Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

IDE - O Vencedor Terá Direito a Estrela da Manhã

O VENCEDOR TERÁ DIREITO A ESTRELA DA MANHÃ
Educador Glauco César

NOTA DO ARTICULISTA -  Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
        Uma vez que uma determinada opinião é postada, e outra sobre o mesmo assunto também é veiculada, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar das mesmas, enriquecendo desta maneira, seu cabedal de conhecimento.       



               Muito se tem propagado sobre a bonificação daquele que sair vencedor na batalha contra o mal. Não há dúvida que o homem, em suas limitações, tem se esmerado em alcançar a eternidade!
      Todavia, o maior legado do vencedor não será, simplesmente, retomar aquilo que perdeu ao pecar, ou seja, a vida eterna.
             O Pai não só devolverá a eternidade futura para o gênero humano, como também galardoará com o prêmio de jamais cair. O pecado não se levantará outra vez!
        Isto não quer dizer que a humanidade perderá a capacidade de tomar suas próprias decisões e fazer escolhas, não!
                Contudo, mesmo permanecendo com o livre arbítrio, o gênero humano, jamais, porá em jogo a eternidade readquirida, isto, pelo fato da vantagem de ter ganhado a estrela da manhã, que assegura ao homem, completa eternidade futura!
            Nesse preambulo percebe-se, a estrela da manhã, como se fosse o antídoto infalível contra a maldade! Não resta dúvida que o é!
               É obvio que a estrela da manhã, não é alusão a um astro celeste, que tenha fluido positivo capaz de perpetuar a animação de vida, para todo o sempre, não!
            No entanto, a prometida estrela da manhã, é figuração do único ser humano que não tem vida, pois, Ele é a própria vida, por isso mesmo, é também Divino! Só Ele pode afirmar; "Eu Sou o caminho e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim" João 14: 6.
                Se o leitor desejar saber quem, exatamente é, esse ser tão especial e único, deverá continuar usufruindo da leitura desse texto!
            É consenso, dos estudiosos do assunto,  definir a estrela da manhã, como sendo, inequivocamente, uma alusão à pessoa de Cristo. E não é de estranhar, pois, o próprio Jesus confirma essa premissa; "Eu Sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã" Apocalipse 22: 16.
               Contra fatos, não há argumentos, esclarece o ditado popular, portanto, não cabe outra explicação tão preciosa, senão essa.
           No entanto, a aplicação, sim, merece ser mais bem entendida!
               Alguns estudiosos entendem que a estrela da manhã, que serve como emblema de Jesus Cristo, seja Vênus, a joia do céu, que os astrônomos da antiguidade denominavam de estrela vespertina ou estrela da alva, também mencionada na Bíblia. "E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vossos corações"  II Pedro 1: 19.
          Não acredito na possibilidade de Cristo ter usado a estrela da manhã, Vênus, como insígnia de Sua pessoa. Basta tomar conhecimento sobre esse astro, para se perceber que Cristo jamais o colocaria como representatividade Sua!
               O que dá certeza ao analista é a própria característica do planeta Vênus. Conheçamos, portanto, as particularidades desse maravilhoso astro celeste para, só então, se fazer uma analogia!
               Vênus ou Vénus é o segundo planeta do sistema solar em ordem de distância a partir do sol, orbitando-o a cada 224,7 dias terrestres.
           Seu nome foi uma homenagem à deusa romana do amor e da beleza, Vénus, equivalente a Afrodite.
               Esse planeta, Vênus, pela sua beleza, era tido como a joia do céu. Os astrônomos da antiguidade tratavam-no como a estrela Dalva ou estrela Vespertina, por ser o primeiro ponto brilhante que desponta no céu, ao cair da tarde.
          O planeta Vênus é encoberto por densa camada de nuvem, sem vapor d'água, contudo, composta de gotículas de ácido sulfúrico.
          As nuvens em movimento forte e giratório, com voragem semelhante a um sorvedouro que incita e impele violentamente o redemoinho de vento!
                Este é um planeta sem oceanos e, é envolto por uma densa atmosfera  composta, principalmente, por dióxido de carbono.
       Num planeta com essas condições, tornar-se-ia impossível a vida humana!              
                 Colhamos, então, pontos de semelhança entre coisas diferentes para extrair racionalidade explicativa!
             O primeiro ponto discordante está na qualidade da oferenda, o vencedor receberá a estrela, não o planeta.
       Uma estrela é um astro luminoso que mantêm, praticamente, a mesma posição relativa na esfera celeste, e que, observado a olho nu, apresenta cintilação.
          Dessa forma, Vênus, mesmo sendo tratado como estrela, por não ter luz própria, não pode simbolizar a pessoa de Cristo que é a luz do mundo; "Eu Sou a luz do mundo"  João 8: 12.
               O Planeta Vênus recebe claridade do Sol, não passa de um mero planeta, que por sinal está muito distante do ser humano.
              Ao passo que a estrela mantém a mesma posição e cintilação, figura inequívoca de Cristo que não muda nem tem sombra de variação; "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente" Hebreus 13: 8.
                 Já o planeta está sempre em movimento ao redor da estrela, no caso de Vênus, ao redor do Sol, que é figura de Jesus Cristo, o Sol da Justiça. Só Jesus, com propriedade, é Sol e escudo!
               Sem muita delonga, Cristo é a estrela da manhã, portanto, Estrela Matutina, não a estrela da tarde ou Vespertina!
               Se Jesus fosse a estrela vespertina, simbolizaria que, em boa parte do dia o ser humano estaria desprovido desse escudo maravilhoso, no entanto, Ele é a estrela matutina, o Sol da justiça, portanto, a verdadeira Estrela da manhã!                             
     É por isso que, qualquer pessoa que ama, incondicionalmente, a Cristo, que é o Sol da justiça e a estrela da manhã, essa pessoa brilhará como o sol! "Os que Te amam brilham como o Sol quando sai na sua força" Juízes 5: 31.
              É esse presente que os justificados hão de receber, juntamente com a eternidade e, Jesus, o Sol da justiça, será o escudo que o justificado terá juntado a si, para evitar que, os dados inflamados do seu próprio pensamento os convençam a praticar o pecado! 
                Jesus, o Sol da justiça, aquecerá de coerência e zelo, o justificado, para continuar praticando o bem, dando proteção e alívio, assim, a nova criatura, fortificada por Cristo, jamais optará para o lado da maldade, portanto, o pecado não se levantará outra vez!
       Por isso mesmo, todos que receberão de volta a eternidade, resplandecerão, eternamente como Jesus Cristo! "Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça" Mateus 13: 43.             
             Voltando no tempo, indo ao encontro do povo da Idade Média, percebe-se que a promessa da estrela da manhã foi recebida como notícia alvissareira!
                Enquanto o mundo vivenciava a escuridão da Idade Média, a Estrela da Manhã, Jesus, aparece na hora da maior prova da Igreja de Tiatira, através do Espírito Santo, preparando homens com bons propósitos, conduzindo o povo de volta à Palavra de Deus, iniciando a Reforma Protestante.
     Esses reformadores, podem, de alguma forma,  ser identificados como a estrela da manhã da Reforma!


QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS




          Mais uma vez Cristo demonstra seu zelo misericordioso para com a criatura humana! Ele está desejoso que a humanidade fique atenta aos  reclamos que o Espírito tem transmitido.
                 Por sua vez, o Consolador faz ver que, a Salvação foi doada gratuitamente ao gênero humano, este nada pode acrescentar para garantir a salvação. Tudo foi feito por Cristo!

         Resta ao ser humano, tão somente, aceitar essa oferenda, para assim, viver eternamente com o Filho de Deus em pomposa felicidade!
                Como bem sabemos, a salvação humana foi escolha de Deus, Cristo, na cruz do Calvário salvou toda humanidade!
               No entanto, essa salvação não garante ao homem a vida eterna, pois, vivenciar a eternidade é escolha, unicamente, da espécie humana! Só a humanidade, fazendo uso do livre arbítrio, é quem decide se aceita ou rejeita a salvação.
            Aceitando, automaticamente, está se habilitando a viver eternamente com a Estrela da Manhã,  Cristo Jesus! "E vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também" João 14: 3 up.
                  Devemos nos aperceber que Cristo, como parte da Divindade, também tem ubiquidade, ou seja, onipresença, o que quer dizer que Ele está presente ao mesmo tempo, em todo tempo, passado, presente e futuro, num mesmo instante, em toda célula e molécula, o que garante que Jesus está em todos, e com todos! "Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos" Efésios 4: 4 - 6.
           No entanto, essa presença pode não fazer muita diferença, pois, mesmo estando em todos, muitos escolherão a perdição eterna.
                 Na verdade, a diferença está na decisão que cada um vai tomar em relação a oferta divina, por isso, precisamos estar com os ouvidos atentos ao que o Espírito diz às Igrejas, para assim decidir se rejeita ou aceita Jesus Cristo, nossa Salvação!
            É por isso que ao final de cada carta apocalíptica, consta o convite universal para toda pessoa que tiver aparelho auditivo, possa ouvir e aceitar a proposta Divina!
               Aos habitantes de Tiatira, que estavam cansados e sobrecarregados pela maldade da Inquisição, bem como ao restante da humanidade, Cristo deixa um gracioso apelo; "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei" Mateus 11: 28.
                    Que os ouvidos de nossa consciência estejam receptivos para acatar a orientação Divina, para, assim, adquirir a felicidade, a Salvação e a Vida Eterna ao lado de Jesus Cristo, a cintilante Estrela da Manhã!

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Glauco César de Lima e Silva25 de setembro de 2014 às 16:24

      Agradeço, sinceramente, teu comentário, se bem que, Mestre mesmo, só existe um.
      No meu caso, procuro apenas externar meu fraco e débil entendimento!
      Espero mesmo, que esse texto tenha sido um auxílio para edificação de tua vida!
      Continue, portanto, em crescimento constante, tanto físico, quanto moral e intelectual!

      Excluir
  2. Nova mensagem colhido no face, desta feita de minha amiga Katia Sitônio!
    Katia Sitônio Mesquita - Claro que estamos cientes das promessas do Cristo. Tudo que ele falou cumpriu-se e.outras ainda vão se cumprir. É o nosso salvador e consolador. É o nosso esteio

    ResponderExcluir
  3. Amiga Katia, concordo plenamente contigo!
    Como é bom ter um irmão que está assentado à destra de Deus Pai!
    Jesus é nosso irmão, amigo e Deus!

    ResponderExcluir
  4. Novo comentário colhido no face, desta feita do amigo João Viana!
    Joao M Viana - AMEN!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero mesmo que este singelo artigo, tenha encontrado guarida em sua vida, sendo mais um veículo que aproxima o cristão da Estrela da Manhã!

      Excluir