Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de março de 2017

IDE - CAPÍTULO VII - Pormenores do Sexto Selo - O Assinalamento

CAPÍTULO VII

PORMENORES DO SEXTO SELO - O ASSINALAMENTO 
Educador Glauco César


NOTA DO ARTICULISTA - Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
        Uma vez que, uma determinada opinião é postada, e outra sobre o mesmo tema versado também é veiculado, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar dos mesmos, enriquecendo, desta maneira, seu cabedal de conhecimento.


         O assinalamento, nada mais é que a aceitação, por parte da Divindade, da escolha que cada pessoa faz; se aceita ou rejeita a oferenda do Onipotente e, trará como resultado; perdição ou vida eterna!
          Essa escolha pessoal vem acontecendo desde que entrou o pecado no planeta, num processo ininterrupto, portanto, acontece no dia-a-dia de cada indivíduo.
           Assim, após o advento do pecado, a porta da graça tem-se fechado inúmeras vezes, só que de forma individual, isto, a cada vez que morre um pecador!
         A primeira vez que a porta da graça se fechou, foi quando da morte de Abel, filho do primeiro casal, sendo, portanto, o primeiro ser humano assinalado para a vida eterna. Depois dele, à medida que as pessoas iam morrendo, automaticamente, eram contadas no rol das pessoas que fizeram jus à perdição ou, sujeitas, no futuro próximo, viver eternamente com Deus.
      A obra de selamento, não sofreu processo de continuidade, ao contrário, permanece ocorrendo, enquanto durar o reino da graça, todavia, essa porta continua se fechando, parcial e individualmente, cada vez que houver uma morte humana!
           Um dia, porém, a porta da graça, se fechará, só que, para todos, indistintamente, sem que haja a necessidade da mortandade da população terrestre. Quando isto acontecer, automaticamente, o caso de cada habitante da terra estará, irremediavelmente, confirmado, ou seja, não haverá mais oportunidade para ninguém! "Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se." Apocalipse 22: 11.
            Assim, o assinalamento geral, acontecerá quando a porta da graça, finalmente se fechar para nunca mais abrir. Isto acontecerá quando o céu se recolher como um pergaminho que se enrola, momento em que todos os casos já terão sido confirmados.
             Este novo capítulo, realça alguns pormenores do sexto selo, induz a mente do leitor atento a compreender o assinalamento final, pois, após o fechamento da porta da graça, não haverá lugar para semelhante obra. "E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" Atos 2: 21. "E entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar." Joel 2: 32 up.
            Portanto, o selamento vem ocorrendo em todo período da graça, desde a entrada do pecado, permanecendo até a porta da graça se fechar, por isso, esta obra está em andamento, pois, a porta da graça está aberta, daí, um capítulo especial para tratar desse evento peculiar, pois, "Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos." Lucas 20: 38.
            De posse deste entendimento, conheçamos os versos que serão analisados.
          "Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma.
           Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado fazer dano à terra e ao mar, dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus." Apocalipse 7: 1 - 3.


PRÉVIO ENTENDIMENTO


            Logo após o profeta João visualizar alguns fenômenos onde o grande terremoto de Lisboa foi o marco de abertura do sexto selo, sendo seguido por outros fenômenos como o dia escuro, o surgimento da lua num tom rubro sanguíneo e, posteriormente a chuva de estrelas cadentes, no entanto, outros fenômenos ocorreriam durante o sexto selo que, estão relatados neste novo capítulo.
            Pois bem, logo após esses acontecimentos, o vidente vê quatro anjos nos quatro cantos da Terra, dominando os ventos que assolariam cada extremidade do planeta, isto com o intuito de reter os ventos para não destruir as civilizações continentais, nem as reservas d'águas, nem muito menos as vegetações!
      É certo que este novo capítulo está redigida numa linguagem figurativa ou codificada, que precisa ser descodificada com o máximo de acerto. Quando isto acontecer a população que vivencia os instantes que antecedem o retorno de Cristo, terá instruções que habilitará cada pecador a se posicionar ao lado do Infinito Criador. "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar." Isaías 55: 6 e 7.

OS QUATRO ANJOS E SUAS FUNÇÕES



            Essas criaturas angelicais, na verdade, não são alusões de seres alados do paço celestial com o objetivo de reter os ventos das discórdias por um tempo determinado, que ao final desse tempo danificaria toda a terra, por ordenança da Divindade.
            Crer nessa possibilidade é acreditar que Deus é o pai da obra de destruição, estando contaminado pelo vírus da vingança.
         Ora, a vingança, definitivamente, não faz parte do caráter de Deus, senão Deus não seria o referencial da humanidade, pois, exigiria do humano uma vivência exemplar, enquanto Ele mesmo estaria em desacordo com os seus próprios conceitos. Certamente nosso referencial não é daquele tipo, faça o que digo, mas, não faça o que eu faço!
            Se esses quatro anjos não são o que parecem ser, então, o que essa figuração representa?
              Ora, sabemos que vento, no simbolismo da linguagem profética significa todo tipo de comoção, até mesmo política, religiosa e espiritual. Portanto, a função da Divindade não é promover, mas, combater tal tipo de descontrole!
             Sabe-se que as comoções políticas geram contendas e guerras, contudo, elas se originam em consequência da postura e escolha da população da terra, não da predestinação Divina!
         Sendo assim, essa escolha é o reflexo de toda a população terrestre que habita nos quatro pontos cardeais do planeta, descritos na linguagem profética como os quatro cantos da terra.
             Conclui-se que os quatro anjos, são, na verdade, toda a população terrestre que é responsável direta de toda comoção política, contendas, guerras e, possivelmente, também, do período de bonança!
              Existe uma inter-relação desses quatro anjos com a comissão do ide, proposto por Cristo. Pois, Jesus confia e encarrega toda criatura a apresentar as boas novas de Seu Evangelho. Sendo assim, o ide é extensivo a todos, com o triplo objetivo; divulgar, ouvir e escolher.
           Portanto, a essência do ide é fazer com que todos divulguem a mensagem de Cristo a toda criatura, por conseguinte, todos devem ouvir a comunicação do recado de Jesus, verbalizado ou escrito por todos.
         O passo seguinte seria todos fazendo a escolha de reter ou recusar o que é bom, ou seja, reter os ventos, evitando comoções ou, soltar os ventos, alimentando a grande tormenta sobre os humanos.
           Nesse entendimento os quatro anjos simbolizam todos os habitantes da terra!
         As pessoas precisam refrear os ventos das contendas, para evitar a sua condenação vindoura; contudo, está-se formando uma tempestade, prestes a irromper sobre a terra.
      O que está cada vez mais patenteado e, quase despercebido no entendimento de cada pessoa é que o Inimigo de Cristo e da humanidade está usando todo artifício neste tempo de selamento, através das religiões, a fim de desviar a mente do povo daquilo que é essencial, com o objetivo de levá-los a vacilar e perecer! 
            No entanto, Deus faz uso de Sua proteção sobre cada pessoa que decidiu permanecer ao lado de Cristo e da lei de Deus. A estes, após o fechamento da porta da graça estará garantida sua eternidade, assim, "o justo continua na prática da justiça, e o santo continua a santificar-se", mas, "o injusto continua fazendo injustiça, o imundo ainda continua sendo imundo" (Apocalipse 22: 11), portanto, todo ímpio continuará nos atos de impiedade, seu galardão será a perdição eterna! 
            Amigo leitor, cada pessoa que decidir ficar com Cristo, tornar-se-á no anjo que estará com as mãos retendo as consequências do pecado, nesse momento de decisão. Não fora essas mãos ajudadoras, a civilização se destruiria a si mesma. 

O ANJO DO SELAMENTO



         João o discípulo amado, agora com a função de mensageiro profético, tem sua atenção voltada para outro anjo que subia do nascente do sol, ou seja, do oriente, tendo em suas mãos o selo do Deus Vivo!
          Esse anjo transmite uma mensagem que contém provas da integridade do caráter daqueles outros quatro anjos, pedindo num tom altissonante para não danificar a terra, nem o mar e, nem as árvores, pois, a humanidade deveria ser selada, onde o selo de Deus seria fixado na fronte dos Seus servos, automaticamente, na testa do ímpio estaria impresso o selo do inimigo!
             Assim, estariam visivelmente distinguidos; aqueles que servem a Cristo, daqueles que obedecem ao impostor!
                Iniciemos, então, o processo de descodificação dessa simbologia!
             A primeira imagem simbólica é de um anjo. Como bem sabemos, anjo é símbolo de mensageiro humano. Na narrativa, esse mensageiro surgiu no oriente, que é o local onde o sol nasce.
              Essa imagem dá uma nítida descrição onde revela que a mensagem conduzida por aquele anjo era proveniente de Cristo Jesus, nosso Sol da Justiça. "Mas para vós outros que temeis o Meu nome nascerá o Sol da Justiça, trazendo salvação nas Suas asas." Malaquias 4: 2 pp.
             Esse anjo, mensageiro do Senhor, na verdade, é figuração de todos os humanos que transmitem as informações que Jesus lhes confiara.
           Assim, esse anjo é símbolo das pessoas de boa vontade que se emprestam a Cristo para conduzir os humanos na estrada da paz. "Graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o Sol Nascente das alturas, para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz." Lucas 1: 78 e 79.
           Nesse entendimento, o anjo do selamento é cada pessoa que se autoassinala com o selo do Deus Vivo, imprimindo no seu próprio caráter o desejo do Onipotente, isto através de suas ações. 
               Portanto, o anjo que sobe do Oriente tem por missão apresentar o característico distintivo do selo de Deus, que, inequivocamente, é o Sábado. Esta é a particularidade desse anjo, apresentar ao mundo o sinete de Deus, que distingue as pessoas que, verdadeiramente, buscam adorar a Divindade Eterna.  
             Assim, quem faz a vontade de Deus, cumprindo os Seus Mandamentos, se identifica, inteiramente, a Cristo, andando como Ele andou! "Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num Sábado, na sinagoga, segundo Seu costume, e levantou-se para ler." Lucas 4: 16.
               Amigo, o quarto Mandamento nos orienta a lembrar do Sábado, ora, quando lembramo-nos de guardar o Sábado, conforme ordenança de Deus, estamos autoassinalando com o selo do Onipotente em nossa mente, que é marcado na parte visível do invólucro que protege o nosso cérebro!
               Essa visibilidade, só é possível através das ações das pessoas e não pela colocação de um artefato palpável na testa do pecador!
             No entanto, quem se esquiva de observar o Sábado, automaticamente, está se selando com o emblema do oponente do Criador, que, obviamente, é simbolizado por um dia de descanso espúrio, não autenticado por Deus.
            Quem quer que aceite o Sábado como o dia do repouso de Deus, deve fazê-lo por convicção e consciência plena e, reverenciá-lo como um tributo de amor honroso ao Augusto Criador. Quem assim fizer, receberá o sinete de Deus na sede do intelecto, do entendimento e da alma! Isto é imensamente notável. 
            Amigo, para se conseguir a coroa da vitória e tiver direito a Vida Eterna, a pessoa terá que perseverar fiel até o último instante da vida. Esta verdade afasta por completo a perspectiva popular de que uma vez salvo, salvo para sempre! "Sereis odiados de todos por causa do Meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo." Mateus 10: 22.
              Mesmo porque a salvação não é um objetivo a ser alcançado, é, na verdade, a pessoa de Cristo, conforme esclarecimento do Espírito Santo a Simeão e, confirmado pelo próprio Jesus! "Movido pelo Espírito... Simeão O tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a Tua palavra; porque os meus olhos já viram a Tua SALVAÇÃO."  Lucas 2: 27 - 30. A Salvação que Simeão estava vendo era o próprio Jesus!
        Passado trinta e três anos, o Messias confirma as palavras de Simeão, quando adentrou na casa de Zaqueu. "Então, Jesus lhe disse: Neste dia entrou a SALVAÇÃO nesta casa." Lucas 19: 9. Amigo, quem entrou naquela casa, descrito como a Salvação, foi Jesus, portanto, Ele não é apenas o salvador, mas, sobretudo, a própria Salvação!
            Apesar de que a Salvação foi doada, gratuitamente, por Deus o Pai a todo pecador, ela não garante a eternidade, pois, a Vida Eterna é escolha de cada pessoa, uma vez que, Deus respeita o livre arbítrio que Ele mesmo doou ao homem. Por isso, quem quiser viver eternamente terá que combater o bom combate! "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Desde agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia, e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a Sua vinda." II Timóteo 4: 7 e 8.
           Amigos, a missão do anjo do selamento está claramente delineada; ele deveria comunicar aos quatro anjos, ou seja, a toda a população terrestre que estivesse em animação de vida, a não danificar nem a terra, nem o mar e, nem muito menos as árvores, sem que antes fosse executada a obra do selamento!
               Ora, agora sabemos que o selo de Deus, que este anjo estava conduzindo em suas mãos, é, inequivocamente, o Sábado do quarto Mandamento da Lei de Deus!
                 Você, leitor, poderia até estar se perguntando; o que faz o articulista ter tanta certeza dessa afirmativa? 
           Amigo, arrazoe comigo, a mensagem apocalíptica, deixa um vestígio a seguir, que une o sinete de Deus ao encargo de não destruir, repare bem, nem a terra, nem o mar ou as árvores!
              O pesquisador atento vai perceber que o selo de Deus, o Mandamento que identifica o Criador, na parte que justifica a observância do Sábado como dia santificado, fundamenta essa propositura pelo fato do Senhor ter criado dentre outras coisas, a terra, o mar e, certamente as árvores!
            Perceba a semelhança, do sinete do Criador, com a missão do anjo, de não destruir a terra, o mar e as árvores, pois, são obras da criação de Deus!
                 Essa similaridade é prova de que o Sábado é o selo de Deus, e quem o observa, tem mais facilidade de preservar as obras criadas por Deus, para que a humanidade pudesse ser feliz! 
            Por isso, é de suma importância ter sempre registrado na mente o nome que identifica o Pai! Quem é assinalado pelo selo de Deus, carrega consigo o nome do Criador! 
     Assim sendo, quem observar o Sábado como dia santificado, herdará a eternidade e, terá retido na memória o nome do Cordeiro Filho de Deus, bem como, o nome do Pai! 
              Que o Senhor nosso Deus, a misericórdia do Seu Filho Jesus Cristo e a companhia benfazeja do Espírito Santo, continue nos abençoando!
              Amém!!!

4 comentários:

  1. Agradeço ao meu amigo Adeilton Silva, pelo compartilhamento deste singelo artigo, crendo eu que, o mesmo está repleto de informações que Cristo confiou, não somente a mim, mas, a toda pessoa que queira se tornar instrumento nas mãos do Onipotente Criador!
    Que Jesus continue a obra de abençoar e preparar, tanto a você quanto aos seus familiares, amigos e a toda criatura que, contigo entrar em contato,para um dia poder habitar eternamento com Cristo, durante a eternidade, nesta Terra restaurada!

    ResponderExcluir
  2. Comentário colhido no Face da leitora Graça Araujo!
    Graça Araujo · O amor pois vem do coração conveniências são atitudes

    ResponderExcluir
  3. É verdade, amiga Graça Araujo, o amor remove montanhas, já a conveniência é uma espécia de atalho que facilita a nossa caminhada a alcançar algum objetivo. Uma coisa é certa, o amor nunca erra o alvo a alcançar, no entanto a conveniência, apesar de dá um certo conforto, muitas das vezes atrapalha o nosso jornadear rumo à felicidade.
    Espero que tenhas lido o texto e gostado do mesmo!
    Que Deus continue te abençoando!!!

    ResponderExcluir
  4. Amigo leitor, Vagner A. Ferreira, fico imensamente grato pelo teu compartilhamento.
    Espero que a leitura desse artigo tenha sido benéfico para o teu crescimento espiritual, e que através dessas publicações, teu entendimento sobre Deus e o propósito dEle, esteja cada vez mais robusto em tua mente!
    É meu sincero desejo que você continue sendo um luzeiro que esteja sempre alumiando o caminho que o pecador sincero tem que trilhar! Que através do teu trabalho incessante, você possa ser, mais um obreiro voluntário que leva pecadores arrependidos aos pés de Jesus Cristo.
    Deus continue sendo o teu Pai e que Jesus Cristo seja o companheiro inseparável, em toda tua vida, no jornadear diário rumo à Canaã Celestial!
    Que Deus continue nos abençoando!

    ResponderExcluir