Total de visualizações de página

sábado, 8 de fevereiro de 2020

IDE - Opiniões Desencontradas Sobre o Dia do Senhor!

OPINIÕES DESENCONTRADAS SOBRE O DIA DO SENHOR!

NOTA DO ARTICULISTA - Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
                               Uma vez que uma determinada opinião é postada e, outra sobre o mesmo tema versado também é veiculado, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar dos mesmos, enriquecendo, desta maneira, seu cabedal de conhecimento.



UMA PALAVRA DO PR. AMILTO JUSTUS


O presente trabalho que apresentamos aos distintos leitores, ávidos de conhecimentos sérios e honestos no que tange aos maravilhosos ensinamentos da Santa Palavra de Deus, é fruto de estudos bíblicos feitos com toda humildade por alguém que já milita nas fileiras do exército do Senhor há mais de vinte anos como pastor e ensinador das verdades espirituais e eternas.
Por muito tempo resistimos ao impulso de colocar em um opúsculo as verdades e considerações contidas nesta mensagem que agora passamos às mãos dos que a leem.
Relutamos porque achamos que assim fazendo poderíamos magoar ou entristecer algumas pessoas que são guardadoras do Sábado, muitas delas, ótimas e amigas chegadas a nós.
Todavia, como não tivemos a mesma consideração por muitos sabatistas, que se introduziram em nossos arraiais, semeando suas doutrinas, que a nosso ver, carecem de base bíblica, procurando levar para seu meio, como aconteceu com alguns casos, pessoas sem firmeza e sem melhores conhecimentos da Palavra, um tanto constrangido, porém certos de que é à vontade de Deus, resolvemos deixar extrapolar do coração e da mente para o papel a mensagem simples, mas cheia da Palavra de Deus, que o leitor honesto e inteligente tem em suas mãos.
O Objetivo desta mensagem não é fazer dela uma espada para ferir quem quer que seja, porém usá-la como escudo.
Não é nossa pretensão agredir aos que não pensam como nós, mas colocar nas mãos dos nossos irmãos em Cristo Jesus uma mensagem que os ajude a defenderem-se dos ataques maldosos, maliciosos e até heréticos daqueles que nos querem meter debaixo do jugo, não o jugo suave e leve de Cristo, mas, do jugo pesado e insuportável da Lei, já colocado de lado pelo Senhor Jesus.
Aos que não pensam nem creem como nós, nossas escusas por distribuir escudos aos milhares aos amados que querem servir a Deus na simplicidade do Evangelho de Jesus Cristo. A estes, nossos votos de que façam bom uso e as mãos cheias deste trabalho, que tem por finalidade fortalecer a convicção bíblica de que somos salvos única e exclusivamente pela graça de Deus, mediante a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

IMPARCIAL PONTO DE VISTA
Educador Glauco César


O inimigo das almas tem procurado ferir de maneira mordaz, toda pessoa que esteja disposta a cumprir os Mandamentos da Lei de Deus. E o faz através de instrumentos humanos que, até mesmo sem perceber, se colocam a seu serviço, atacando de forma tosca e descaridosa toda pessoa que, sincera e fielmente, esteja disposta a seguir os conselhos de Deus. Evidentemente em cumprimento do que se acha profetizado em Apocalipse capítulo doze, verso dezessete: “Irou-se o dragão (ou seja, Satanás e seus seguidores) contra a mulher (os fiéis prosélitos de Cristo) e foi pelejar com os restantes de sua descendência, os que guardam os Mandamentos de Deus e sustentam o testemunho de Jesus”.
É nosso objetivo, auxiliar o leitor a descobrir nas Escrituras qual o dia que Deus reservou como Seu santo dia e, se possível, ajudá-lo a posicionar ao lado de Cristo e de Sua verdade!
Para tanto, necessita-se analisar com clareza espiritual, o que está contido no livro TRINTA RAZÕES PORQUE NÃO GUARDO O SÁBADO, escrito pelo Pr. Amilto Justus, para não se incorrer no pecado por omissão, de que trata o livro de Tiago no capítulo quatro, verso dezessete: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem, e não o faz, nisso está pecando”. Logicamente, esclarecer aos amigos e irmãos sobre enganos espirituais é fazer o bem.
Apoiados nesta premissa, analisemos as considerações do Pr. Amilto Justus, à luz da Palavra de Deus.
Logo nas primeiras considerações do autor, o mesmo chama de distintos leitores, ávidos de conhecimentos sérios e honestos àqueles que, por ventura, venham a concordar com seus enunciados, ou ponto de vista. O escritor ainda se identifica como humilde, enaltecendo a sua própria pessoa.
Ao assim fazer, o mesmo se coloca em flagrante oposição ao enunciado contido no livro de Colossenses no capítulo dois e verso vinte e três: “Tais cousas, com efeito, tem aparência de sabedoria, como culto de si mesmo e falsa humildade, e rigor místico, todavia não tem valor algum contra a libertinagem”.
Infelizmente, o dito autor, ao se engrandecer, certamente, se esqueceu das sábias deferências de João, contidas no seu livro capítulo três, verso trinta onde está escrito: “Convém que Ele cresça e que eu diminua”.
Com estas palavras, o Discípulo Amado, estava afirmando que o objetivo de todo cristão é enaltecer a pessoa de Jesus, restaurando a imagem perdida de Deus no ser humano!
Todos que agirem desta maneira, quando observado por seus semelhantes, tais espectadores com certeza afirmarão: verdadeiramente, este é filho e representante do Senhor Deus!
Em seguida, o autor diz textualmente “ter resistido ao impulso de colocar em um opúsculo as verdades e considerações contidas nesta mensagem”. E continua: “relutamos porque achamos que assim fazendo poderíamos magoar ou entristecer algumas pessoas amigas e chegadas a nós”.
Note bem, caro amigo, se a mensagem defendida pelo autor é verdadeira, o Pr. Amilto não tem sido justo com Deus, pois, deixa de pregar a verdade, para não ferir seus amigos, e, talvez, preservar a amizade, quem sabe, procurando não causar divisão.
O pesquisador franco e leal, sempre que fizer uso da Bíblia, deve estar atento ao que Jesus afirma no livro de Mateus no capítulo dez, dos versos trinta e quatro aos trinta e nove: “Não penseis que vim trazer paz a Terra, não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai, entre a filha e sua mãe, e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os de sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim; e quem não tomar a sua cruz, e vir após Mim, não é digno de Mim. Quem acha a sua vida, perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por Minha causa, achá-la-á”.
Mais adiante, o autor, esclarece-nos que espírito o motivou a escrever estas TRINTA RAZÕES; afirma Amilto: “Todavia como não tivemos a mesma consideração por muitos sabatistas”, etc., etc., etc., “resolvemos deixar extrapolar...” e continua “que o leitor honesto e inteligente tem em suas mãos”.
O Pr. Amilto deixa patenteado o que lhe motivou a escrever este livro. Com certeza foi o espírito de ressentimento e de vingança. E estes atributos não fazem parte do fruto do Espírito Santo. Na habitação dos justificados, não haverá lugar para ressentimentos e vinganças.
No Novo Céu e na Nova Terra, na restauração de todas as coisas, o Senhor acolherá os justificados, ali habitará a justiça, será um lugar de felicidade e de genuíno motivo de regozijo.
Continuando, o autor afirma textualmente que “o objetivo desta mensagem não é fazer dela uma espada para ferir quem quer que seja, porém, usá-la como escudo”.
E logo em seguida, destoando de sua afirmação anterior, ele chama aos que procuram fazer a vontade de Deus, de “maliciosos e até heréticos”. Mostrando, claramente, que este livro não tem sido escudo e sim uma arma de acusação, para os que procuram fazer a vontade de Deus.
Prossegue o Pr. Amilto Justus, asseverando que a “Lei de Deus é um jugo pesado e insuportável”.
O Apóstolo Paulo, em revelação doada por Deus, discorda flagrantemente da opinião do Pr. Amilto. Confira no livro de Romanos no capítulo sete, verso doze: “Por conseguinte a Lei é santa, e o Mandamento, santo e justo e bom”.
Já João, conhecido como o Discípulo Amado, concorda com o apóstolo Paulo, está registrado na primeira Epístola de João no capítulo cinco, verso três: “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os Seus Mandamentos; ora os Seus Mandamentos não são penosos”.
Está claro, meu amigo leitor, que a opinião do Pr. Amilto está distorcida, e que o esclarecimento de Paulo e João, bate JUSTO com a vontade do Onipotente.
Esta prédica tem por objetivo ser um auxiliador na condução de tua jornada rumo à Vida Eterna. Mas, que fazer para entrar na Vida Eterna?
Deixemos que o próprio Cristo esclareça: “Respondeu-lhe Jesus: Por que Me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém entrar na vida, guarda os Mandamentos”. Mateus 19: 17. Observe ainda o que está contido no livro de Mateus no capítulo sete, verso vinte e um e, reflita nas palavras de Jesus: “Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino do Céu, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos Céus”.
Examine minuciosamente o que Jesus afirmou acerca daqueles que violam os Mandamentos e assim ensinam aos homens: "Aquele, pois, que violar um destes Mandamentos, posto que dos menores e, assim, ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos Céus”. Mateus 5: 19 pp.
Em contrapartida que assevera Cristo, sobre quem cumpre e ensina sobre a perenidade da Lei? “Aquele, porém, que os observam e ensina, esse será considerado grande no reino dos Céus”. Mateus 5: 19 up.
Portanto, meu querido amigo, o princípio essencial da Lei de Deus, não é a discórdia nem a acusação, é, por conseguinte, o amor!
Nessa compreensão, entende-se que a Lei de Deus, na verdade, é o transcrito do caráter da Divindade. É este amor que devemos transmitir. “O Amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da Lei é o Amor”. Romanos 13: 10.
Graças a Deus, que a opinião do Pr. Amilto é falha, pois, Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho único, Jesus.
O amor de Jesus é tão imenso que Ele se predispôs a morrer, por cada pecador, na cruz do Calvário, para salvá-los dos enganos, erros, das mentiras e dos pecados. Sim, isto é Amor salvífico.
Por isso, se faz necessário atentar para a justa opinião de Cristo registrada no livro de São Mateus no capítulo cinco, verso dezessete que assevera: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir”.
Quaisquer coisas, além disso, são opiniões humanas, destituídas da Verdade.

10 comentários:

  1. Comentário de minha irmã Glauce Neide, colhido no Whats App que tomo a liberdade de transcrevê-lo nesse blog!

    Glauce Neide - Ótima contestação. Deus continue a usá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço de público pelo comentário de minha irmã Glauce Neide, no entanto, de nada adiantaria tal contestação nem, supostamente, ser usado por Deus, se esse texto permanecer enfurnado, ausentando-o do convívio social e espiritual, isolando-o no celular, ou até mesmo, fazendo insular-se no grupo, seja ele familiar ou de maior expressão, sem, contudo, fazer uma devida e respeitosa divulgação. Portanto, fica aqui o meu apelo, se você, realmente, achou que este texto tem utilidade, por qual motivo não divulgá-lo?
      Que Deus continue te abençoando!

      Excluir
    2. Resposta de Glauce Neide colhida no Whats App, que compartilho para todos os leitores deste blog.

      Glauce Neide - Opa, eu postei e já encaminhei para o grupo da igreja e para umas pessoas que dei estudos bíblicos.

      Excluir
  2. Novo comentário, desta feita da amiga e colaboradora Iracema Miranda Gomes, a quem agradeço pelo tão esperado comentário!

    Iracema Miranda Gomes - Caro amigo, vou aqui deixar aquilo que acredito e me aproprio como também minha opinião. Respeito as diferenças naquilo que cada um crê. Apenas tomo como base da minha fé esses escritos. Acima de tudo, sabendo que Cristo é o motivo de toda razão de viver. NEle está todo o conhecimento e salvação.
    Mais uma vez em pauta o 3º mandamento. O sábado.
    O que vou falar agora é baseado em toda documentação histórica da igreja e tradição apostólica, não da minha cabeça.
    Nos referimos a Ex 20: 8-10, o descanso do sábado.
    Jesus é também o Senhor do sábado. (Marcos 2: 27 e 28) acredito que como eu, você e todos os cristãos aceitam Jesus com o Senhor. Sendo assim, Ele reina sobre todas as coisas e tudo é para Ele. O descanso do Senhor Deus também é o descanso para o homem. "Vós trabalhareis seis dias; mas o dia sétimo é o sábado e o descanso consagrado ao Senhor. Todo o que trabalhar neste dia morrerá." Ex 31: 15.
    Portanto, Se Jesus é o Senhor, com Ele surge a Nova criação liberta do pecado através da sua morte e ressurreição. Entra em cumprimento a Nova e eterna Aliança entre Deus e a humanidade.
    "Jesus não veio abolir a lei, mas dá-la pleno cumprimento. Ou seja aperfeiçoá-la. Uma vez que o Novo testamento é a plenitude e cumprimento do Antigo testamento. Assim a plenitude do sábado é o dia da ressurreição do Senhor. Cristo é a consumação de toda história da salvação.
    O repouso eterno do homem em Deus é o descanso de toda obra que praticamos. Com efeito, o culto da lei preparava o mistério de Cristo, e o que nele se praticava prefigurava, de alguma forma, algum aspecto de Cristo. "Todas estas coisas porém lhes aconteciam a eles em figura, mas foram escritas para escarmento de nós outros, a quem os fins dos séculos têm chegado." I Cor 10: 11 cic (2175) Ou seja desde Moisés a Cristo tudo era prefiguração do que havia de vir com Cristo Jesus.
    Devido a tradição apostólica, que tem, a igreja celebra a origem no próprio dia da ressurreição do Cristo salvador. O mistério pascal no dia que desde o início foi chamado "Dia do Senhor" ou domingo
    (Senhor/Dominus) Em atos dos apóstolos ( 20: 7) os apóstolos estavam reunidos no primeiro dia da semana para a fração do pão. Em apocalipse 1: 10 João diz: "no dia do Senhor, o Espírito tomou conta de mim". Ora pra João e os apóstolos quem era o Senhor, e qual o Seu dia? Em I Cor. (16: 2)."Todo primeiro dia da semana, cada um coloque de lado aquilo que conseguiu economizar."... Ora qual o primeiro dia da semana?
    Trata-se de uma questão de tal maneira elementar que também a igreja Ortodoxa e as protestantes históricas ( mais antigas) guardam o "Dia do Senhor". O domingo. O dia da ressurreição de Cristo, é ao mesmo tempo "O primeiro dia da semana memorial do primeiro dia da criação e o "oitavo dia"
    Em que Cristo depois de sua morte e repouso no grande sábado inaugura o "Dia que o Senhor fez para nós " (cic 1166) Foi nesse dia que o Senhor subiu vitorioso para junto do Pai. (S.Jerônimo 420- doutor da igreja)
    Reunimos-nos todos no primeiro dia em que Deus, extraindo a matéria das trevas, criou o mundo e neste mesmo dia, Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos. (Apologia 1: 67) S.Justino -165 mártir.
    O primeiro dia de todos os dias,("No primeiro dia da semana- Mc 16:2), antiga ordem das coisas alcançaram uma nova esperança.. vivendo o" Dia do Senhor", em que a nossa vida foi abençoada por Ele e pela Sua morte. (Sto. Inácio de Antioquia (107) bispo, no Coliseu de Roma.
    A igreja tá documentada pelos testemunhos, pela sagrada tradição apostólica e pelos relatos Bíblicos. Nada é da boca pra fora ou sem embasamento históricos
    Me desculpe o tamanho do texto. Abraços, que Deus continue nos abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Iracema, permita-me deixa-la ainda em suspense ao não comentar em análise tua belíssimo apreciação, pois, cada uma destas tuas conotações, serão analisadas por parte, nos textos subsequentes!
      Portanto, peço tua compreensão!
      Todavia, reconhecendo-te como uma grande colaboradora deste blog, quero informar-te que todo espaço te é facultado para nele você demonstrar o fundamento de tua fé. Creio mesmo, que tudo que postas, ajuda nossos leitores na compreensão da Palavra de Deus!
      Que o Senhor Jesus continue te abençoando sobremaneira!

      Excluir
  3. Novo comentário colhido no face, desta feita do amigo Heriberto Florêncio Filho.

    Heriberto Florêncio Filho - Glauco César Lima Silva MATHEUS 7:""" NÃO JULGUEIS, NÃO SEREIS JULGADOS""" ASSIM DISSE O SENHOR JESUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Heriberto, existe uma distância incomensurável e conflitante entre julgar e analisar! O julgamento condenado pela Bíblia se refere quando se quer definir, arbitrariamente, com o intuito de condenar. Todavia, quando tem o sentido de formar juízo crítico em apreciação, ajuizando conforme o relato, passa a ser uma análise, que, na verdade, pode estar correta ou errada, todavia, sem ter o objetivo de depreciar as opiniões contrárias! Portanto, o meu texto tem por finalidade fazer uma decomposição de um todo em suas partes constituintes, tendo em vista conhecer sua natureza, proporções, funções e relações, conforme o original bíblico! Jamais coloco minhas opiniões como sendo espelho da Verdade, pois, acredito que o único humano que detém toda a verdade, é, unicamente Jesus Cristo!

      Excluir
  4. Agradeço de coração à minha querida esposa pelo compartilhamento deste singelo texto, creio mesmo que ao assim proceder, Cícera Maria está correspondendo ao IDE, proposto por Cristo. Pois, esta é a forma mais rápida de atingir todos os recantos do nosso planeta!
    Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  5. Comentário de João M. Viana postado na Face, respaldado no verso do profeta Ezequiel.

    João M Viana - Santificai os Meus sábados, pois servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu Sou o Senhor vosso Deus. Ezequiel 20: 20.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, amigo João Viana, esse é o dever de cada ser humano, santificar o Sábado do Senhor, pois, quando a pessoa santifica o Sábado do Senhor, está desta forma, demonstrando que ela adora, tão somente, o Deus Criador de todas as coisas!

      Excluir