Total de visualizações de página

sábado, 19 de maio de 2012

IDE - Um Sustentáculo da missão


UM SUSTENTÁCULO DA MISSÃO - Educador Glauco César

O que observamos, hoje em dia, com uma persistência assoberbada, chegando, até mesmo, ao patamar da arrogância, é o fato de dar-se mais valor à denominação em detrimento à pessoa de Cristo!
Percebemos, também, constantemente, certo exagero, ao se colocar em demasia, valor além da conta, ao expositor do enunciado, ao invés de enaltecer à própria mensagem!
É comum se ouvir dizer que determinado orador, ou mesmo ‘profeta’ de certa igreja foi, ou é, uma ‘coluna da missão’.
Quantas vezes, não ouvi renomados pregadores, ao se referir a Pedro, como uma ‘pedra de sustentação’.
Essas posturas, até um tanto filosóficas, fez-me refletir sobre o assunto que versa sobre ‘uma coluna da missão’!
Então, surge em minha mente uma inquietação! Será mesmo, que as denominações e seus organizadores têm sido uma coluna da missão, a ponto de aceitarmos de presto, tudo que eles informam? Ou será que necessitamos ter um pouco mais de cautela?
Comecei então analisando o óbvio, procurando averiguar o que vem a ser uma coluna!
A rigor, uma coluna seria uma ‘pedra de sustentação’. Se levarmos para o lado espiritual, a nossa pedra (petra – uma pedra grande e inamovível) é Jesus Cristo!
Baseado nessa premissa, facilmente nós chegaríamos à simples conclusão de que a igreja (instituição) e seus ministros, no máximo, seria uma pedra (petrus – que presta auxílio mútuo) auxiliar, nunca a pedra de esquina!
Por mais fidedigna que seja a instituição, ela nunca poderá sobrepor seu instituidor, no caso, a pessoa de Cristo! O mesmo acontece em relação aos seus ministros.
Contudo, o que presenciamos constantemente em relação a essas instituições e seus ministros? Notadamente eles se colocam como verdadeiros ornatos!
A rigor eles não passam de enfeites e atavios que não acrescentam nada para a nossa vida espiritual, no que se refere à eternidade, pois, só Jesus é quem detém a chave da vida eterna!
Uma vez compreendido esse pormenor, poderemos, então, partir para o passo seguinte, saber qual a missão proposta para a instituição, ministros e em especial, todo membro!
Quando Cristo, o Filho de Deus, esteve aqui na Terra, por cerca de trinta anos, na região da Palestina, Ele comissionou, a todos, que dEle tomaram conhecimento, a incumbência de divulgá-Lo, para que dEle confirmasse a certeza da salvação que o habilita para a eternidade!
Esta tem sido a missão de cada ser humano, o ato de conduzir outras pessoas para o encontro com o Salvador!
Alguns estudiosos do assunto asseveram que antes do sacrifício de Cristo, a humanidade deveria ir até Israel para entrar em contato com as mensagens que os conduziria ao caminho de retorno a Deus! Portanto a ênfase era: Vinde para Israel!
Esses mesmos apreciadores afirmam que Cristo mudou o vinde para o ide! Sendo assim, o realce passou a ser: ide e pregai a todas as nações!
No entanto, alguma coisa estranha a mim deixa penseroso, se Deus não muda (Malaquias 3: 6), como Ele pode ter trocado o Vinde para o Ide?
Sendo assim, ou Deus mudou, ou esse conceito está equivocado!
Como eu creio plenamente na Revelação Divina, e tenho convicção de que Jesus é na realidade o Senhor, permanecendo o mesmo, ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13: 8), só mim resta uma alternativa, acreditar que a concepção da mudança do vinde para o ide, está enganada!
   Todavia, para não discordar desse entendimento nem muito menos da Revelação Divina, podemos facilmente chegar a um denominador comum, para tanto, basta tão somente adicionar versos complementares, que dão total harmonia a essa premissa!
Usemos então, de exatidão e clareza racional!
Quando Jesus comissionou toda pessoa para pregar a todos os povos, esses anunciantes deveriam propagar o evangelho, ou seja, as boas novas de grande alegria!
Na verdade, o evangelho ou boas novas de grande alegria, é uma referência à pessoa de Jesus Cristo! Ele é o evangelho, as boas novas, o dom gratuito de Deus, o Salvador, o Rei de Israel!
Como Deus não muda, percebemos com precisão que o ide é exatamente o vinde para Israel! Cristo mesmo se encarregou de esclarecer essa premissa, fazendo um silogismo, dando base à conclusão desse raciocínio! “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei!” Mateus 11: 28
Observe que o Ide, nesse princípio, conforme Jesus, é na verdade uma extensão do Vinde, sendo um argumento apodíctico ou irrefutável, aquele cujas proposições são verdadeiras, sendo, portanto, um silogismo demonstrativo!
Como vimos, o ide é o ato de dirigir-se ao encontro de Jesus Cristo, Ele mesmo diz vinde a Mim! Isto só nos alegra, pois, podemos confirmar que Deus não muda, Ele é o mesmo, ontem, hoje e eternamente!
No início dessas ponderações me referi a Pedro, como suposta coluna, pessoa para a qual deveria nos dirigir para reger nossa caminhada em busca da eternidade!
No entanto se buscarmos a Pedro, de certa forma estaremos abandonando Cristo, este, por sua vez, nos dirá: “Quereis vós também retirar-vos?” Simão Pedro, com certeza responderia: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus.” João 6: 67 – 69
Esta, verdadeiramente, é nossa missão, introduzir no intelecto de todo humano, o evangelho do reino, ou seja, Jesus Cristo, como o único capaz de por fim à malsinação do pecado e à própria maldade, estabelecendo em seu lugar a vida em abundância, a tão ansiada eternidade!
Este é o grande desejo de todo aquele que, um dia, se deparou, com Jesus! Desde então sua aspiração passou a ser única: “Este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.” Mateus 24: 14.
Perceba como algumas pessoas, após a ascensão de Cristo, compreenderam cabalmente que as obras realizadas por Pedro e João, denunciavam, não um poder intrínseco a eles próprios, mas provenientes de Cristo! “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se, e reconheceram que haviam eles estado com Jesus.” Atos 4: 13.
Não resta dúvida que estes dois discípulos, de certa forma, são referenciais para o nosso jornadear rumo à imortalidade! Contudo, só Jesus, por ter doado Sua vida, poderá perenizar a eternidade em nós!
Por isso, precisamos ser precavidos, para não enaltecer demais a instituição, nem muito menos qualquer que seja o mensageiro! Engrandeçamos tão somente, Jesus Cristo, o Filho de Deus!
Você poderá estar pensando nesse momento que esteja isento de tudo isto que escrevi, pois, a instituição a qual você serve, não coloca Pedro, nem outro apóstolo qualquer, como o pontífice máximo entre Deus e a humanidade! Por isso mesmo, nada disso lhe atinge!
Não obstante, toda instituição, tem um fundador, que tem sido reverenciado, por alguns, de forma descabida! Não seria esse o nosso caso?
Certa feita, Pedro disse para Jesus: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” Mateus 16: 16, em resposta, Cristo então asseverou: “Pois também Eu te digo que tu és Pedro (Petrus) e sobre esta pedra (petra) edificarei a Minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Mateus 16: 17.
Baseados numa análise superficial, alguns chegam a acreditar que a igreja de Cristo foi edificada sobre Pedro. Pois Jesus houvera dito, sobre esta pedra, referindo-se a Pedro?!
Exatamente aí reside à base da crença daqueles que dão demasiado valor aos personagens humanos, por achar que eles são o fundamento da igreja de Cristo!
Analisando com mais critério, podemos perceber a falácia desse entendimento! A compreensão correta deste texto está justamente no emprego do pronome demonstrativo!
Antes mesmo de dar continuidade a esta pequena análise, relembremos o uso dos pronomes demonstrativos esta, essa e aquela!
Usamos o pronome demonstrativo ESTA (1ª pessoa) – Quando o objeto está perto da pessoa que fala. ESSA (2ª pessoa) – Quando o objeto está afastado da pessoa que fala e está perto da pessoa com quem se fala. AQUELA (3ª pessoa) – Quando o objeto está afastado de ambas as pessoas. De quem fala, e também de quem se fala.
Agora, estamos habilitados a interpretar com acerto absoluto, o verso em pauta! Veja como é fácil, Jesus é quem está falando, portanto, Ele é a 1ª pessoa, que está falando com Pedro, que é a 2ª pessoa!
Cristo asseverou: Pedro tu és (2ª pessoa) pedra, e sobre esta pedra (1ª pessoa), no caso era Jesus quem falava, por isso, Ele estava confirmando que Sua igreja estava edificada nele próprio, a pedra fundamental, rejeitada pelos edificadores!
Por mais que o nosso entendimento seja profundo, em relação a Deus, ainda assim, é nada, quando comparado à pessoa de Cristo.
Pois, só entendemos as coisas que são dos homens, por isso, nos tornamos pedra de escândalo! Foi, exatamente, o que aconteceu com Pedro! “Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.” Mateus 16: 23.
Por isso, precisamos nos dessedentar em Cristo, essa pedra, que é a água da vida! “E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.” I Coríntios 10: 4.
Agora não existem dúvidas, Cristo e somente Ele é a pedra fundamental, na qual está estabelecida Sua igreja! “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.” Efésios 2: 20 e 21.
Por isso, não precisamos, jamais, ser confundidos, pois, estamos estabelecidos em Cristo, esta preciosa pedra angular! “Eis que ponho em Sião a pedra principal de esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.” I Pedro 2: 6.
Não há mais dúvidas, a igreja de Deus, nunca foi construída sobre um ser humano pecador! Seja um apóstolo, discípulo, profeta, missionário ou outro qualquer evangelista!
Portanto, a pergunta que nos cabe nesse momento é a seguinte: Sobre quem temos feito pedra fundamental de nossa igreja?
Certamente, temos colocado quase sempre, nossas expectativas no entendimento de profetas modernos! Nada contra eles, contudo, esse dom de entendimento, não é específico a uma única pessoa!
Tenha certeza que Deus quer te usar, para que você próprio tenha a palavra final em tuas decisões, pois, você ouvirá do próprio Cristo, através do Espírito Santo, qual seja a vontade do Grande Eu Sou! “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão... Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.” Atos 2: 17, 18 e 39.
Você, caro leitor, poderá estar se perguntando, finalmente, a quem o Senhor tem chamado?
Pode ter certeza que Ele tem chamado a todos, no entanto, são poucos os que têm atendido a essa convocação!
Entretanto, Ele tem se revelado a tantos quantos o buscarem. Essa tem sido a bondade de Deus! Essa é a nossa certeza: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre.” Mateus 6: 7 e 8.
Após todo esse entendimento, tenho certeza, que ainda assim, muitos dos que compreenderam esta mensagem, continuarão à procura de pessoas, com suposta capacidade de cura, para afastar as mazelas, que o pecado tem colocado no humano!
Algo como acontecia com Pedro, que as pessoas colocavam seus enfermos para que a sombra do apóstolo os cobrisse e os curasse! (Mateus 5: 15 e 16)
O grande perigo, é que essas pessoas passam a adorar o humano ao invés de adorarem ao Deus Criador! “E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo e, prostrando-se a seus pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.” Atos 10: 25 e 26
A única sombra que nos dá total descanso e entendimento é a do Onipotente, sob esta, devemos estar sempre descansando!
Foi a sombra da Divindade que fez total diferença na vida de Maria, mãe de Jesus! “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a Sua sombra.” Luas 1: 35.
Em qual sombra você tem confiado e até mesmo adorado?
A sombra humana, ou a da Divindade? Esta escolha será decisiva para a vida de todos que tiveram o encontro pessoal com Jesus!
Que Deus nos abençoe!  

Um comentário:

  1. ola amigo concordo plenamente com suas palavras , a impresao que se dar e que a maiorias das pessoas religiosas estao anesteziadas pela comodidade que as igrejas dao, o fato de [ ir as reunioes,dar o seu dinheiro e cumprir os rituais] estao com o passaporte garantido para a eternidade. [a banda toca de outro jeito] acordem religiosos JESUS e a salvaçao e nao seus predios, normas e rituais. nao adianta so saber voçe tem que viver o evangelio, deixar que se instale a consiençia do reino em nossos coraçoes, a qual muda todo o conceito de vida , mudança de mente. JESUS o caminho a verdade e a vida.e conhecereis a verdade e a verdade vos libertara.se o filho vos libertar verdadeiramente sereis livres. um abraço!

    ResponderExcluir