Total de visualizações de página

domingo, 16 de novembro de 2014

IDE - O Anjo da Igreja de Sardo

AO ANJO DA IGREJA DE SARDO
Educador Glauco César



NOTA DO ARTICULISTA -  Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
        Uma vez que uma determinada opinião é postada, e outra sobre o mesmo assunto também é veiculada, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar das mesmas, enriquecendo desta maneira, seu cabedal de conhecimento. 





E AO ANJO DA IGREJA QUE ESTÁ EM SARDO ESCREVE - É interessante notar que esta missiva, como as demais, também é direcionada especialmente ao anjo da Igreja.
             Como já é do nosso entendimento, o verbete anjo, conforme aplicado no Apocalipse, nem sempre é alusão a um ser celestial que auxilia o gênero humano, por parte da Divindade, também, pode fazer referência às pessoas envolvidas em disseminar as boas novas do Evangelho, logicamente, da forma que foi concebido por esses 'mensageiros' ou 'emissários humanos'.
            Sendo assim, nas cartas simbólicas às sete igrejas, anjo, não é uma referência vaga e indireta, tão somente, ao dirigente ou a uma junta administrativa ou diretiva, não, nem mesmo ao sacerdote ou dirigente supremo da igreja.
                Essas pessoas supracitadas da mesma forma fazem parte do anjo, igualmente a toda e qualquer pessoa que esteja envolvida ao IDE.
               A Comissão de Cristo para pregar o Evangelho, não é direcionada para algumas poucas pessoas escolhidas, mas é, sobretudo, abrangente, alcança todas as criaturas, de forma universal!
          No entanto, só os que se envolvem na comissão de pregar o Evangelho, são taxados de anjos! Por isso mesmo, apesar das cartas terem uma aplicação universal, ou seja, para todas pessoas dum determinado período, são direcionadas, primeiramente para os anjos.  
               O que mais me deixa extasiado é que, na metodologia aplicada por Cristo Jesus em todo Oráculo Revelado por Deus, as mensagens são repetitivas, demonstrando assim, sua importância para ter a primazia de se fixar tais enunciados, na mente, para que, a humanidade faça uso constante de seu aprendizado!
               Nunca é demais se repassar um entendimento, tantas quantas vezes sejam necessárias, para compreensão do mesmo.
       Para que não haja nenhum mal entendido, é imprescindível esclarecer que, nesse entendimento, tanto igreja quanto anjo, é símbolo de pessoa, toda ela, o que diferencia são apenas as funções!
               Assim, toda criatura humana, é tratada na Bíblia, em especial no Apocalipse, como Igreja de Deus, podendo, a depender de sua postura, ser identificada, também, como anjo dessa mesma igreja!
          Isso acontece quando a Igreja (pessoa humana) entende que sua função como instrumentalidade de Deus, é divulgar seu entendimento, tornando pública e notória sua compreensão, apresentando sua opinião sobre Cristo para toda pessoa que, porventura, entre em contato!
               Quando a criatura humana divulga sua compreensão, mesmo diferenciando do entendimento da maioria, essa pessoa, ainda assim, é taxada de anjo da igreja, mesmo porque, ela deve ter consciência de transmitir, com fidelidade, seu entendimento, para não fugir das mãos protetoras de Cristo Jesus!
            Entendamos com profundidade essa proposição, tendo em mente que, a mesma, é suscetível de ser taxada por muitos, de falsa ou verdadeira!
               Nessa escritura, vamos tentar chegar a um consenso, para tanto, precisamos trazer à tona outro elemento, até então não citado, qual seja, religião! Precisamos, então, definir e diferenciar, religião, igreja e anjo.
          Como bem sabemos, o ser humano, ao ser Criado por Cristo, estava sujeito à imortalidade, portanto, nunca foi imortal, estava nas mãos da criatura humana, como ainda hoje está, o desfecho para adquirir a eternidade futura. "Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerásGêneses 2: 17.
         Esse texto denuncia, na sua parte final, a condição mortal da humanidade, estando, portanto, sujeita a imortalidade. Já nas entrelinhas, sugere poder de escolha e de decisão, evidenciando assim, o  livre arbítrio.
      Essa mesma certeza, foi manifestada de forma incontestável por Moisés, refletindo em suas palavras o pensamento Divino. "Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente" Deuteronômio 30: 19.
       Ao fazer uso do sagrado livre arbítrio, toda a humanidade, na pessoa de Eva e Adão, escolhe de forma consciente, discordar dos propósitos de Deus, quem sabe, acreditando na possibilidade de Deus, por amor, mudar Seu projeto, fraquejando e, beneficamente, doando a eternidade futura para a raça caída!
         Essa ação refletida causou um hiato entre a humanidade e Deus. "Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que vos não ouça".  Isaías 59: 2
             Com a separação, o homem se distancia da Divindade, contudo, no projeto de Deus, consta a RELIGIÃO, como sendo a única via a ser trilhada pela humanidade para retornar ao Pai e, consequentemente, readquirir aquilo que perdeu ao pecar, a possibilidade da vida eterna!
              Talvez esteja transitando na mente do leitor diligente, atento, honrado e verdadeiro, a seguinte interrogação; qual religião representa a verdadeira via de retorno à Divindade?
             É correto imaginar que somente uma religião tem essa característica e, para decifra-la precisamos conhecer com mais profundidade o termo religião.
            A expressão religião vem do latim religio, que deriva de re + ligare, denotando a ação de ligar, prender a, reforçada pelo prefixo iterativo re, ou repetido, reiterado, outra vez.
   Sendo assim, a única religião verdadeira tem, obrigatoriamente, de ser essa via de retorno a Deus, que religa a humanidade ao seu Pai celestial!
           Com autoridade e autonomia, Cristo se declara como sendo a verdadeira religião, pois, Ele é essa via, o verdadeiro caminho a ser trilhado pela humanidade para reatar os laços de afinidade com Deus! "Porque o salário do peado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor". Romanos 6: 23 
                 Devemos ter consciência que a Religião é o caminho e, Cristo se define como tal; "Disse-lhe Jesus: Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim". João 14: 6
              Agora sabemos, com propriedade, que na definição do Filho de Deus, a Religião é a própria pessoa de Cristo.
               Se a Religião é uma pessoa, a Igreja também deve ser uma pessoa. A Revelação trata cada pessoa como sendo a Igreja de Deus. Era assim a compreensão de Paulo; "Não sabeis vós que sois templo (igreja) de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? I Coríntios 3: 16
                Toda pessoa, quer queira ou não, é Igreja de Deus, e o Espírito de Deus habita nela. Nossa religião não é puramente cristã, é sim, o próprio Cristo!
               Quando a Igreja, que é toda pessoa, passa a difundir a Religião verdadeira, que no caso é Cristo Jesus, a revelação trata-a, como anjo!
               Sintetizando, a Religião é a pessoa de Cristo, a Igreja são todos os seres humanos com animação de vida, e anjo é toda criatura envolvida na divulgação da Religião, que é Cristo Jesus!
              As pessoas/anjos que se envolveram na disseminação das boas novas de Cristo, no período simbolizado pela igreja de Sardo, talvez, tenham levado em maior conta, o seu próprio sofrimento, ao invés de levar em conta, seu reconhecimento, ao amor de Cristo para com eles! Como se esses anjos/pessoas, estivessem mais interessadas na recompensa, que propriamente na pessoa imaculada de Jesus Cristo. 
      Acaso, eles estivessem prontos para absorver a recompensa prometida, mas, não estavam preparados para se encontrar e viver eternamente com Jesus!
          Daí ser exortado ao arrependimento, para não ser merecedor dum resultado catastrófico.
            Esse mal tem atingido não somente os anjos do período da Reforma Protestante, tem também atingido, na sua maioria, os anjos hodiernos! Portanto, precisamos com urgência, nutrir o mesmo sentimento de quebrantamento que teve o salmista Davi. "Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito". Salmos 34: 18                      

COMO CRISTO SE APRESENTA À IGREJA DE SARDO




ISTO DIZ O QUE TEM OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS -  Existe um trato íntimo tão uno, entre os membros da Divindade; Pai, Filho e Espírito Santo que, mesmo sendo três pessoas distintas, tornam-se uma; em amor, força, poder e, qualquer outro adjetivo que reflita bondade, fato que faz da união dessas três pessoas num único Deus!
            É interessante estar apercebido que, nesse texto, Jesus se apresenta como tendo os Sete Espíritos de Deus. Isto quer dizer que a segunda pessoa da Divindade, detém, semelhante ao Pai e ao outro Consolador, todas as características, sem faltar nenhuma, em indivisível e perfeito absolutismo, da Deidade. Ou seja, "nEle habita corporalmente toda a plenitude da Divindade" Colossenses 2: 9.
            Quando Cristo afirma ter os Sete Espíritos de Deus, Ele não está atestando que o Espírito Santo esteja limitado pela vontade de Jesus.
         O número sete assegura ao pecador caído a Plenitude Multiforme do Poder Divino sendo, portanto, um número místico, de cunho sagrado e perfeito, simbolizando a plenitude e perfeição dos dons e operações do Espírito.
           É dessa forma que o Pai, através do Espírito Santo, tem operado em toda Sua plenitude, força e poder sobre o pecador, para que este atenda, ou não, aos graciosos reclamos de Deus para ter um relacionamento salvífico, íntimo, franco e integral com Jesus. 
           Aliás, essa é a principal função dos Sete Espíritos de Deus, convencer a humanidade para que, uma vez persuadida e convencida de sua real situação, possa fazer uso de seu livre arbítrio, fazendo sua legítima escolha, atender ou renegar a oferta de Cristo. "Mas quando vier o Consolador, que Eu da parte do Pai vos hei de enviar, Aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, Ele testificará de Mim"  S. João 15: 26. "E quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo" S. João 15: 26.
                Pode ser que algum leitor esteja arrazoando consigo mesmo, se os Sete Espírito de Deus, usando todo Seu poder de convencimento, não consegue levar o pecador a corresponder sem reservas à iniciativa Divina e nem aceitar Sua Palavra completamente, então, esse Deus, ou não tem pleno poder, ou não ama verdadeiramente o pecador.
                É importante lembrar ao leitor que não existe poder maior, em Deus, que deliberar autonomia ao humano de fazer sua própria escolha.
         A Divindade honra Seu propósito, que é de delegar poder ao pecador de tomar suas próprias decisões. Justamente aí reside a prova do amor de Cristo; acatar a decisão do pecador, agindo de modo que não fira, nem prejudique ou ofenda a decisão do ser humano. É Cristo reconhecendo a legitimidade da escolha feita pela criatura humana!
               A outra função dos Sete Espíritos de Deus, ou seja, do Espírito Santo é, justamente, testificar da pessoa de Jesus Cristo, como sendo a única e verdadeira Religião, que indica o caminho claro e definido para alcançar a eternidade futura na vida do pecador, arrependido, perdoado, justificado e habilitado para viver eternamente em felicidade plena, retornando ao convívio do Pai, visualizando os Sete Espíritos de Deus em forma corpórea! 
                 É desta maneira que o Espírito Santo de Deus continua atuando em todas as Suas múltiplas formas de sabedoria, de poder e vigilância, instruindo e fortificando a humanidade em meio aos perigos do presente século.          

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Herbert, obrigado pelo comentário, é bem verdade que é um tanto monossilábico, contudo, muito importante!

      Excluir
  2. Novo comentário colhido no face, desta feita, da minha amiga Katia!
    Katia Sitônio Mesquita - Penso eu.que os anjos.são pessoas que já morreram e no céu tornaram-se anjos por terem alcançado a perfeição e Deus nos envia para nossa proteção. Concordo que a religião nos é necessária para nos sérvio como um freio.realmente nos liga ao PAI. E que nós somos o templo de Deus.somos parte dele. São Paulo disse que não era mais ele que vivia naquele corpo e sim Jesus.pq ele fazia a vontade de Deus.vivia pra Deus.estava em ação de graça. Imagino o bem estar físico e mental que ele sentia. Gostei muito desse assunto. Ainda lhe digo mais.nós somos uma brasa e não podemos ficar longe do fogo.senão esfriamos.comparando com a religião.. Que mal comparada.o fogo é a religião. Concorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga Katia, é sempre muito bom perceber suas considerações, nós sabemos que cada cabeça é um mundo, cada declaração bíblica ganha uma nova dimensão no entendimento de cada um. Aí está a beleza do Evangelho, são muitas formas de percepções, de entendimento, devemos compreender cada forma de pensar e nos tornar um, conforme o ensinamento de Cristo.Não é atoa que somos todos irmãos, pois, somos um em Cristo Jesus!

      Excluir
  3. Novo comentário colhido no face, desta feita do meu primo Luiz Alberto!
    Luiz Alberto - O amado cita que todos tem o espírito de Deus, mas veja este versículo: . mados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de
    Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 1 João 4:1

    ResponderExcluir
  4. Novo comentário colhido no face, desta feita de minha amiga Ilma.

    Ilma Bezerra Porto - Com relação ao texto acho que podia ser mais enxuto - Não consigo ler coisas tão longa..Tenho sentido falta destes temas em nossa Igreja pois acredito que a segunda vinda de Cristo está bem próxima.Quando era jovem achava as previsões meio utópicas. Com muita velocidade vejo o cumprimento das profecias e acho que deveríamos estar mais preparados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Ilma sou muito grato pelos teus comentários, confesso que tento enxugar meus textos, no entanto não consigo, são muitos detalhes em cada verso da Bíblia, cada palavra tem vários sentidos, por isso mesmo, tento mostrar minha visão sobre determinado assunto, daí ficar tão extenso. Por outro lado, eis aí um bom motivo para a leitura desse texto, ele trata, em parte, sobre temas que você gostaria de ouvir em sua igreja. Que Deus continue te abençoando grandemente!

      Excluir