Total de visualizações de página

sábado, 19 de março de 2016

IDE - Desgraçada Miserabilidade Travestida de Riqueza Espiritual

DESGRAÇADA MISERABILIDADE, TRAVESTIDA DE RIQUEZA ESPIRITUAL

Educador Glauco César

NOTA DO ARTICULISTA - Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
        Uma vez que, uma determinada opinião é postada, e outra sobre o mesmo tema versado também é veiculado, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar dos mesmos, enriquecendo, desta maneira, seu cabedal de conhecimento.



                  Este último período da história da humanidade, o mais rico em informações, tecnologia, entretenimento, oportunidades e, como não poderia deixar de ser, em interpretações das coisas do céu!
         Pois bem, o ser humano, como que entrelaçado nesse grande emaranhado de oportunidades, preso às suas próprias decisões, arvora-se imensamente rico de todas essas tendências, e, em seu próprio discernimento, declara-se abastado.
    Todavia, falta-lhe a sensibilidade de perceber sua impotência e, seu distanciamento em reconhecer a Verdade Absoluta, sem perceber que Ela está nele, mas ele não está com Ela. Isto causa uma grande dificuldade que faz a total diferença!
           Fato que descreve a realidade de cada pessoa, e, em consequência, levou Cristo a declarar em alto e bom som, que a humanidade está empobrecida espiritualmente.
        O grande problema da atualidade é que as pessoas sabedoras de seu deficiente estado espiritual tentam, dissimuladamente, demonstrar um relacionamento salvífico com Cristo, com o intuito de autoiludir e, induzir seus semelhantes, ao erro!   
        Dentro deste contexto, tomemos, então, conhecimento dos versos que serão analisados no decorrer deste artigo. "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de Mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e vestidos brancos, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas". Apocalipse 3: 17 e 18.   

SOU RICO, ESTOU ENRIQUECIDO, DE NADA TENHO FALTA - Neste período que antecede ao desfecho da condição da população mundial, vida ou morte eterna, infelizmente, quase a totalidade das pessoas, em seu íntimo, declaram-se, ante a gama inesgotável de informações, como dignas e enriquecidas.
               Uma vez que, não tendo falta de conhecimento amplo e bem fundamentado, resultante da análise e combinação de vários informes, pois, já detém tudo de que precisam, conforme repassado pela sua denominação, por isso mesmo, declaram-se enriquecidas! 
            Tais pessoas preferem, por escolha própria, confiar em seus informantes eclesiásticos, tratando-os como fidedignos, quando, na verdade, deveriam buscar entendimento, pessoalmente, na fonte, que é a Palavra de Jesus Cristo! "Examinais as Escrituras porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que de Mim testificam". João 5: 39. Grifo nosso.
          Esta é uma postura que deve ser exercitada diariamente! Por isso, cada pessoa deve, não só examinar as Escrituras, como, principalmente, analisar se as instruções recebidas procedem de informantes fidedignos! "Ora estes (de Beréia) foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram de fato assim". Atos 17: 11. Grifo nosso.
                Esclarece-nos o revelador, no caso Jesus Cristo, que a população mundial, deste período, está, em sua maioria, num estado calamitoso, espiritualmente, por isso mesmo, cada pessoa do presente século, está incluída nesta condição, e, precisa, urgentemente, tomar uma iniciativa conflitante consigo mesma, senão, fatalmente, será vomitada pelo Redentor! 
          Apesar de que esta última geração esteja cristianizada, culta e educada espiritualmente, não obstante, duvida de tudo que seja contrário à doutrina da denominação, por ela, eleita! Pessoas desse tipo permitem muito abuso doutrinário, chegando mesmo a perder de vista a real vontade de Deus! 
            Esta última geração deve lembrar-se de que a vaidade de defender sua denominação de forma arrogante, o leva a pensar que não precisa de mais nada, isto resulta numa percepção espiritual obtusa, esta postura pode ser fatal, pois, afasta o Espírito Santo de trabalhar com altivez na mente de tais pessoas, a menos que, elas passem a sentir a necessidade da Salvação que é Cristo, e abram espaço em suas mentes para que o Espírito os convença "do pecado, da justiça e do juízo!" João 8: 46.



ÉS DESGRAÇADO, MISERÁVEL, POBRE, CEGO E NU - Que estarrecedora condição espiritual encontra-se a população que deveria estar preparada para a iminente vinda da procissão celestial em busca do pecador confesso, arrependido, perdoado e, alguns deles, justificados por Cristo Jesus, o Redentor!
           Diagnosticada a condição espiritual das pessoas deste derradeiro período da igreja, pelo Médico dos médicos, tomemos, então, conhecimento em detalhes, do relatório produzido por Cristo.
        Jesus denuncia a população, inicialmente, de desgraçada. As pessoas que se arvoravam enriquecidas e não necessitando de mais nada, o Mestre anuncia que as tais eram desprezíveis e de má sorte, pois, tinham privação da graça Redentora.
               Na verdade, o estado das pessoas da atualidade, nessa condição, é de aflição, ansiedade e angústia, portanto, precisa-se reverter esse estado seguindo o receituário fornecido pelo Grande Médico!
            Enquanto isso não acontece, o Mestre continua sua denúncia, acusando de miserável, ou seja, digna de compaixão.
                 A população do mundo adquiriu esse adjetivo por divulgar um evangelho partidário, em que se apregoa, indiretamente, o mérito da salvação, às instituições eclesiásticas.
             Este fato faz de cada pessoa uma infame, por divulgar uma inverdade malvada, perversa e cruel. Essa é a real condição espiritual própria de quem é paupérrima da motivação celestial.
             Por isso mesmo, o Messias, ante o enriquecimento fraudulento das Instituições Eclesiásticas e seus ministros, faz de cada ser humano que participa, direta ou indiretamente desse esquema ou, conhece essa prática e não se opõe a ela, um pobre e mal dotado espiritualmente!                        Essas pessoas podem até conhecer a história eclesiástica, contudo, desconhecem a verdadeira motivação, que é o amor de Cristo. Por isso mesmo estão distanciadas da verdade e, consequentemente, tem induzido muitos ao caminho da maldade, aumentando a quantidade de pessoas que não tem o necessário para adquirir a Vida Eterna!
           Que situação malsinada, ser privado de avistar a concretização da eternidade, só pelo fato de estar alucinado pelas denominações que fazem desaparecer, pouco a pouco, da visão, o foco principal que é Jesus Cristo e, impede que a população mundial faça uma reflexão com racionalidade, para banir a totalidade das denominações que perturbam o julgamento conforme Deus, uma vez que, obliteram a razão de Jesus!
                 Assim, a humanidade está coberta com a vestimenta negra da impiedade, preconizando suas qualidades, jactando-se em vanglória como legítima detentora da verdade.
         No entanto, o Príncipe da Paz denuncia que tais criaturas estão privadas do vestuário celestial, na verdade estão despidas das virtudes cristãs, por isso, estão desnudas do caráter comum aos cristãos! 
                 É de extrema valia perceber que a consciência do ser humano, neste atual período, está praticamente insensível a ponto de cada pessoa relutar em aceitar sua estarrecedora condição! "Todo o caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações". Provérbios 21: 2.         
              Se não houver uma mudança em tempo hábil que é exatamente hoje, aqui e agora, todos estarão perdidos eternamente!  "Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação: Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação".  II Aos Coríntios 6: 2.

            Para que esta população venha a se encontrar com Jesus nos ares, e alcançar o aconchego do Pai, se faz necessário, neste instante, comprar de Jesus Cristo, alguns apetrechos!   

DE MIM COMPRES OURO PROVADO NO FOGO - Nosso amorável Mestre, após descrever com autentica fidelidade, a real condição do ser humano, nestes derradeiros instantes da desvirtuada história de pecado, entrega, então, o receituário contendo o formulário dos medicamentos oriundos do céu, que deveriam ser comprados, por cada ser humano, para dele fazer uso e, assim, conseguir a eternidade!
          Sabe-se que a Salvação é gratuita, pois, é o dom inefável de Deus. Ela foi adquirida por toda a humanidade através de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus.
          A morte substituinte de Jesus alcançou, de forma plena e eficiente, toda criatura, por isso mesmo, todos que estejam vivos, estão salvos em Cristo Jesus! "Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos." Mateus 22: 32. Grifo nosso.
           É interessante lembrar que a Salvação é escolha de Deus, Este escolheu e salvou a toda criatura, por isso, ela é gratuita, no entanto, a Vida Eterna, é escolha, unicamente, de cada ser humano! É por isso, que não precisa se fazer nada para adquirir a Salvação, pois, qualquer ato ou esforço humano para ser salvo, estaria invalidando o sacrifício perfeito, autossuficiente e gratuito de Jesus!
          Sendo assim, a salvação não garante a eternidade de ninguém, para se adquirir a Eternidade, cada pessoa deve fazer sua escolha, aceitando e crendo na Salvação doada por Deus, que é Jesus Cristo! "Para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna." São João 3: 15. Grifo nosso.
           Para readquirir a Vida Eterna, a criatura humana terá que desempenhar as funções exigidas por Deus, viver conforme prescrito na Lei do Senhor, refletindo o caráter de Cristo. Desta forma a humanidade estará comprando o ouro provado no fogo.
              O ouro provado no fogo que a humanidade precisa comprar para ter direito a Vida Eterna, uma vez que já temos a Salvação, que é Jesus Cristo, é emblema da confiança que devemos ter no Salvador, portanto, é figura da fé que opera em cada pecador que, para desempenhar essa fé, terá que enfrentar a instabilidade ou volubilidade das pessoas que com prazer voraz afronta todo aquele que deseja alcançar a eternidade, atraindo contra si os opositores, tornando-se vulneráveis a ponto de colocar em risco a própria vida! "Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo." I Pedro 1: 7. Grifo nosso.   
                O ouro provado pelo fogo é, também, emblema, do pecador que se predispõe a seguir a revelação de Jesus Cristo, por isso, atrai oposição mortal contra sua pessoa! "Mas Ele sabe o meu caminho; prove-me, e sairei como ouro." Jó 23: 10.
               O ouro é a riqueza espiritual oferecida por Cristo, que redundará em Vida Eterna!  O ouro é, portanto, o primeiro medicamento receitado por Jesus, para todo pecador que deseja viver eternamente!
           
VESTIDOS BRANCOS - A segunda ação medicamentosa que a humanidade necessita comprar de Cristo Jesus é uma vestimenta branca. Sabe-se que uma vestidura, na verdade, é um revestimento próprio para ocultar as imperfeições e cobrir a nudez para não deixar desnudo o ser humano.
          Quando o Médico dos médicos preceitua para a humanidade, nestes últimos dias da história terrestre, comprar este vestuário, tem por objetivo trocar os vestidos enegrecidos da justiça humana, que são trapos de imundícia (mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapos de imundícias - Isaías 64: 6 pp.) e, não simplesmente, lavar as vestiduras, pois, a podridão da justiça humana que continua impregnada nestas vestes, tem de ser banida de cada criatura, isto se a pessoa quiser ter direito à Vida Eterna. "Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me vestiu de vestidos da Salvação, me cobriu com o manto da justiça, como um noivo que se adorna com atavios, e como noiva que se enfeita com as suas joias." Isaías 61: 10.  
                  O branco luzidio ou brilhante que emana de Jesus causa da impressão produzida no órgão visual pelos raios da luz não decomposta, o Sol da Justiça, é emblema do caráter puro de Cristo.
                  É, justamente, este caráter puro que cada pecador deve comprar de Jesus, esta característica ajusta-se no ser humano como uma vestimenta de linho finíssimo, com caimento perfeito, produzindo a justiça Divina nos justificados! "E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos." Apocalipse 19: 8.
                Jesus quer tirar nossas vestes de pecado e justiça própria, que defende a instituição humana em lugar de Cristo e, enaltece seus superiores como dignos de louvores, para revestir-nos com a vestimenta de textura celeste que é o manto da justiça do Divino Mestre!            
             A humanidade tem que deixar de ser insensata, pois, precisa comprar do Mestre a vestimenta branca que é o caráter puro e, fazer profissão de servir a Deus, com as boas obras que o habilitará para a Eternidade!
            Amigo leitor faça uma vistoria em sua vida e, veja se você está vestido desta tão preciosa vestimenta ou, se está com os trapos pretos e imundos da justiça própria que expõe as vergonhas duma vida cristã infiel, que defende as instituições humanas, se associando à mentira, quando deveria estar defendendo a verdade cristalina contida em Cristo Jesus!
              Não seja inconsequente com sua própria vida, com a vida de seu semelhante e com a vida de seu Salvador. Cada pessoa tem um referencial a seguir, quem você imitará: A mentira ou a Verdade? "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a Si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." Efésios 5: 1 e 2.
               A decisão é unicamente tua!



                        
UNJAS OS TEUS OLHOS COM COLÍRIO - Como podemos perceber a população mundial do presente século, encontra-se privada da vista, pelo fato de ter delegado às instituições humanas e seus representantes, o direito de decidir conforme o entendimento delas, o que é certo e errado nas coisas espirituais!
     Pelo motivo das pessoas estarem alucinadas, transtornadas e obcecadas por suas denominações e, por conseguinte, impedidas de refletir, individualmente, com o raciocínio lógico proveniente dos céus, por isso mesmo, Jesus declara que tais criaturas estão cegas espiritualmente!
            É certo que estamos cegos, contudo, essa cegueira espiritual pode e deve ser curada! Para que isto aconteça é necessário que se aplique sobre a conjuntiva dos olhos o colírio espiritual que ajuda a aliviar a quem faz uso deste medicamento, a depender do uso constante, deve chegar a sentir o efeito curativo.
            Esse colírio é aquele discernimento absoluto e irrestrito que nos habilita a distinguir o bem do mal, ajudando a perceber o pecado sob qualquer disfarce.
           As Instituições Eclesiásticas, órgãos humanos, declaram que esse colírio foi doado especialmente às denominações, que por sua vez, repassariam ao pecador prostrado pelo pecado, com o objetivo de repreender e, atrelar a cura só para o indigente que esteja em dia com a denominação.
             Ledo engano, este colírio é, na verdade, o Espírito Santo, é Ele quem nos abre os olhos para que vejamos nossa verdadeira condição espiritual! "Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e nos anunciará o que há de vir."  João 16: 13.
                Deus doou a cada ser humano olhos aos quais requer daqueles que creem que unjam com sabedoria, para que vejam claramente. "Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, vos dê em seu conhecimento o Espírito de sabedoria e de revelação; tendo iluminado os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória de sua herança nos santos." Efésios 1: 17 e 18.
            O Colírio Divino comunicará claridade e discernimento racional ao entendimento. Cristo, e não a denominação é o depositário de todas as graças por isso Ele aconselha que se compre dEle, e não das denominações, tanto o ouro, quanto os vestidos brancos e, como não poderia deixar de ser, o colírio!
           Numa última e desesperada tentativa, as denominações se colocam como o agente, pelo qual o colírio, no caso o Espírito Santo, é repassado para o pecador. No entanto, o Espírito Santo e, não a denominação, é o agente por meio do qual o colírio da sabedoria e graça pode ser dispensado a cada pecador enfermo espiritualmente! "E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo. E a unção, que vós recebestes dEle, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a Sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nEle permanecereis." I João 2: 20 e 27. Grifo nosso.
          Em face destas informações, fica, então, o apelo para toda pessoa destes últimos dias da história terrestre, que procure a cura para a cegueira espiritual, comprando o unguento curativo para os olhos que só Jesus pode prover. "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal." Provérbios 4: 18, 25 - 27. Grifo nosso.
            Que estas considerações tenham guarida em nosso entendimento!

13 comentários:

  1. Comentário colhido no face de meu amigo Saulo Barreto!

    Saulo Barreto -De fato, podemos ser muito ricos de entendimento. Mas será que somos ricos de Cristo? Por outro lado, podemos também ser miseráveis de entendimento das coisa do alto. Sempre careceremos do discernimento dado pelo Espírito Santo de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este teu comentário é a pura verdade, no entanto, cabe a cada pessoa fazer uma averiguação da sua própria vida e se apossar da ajuda do Espírito Santo para, se necessário, operar as mudanças cabíeis!

      Excluir


    2. Saulo Barreto - De nada amigo. Bom texto, bem reflexivo.

      Excluir
  2. Novo comentário colhido no face, desta feita do meu amigo José Santiago!

    Tiago Santiago - Gostei do texto. Olha Glauco te agradeço por ter lembrado de mim,com esta mensagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo José Santiago Irmão, eu é que devo te agradecer por ter-te como leitor deste singelo blog.
      É claro que procuro colocar meu entendimento tendo como base a Palavra Revelada de Jesus, procuro não ser agressivo, nem afrontar nenhuma denominação.
      Creio mesmo que cada pessoa deve se irmanar numa determinada congregação e ali, desempenhar o papel proposto por Cristo que é divulgar Sua Palavra, atendendo a comissão do Ide!
      É exatamente isso que tenho procurado, com humildade, desenvolver,por isso te enviei essa análise!
      Que Deus continue te abençoando!

      Excluir
  3. caro amigo irmão,agradeço por mais esta reflexão. Bela passagem que me chama bastante a atenção(ap.3:17-18)Quantas vezes parei nela e fiquei a refletir desejosa que essa leitura produzisse em mim o efeito que se destina a toda palavra pronunciada por Cristo. Discernimento é a chave que abre o entendimento e a busca pelas verdades reveladas. O Espírito Santo Que o Pai vai enviar ensinará todas as coisas(jo.14-26) O amor nos encaminhará até a eternidade pois é a via que Jesus deixou para encontrarmos o caminho seguro. As intituições também elas precisam desse fogo,de serem refinadas pelo ouro, serem purificadas, e fazerem uso desse colírio de Cristo para enxergar com clareza, elas receberam autoridade de Cristo para falar em seu nome, desde que se deixem moldar e cristificar em tudo suas ações,é a mesma autoridade que jesus deu a seus discípulos para curar , pregar e fazer discípulos em seu nome.Se o Espírito santo não estiver com a igreja será vã tudo quanto for anunciado aos cristãos. Entretanto o Espirito do Senhor foi derramado sobre todas as criaturas(joel 3-1) quebrando as barreiras de idade,sociais e de sexo todos receberão o Espírito de Deus para se conduzir .Fica então na decisão do povo a procura pela via que o Senhor o conduzir.Façamos então essa viajem ao nosso interior para colocar nossas misérias no coração misericórdioso de Jesus,afim de alcançamos auxílio oportuno. Abraços Iracema)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga e irmã Iracema, eu já estava preocupado achando que você não iria comentar a nossa singela análise. Tenho certeza que os nossos leitores ficam ansiosos aguardando suas palavras, pois, as mesmas complementam e enriquecem os textos aqui, por mim, postados!
      Não tem sido diferente, estas tuas palavras dão mais sabor e aroma às verdades por mim escritas, tornando o texto mais saboroso e de fácil degustação espiritual. Por isso mesmo, resta-me só agradecer, em meu nome e dos meus leitores!
      Eu acredito que as Instituições humanas, ou denominações, na Bíblia descrita como a 'Igreja de Deus', que os homens, inadvertidamente, individualizam, suas denominações como a Igreja Verdadeira, refutando as demais, no relato Bíblico é uma alusão às pessoas, individualmente, pois, são templos do Espírito Santo, portanto, igreja de Deus!
      O Cristianismo é uma extensão do judaísmo, foi o próprio Jesus quem o instituiu, no entanto, não encontramos nos anais da história bíblica, em momento algum, a institucionalização, por Cristo, nem muito menos pelos Seus discípulos. No máximo, o que se percebe, é que após a morte de Cristo, os discípulos procuraram resguardar os ensinos do Divino Mestre, perenizando em escrituras, para assim, transmitir a cada pessoa, tribo, língua e povos! Daí minha crença na Igreja, como cada pessoa individualmente, portanto, a Igreja que Cristo quer eternizar, são as criaturas, e não as Denominações!
      Todavia, as Denominações têm seu papel preponderante, para reunir as pessoas, cumprindo seu papel social e espiritual. Portanto, cada cristão deve procurar uma das instituições eclesiásticas (Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. Salmos 122:1) para em irmandade se alegrar no trato das coisas dos céus.
      Que Deus continue nos abençoando

      Excluir
  4. Novo comentário colhido no face, desta feita de minha irmã Elba Lúcia!
    Elba Lucia - Apreciei este texto, e também os comentários dos leitores, suas respostas são bem vindas, pois as dúvidas são esclarecidas e ficamos com um maior e melhor embasamento sobre o assunto ventilado. Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a minha irmã, pelo comentário, pena que ela não se ateve a alguma parte do texto para que o nosso público pudesse tirar proveito das colocações que ela faria, todavia tenho certeza que no próximo artigo ela irá demonstrar o ponto de vista dele e, assim todos poderão se beneficiar dos comentários!

      Excluir
  5. Oi, César, parabéns pela explanação!

    A prática de idolatria, velada, a personagens e instituições eclesiásticas é, provavelmente, um dos males que mais atinge à maioria dos professos seguidores de Cristo.

    Se alguém se declara contrário à crença em Jesus Cristo a reação dessas pessoas, via de regra, é expressa em tom moderado, no entanto, se for posta em dúvida a sapiência teológica da sua denominação a defesa é manifesta com tal veemência que chega a meter medo nos contestadores.

    Cada denominação se apresenta como sendo a ÚNICA, verdadeira e, portanto, comissionada por Deus para representá-Lo aqui na Terra!

    Os membros de outras denominações que, eventualmente, forem salvos são apontados como exceção à regra, visto que salvação é privilégio legítimo da denominação tida como ÚNICA verdadeira.

    Tal fato restringe a universalidade da misericórdia Divina ao pequeno grupo de participantes daquela que se disser única remanescente do povo de Deus.

    Que o Espírito Santo Se apiede de mim, pois, se este fato é real, não me foi concedida a graça de alcançar tal entendimento!

    Fraternalmente.

    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo e irmão em Cristo Jesus, Pedro.

      Antes que mais nada, gostaria agradecer em público pela brilhante colocação deste teu comentário.
      Tenho certeza que as palavras usadas por você, apenas enaltece este blog, por isso mesmo, enriquece o nosso entendimento e dos demais leitores deste veículo de comunicação, ávidos de conhecimento!
      Amigo, concordo plenamente contigo, neste esclarecido comentário, por isso mesmo, a mim cabe, tão somente te agradecer!
      Talvez, alguns defensores das instituições eclesiásticas até possam achar suas palavras descriminatórias, posso te afirmar que esses tais, que assim possam surgir, não se apercebem que discriminatório mesmo, é veicular a salvação e, por conseguinte a vida eterna, só e restritamente à denominação por eles tida como a única e verdadeira.
      No entanto, entendimento à parte, é nosso desejo que cada pessoa faça uma reflexão sincera, corrigindo erros que porventura necessite ser eliminado.
      Que Jesus continue abençoando a todos!

      Excluir
  6. "ÉS DESGRAÇADO, MISERÁVEL, POBRE, CEGO E NU"

    Esta é a condição de todos aqueles que se arvorarem de autossuficiência, sejam pessoas ou instituições! Humildade é a coluna que dá sustentação a toda e qualquer estrutura espiritual.

    Jesus Cristo É, eternamente, enquanto toda criatura ESTÁ em permanente crescimento, por toda eternidade!

    Assim entendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Pedro, concordo plenamente com teu primeiro parágrafo, por isso mesmo, te parabenizo por tão abarcante discernimento.
      Todavia quanto ao segundo paragrafo concordo em parte, pois, respeito todo e qualquer entendimento.
      Sendo assim, concordo que Jesus Cristo, como parte integrante, portanto, insubstituível da Divindade, é tudo em todos.
      Só não concordo que a criatura humana esteja em permanente crescimento por toda eternidade. Conforme as Escrituras, e dela não posso fugir, boa parte da humanidade irá perecer eternamente, tornando-se cinzas debaixo dos pés dos justificados!
      Já uma boa parte dos humanos herdarão a vida eterna. Esta parte sim, estará em permanente crescimento, durante toda a eternidade!
      Já os que, por escolha própria, decidiram não fazer parte da eternidade, esses, em vida, poderiam estar em constante crescimento, todavia, escolheram o contrário, daí não participar com vida, da eternidade, por isso mesmo, não poderão estar em permanente crescimento!
      Esta nossa discordância de entendimento é base concreta para que os nossos leitores tenham mais subsídios para refletirem e chegar a uma conclusão lógica!

      Daí meu agradecimento!

      Excluir