Total de visualizações de página

domingo, 4 de dezembro de 2016

IDE - O Cordeiro Abre os Selos - Capítulo VI

CAPÍTULO VI



 O CORDEIRO ABRE OS SELOS 

Educador Glauco César


NOTA DO ARTICULISTA - Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
        Uma vez que, uma determinada opinião é postada, e outra sobre o mesmo tema versado também é veiculado, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar dos mesmos, enriquecendo, desta maneira, seu cabedal de conhecimento.


                                         É importante estar atento para o fato que os sete selos são referências históricas da dispensação cristã, no entanto, está vividamente relacionado ao juízo investigativo.
           Sabe-se que este juízo iniciou no momento em que o pecado adentrou no planeta, ou seja, quando Adão cedeu aos caprichos de Eva.
         Apesar de que Eva tenha sido o primeiro humano a pecar, todavia, o pecado não lhe foi imputado, pois, ela fora enganada. "Disse o Senhor Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi." Gênesis 3: 13 (Grifo nosso). "Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam." Atos 17: 30.
        No caso de Adão, foi diferente, ele sabia e tinha total consciência do que estava fazendo, no entanto, escolheu afrontar Deus, ele tinha total consciência do prejuízo danoso que sua escolha o remetera, todavia, preferiu se solidarizar à sua amada Eva. "Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo." I Coríntios 15: 22. É por esse motivo que o pecado adentrou na Terra, por Adão e não por Eva.
          Se observarmos detalhadamente vamos perceber que Cristo ao desselar o livro, justamente, naquele instante, ficou visível o conteúdo do mesmo, não só ao apóstolo João, mas, a todos que lerem o livro da Revelação!
           Contudo, somente quando chegou o tempo, referente ao período histórico representado, é que se ouve a voz clara e potente dos animais, convidando aos humanos da época em pauta, a adentrar no conhecimento da vontade de Deus. 
            Enoque foi o primeiro ser vivente a fazer esse apelo, induzindo os humanos a ver os acontecimentos de caráter religioso do início da era cristã, enaltecendo os triunfos do evangelho no primeiro século daquela Dispensação!
           Esse período em foco, corresponde, justamente, a época da Igreja de Éfeso, que vai aproximadamente do ano 27 de nossa era, até o ano 100 A.D.
                 A cor branca do cavalo simboliza a pureza da fé e, a não contaminação das pessoas, que por opção, preferiram continuar sendo lideradas por Cristo, através do Espírito Santo! 
           Apesar de que foi Cristo quem desatou os selos, quando João recebeu a visão, cada animal, no caso, Enoque, Moisés, Elias e Isaías, nos quatro primeiros períodos da Dispensação Cristã, se emprestou a Deus como interlocutor, proporcionando aos humanos de cada período, o entendimento da mensagem, a eles, conferida para ter a mais sábia postura, para assim, ser também um vencedor.
           É por isso que somente as quatro primeiras mensagens, justamente, dos quatro cavalos emblemáticos com seus cavaleiros, foram esclarecidas por Enoque, Moisés, Elias e Isaías! 
        De posse deste preambulo, analisemos com racionalidade as mensagens contidas na figuração do cavalo branco e do vermelho.
           "Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem! Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.
           Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizendo: Vem! E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada. Apocalipse 6: 1 - 4. 

           
O CAVALO BRANCO E SEU CAVALEIRO COM ARCO




        Após o descontrole emocional de João, ele, com indelével alegria, contempla Jesus, o Cordeiro de Deus, transmitindo serenidade, desatando o primeiro selo, ficando visível a mensagem ali contida.
         Naquele instante, Enoque, o primeiro ser vivente que ascendeu ao paço celestial, assume o papel de interlocutor de Cristo, para todo o humano, principalmente, aqueles que pertenciam ao primeiro período da dispensação cristã, que, historicamente, corresponde à Igreja de Éfeso.
               A voz de Enoque soava nítida, com firmeza racional, garantindo a todo humano daquele período, a tomar uma postura lógica, de aceitação do cuidado de Deus ou, desprezo às oferendas da Divindade!
          Uma vez que, logo após Jesus ter ascendido ao céu, enviando o outro Consolador, como Ele prometera, Seus amigos daqui da Terra, robusteceram a fé, disparando as setas do entendimento, atingindo o coração humano, vencendo toda incredulidade, e, o tropear estrepitoso do cavalo e seu cavaleiro, faz com que o puro evangelho conquiste a vitória sobre o paganismo do primeiro século. "Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar tudo o que vos tenho dito." João 14: 25. 
           A primeira mensagem contida naquele livro, como todas as mensagens apocalípticas, foi postada em forma de vídeo, contendo cenas simbólicas em animação. João divisa um imponente cavalo branco numa andadura das cavalgadas saindo em passo ordinário, atingindo o galope, imprimindo mais destreza até alcançar mais velocidade.
          Sobre o dorso daquele animal, provavelmente, com indumentária branca, um cavaleiro com arco. "E seguiam-nO os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro." Apocalipse 19: 14.
              Pela narrativa do vidente, não se pode definir se esse arco era um artefato bélico com que se atira setas ou, se era um arco sobre a cabeça do cavaleiro, representativo de santidade!
          No passado, principalmente na história bíblica, o cavalo, por sua intrepidez e não temer o fogo era o animal que representava guerra. "O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor." Provérbio 21: 31.
                  O cavaleiro não é descrito como se estivesse usando uma indumentária bélica, como era comum aos guerreiros. Por isso mesmo, alguns comentadores, ao invés de analisar esse arco como instrumento que lança setas, preferem crer que esse arco seja o emblema de santidade, em forma de círculo, tal qual, representam os artistas plásticos, quando pintam figuras de humanos santificados.
            Daí haver interpretações tão díspares sobre o cavaleiro do cavalo branco.
            Em meio a esse emaranhado de interpretações, pode-se concluir que esse cavaleiro seja uma vívida representação de Cristo, o nosso comandante espiritual que batalhou por todo ser humano, que saiu vencendo e para vencer! "Tocai a trombeta em Sião... A Sua aparência é como a de cavalos; e, como cavaleiros..." Joel 2: 1 e 4. "Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça." Apocalipse 19: 11.
              O branco cintilante do cavalo, quanto do cavaleiro, é símbolo de imaculada pureza e, santidade na vitória. Essa é uma figuração apropriada, pois, retrata uma guerra santa, limpa e justa, por parte de Cristo e Seus comandados!
        O simbolismo dessa figuração retrata a pureza da maioria dos humanos que, naquela época, conheceram o evangelho de Jesus, seguindo-O em conformidade com o caráter de Cristo, demonstrando que aquele povo que recebeu o puro evangelho de Jesus, saiu vencendo e para vencer!
             Essa é uma garantia para todo humano, que hoje, milita nas hostes de Jesus, pois Ele continua pastoreando, amorosamente, Seus amigos terrenos, ajudando a todo pecador arrependido, a obter a vitória pela fé!
          Em consequência, as boas novas transmitidas pelo Messias, nosso Salvador, que houvera ressuscitado, foi, naquela época, transmitido até aos confins da Terra habitada!
              Aqueles divulgadores do primeiro século procuraram imitar o caráter de Jesus, trabalhando para abreviar o retorno de Cristo e, assim, estabelecer o reino de Deus aqui na Terra.
            Desta maneira, não pode haver dúvida que Jesus é o conquistador que, por intermédio dEle mesmo e, por meio das pessoas daquela época, figurativamente, estava cavalgando aquele cavalo branco. Somente Jesus Cristo é o guia e Comandante de Sua igreja!
            É bom ficar atento à narrativa, pois, percebe-se que o Cavalariano, ao partir, estava desprovido de coroa, somente no seu trajeto é que foi dada uma coroa para aquele Paladino. Essa coroa simbólica denota o zelo e o sucesso com que os primeiros divulgadores do Evangelho, promulgava a verdade cristã!
              Não é esclarecido qual o destino desse Cavaleiro, mas, ele deveria conduzir seu cavalo. Esse detalhe demonstra que a missão a ele confiada era ilimitada. O Evangelho deveria ser pregado em todo o mundo! "E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, em testemunho a todas as nações. Então, virá o fim." Mateus 24: 14.
          Paulo, se reportando aos Colossenses, declara que as Boas Novas de grande alegria, já em seus dias, houveram sido pregadas a toda criatura debaixo do céu. "Se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro." Colossenses 1: 23. 
             Outro detalhe importante e, por certo, esclarecedor, é o fato de que o Cavaleiro saiu vitorioso e para vencer. Pode-se perceber que Cristo detinha a vitória sobre o pecado e estava em busca dum novo triunfo!
             Seu primeiro triunfo foi sobre o Príncipe das Trevas e seus aliados humanos; sobre a morte e o jazigo. O importante nessa vitória é que Cristo venceu movido pelo amor eterno, não deixando de amar aqueles que se colocaram como Seus adversários, derramando Seu precioso sangue pelo bem da humanidade caída!
            Essa vitória O capacitou para conquistar, juntamente com Seus amigos, novo e grandioso triunfo.
          Amigo leitor, quando nos unimos a Cristo na batalha contra o mal, nutrimos a certeza que haveremos de continuar conquistando triunfos eternos e, mesmo que a morte nos leve de surpresa haveremos de conquistar a Vida Eterna, pois, hoje ela está nas mãos salvadoras do nosso Redentor, Jesus Cristo!



O CAVALO VERMELHO





           Com a desenvoltura da cena, surge um novo cavalo, o detalhe nesse outro símbolo é a cor, que nesse caso é de tonalidade vermelha.
           Além da cor, conclui-se que quem cavalgava aquele equino, não se assemelhava ao primeiro Cavaleiro, pois, enquanto o primeiro Paladino induzia para a pureza, já esse novo elemento que conduzia o corcel da cor de sangue ou afogueado, incentivava à corrupção, levando às pessoas daquele segundo período a alienar-se dos princípios retos do cristianismo. Nesse caso o vermelho é emblema de pecado. "Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam... vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã." Isaías 1: 18.
          Enquanto o primeiro Cavaleiro recebeu uma coroa, símbolo de fidalguia e retidão, esse novo elemento recebe uma espada, conduzindo o ser humano a se rebelar contra o semelhante a ponto de ceifar a vida do outro, em consequência, nesse novo período histórico surge as grandes e sangrentas perseguições aos cristãos, privando os humanos da paz proveniente dos céus.
               Outro pormenor desse novo período é que Moisés, o segundo ser vivente é quem faz o prelúdio dessa nova visagem, e toda essa mudança tem um significado interpretativo diferenciado. 
              Por qual motivo Moisés, o segundo ser humano que se tem conhecimento de que Deus tomou para Si, foi o escolhido para auxiliar os humanos daquele período de perseguição? A resposta a essa inquietação é singela, pelo fato de ter adquirido experiência quando militava aqui na terra, pois, conduziu o povo de Israel retirando da escravidão do Egito, conduzindo para sua nação. 
            Devido seu experimento e dependência irrestrita em seguir os conselhos de Deus, se capacitou, para mais uma vez, colaborar com Cristo naquela obra em que ele, perfeitamente, se enquadrava!
            Sua aprendizagem no passado longínquo o habilitou como auxiliar nessa nova empreitada de perseguido.  
               Esse intervalo de tempo corresponde ao período de Esmirna que vai, aproximadamente, do ano 100 ao ano 323 A.D. Foi, exatamente, naquele intervalo histórico que os princípios de Cristo e a interpretação evangélica se corromperam, os cristãos aceitaram os ensinos errôneos provenientes de pensamentos e tradições humanas.
              Grande parte dos humanos abandonou a simplicidade de Cristo, introduzindo pensamentos de homens eliminando grande parte das verdades bíblicas!
             Paulo, em seu tempo, já houvera advertido a comunidade, afirmando que o mistério da iniquidade já estava operando! "Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém." II Tessalonicenses 2: 7.
            Que tipo de perseguição o povo tão bem preparado por Cristo teve que enfrentar? Não foi bastante salutar para os romanos, incentivados pelos sacerdotes judeus participar do martírio de Cristo, o Filho do Deus vivo? 
           É certo que os romanos, durante o primeiro século, demonstrou tolerância aos cristãos.
             No entanto, Aurélio, posteriormente Décio, sentiu que o cristianismo poderia ser uma ameaça para o Estado. Diocleciano estava convicto que o Estado deveria destruir o cristianismo ou, o Estado se renderia aos seguidores de Cristo. Assim, de 284 - 305 A.D. se instituiu a mais implacável perseguição ao cristianismo.
             Quem é o culpado dessa perseguição? Aurélio, Décio, Diocleciano, Roma ou os Sacerdotes Judeus?
        Não, o maior culpado é o pecado que é regido por Satanás, as outras criaturas e instituições, são apenas instrumentalidades na mão do Inimigo, que procura desafiar a autoridade de Deus, chegando a matar o Príncipe da Paz, e, adultera a Verdade, por isso mesmo, consegue angariar tantos ajudantes para a disseminação do mal!   
      A misericórdia de Deus é tamanha que Ele, por intermédio de Jesus, utilizando o anjo Gabriel, repassando para João, o vidente de Patmos, enviou mensagens à Terra, com o intuito de reconduzir os humanos aos ensinamentos de Cristo Jesus!
             Conclui-se que as sete mensagens contidas sob os sete selos de Apocalipse seis, não é, simplesmente, uma explanação histórica, pois, sua aplicação é também quase atemporal, uma vez que, as mensagens ali contidas tem relevância suprema, para todos os humanos, ainda hoje, por conseguinte, serve de guia seguro para suplantar os desafios contidos no tempo do fim!
             A enorme espada que o Cavaleiro do cavalo vermelho, o Inimigo de Cristo detém em sua mão é, incontestavelmente, emblema de que Satanás detinha poder mortífero e tentaria impor conceitos e opiniões, conforme a avaliação de seu caráter, aos cristão, que apesar da aparente fraqueza, estavam robustecidos pelo zelo de Deus, pois, detinham a força que estava escondida nas chagas de Cristo Jesus!
            Todavia, o Cavaleiro inimigo, através do impiedoso cavalo vermelho, esteve e está galopando, imprimindo em sua guerra espiritual, grande devastação, martirizando homens santos, mulheres piedosas e crianças indefesas, contudo, aqueles que sucumbiram naquela batalha, haverão de ressurgir no último dia, para assim, herdar a eternidade!
         Jesus, anteriormente, já tinha profetizado e aconselhado! "Eis que Eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. E acautelai-vos dos homens; porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas; por Minha causa sereis levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios." Mateus 10: 16 - 18.
              Este verso leva-nos a concluir que Cristo não planejou esta mortandade, se os cristãos fossem precavidos poderiam minimizar aquela mortandade, contudo, estavam guarnecidos com a recompensa de Cristo, pois o Cavaleiro do cavalo branco, no tempo certo, haveria de deter o galope enlouquecido do cavalo cor de fogo!
           É sempre bom lembrar que o foco do Inimigo, na milenar controvérsia entre o bem e o mal, tem sido fazer o humano desacreditar na perenidade da Lei de Deus. Essa prerrogativa de Satanás tem uma grande lógica, uma vez que não havendo lei, logicamente, não existiria pecado e, não havendo pecado, a figura do Filho de Deus, o Remidor, seria facilmente descartada!
               Desaparecendo a Lei de Deus, fatalmente haveria a união pacifica do Estado e o Cristianismo, haveria uma cooperação entre ambos, como existe hoje, onde o Estado promulga leis banalizando o aborto, o casamento entre parceiros do mesmo sexo, num pseudocristianismo, onde as pessoas são envolvidas pelo laço do passarinheiro! "Porque entre o Meu povo se acham perversos; cada um anda espiando, como espreitam os passarinheiros; como eles, dispõem armadilhas e prendem os homens." Jeremias 5: 26.
              Dessa forma o Cavaleiro afogueado tira a paz da Terra, e os homens se matam uns aos outros em abundância de carnificina, certamente instruídos por aquele Cavaleiro que estava munido da grande espada do mal!  
                       Infelizmente, naquele período, a maioria dos cristãos preferiram destronar a pessoa sacrossanta de Cristo, preferindo entregar essa liderança a homens falíveis, como resultado rapidamente surgiu uma agravante desunião entre os lideres eclesiásticos, começando a carnificina entre os lideres humanos. Essa foi a desastrosa realidade adquirida!
        Hoje, no entanto, temos em nossas mãos uma importante decisão a tomar, qual seja, continuar sendo liderado por humanos incapacitados ou, devolver a Cristo a direção da vida espiritual! Cabe a cada pessoa tomar essa postura!
             Quem está te guiando, amigo leitor? "Escolhei, hoje, a quem servir... Eu e minha casa serviremos ao Senhor." Josué 24: 15.

2 comentários:

  1. Comentário colhido no face, de Iracema Miranda Gomes, assídua leitora deste blog, a quem desejo que o infante de Belém continue nascendo a cada instante na manjedoura do coração dela e dos demais leitores!

    Iracema Miranda Gomes - Caro amigo, transcrevo aqui como aprendi, segundo o pensamento da igreja.
    "Até aqui os selos foram abertos, mas o Livro não.
    Os primeiros quatro selos, apresentam a história do homem dominado pelo mal, ambição, poder e conquista (selo 1) que gera guerra e competição (selo 2), o racionamento e a fome (selo 3) e por fim, a doença e a morte (selo 4)."
    "Os quatros seres vivos, simbolizam toda criação (quatro também indica totalidade). As criaturas testemunham que Deus age sem cessar, de modo vigilante (olhos) e rápido (asas). A criação louva a Deus, reconhecendo-o como o Todo poderoso Senhor da história.
    João apresenta Jesus como o Senhor absoluto da historia (cavaleiro) o branco é a cor da Carol Vitória. Ele é o Messias,a encarnação da justiça de Deus. Tem a ciência Divina (olhar de fogo) e poder universal (muitos diademas). A espada é o Evangelho que julga:condenando ou salvando. "As palavras não são minhas, mas é como acredito. Claro que entrego minha vida a esse Deus fabuloso!! Abraços, Feliz Natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, fico feliz que a tua compreensão tenha preenchido os anseios do teu entendimento!
      Por certo, da forma que concebeste o esclarecimento, as informações chegaram até ti, como um encaixe perfeito, simétrico e todo suficiente, que preencheu o vazio de compreensão que havia em ti.
      Comigo, no entanto, é paradoxalmente diferente, por mais que os detalhes venham repletos de esclarecimentos, ainda assim, a cada manhã, surgem novas lacunas que precisam de maiores compreensões. O que é muito bom, no meu entendimento, uma vez que, sempre que leio um verso bíblico, me aflora uma nova maneira de realçar o amor salvífico de Deus, através da entrega impoluta de Cristo e a compreensão esclarecedora do Espírito Santo!
      Por isso, meus escritos, muitas das vezes, são longos, e, sempre carecem de ampliar o entendimento sobre o caráter de Deus, que, por conseguinte, tem a extensão superior ao próprio Universo!
      Por isso meu entendimento sempre terá um espaço para ser preenchido com maiores e melhores informações sobre o nosso Deus!
      Abraços fraternos!

      Excluir