Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

IDE - Após o Angustioso Crepúsculo Espiritual, Cintila o Dia Eternal!

CAPÍTULO XXII

APÓS O ANGUSTIOSO CREPÚSCULO, CINTILA O DIA ETERNAL!
Educador Glauco César

NOTA DO ARTICULISTA - Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
Uma vez que uma determinada opinião é postada e, outra sobre o mesmo tema versado também é veiculado, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar dos mesmos, enriquecendo, desta maneira, seu cabedal de conhecimento. 



A humanidade está a oferecer os saborosos frutos da árvore da sabedoria humana que, na maioria das vezes, tais frutos, apenas distanciam a criatura, cada vez mais, do Criador, Cristo Jesus!
Em contrapartida, a Divindade apresenta à vista e ao espírito humano os suculentos frutos da Árvore da Vida. “Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” Apocalipse 2: 7.
Na obra Criativa, o Paraíso de Deus era o Jardim do Éden, no qual, no meio dele, encontrava-se a árvore da vida. “Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim.” Gênesis 2: 9.
Após o advento do pecado no Planeta, a humanidade foi proibida de se alimentar do fruto da árvore da vida para que, assim, não viesse a viver eternamente! “Então, disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; ora, pois, para que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. O Senhor Deus, por isso, o lançou fora do Jardim do Éden.” Gênesis 3: 22 e 23.
Para não perpetuar o pecado Deus proíbe o homem de comer do fruto da árvore da vida.
Proibição esta que, na verdade, foi mais uma prova da misericórdia e do amor de Deus pela humanidade!
Imagine como seria angustiante e dolorosa a situação de uma pessoa que, estivesse, por exemplo, com câncer em fase terminal, condenada a permanecer padecendo por toda eternidade, sem ter o refrigério do descanso do sono da morte!
Foi, justamente, para impedir que o pecado e o sofrimento se eternizassem que Deus colocou querubins para guardar o caminho da árvore da vida. “E havendo lançado fora o homem, colocou querubins ao oriente do Jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.” Gênesis 3: 24.
Existem evidências que a árvore da vida e o Jardim do Éden, que é o Paraíso, foram transferidos para o céu que, posteriormente, deverá ser restituído para a humanidade remida ou, restaurada! “No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações.” Apocalipse 22: 2.
Portanto, provavelmente, a árvore da vida, encontra-se, hoje, no terceiro céu, no meio do Paraíso, também conhecido como o Jardim do Éden. “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora dele, não sei, Deus o sabe)... Foi arrebatado ao Paraíso.” II Coríntios 12: 2 e 4 pp.
Nessa compreensão, o vencedor só terá direito ao fruto da árvore da vida, depois de remido, no futuro eterno, todavia, o pecador necessita vencer, cotidianamente, todas as mazelas do pecado.
Sendo assim, como batalhador em busca da vitória, a humanidade necessita receber, de imediato, após cada conquista, o louro da vitória que é o fruto da árvore da vida, do contrário, dificilmente encontrará forças para almejar vitórias futuras, por isso mesmo, ele necessita ser galardoado no momento de sua conquista!
Existe outra compreensão que confere premio ao vencedor no momento da vitória, em todos os instantes da luta contra o mal. Nessa outra percepção a árvore da vida é um emblema de Jesus!
Esta é uma maravilhosa promessa de benção, não somente para que o fruto da Árvore da Vida seja degustado no futuro eterno, ou seja, na Terra restaurada, mas, que este Fortificante Divino possa robustecer o pecador, em sua fraqueza, no momento da batalha!
Só assim, o ser humano, torna-se participante de Cristo, a Fonte Pura da força que combate o mal, tornando-o num vencedor prazenteiro, por se alimentar, diariamente, do Fruto da Árvore da Vida, que é Jesus Cristo!
Neste entendimento, aprende-se a fazer uso do Paraíso, usufruindo, a cada momento, do fortificante fruto da Árvore da Vida, substanciado em Cristo Jesus!
Entende-se que o Paraíso seja, em excelência, o lugar de delícias, sendo assim, indubitavelmente, é a morada de Deus. Só se encontram delícias, onde se divisa o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Por isso, é correto se deduzir que, somente a Divindade está todo tempo, em todo tempo (presente, passado e futuro), em todo lugar. Portanto, unicamente, Deus o Pai, Cristo Jesus e o Espírito Santo, possuem ubiquidade!
O Paraíso está onde a Divindade está, certamente, o Paraíso encontra-se em todos! “Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.” Efésios 4: 5 e 6.
Compreende-se que o Paraíso de Deus, nada mais é do que a Divindade, composta pelo Pai, Filho e Espírito Santo.
Como o Filho ocupa a parte central da Divindade, encontra-se, exatamente, no meio do Paraíso de Deus, assim como está relatado em Gênesis!
Toda criatura que suplantar os atropelos do pecado, encontrará nos méritos de Jesus, o fruto que fortificará o pecador penitente, habilitando-o a permanecer ainda em animação, junto à Árvore da Vida que é o próprio Cristo.
Desta maneira, a humanidade, ainda nesta Terra malsinada pelo pecado, desfrutará da atmosfera celestial, no Paraíso de Deus, que se encontra nela própria. Igualmente, a humanidade usufruirá do companheirismo de Jesus Cristo, do Espírito Santo, bem como, do amor do Pai!
Agora sim, fortificados em vida, pode-se manter a certeza de que na manhã radiante da Eternidade, os vencedores estarão no Paraíso de Deus, na companhia da Trindade, comendo o fruto da árvore da vida, colhido e distribuído para os redimidos, pelo próprio Jesus Cristo!
O Éden, bem como, a árvore da vida, que um dia perdemos por conta do pecado, será, finalmente, devolvido à raça humana, como um eternal emblema do Paraíso de Deus.
Que você, meu amado leitor, possa fazer parte do grupo especial que receberá das mãos de Deus, o galardão da Vida Eterna!
De posse deste conceito, podem-se conhecer os versos que serão analisados com sentimento de dedicação absoluta, num culto de devoção e adoração à Deus. “Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.
No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.
Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o Trono de Deus e do Cordeiro. Os Seus servos o servirão, contemplarão a Sua face, e na Sua fronte está o nome dEle.
Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.
Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou Seu anjo para mostrar aos Seus servos as cousas que em breve devem acontecer.
Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
Eu, João, sou quem ouviu e viu estas cousas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas cousas, para adorá-lo.
Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora somente Deus.
Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.
Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.
E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.
Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.
Eu, Jesus, enviei o Meu anjo para vos testificar estas cousas às igrejas. Eu Sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.
O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a Água da Vida.
Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer cousa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das cousas que se acham escritas neste livro.
Aquele que dá testemunho destas cousas diz: Certamente, Venho sem demora. Amém. Vem, Senhor Jesus!
A graça do Senhor Jesus seja com todos. Apocalipse 22: 1 - 21.

A PRAÇA E O RIO




A Nova Jerusalém, como descrita na Revelação, é uma cidade física, portanto, literal, uma vez que, literais são seus habitantes, por isso mesmo, sabe-se que não se deve espiritualizar aquela extraordinária cidade!
Todavia, pode-se sim, tirar lições emblemáticas. É o caso de todos os objetos que compõem tal metrópole!
Tem-se conhecimento que uma praça, além de ser um lugar público e atrativo, onde, geralmente, as pessoas convergem para dali tirar proveito, sendo, portanto, o principal ambiente de encontros. Nesse caso, a Praça é um perfeito emblema da pessoa de Cristo Jesus!
Para robustecer essa insígnia, vale ressaltar que no meio da mesma encontra-se o Rio da Vida que, também é símbolo do Mestre! "Aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, Eu serei nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." João 4: 14.
Nessa figuração, acredita-se que os habitantes da Terra Restaurada, estarão, constantemente, se dessedentando dAquela água. A brisa que corre sobre a Praça é balsâmica e vivificante, tudo ali respira beleza e musicalidade!
A face gloriosa de Cristo é espelho do rosto do Pai, todavia, o ser humano, naquela oportunidade, não verá Deus através do reflexo das ações de Cristo, pois, o Eterno, fisicamente, estará ali, em cumprimento da promessa feita por Jesus no Sermão do Monte. "Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão Deus". Mateus 5: 8.
Esta é uma demonstração vívida que Deus o Pai é o personagem alvo que a humanidade busca e, haverá de encontrá-Lo, vendo-O como Ele é!
Não é sem razão que o próprio Deus virá resgatar Seus filhos, confira nas palavras de Cristo tal propositura! "Quando vier o Filho do homem na Sua majestade e todos os anjos com Ele, então, se assentará no trono da Sua glória... Assim, dirá Jesus aos que estiverem à Sua direita: Vinde, benditos de Meu Pai!Mateus 25: 31 e 34 pp. (grifo nosso). "Respondeu-lhe Jesus:... Eu vos declaro desde agora, vereis o Filho do homem assentado à direita do Todo-Poderoso, vindo sobre as nuvens do céu."  Mateus 26: 64. (grifo nosso).
Quando o pecado adentrou na Terra, a humanidade, a partir de então, passou a enaltecer em demasia as coisas por Deus Criadas, deixando de perceber que o Criador é muito maior que Sua própria Criação!
Para corrigir esta postura de entendimento, a mensagem apocalíptica apresenta Deus em esplendor e Jesus com glória desvelada, transmitindo a impressão que junto ao Trono do Onipotente não existe noite, o brilho da Divindade é tão intenso que chega mesmo a ofuscar a luz do sol, onde a noite do pecado não resistirá à Luz da Verdade.
Este fato leva o ser humano a compreender que a claridade Divina é essencial, por isso, apesar de que o sol, que ilumina a parte clara do dia, continuará a existir, como também a lua, que galanteia a noite, dividindo o dia em duas partes, a escura e a clara, todavia, tais astros, tanto o sol quanto a lua, não mais serão fundamentais para a humanidade, pois, teremos Jesus, o Sol da justiça, ante O qual, todas as pessoas O reverenciarão!
Pode-se descansar confiante nesta promessa, pois, quem assevera todas estas coisas é o Mestre, Ele é fiel ao Pai e tão verdadeiro quanto o Todo Poderoso. Em Jesus, pode-se confiar plenamente!
Cristo virá juntamente com o Pai para resgatar toda pessoa zelosa das promessas apocalípticas. Contudo, a humanidade ainda está vivenciando o tempo sobremodo oportuno, todavia, a porta da misericórdia está prestes a ser obstruída!
Quando a porta da Graça se fechar, então, durante o último ano sobre este planeta governado, ainda, pela régia do pecado,  somente naquele último ano, não haverá Livre Arbítrio, tudo estará definido, aguardando-se tão somente o desfecho final, por isso, todo injusto continuará praticando injustiça, toda criatura suja de entendimento, permanecerá se enlambujando em sua sujeira, por conseguinte o justificado, cada vez mais, praticará atos de justiça, procurando desta forma, condizer, com sua justificação!
Ao terminar o último ano de peregrinação sobre a Terra, com certeza, acontecerá o maior evento de todos os séculos, a vinda de Deus e a volta de Cristo. Naquela oportunidade, o Filho de Deus retribuirá a cada pessoa o que ela terá de direito, isto, baseado nas obras e escolhas que cada  ser humano fizer!
Esta garantia está referendada por Aquele que, através de Sua Palavra, Criou todas as coisas para que a humanidade pudesse se sentir segura e feliz, junta à Divindade!
É por esse motivo que Jesus identifica de felicíssimo todo pecador arrependido, perdoado e justificado que, por ter purificado suas ações, lavando-as no sangue do Cordeiro, guardando todos os mandamentos da Lei de Deus, como consequência, se alimentará do fruto da Árvore da Vida, tendo direito a conviver com o Altíssimo!
Não obstante, a Revelação identifica cinco qualidades de pecadores que, definitivamente, ficarão alijados do Reino de Deus.
A lista começa com os cães, obviamente, que estes cães são emblemáticos, portanto, não são referências aos cachorros, é uma figuração a toda pessoa que, em essência, deveria estar vigilante, e não estiveram, todavia, também é alusão direta aos pastores e líderes religiosos que apregoam falácias e, conduzem os fiéis a acreditarem em sonhos inatingíveis!
Tais pregadores, incautos, maliciosos, afrontam a Divindade, cobrando altíssimas contas, pelo dom gratuito de Deus, esses divulgadores espirituais, não se fartam em suas roubalheiras. Todos eles, sem exceção, não herdarão a vida eterna! "Os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; sonhadores preguiçosos que gostam de dormir.
Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção." Isaías 56: 10 e 11 (grifo nosso).
Afora os cães, todos que se prostituem, principalmente no âmbito doutrinário, adulterando a Palavra de Deus, se tornando em homicidas das promessas Divinas, todos estes, não serão recebidos na Eternidade!
Contudo, os mentirosos, pessoas que se identificaram, intimamente, com o pai da mentira, que em tudo coloca uma pitada de inverdade, a única certeza deles, verdadeiramente, será a morte eterna.
Por isso, amigo leitor, fuja do exemplo que tais pecadores, estão a te ofertar, portanto, não te deixes seduzir por modelos inconvenientes de comportamento!
O próprio Jesus enviou o anjo Gabriel para esclarecer a humanidade sobre Seus objetivos.
O Relato Revelado, no Evangelho conforme o entendimento de Mateus, identifica Cristo como sendo descendência de Davi (Mateus 1: 1), obviamente, fazendo alusão à linhagem humana, todavia, agora, ao final da Revelação, Jesus afirma, categoricamente, ser, de fato, a raiz e a geração de Davi, ou seja, Ele é o Deus Criador de todas as coisas, por isso é também o Desejado das Nações, a resplandecente estrela da manhã! "Eu, Jesus... Sou... A brilhante Estrela da manhã." Apocalipse 22: 16.

O ÚLTIMO CONVITE




Nos instantes derradeiros de Cristo nesta Terra desvirtuada pelo pecado, o Mestre incumbiu toda criatura que dEle tivesse conhecimento para ir e anunciar Suas boas novas, estabelecendo, desta maneira Sua comissão! "Ide por todo mundo e pregue o evangelho a toda criatura." Marcos 16: 15.
Depois deste fato Ele ascendeu ao Céu, onde foi recebido e aclamado, assentando-Se ao lado do Onipotente!
Hoje, perto do fechamento da porta da graça, o Refrigerante Eflúvio do Poder Divino, o Espirito Santo, juntamente à humanidade que, convicta aguarda o retorno de Jesus e vinda do Pai, ao invés de anunciar as Boas Novas, está comunicando a todo pecador, por meio de palavras, imagens, músicas, recursos audiovisuais e efeitos luminosos a, não mais ir, contudo, chegou o momento de vir.
É um convite pleno de amor, um apelo com características da Divindade, tanto do Pai, quando do Filho e do Espírito. Essa convocação é extensiva a toda criatura que, deverá fazer uso de seu livre arbítrio, para rejeitar ou aceitar este misericordioso convite!
Contudo, a convocação celeste continua ecoando: Vem! Vem ver o Rei dos reis e Senhor dos senhores em Sua beleza imaculada em Seu cerúleo Trono!
Vem, para a tua eterna pátria, a Terra restaurada, gozar a felicidade! Vem brilhar como as estrelas, para sempre, em glória universal!
Vem, sobretudo, habitar com Deus o Pai, Jesus, nosso irmão mais velho e o Espírito Santo, que continuará conosco para todo o sempre!
Querido amigo leitor, vem, pois, a Palavra garante que, ao se obedecer todos os mandamentos de Deus, tendo a fé em Jesus, serão autenticados o direito de usufruir todas essas promessas!
Se você leu estas considerações, não as guarde, unicamente, para você, mas, divulgue-as e compartilhe a todos que fazem parte de tua abrangência pessoal, bem como, virtual!
Portanto, vem, e beba de graça a Água da vida.
A Palavra de Deus contém o caminho de retorno para a felicidade!
O nosso lugar, deve ser ao lado do nosso Pai Eterno!
Jesus garante que, cedo virá, qual é a tua expectativa, amigo leitor?
O meu desejo íntimo é corresponder aos anseios da Divindade dizendo: Assim seja, Ora, vem, Senhor Jesus.

É meu desejo que a graça do Senhor Jesus seja receptiva em todos os meus leitores!

4 comentários:

  1. Comentário da amiga Iracema Miranda Gomes, colhido no FACE, que tomo a liberdade de partilhar com todos os meus leitores!

    Iracema Miranda Gomes - Caro amigo esse desfecho do Apocalipse é a parte que trás uma mensagem da realização do projeto de Deus, portanto, também leva o homem a uma decisão e uma provocação a conversão completa.
    O novo paraíso vem descrito como a cidade: Nova Jerusalém, o brilho do ouro e pedras preciosas é a imagem do brilho de Deus.
    A nova humanidade não precisa mais de nenhum meio para levá-la a Deus. É o momento do face a face.
    Todos têm acesso a plena realização ou seja (árvore da vida)
    Doravante há um só culto dos homens a Deus e a Jesus, todos pertencem definitivamente a Deus, e com Ele reinaram.
    Eles têm tanto o amor do Pai, como a palavra Jesus e (o Rio de água) O Espírito, ambos, para viverem esse paraíso definitivo. "O Reino de Deus está próximo"já avisava o mestre ,ou seja em cada um de nós.
    Portanto tudo é misericórdia, cabe a nós mergulhamos nesse mar, através de nossas lutas, batalhas e vitórias achegarmos com Ele, por Ele e para Ele. Desfrutar dos louros da eternidade ao Seu lado, com o Pai.
    Que esse dia nos encontre em estado de graça e santidade (almejo).

    Deus continue nos abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a amiga Iracema Miranda Gomes, que durante todo esse ano esteve conosco. Em algum momento concordando, noutro instante, corrigindo e, sempre tendo a oportunidade de colocar o entendimento dela neste espaço.
      Certamente que, tudo por Iracema postado, robustece esta página!
      Desta forma, sua escrita proporciona aos demais leitores a oportunidade de conhecer uma visão diferenciada do que aqui é veiculado por mim, fato que fornece ao leitor a oportunidade de compreender o amor e a misericórdia de Deus por, outro angulo interpretativo!
      Que Deus continue nos abençoando!!!

      Excluir
  2. Eu gostei muito desta parte do capítulo 22 do Apocalipse. Infelizmente, algumas pessoas não irão aceitar esse plano de Deus. Inicialmente, eu achei interessante a interpretação de cães, referindo-se simbolicamente aos pregadores das Escrituras Sagradas que mistura verdade com mentira para fazer seus interesses. Assisti um programa de uma determinada instituição religiosa, vi falar mais cura e prosperidade do que no Onipotente, ou seja, Deus Criador. Eu fico perguntando-me qual é mais importante o Alimento físico ou espiritual? Com certeza, o relacionamento com Deus é mais importante. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço grandemente ao amigo Alexandre Barros pelo seu brilhante comentário que, por certo, ajudará aos demais leitores na compreensão da Palavra de Deus!
    Não exite maldade alguma em buscar outros entendimentos, nos diversos autores humanos, pois, havendo diversidade de compreensão, amplia-se a abrangência do amor e da misericórdia de Deus!
    Toda Escritura Sagrada, principalmente o Apocalipse, existe alguns versos de difícil compreensão, todavia, o próprio texto Sagrado, contém a chave para descodificar, com acerto impecável,demonstrando o objetivo primordial que o Revelador deseja imprimir na mente do pecador que esteja buscando a retomada da Eternidade!
    Por isso mesmo, consta nas Escrituras o incentivo infalível para alcançar uma interpretação com equidade e acerto; 'pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois, todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.' Mateus 7: 7 e 8.
    Que nesse início de ano, a humanidade possa se dessedentar e alimentar-se, cada vez mais, da Palavra de Deus, para manter um relacionamento salvífico e vivificante com Cristo Jesus, pois, o alimento espiritual devolverá ao pecador arrependido, o que o pecado lhe subtraiu, a Vida Eterna!
    Que Deus continue nos abençoando!

    ResponderExcluir