO XXI

APÓS O ESTÁGIO MILENAR NOS CÉUS, A TERRA SERÁ A MORADA DO ALTÍSSIMO
Educador Glauco César


NOTA DO ARTICULISTA - Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
Uma vez que uma determinada opinião é postada e, outra sobre o mesmo tema versado também é veiculado, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar dos mesmos, enriquecendo, desta maneira, seu cabedal de conhecimento. 



Foi necessário, precisamente, mil anos para que o caráter da Divindade, tanto na pessoa do Pai, quanto do Filho e do Espírito Santo fosse, finalmente, vindicado, através da ação amorosa, repleta de detalhes, que culminou na justificação do Divino, corrigindo em cada redimido, a incerteza do amor de Deus, banindo, definitivamente, em cada um dos vitoriosos, a dúvida sobre a Divindade, que o Inimigo houvera colocado na mente de cada pecador.
Desta maneira, foi desfeita a grande interrogação sobre o governo Divino, que o Falsário imprimiu na mente humana, disseminando, todavia, a dúvida em todo o Universo!
Assim, a Grande Expansão respira a atmosfera da certeza e da paz, uma vez que; o grande e milenar conflito  entre o bem e o mal, Cristo e Satanás, houvera sido esclarecido, restando, tão somente, o desfecho final!
João, o Vidente de Patmos, teve o privilégio de ser o primeiro humano a visualizar e conhecer, mesmo que em visão, a restauração da Terra, uma vez que, ela houvera sido danificada pelo pecado, no entanto, ela voltará a ter, todas as características de quando fora criada, pois, o Criador é imutável! "Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança." Tiago 1: 17. "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente." Hebreus 13: 8.
Sabe-se que o Onipotente jamais mudaria Suas ações e propósitos, todavia, ao final do verso um, deixa transparecer ao leitor incauto, que na restauração de todas as coisas, o Criador do Universo eliminaria, em Sua restauração, o ajuntamento das águas, conhecido como mar.
Analisando com mais coerência, deve-se fazer uma junção do verso um com o versículo cinco onde o Relato Revelado de Deus esclarece que o Poder fará 'nova todas as coisas'. Observando com minúcia, se percebe que o Criador ao fazer nova todas as coisas já existentes, o mesmo estará fazendo uma restauração, todavia, Ele não fará coisas novas. A Divindade não irá fazer coisas novas, pelo simples fato de que Ele não muda e, não mudaria Sua obra Criativa, que foi confeccionada de forma pura, imaculada e virtuosa, contudo, Ele irá renovar todas as coisas que o pecado depreciou!
Arrazoemos, o mar não existirá da mesma forma que o céu e a Terra, pois, tudo será restaurado. A própria Revelação, no capítulo seguinte, faz referência ao rio da água da vida que procede do trono de Deus e do Cordeiro e, segue seu caminho. É lógico que este rio deverá ter um lugar onde possa desaguar seu líquido precioso, será no mar da Terra Restaurada! "O Seu domínio se estenderá de mar a mar e desde o rio até às extremidades da Terra."  Zacarias 9: 10.
Conclui-se que o mar será igual ao ajuntamento das águas Edênicas, antes do advento do pecado, pois, Deus não é passivo de mudança nem, muda Seus propósitos. "Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo do céu num só lugar, e apareça a porção seca... À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom." Gênesis 1: 9 e 10.
De posse desse exame de cada parte do verso em observação, tendo em vista conhecer a natureza do Criador, Suas proporções, funções e relações, podem-se conhecer os versos que serão decompostos com cautela. "Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
Vi também a cidade santa, a Nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.
Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram.
E Aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as cousas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.
O vencedor herdará estas cousas, e Eu lhe serei Deus, e ele Me será filho.
Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
Então, um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos, veio e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro; e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, a qual tem a glória de Deus. O seu fulgor era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina.
Tinha grande e alta muralha, doze portas, e, junto às portas, doze anjos, e, sobre elas, nomes inscritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
Três portas se achavam a leste, três, ao norte, três, ao sul, e três, a oeste.
A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
Aquele que falava comigo tinha por medida uma vara de ouro para medir a cidade, as suas portas e a sua muralha.
A cidade é quadrangular, de comprimento e largura iguais. E mediu a cidade com a vara até doze mil estádios. O seu comprimento, largura e altura são iguais.
Mediu também a sua muralha, cento e quarenta e quatro côvados, medida de homem, isto é, de anjo.
A estrutura da muralha é de jaspe; também a cidade é de ouro puro, semelhante a vidro límpido.
Os fundamentos da muralha da cidade estão adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento é de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda; o quinto, de sardônica; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; e o duodécimo, de ametista.
As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessas portas, uma só pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente.
Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro.
A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
As nações andarão mediante a Sua luz, e os reis da terra Lhe trazem a sua glória.
As suas portas nunca se fecharão de dia, porque, nela, não haverá noite.
E lhe trarão a glória e a honra das nações.
Nela, jamais penetrará cousa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no livro da vida do Cordeiro." Apocalipse 21: 1 - 27. 

UMA CIDADE DIVINA, CRISTÃ, LITERAL, TENDO DEUS E O CORDEIRO COMO TEMPLO




João teve o deslumbrante privilégio de ver, em primeira mão, antes que o fato acontecesse, a Nova Jerusalém, em todo seu esplendor, descendo do céu, após o milênio, tendo em seu interior, além da Divindade, os quatro seres viventes, os vinte e quatro anciões, os cento e quarenta e quatro mil e, como não poderia deixar de ser, todos os demais remidos de todas as épocas.
É provável que o Vidente de Patmos, tenha tido a curiosidade de procurar, naquela visão, a sua própria pessoa, dentro da Santa Cidade!
É interessante notar que a Nova Jerusalém não é descrita como sendo a esposa de Cristo, contudo, a cidade estava ataviada como tal. Todavia, o adorno que embelezava àquela cidade, naquele instante, era, exatamente, os humanos que foram resgatados e justificados por Cristo Jesus!
Na verdade, a Sião Celestial, será o Tabernáculo que, naquele instante estará em movimento em direção à Terra, por conseguinte, será o perfeito símbolo da convivência harmoniosa da Divindade com o humano, sendo assim, haverá de ser a habitação residencial do Divino!
Quando aquela cidade aterrissar em definitivo neste planeta, os ímpios farão uma tentativa infrutífera para possuí-la, todavia, Deus, em consequência de Seu ato purificador, entristecerá ao ver todos os heréticos destruídos.
No entanto, Cristo haverá de enxugar dos olhos dos justificados, toda lágrima, limpando de suas mentes a lembrança do pecado e dos pecadores ímpios, sendo assim, a partir de então, não haverá mais morte, nem pranto, nem luto, nem dor, pois, tudo isto será desfeito, juntamente com o originador do pecado!
Naquele exato instante, todos os justificados, estupefatos, assistirão a ação gloriosa do Poder de Deus, ao vê-Lo reestruturar a Terra, devolvendo-a aos seus legítimos proprietários, restaurada, exatamente, conforme o propósito inicial do Divino! 
Imagino a alegria do santo casal, ao poder herdar o Éden, agora restaurado, exatamente como ele havia recebido das mãos do Criador, reconhecendo cada tipo de árvore, de animais e a topografia daquele ambiente, que o santo casal foi obrigado, por conta do pecado, se afastar daquilo que lhe cercava e envolvia!
A partir daquele instante o Onipotente concretizará Sua promessa, fazendo ver aos resgatados que somente o Eterno contém em Si próprio o princípio e objetivo final de todas as coisas. Jamais a humanidade ficará, outra vez, desejosa de longevidade, pois, naquele momento, em plenitude, receberá de Cristo a Eternidade.
Por isso mesmo, Jesus será reverenciado pela humanidade como sendo o próprio Deus e, os humanos serão reconhecidos, universalmente, como filhos da Divindade!
Todavia, existirão pessoas que, infelizmente, não tomarão posse da Nova Jerusalém, elas serão tragadas pela morte eterna! Contudo, uma classe, não especial, estará encabeçando o grupo dos perdidos. São os covardes, necessariamente, eles não são assassinos, nem impuros, nem idólatras nem sequer mentirosos, todavia, foram demasiados medrosos.
Preferiram não se expor perante seus amigos, temendo perder seu prestígio social, assim, escolheram se tornar desleal a Deus, atraiçoando a Divindade, amigos e familiares, por isso se tornarão cinzas debaixo dos pés dos justificados! "Pisareis os perversos, porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos Exércitos." Malaquias 4: 3.
Um dos sete anjos que detinha um dos flagelos, naquela oportunidade, falou com João, dizendo-lhe que mostraria a noiva, que se tornaria a esposa do Cordeiro e, por incrível que pareça, ele mostrou, justamente, a Santa Cidade, Jerusalém.
Tal informação não é contraditória, pois, o Apocalipse, como todo Relato Revelado do Onipotente é o maior exemplo de literatura estilística, neste caso em especial, o anjo faz uso do recurso de metonímia que consiste em usar uma palavra por outra relacionada, empregando o objeto pelo conteúdo. Nesta aplicação não é a cidade que hoje é a noiva de Cristo e, futuramente, será Sua esposa, mas, sim, seu conteúdo, no caso, a humanidade resgatada!
Portanto, a simbologia da cidade está, somente, na aplicação de seu resplendor, que sofre o desvio proposital para descrever que os justificados, eles sim, refletem a glória de Deus!
Nessa figuração cidade/resgatados, todo resplendor é uma alusão a Cristo que reflete Sua claridade no ser humano que, indubitavelmente, passa a retratar a glória do Deus Criador!
Sabe-se que a glória Divina envolverá toda humanidade, aquela luz branca, semelhante ao jaspe cristalino, reúne em si mesma, as demais tonalidades do espectro resplendoroso que corresponde à plenitude do Sublime Criador!
Acredita-se que na Terra restaurada, a Santa Cidade, será o lugar apropriado para cultuar o Altíssimo. A Nova Jerusalém será a Casa de Deus, nela os Cento e Quarenta e Quatro Mil serão sacerdotes e levitas que acompanharão o Cordeiro, por onde quer que Jesus vá!
Na Nova Jerusalém, durante a eternidade, de mês em mês, ao final de cada semana, virá toda humanidade adorar o Criador! "E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um Sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante Mim, diz o Senhor."  Isaías 66: 23.
A cidade tem uma enorme muralha que simboliza a segurança, denotando que, jamais, o pecado haverá de penetrar nela.
Existem doze portas, junto as quais doze anjos. Esses mensageiros de Deus tem a função de recepcionar todos os resgatados, quer seja da dispensação judaica ou mesmo do Israel espiritual, que são aqueles identificados como cristãos!
Tais recepcionistas angelicais, não estarão esperando os Cento e Quarenta e Quatro Mil, pois, estes viverão na Nova Jerusalém, no entanto, aqueles recepcionistas, aguardarão os demais remidos, que são os herdeiros que haverão de morar nos outros espaços da Terra, sabendo que estes construirão suas próprias casas para nelas habitar. Por todas essas qualidades, tais remidos, serão recepcionados cada vez que adentrarem na Nova Jerusalém! "Eles edificarão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto."  Isaías 65: 21.
A medida da muralha da cidade que é de cento e quarenta e quatro côvados, é uma autêntica alusão aos humanos que estarão servindo a Jesus, no interior da mesma, os Cento e Quarenta e Quatro Mil.
O mais importante naquela cidade, é que todo habitante da Terra restaurada, terá recebido como herança a experiência dos profetas, no caso os resgatados que antedatam à Cristo, e aqueles  que tiveram o privilégio de herdar a experiência, tanto dos profetas quanto dos apóstolos, no caso os cristãos.
Todavia, ambas as classes, estavam alicerçados  em Cristo Jesus, nossa pedra angular. "Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular." Efésios 2: 19 e 20.
A descrição da cidade é exuberante, todavia, esta não é a mais importante aplicação que se possa fazer deste capítulo.
De que adianta saber que tudo que nela contém reflete a Glória de Deus. É muito bom saber que as ruas são de ouro, cada porta é uma única e enorme pérola, muralha de jaspe, o fundamento da muralha feito das mais belas pedras preciosas que ao ser observado em conjunto brilham mais que o arco-íris em seu atual resplendor.
De que adianta toda essa beleza, se por ventura, lá eu não estiver? Pense nisso meu amigo leitor!
É por isso que lá não vai haver santuário, pois, os habitantes da Terra Restaurada, não mais necessitarão de ser purificados em coisa alguma.
Ao invés de Santuário, aquela Santa Cidade, terá o que existe de mais importante no Universo, o Deus Todo-poderoso e Jesus Cristo, Seu Filho amado!
Querido amigo leitor, você quer ter o teu nome escrito no livro da vida do Cordeiro?
Então, aproveite, agora mesmo, para entrar no Santuário de Deus, que é a tua própria consciência, e te reconcilia com Jesus, para assim escrever teu nome no livro da vida do Cordeiro! "Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espirito Santo, que está em vós, o qual tende da parte de Deus?" I Coríntios 6: 19.

Que Deus continue, enquanto houver oportunidade, te fortalecendo e te abençoando!





18 comentários:

  1. Ótimo estudo. Meu amigo Glauco César, ao lê esse estudo, percebo que Deus é amor verdadeiramente. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Alexandre, o mais importante no capítulo XXI do Apocalipse, é a oportunidade oferecida pelo Onipotente de possibilitar, a cada ser humano, de confirmar o caráter amoroso de Deus e, perceber que Seu governo é, de fato, o único ideal para reger a vida da para a humanidade e de todo o Universo.
      Quando estudado com singeleza e profundidade, se percebe que Deus ama a todos, indistintamente, e que Ele não mata, não matou e jamais matará! Pois, a morte é consequência do pecado, nunca uma ação premeditada do Onipotente! A Bíblia é clara sobre este aspecto, ao declarar: "Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." Romanos 6: 22 e 23.
      Que Deus continue a nos abençoar!

      Excluir
  2. Agradeço de coração a minha amiga Joselma Andrade, pelo compartilhamento desse texto, certamente essa atitude ajudará os seguidores de Joselma a perceber a solenidade do tempo que estamos vivenciando. Espero que essa postagem ajude nossos leitores a ter um encontro pessoal, salvífico e vivificante com Cristo Jesus, nosso remidor.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço de coração ao amigo leitor Andrey Vinícios pelo compartilhamento deste texto, certamente que os céus está jubilante com tal postura! Acredito que desta forma, você está obedecendo à comissão proposta por Cristo de ir a todo mudo para pregar o evangelho para toda criatura. O compartilhamento, na verdade, é o caminho mais curto de se atingir essa meta. Te sou grato por essa tua atitude. Que o Senhor Jesus continue te abençoando grandemente!

    ResponderExcluir
  4. Novo comentário colhido no face, desta vez do meu amigo Irmão João!

    Irmao Joao - QUEM APAGA, O QUE JESUS ESCREVEU?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta a esta tua inquietação é singela e conclusiva, ninguém apagará o que Cristo escreveu. Todavia, é bom saber que Deus é amor, e como tal, na Criação de todas as coisas, Ele presenteou a humanidade com a capacidade de fazer suas próprias escolhas e tomar suas próprias decisões! Esta capacidade nós identificamos de 'Livre Arbítrio'. Pois bem, baseado no Livre Arbítrio, quando Deus revela uma determinada situação, precisa-se ter a consciência que não é Deus predeterminando um fato ou resultado, contudo, é Ele revelando a última decisão tomada pela humanidade, ao fazer uso do Livre Arbítrio, que consequente e inevitavelmente, levará ao desfecho por Deus revelado! A Divindade respeita toda escolha feita pelo ser humano! Que possamos fazer a melhor escolha, que é estar ao lado de Cristo Jesus!

      Excluir
  5. Novo comentário colhido no face, desta vez da amiga leitora Neves Pedrosa!

    Neves Pedrosa - Verdadeiramente verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço de coração ao comentário de Neves Pedrosa!
      Todavia, suas duas palavras dá margem para se conjecturar, a palavra verdadeiro, neste caso, seria sinônima de que meus escritos seria espelho da verdade, portanto, seria uma escrita real e exata ou, Neves tinha intenção de afirmar que o escrito era autentico, ou seja, foi feito por mim mesmo?
      Fica então a dúvida, melhor, para mim, que essa palavra estivesse afirmando que meu escrito reflete, a verdade, conforme Deus é verdadeiro!
      Assim, pelo sim ou pelo não, a palavra verdade, por mim interpretada, eu escolho com franqueza e sinceridade, que Neves Pedrosa, tenha usado como descrevendo em conformidade com o real, portanto, seria uma escrita exata, repleta de realidade!
      Que Deus continue te abençoando!

      Excluir
  6. Novo comentário colhido no face, desta vez da leitora e amiga Rose Ferreira!

    Rose Ferreira - Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço à amiga leitora Rose Ferreira por tão expressiva palavra que denota, através de sua liturgia aclamativa que Rose declina com firmeza sua anuência aprovativa, concordando perfeitamente com este artigo que, de certa forma, requer fé!
      Por isso mesmo, creio que a mesma esteja afirmando com todo seu consentimento que, tudo por mim descrito, neste artigo, sem pestanejar, ela reage com um sonoro; assim seja!
      Portanto, amiga Rose Ferreira, é meu desejo que Deus continue te abençoando com toda gama de bençãos celestiais!

      Excluir
  7. Novo comentário colhido no face, desta vez da amiga Jô Caetano!

    Jô Caetano - Só o criador que sabe de todas as coisas. Creio que todos vamos prestar contas dos nossos atos quando chegar o dia. Boa tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Jô, só a Divindade sabe tudo de todos, no entanto, se cada pessoa vai ter que prestar contas de cada um de seus atos, conclui-se que toda pessoa tem consciência dos atos por ela própria pratica!
      Eu creio que cada dia é o dia por excelência, para se confessar os erros que, por ventura, a pessoa tenha cometido!
      Não é sem razão que o apóstolo Paulo faz essa afirmativa"E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus (porque Ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, aqui e agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, aqui e agora, o dia da salvação.)
      Que Deus continue nos abençoando!

      Excluir
  8. Novo comentário colhido no Face, desta vez da amiga de longas datas Kátia Sitônio!

    Katia Sitônio Mesquita - Glauco, concordo com você. Ele disse que voltaria e reinaria conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz contigo e com o teu discernimento sobre a Palavra de Deus, foi justamente, baseado na promessa de Cristo que, um dia prometeu vir outra vez, sendo que desta outra vez, não virá como criança indefesa, para servir, ser maltratada, incompreendida a ponto de ser morta, contudo, sabe-se que Ele morreu como Remidor, doando Sua vida para pagar o preço exigido pelo pecado, por isso Ele morreu para devolver a Vida Eterna, para todos que aceitarem, racionalmente, Seu sacrifício.
      A Bíblia informa que quando Ele vier, haverá de levar os remidos para os Céus, onde, durante mil anos, fará um estágio preparatório para saber usufruir de toda Eternidade, que será vivenciada aqui na Terra Restaurada!
      Após esse estágio de mil anos, a Nova Jerusalém, descerá para a Terra, com todos os justificados, onde, neste Planeta, antes malsinado pelo pecado, agora, restaurado, conforme o Poder de Deus, haverá de vivenciar a eternidade, juntamente a Cristo, nosso irmão Divino, a Deus nosso Pai e ao Espírito Santo!
      Que possamos participar deste futuro alvissareiro!

      Excluir
  9. Novo comentário colhido no Face, desta feita de minha amiga Helena Barros!

    Helena Barros - Gostei das observações, concordo com as idéias e previsões não tenho nada contra e acredito no Pai no Filho e no Espírito Santo. Israel tem uma história e uma mudança para melhor. O ser humano é um mutante. Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, amiga Helena Barros, é extraordinário quando se tem total, e irrestrita confiança na Divindade!
      Não importa que linha de interpretação se tem sobre o Grande Eu Sou, o importante mesmo, é confiar, total e plenamente na promessa da Vida Eterna!
      A humanidade, é sim, um mutante por excelência, principalmente, quando esta transformação apresenta características marcadamente distintas e melhores das dos seus ascendentes.
      Que possamos ter essa alteração Divina em nossas vidas!

      Excluir
  10. Novo comentário colhido no Fece, tão aguardado quanto dos demais leitores, contendo a opinião desta estudiosa da Bíblia, Iracema que, em si mesma, reflete o caráter benévolo de Cristo Jesus!

    Iracema Miranda Gomes - Caro amigo, fiz a leitura do Apocalipse 21 e encontrei nos estudos alguns itens interessantes.
    Temos uma concordância. A cidade, a Nova Jerusalém, é a nova humanidade como cidade perfeita e deslumbrante.
    A humanidade é a esposa.(o reverso da prostituta). Joāo está descrevendo a cidade com traços da antiga Babilônia histórica. Sugere, assim, que a Jerusalém celeste é a Babilônia, prostituta purificada e transformada pelo Evangelho. Agora ela reflete a glória de Deus.
    Ela é quadrada e cúbica como o Santo dos Santos no Templo.
    Sua perfeição é inimaginável (doze mil). Ela é uma cidade Universal, aberta para toda a humanidade (portas voltadas para os quatro pontos cardeais).
    O brilho do ouro mostra que a cidade é a imagem do brilho de Deus. É a humanidade plenamente realizada, à imagem e semelhança do Criador.
    Mas, a realização da nova humanidade propõe uma conversão agora, deixar o pecado para ser inscrito no livro do Cordeiro.
    A cidade dentro é um novo Paraíso. Ela é governada por Deus e por Jesus, em aliança com os homens. A nova humanidade recebe a vida de Deus, o Espírito (Rio de água da vida)
    O que leva os homens a uma decisão é o testemunho dos cristãos. Revelando o amor do Pai e a vinda de Jesus para destruir o mundo injusto e construir o mundo novo.
    A nova relação que existirá entre Deus e os homens é representada como céu novo e terra nova. Tudo se renovará.
    Necessário se faz a conversão de forma urgente.
    Até lá meu amigo, façamos por onde nossos nomes estejam escritos. Como bem disse Jesus: "alegrem-se por saber que seus nomes estão sendo escritos no céu."

    ResponderExcluir
  11. Belas e sábias palavras, esta é uma forma diferenciada de interpretação.
    Nesse teu entendimento, abre-se uma nova visão, que em nada impede de ser agregada ao texto por mim escrito.
    Portanto, teu comentário enriquece o assunto em estudo, ao tempo em que, demonstra a pluralidade de entendimento que, ao meu ver, dá ênfase maior, provando por meio de raciocínio concludente e lógico que Deus, quer sim, alcançar a todos os Seus filhos.
    Contudo, como não sou dono da verdade, procuro me achegar Àquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida, Jesus Cristo!
    Esta deve ser a postura de cada ser humano, notadamente, daqueles que almejam a Eternidade!
    Que Deus continue te abençoando!!!

    ResponderExcluir