Total de visualizações de página

sábado, 19 de dezembro de 2015

IDE - Venho Sem Demora; Guarda o Que Tens, Para Não Perder a Tua Coroa.

VENHO SEM DEMORA; GUARDA O QUE TENS, NÃO PERCA A TUA COROA
Educador Glauco César

NOTA DO ARTICULISTA -  Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
        Uma vez que uma determinada opinião é postada, e outra sobre o mesmo tema versado também é veiculado, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar dos mesmos, enriquecendo desta maneira, seu cabedal de conhecimento.



           Estamos chegando ao epílogo da narrativa para a igreja de Filadélfia, nesse fecho, a nossa fala final tem por objetivo explanar, conforme nosso entendimento, as intenções do Divino Autor, assim, iremos sintetizar, ainda que de forma analítica, os derradeiros versos que arrematam as últimas cenas daquela visão profética, relatada em Apocalipse 3: 11 - 13, que descreve assim: "¹¹ Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. ¹² A quem vencer, Eu o farei coluna no templo do Meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do Meu Deus, e o nome da cidade do Meu Deus, a Nova Jerusalém, que desce do Céu, do Meu Deus, e também o Meu novo nome. ¹³ Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." 

          Comecemos, então, nossa decomposição deste todo em suas partes constituintes. Nesse exame, pretendemos conhecer, sobretudo, a natureza, proporções, funções e relações, por ventura embutidos nesses versos!

EIS QUE VENHO SEM DEMORA - Pelo que nos foi até agora desfraldado, fica bastante evidente que ante a não concretização da volta de Cristo Jesus e vinda de Deus Pai acompanhado pelos Seus anjos, guardiões, arcanjos, querubins, serafins e, todos os demais seres celestiais, o Filho de Deus, então evidencia que a demora não seria por muito tempo, em breve, a comitiva Divina haveria de realizar esse feito, contudo, não naquele período, mas, aquelas pessoas deveriam ter a certeza solidificada e completa que, no devido tempo, esse fato haveria de acontecer para felicidade geral daqueles que divulgaram e creram nessa bendita certeza! "Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá. Se tardar, espera-O; porque certamente virá, não tardará".
Habacuque 2: 3.
           
GUARDA O QUE TENS - A verdade é que aquelas pessoas que anunciaram a volta de Cristo, para aquele período, estavam convictas que Ele, de fato, viria naquela época, no entanto, ao experimentar a desilusão, ante aquela surpresa desagradável, titubearam, chegando mesmo até a vacilar.
          Para fortalecê-los, Jesus em Sua amorável bondade consola-os, fazendo ver que aquilo que eles tinham, aquela inegável certeza da breve volta de Cristo, deveria ser guardada no íntimo de sua mente, crendo de maneira convicta, que mesmo se a morte os levasse, como de fato os levou, a sua recompensa estaria garantida e, a Comitiva Celestial, no devido tempo, viria à Terra, momento em que, o Filho do homem os ressuscitaria, para o encontro com Cristo nos ares, para enfim, ter o auspicioso contacto com o Pai. 
            Todavia, isto só seria possível, se eles morressem com a certeza plena do retorno de Jesus, para que suas obras, aquela mesma convicção inabalável os seguisse, na ressurreição dos justificados. "E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam." Apocalipse 14: 13 (grifo nosso).
          O verbete ventura, que no original grego vem grafado como macário, pode significar felicidade, nesse texto apocalíptico está sugerindo que os mortos ao ressuscitarem serão muito felizes, que no superlativo absoluto sintético, seria felicíssimo, por ter descido à sepultura com a convicção plena do retorno de Cristo, não desacreditando, enquanto em vida, um só instante, isto fará a total diferença quando esse acontecimento, finalmente, se concretizar. 
        Você, meu amado leitor, não gostaria também de usufruir da felicidade provinda do céu, para deixar extrapolar, naquele glorioso dia, a alegria de ser contado como uma das muitas pessoas que se tornarão felicíssimas por ter adquirido o direito de confirmar sua participação na família celestial e, viver eternamente com Cristo, sentido o amor enternecedor do Pai e a companhia benfazeja do Espírito Santo? 
            Então, não te envergonhes de ser um autentico cristão, pois, Deus não te decepcionará!




NINGUÉM TOME A TUA COROA - Muitas pessoas admitem e apregoam que essa coroa seja apenas um simples ornato circular com que se cinge a cabeça, para tanto, acreditam que no céu existem tábuas horizontais no interior dos armários ou estantes, com a finalidade de cada pessoa salva, que adquiriu a eternidade, possa guardar sua coroa, colocando-a na prateleira.
        No entanto, acredito mesmo que essa coroa não seja apenas um objeto de ouro puro, contudo, creio piamente que seja mais uma simbologia.
             O que, na verdade, essa figuração representa?
             Analogamente podemos traçar pontos de semelhanças entre coisas diferentes. Nessa similitude entendemos a coroa, como um objeto afeito para ser colocado na cabeça de um rei ou imperador, simbolizando, assim, nessa parecença o poder, ou mesmo, dignidade real, ou ainda a própria realeza. 
          Naquela visão, conforme o relato da igreja de Filadélfia, as criaturas divulgadoras da mensagem da volta de Cristo, deveriam estar atentas, para que pessoas outras, de forma descabida, não os privassem, da dignidade real, aqueles divulgadores deveriam permanecer firmes na realeza de Cristo Jesus. "Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão". Colossenses 2: 18. 
           Existe uma segunda medida interpretativa na qual o verbete coroa (grego koró/latim corona) pode representar um premio merecido, ou mesmo uma recompensa meritória, ou ainda uma glória adquirida, que o habilita para a coroa da vitória, que é, na verdade, a recompensa da vida eterna. Esta é, realmente, a coroa descrita no verso citado. "Para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3: 15.
          O investigador atento da Palavra de Deus, não terá dificuldades em relacionar a coroa como simbologia da eternidade, ou mesmo da vida eterna. Basta observar que toda coroa é circular, e como tal, não tem começo nem fim, sendo, indubitavelmente, símbolo da eternidade!
          Assim, como havia uma coroa reservada para cada cristão fiel da igreja de Filadélfia, que era, na verdade, a recompensa da vida eterna, semelhantemente, para cada verdadeiro cristão de todos os períodos representados pelas sete igrejas apocalípticas, também existe a promessa de cada pessoa tomar posse da sua coroa, que é de glória incorruptível, a vida eterna!
          Responda com um efusivo sim, aos graciosos apelos de Cristo Jesus, só assim você tomará posse da Vida Eterna!   
           
AO VENCEDOR - É de conhecimento geral que o ponto a que se dá maior realce, no livro da Revelação, é o segundo advento de Cristo Jesus, no entanto, no período referente à Igreja de Filadélfia, a proposição que mais marcou aquele espaço de tempo, não foi, necessariamente, o retorno de Jesus, e sim, o grande desapontamento gerado pela não concretização daquele fato notável.
          É sabido que muitas pessoas se renderam à racionalidade dos cálculos proféticos que indicavam o iminente retorno de Cristo para aquele período. Esses mesmos indivíduos, com a mesma presteza, ante a não concretização do fato, passaram a ridicularizar e espoliar as criaturas que insistiam em permanecer convictas de que, Cristo em breve retornaria à Terra, senão naquele tempo, mas, com toda certeza, cedo viria! "Eis que presto venho". Apocalipse 22: 7 pp.
          A todo fiel que persistiu em continuar inabalável ao lado da verdade, o Escrutinador do Universo, taxava-o de vencedor, deixando uma mensagem de confiança, descrita assim: "Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro". Apocalipse 22: 7 up. 
           

EU O FAREI COLUNA NO TEMPLO DO MEU DEUS - Filadélfia, em sua época, era uma próspera cidade, por isso mesmo, era reconhecida como "Pequena Atenas". Contudo estava sujeita a frequentes terremotos, sua população sempre temia uma tragédia.
      No ano 17 de nossa era, um terremoto quase a destruiu totalmente, no entanto, em meio aos escombros, uma solitária coluna, permaneceu como sentinela, através dos séculos.
        Provavelmente, o Escrutinador do Universo, utilizou essa coluna como figura metafórica do vencedor.
       Portanto, cada pessoa do período de Filadélfia, que não se dobrou ante o peso da descrença e, permaneceu 'fiel até a morte' Apocalipse 2: 10 up., Cristo prometeu torná-la 'coluna' no Templo de Deus. 
  Metaforicamente uma coluna é símbolo de força, estabilidade e, sobretudo, vitória. Essas características batem justo com o caráter dos cristãos vencedores do período de Filadélfia, por isso mesmo, os vitoriosos daquele período, devido sua fidelidade ao serviço de Deus, terão o privilégio de herdar a eternidade!
      Essa é uma extraordinária figuração, os fiéis daquela época foram firmes em suas convicções, apesar de que suas predições não se realizaram naquele tempo, no entanto, ainda assim, eles permaneceram em equilíbrio com o propósito do Deus a quem serviam, justamente aí residia a sua força, por isso mesmo, foram vitoriosos, se tornando colunas vivas, no Santuário de Deus, que é a própria igreja viva, neste caso o ser humano. "Porque vós sois santuário do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus e eles serão o Meu povo". II Coríntios 6: 16 (grifo nosso). 

E DELE NUNCA SAIRÁ; E ESCREVEREI SOBRE ELE O NOME DO MEU DEUS, DA CIDADE DO MEU DEUS E O MEU NOVO NOME - Aos vitoriosos do período de Filadélfia foi prometida a garantia de que eles, jamais, por vontade própria, ou não, renunciariam a vida eterna!
          Isto não quer dizer que na eternidade, a possibilidade de abandonar o convívio com a Divindade seja nula, no entanto, ante a experiência vivenciada por cada indivíduo, e a convivência com o Remidor, ninguém escolherá sair da redoma Divina! 
        Cristo garantiu aos filadelfienses que escreveria sobre cada vencedor daquele período, o nome de Deus, justificando, desta forma, o motivo pelo qual, nenhuma pessoa daquela época ou de outra qualquer, desejará abandonar as benesses da Eternidade.
          Isto quer dizer que a imagem do Deus Criador, que o homem perdeu ao pecar, será automática e plenamente restabelecida no caráter de cada vencedor, não somente dos filadelfienses, como dos demais vencedores de cada período.
        Metaforicamente o nome de Deus gravado na testa é figuração de que em vida, a pessoa entregou a sua mente a uma obediência racional, inteligente, sincera, franca e honesta a todos os reclamos de Deus seguindo de forma amorável todas as normas, regras e mandamentos do Autor, Mantenedor e Redentor da Vida!
         Muitos bons cristãos asseveram piamente que não são desta terra, aqui eles são apenas forasteiros, pois, na verdade, são cidadãos celestiais.
         Certamente, todo vencedor terá direito de viver, durante o período de mil anos, na Nova Jerusalém, ganhando o título de cidadão celestial.
        Passado esse período de tempo, a nova Jerusalém descerá do Céu, com todos esses justificados. "E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o Tabernáculo de Deus com os homens, pois, com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus". Apocalipse 21: 2 e 3. 
          A eternidade será vivenciada aqui na Terra, pois, como disse Jesus, "Bem-aventurado os mansos, porque eles herdarão a terra" (Mateus 5: 5) e, este mundo, anteriormente malsinado pelo pecado, será, finalmente, a moradia dos justificados, bem como, o centro do Universo, pois, aqui será, por toda eternidade, o Esconderijo do Altíssimo!
          Nas testas dos filadelfienses, e nos vencedores dos demais períodos estará escrito o novo nome de Jesus.

             Possivelmente esse novo nome não será o nome que Ele detinha no Santuário Celestial antes da Sua encarnação aqui na Terra, senão não seria um novo nome.
       Aqui no nosso planeta Ele foi anunciado como: "Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" Isaías 9: 6, já em Sua fase adulta o Salvador foi identificado por outros títulos como: O Nazareno, Mestre, Jesus Cristo, o Messias e tantos outros cognomes, contudo nenhum destes estará gravado na mente dos justificados.
             Acredito mesmo que esse novo nome, tem tudo haver com a nossa íntima experiência com o Salvador.
     Jeremias, no passado, concebeu uma profecia messiânica, na qual comentou que o povo haveria de estar salvo e seguro, este fato se concretizará na eternidade e, naquela época porvir, cada vencedor trataria a Jesus da seguinte forma; "Este será o Seu nome com que O nomearão: O Senhor Justiça Nossa". Jeremias 23:6.

QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS - Esta é uma mensagem especial para as pessoas que vivenciaram o período da Igreja de Filadélfia, as palavras do Revelador denota a presteza e universalidade da mensagem para o sexto período da história eclesiástica, no entanto, a conotação final demonstra claramente que toda criatura, não só daquele período, como das demais igrejas, deveria estar atenta para ouvir o que o Espírito Santo tem para revelar a toda pessoa que esteja viva, pois, "Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos" (Mateus 22: 32up.), por isso mesmo é uma mensagem atual e benéfica para a sociedade moderna!
             Que Deus continue nos abençoando!

19 comentários:

  1. Este comentário foi colhido no face, do meu grande amigo e irmão Edson Leda Edinho!
    Edson Leda Edinho - Ótimo texto. Melhor. Ótimo sermão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvado seja o Senhor Jesus, Ele é quem é o grande Revelador, por isso mesmo estamos sempre nos surpreendendo com as oportunas menagens que Cristo nos transmite.
      Tenha um feliz Natal, meu amigo! Que Jesus Cristo nasça a cada instante na manjedoura do teu coração!

      Excluir
  2. ...vendo-o afastar-se para o céu,eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco,que lhes disseram: "Homens da Galiléia,por que ficais a olhar para o céu? Esse Jesus que acabais de ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu"(atos,1-9) Penso em minha coroa,e como muitas vezes o Espirito Santo vem me lembrar de quem sou,rainha,pois sou filha do Rei,quando por muitas vezes esqueço e a removo andando nos quetos,e caminhos arriscados correndo o risco de ser assaltada...Mas o advento me faz lembrar que devo mantê-la ate a eternidade e lutar pra não perde-la,com muita luta volto a percorrer suas santas veredas.(sua amiga,iracema)Feliz Natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Iracema, o Senhor Jesus Cristo continue te abençoando e arejando seu entendimento em relação às coisas celestiais. A proximidade da volta de Cristo e Vinda de Deus, conjuntamente com miríades de miríades de seres luminosos, Seus anjos, é uma verdade atual e uma certeza inconteste!
      Tenho certeza que tudo que você conquistou em Cristo, será retido até à Sua volta, e que você será fiel até a morte, para ter direito a coroa da vida eterna! Boas Festas e Feliz Natal para você e todos que te arrodeiam!

      Excluir
  3. Amigo (a) anônimo, agradeço pelo comentário, ao tempo que confirmo que a Palavra de Deus, sempre será oportuna e repleta das benesses celestiais, e tem a capacidade de garantir ao leitor atento e cumpridores da vontade Divina, o prêmio da Coroa da Vitória que habilita o cristão fiel a conviver eternamente com a Divindade nesta Terra restaurada!
    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  4. Vi e ouvi, há poucos dias, um ilustre pregador, eminente autoridade eclesiástica e administrativa de uma conhecida denominação internacional, proferir, durante um sermão, que no terceiro trimestre deste ano, durante encontro realizado com as suas lideranças e seguidores, a organização concluiu, por unanimidade de entendimento, que aquele seria o último evento qüinqüenal que realizariam, visto que antes do próximo Jesus terá voltado.

    Diante de tal convicção, há de se esperar que esta denominação comece, urgentemente, a desapegar-se das coisas materiais e investir tudo na pregação do Evangelho? Ou este procedimento cabe tão somente aos seus seguidores?
    Estou torcendo pra ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Pedro, já convivi com dezenas, talvez centenas de pessoas que estão ansiosas de que Cristo regresse logo, principalmente dentro do tempo preestabelecido por deduções próprias.
      No entanto, até hoje continuam aguardando o retorno de Cristo.
      No meu diminuto entendimento, acho mais salutar que o cristão redobre suas forças no preparo, que propriamente em tentar acertar o dia da volta de Cristo e vinda de Deus!
      Portanto, além de ansiar o retorno dEle é necessário estreitar o grau de relacionamento com o Salvador, para não ficar de fora desta bendita promessa!
      No meu entendimento, o preparo deve ser individual, independente do entendimento de qualquer religião, pois, no devido tempo este fato proeminente haverá de acontecer!
      Preparemo-nos... Preparemo-nos... Preparemo-nos...
      Tenha um feliz Natal!

      Excluir
    2. Parabéns pela polidez diplomática, tudo bem de acordo com o clima natalino! rsrsrs

      Feliz Natal.

      Excluir
    3. É verdade, Pedro, temos que ser coerentes com aquilo que cremos, no entanto, precisamos, urgentemente, respeitar o entendimento das pessoas, apesar de que, muitas das vezes não concordamos com tais explanações.
      Acredito mesmo que por mais racional que possa ser nossa compreensão, existe a possibilidade de ainda assim, estarmos totalmente equivocados!
      Portanto, a cada instante precisamos muito mais da iluminação Divina, principalmente numa época em que o nosso coração está inteiramente aberto para a confraternização universal!

      Excluir
  5. Novo comentário colhido no face, desta feita da leitora Suelane Silva.
    Suelane Silva - Volte meu senhor estamos nos preparando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Suelane Silva, parece-me que fizeste a boa escolha, além de desejar que o Senhor Jesus venha, estás a cada instante tomando o devido cuidado de aparar as arestas que possa manchar o teu viver aqui na Terra.
      Continuando com este procedimento, certamente, naquele instante solene, estarás entre as pessoas que haverão de dizer: 'Este é o nosso Deus a quem aguardávamos, e Ele nos Salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na Sua Salvação gozaremos e nos alegraremos'. Isaías 25: 9.
      Feliz Natal!

      Excluir
  6. Novo comentário colhido no face, desta feita do meu amigo Giorgio Stephan Guimarães.
    Giorgio Stephan Guimarães - Texto bastante coeso a respeito da volta do Senhor Jesus. Estejamos preparados para a chegada dAquele Dia, nos qual todos nos regozijaremos ante a face do Senhor. Que o Espirito Santo continue a te inspirar com palavras vivas feito estas que acabaste de escrever , meu velho amigo e irmão em Cristo, Glauco César Lima Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, quando nutrimos uma relação de amizade com Jesus, deixamos de ser contado como servos do Senhor e tornamos amigos de Cristo, nesta condição, tudo que Jesus ouviu de Deus Ele tem revelado aos Seus amigos. Usando-se a Palavra de Deus com racionalidade, passamos a entender com mais clareza as Predições Divinas!

      Excluir
  7. Novo comentário colhido no face, desta feita de meu amigo e irmão em Cristo Jesus, José Santiago Irmão!
    Tiago Santiago - Amém, meu amigo, tenho certeza, que Cristo está prestes a vir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santiago, além da convicção plena da proximidade da volta de Cristo e vinda de Deus, conjuntamente com todos os seres celestiais, é de salutar importância, estar preparado para o encontro com o nosso amigo eterno, Cristo Jesus!
      Tenho certeza que você, não só está preparado, como tem sido um auxílio para que teus familiares, amigos e àqueles que se achegam a ti, também se preparem para esse evento faustoso!
      Deus continue te abençoando!

      Excluir
  8. Novo comentário colhido no face, do meu amigo José Santiago Irmão!
    Tiago Santiago - Oh meu amigo, como é bom ouvir isto, eu realmente faço o possível, e está bem próxima a vinda de Cristo, por isso, procuro ser exemplo para todos que me cercam, principalmente para os filhos não é verdade? Que bom que nós estamos mais próximos desse evento, não é verdade? Olha talvez em julho eu vá ai e quero te ver, como os da maus me ABC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo, que nosso jornadear rumo à eternidade seja coroado da vitória final. Que possamos fazer parte da grande multidão de remidos! Deus continue nos fortalecendo em amor e misericórdia!
      Em tempo, estou aguardando tua visita!

      Excluir