Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de maio de 2015

IDE - Falsificadores e Mentirosos São Desmascarados!

FALSIFICADORES E MENTIROSOS SÃO DESMASCARADOS! 
Educador Glauco César

NOTA DO ARTICULISTA -  Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
        Uma vez que uma determinada opinião é postada, e outra sobre o mesmo tema versado também é veiculado, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar dos mesmos, enriquecendo desta maneira, seu cabedal de conhecimento.


          
             Sem que haja interrupção das ideias interpretativas e, seguindo numa mesma linha de pensamento, continuando o exame do verso seguinte, o analista se depara com uma bifurcação, como se a descrição separasse em dois ramos desiguais dum mesmo galho.
        Esse, talvez, seja o versículo mais complexo do texto descritivo da Igreja de Filadélfia, fato que explica a ausência, quase que total, de comentários sobre o mesmo. "Eis que Eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem; eis que Eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que Eu te amo" Apocalipse 3: 9.
           Uma vez conhecido o verso a ser examinado e, sondado de maneira lógica, deve-se esmerar em cada parte descritiva para, com ponderação colher ensinamentos e, neles meditar, portanto, sem perca de tempo, iniciemos nossa labuta!
         Esse é aquele tipo de verso que ao se deparar com o mesmo, automaticamente, se percebe que, de forma alguma, deve ser entendido em sua literalidade, pois, se for absorvido conforme o rigor da letra ou, como se costuma dizer, ao pé da letra, ele colocará em xeque alguns princípios do caráter de Deus, daí conclui-se que essa parte do texto é figurativa!
            Se assim não fora, jamais as palavras denunciariam que Jesus, o grande Eu Sou, obrigaria os descrentes a coisa alguma, pois, agindo assim, Ele estaria subtraindo do ser humano a sagrada capacidade de escolha!
     Além de que, em hipótese alguma, Cristo induziria aqueles pecadores não confessos, a se prostrar em forma de adoração, diante dos pecadores convertidos, perdoados e arrependidos!
              Desta maneira, Jesus estaria fazendo aquelas pessoas a incorrer no erro de adorar outro ser, senão Deus! "E eu lancei-me a seus pés (do anjo Gabriel) para adorá-lo; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora somente Deus" Apocalipse 19: 10.
             Por esse motivo é sensato concordar que essa parte do relato sobre a Igreja de Filadélfia, vem escrita em forma de figura de linguagem, pois, sendo, um relato profético e, como tal, precisa ser conciso, daí fazer uso da figuração de estilo, pois, comunica à expressão muito mais força e colorido, além de que intensifica a beleza literária!
            Usemos, portanto, o rigor interpretativo, para que o verso ganhe uma rigorosa racionalidade e, se coadune o mais próximo possível à exatidão que Cristo quer transmitir!

SINAGOGA DE SATANÁS - Parece sem cabimento quando Jesus declara com firmeza que faria, os da sinagoga de Satanás, vir adorar os cristãos, uma vez que Cristo não obriga ninguém a segui-Lo, nem muito menos adorar seres humanos. 
            Para entender essa assertiva, precisamos, antes que mais nada, descobrir a que classe Ele chamou de Sinagoga de Satanás.
          Normalmente Cristo não usava palavras tão duras contra quem quer que seja, mas, neste caso, Ele estava se referindo aos judeus!
           João Batista, primo de Jesus, quando batizava no Jordão, ele nomeou os judeus de ‘raça de víboras’ (Mateus 3: 7), por certo, ele tinha motivos para tal!
             Posteriormente, Jesus também designou os judeus com a mesma alcunha! “Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca” Mateus 12: 34.

              A justificativa para Cristo pronunciar tais palavras, foi, pelo motivo dessas pessoas participarem da sinagoga (templo israelita), um centro de vida comunal judaica, um lugar em que se organizavam conspirações contra os profetas, contra o próprio Cristo e, posteriormente, os cristãos.

             Se fizermos uma acareação cuidadosa, vamos perceber que o nome Satanás significa ‘acusador ou adversário’. “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás... Porque já o acusador de nossos irmãos é derribado” Apocalipse 12: 9 e 10.

                Esses centros judaicos, templos israelitas, tornaram-se ‘sinagoga do Acusador’, ou seja; ‘sinagoga de Satanás’!

             Foi, justamente, no templo israelita, na sinagoga de Satanás, que  Jesus foi entregue pelos seus irmãos judeus para enfrentar o cadafalso, a cruz do Calvário. “E, logo ao amanhecer, os principais dos sacerdotes, com os anciãos, e os escribas, e todo o sinédrio, tiveram conselho; e, ligando Jesus, O levaram e entregaram a Pilatos... e o levaram para fora a fim de o crucificarem” Marcos 15: 1 e 20 up.
              Lucas, o escritor do livro de Atos dos Apóstolos, revela que as maiores dificuldades enfrentadas pelo grupo de pessoas que se submetiam as regras deixadas por Cristo, em sua época, resultaram das difamações lançadas contra essa comunidade cristã, pelos próprios judeus. “Mas os judeus incrédulos incitaram e irritaram, contra os irmãos, os ânimos dos gentios... Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio, que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo, e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto” Atos 14: 2 e 19.

                Esses mesmos fatos, com essa mesma ira, e o mesmo opressor, se repetiram contra a comunidade cristã de eras subsequentes! Por isso mesmo, fica evidenciado que a sinagoga de Satanás, em primeira instância, é uma alusão aos judeus, posteriormente, se referem aos cristãos nominais, não convertidos, arraigados no seio das denominações eclesiásticas.
               Por isso mesmo, Jesus, tantas vezes se referiu sobre as tribulações que as igrejas haveriam de sofrer!

              É por isso, meu amado leitor, que por mais impopular que seja a tribulação, ainda hoje, se faz presente na congregação dos justos! E por mais paradoxal que possa parecer, os principais algozes estão militando e ocupando cargo de destaque nas congregações cristãs!

      Tecnicamente os mesmos perseguidores; na Igreja primitiva; os irmãos judeus, hoje; os irmãos cristãos! Não foi assim também na Idade Média, durante o período denominado de Santa Inquisição ou Santo Ofício, onde os cristãos foram sacrificados, em nome de Deus, pela Igreja dominante, seus irmãos?
            Você tem percebido quantas acusações ocorrem dentro de nossas comunidades cristãs? Será que o nosso caráter está cheio de maldade? Será mesmo que tenho participado da sinagoga do acusador, Satanás?

             Não deveria os cristãos fazer nenhuma acusação, nem apontar defeito de ninguém, como tem acontecido em nossas igrejas, quem acusa é Satanás, essa é função dele e não nossa!

             Como podemos perceber as primeiras perseguições e as subsequentes, eram planejadas nas sinagogas!
       Os atuais constrangimentos, não são, nem serão diferentes, continuam sendo elaborados no mesmo ambiente em que convive o perseguido! O que quer dizer que os nossos maiores inimigos estão dentro da própria igreja, sociedade e família! Estes se tornarão ferrenhos inimigos, são calouros do Demônio, fantasiados de cristãos!

                Não é de admirar que Jesus os considere ‘sinagoga de Satanás’. Algumas pessoas usando de cinismo, de forma hipócrita, pretendem ser reconhecidas como judias, no nosso caso, cristãs, quando, na verdade, não possuem nenhuma virtude cristã, são pessoas ‘virtuosas’ em maquinar o mal,  por isso mesmo, são da sinagoga de Satanás! 
  

                      SE DIZEM JUDEUS, E NÃO SÃO - Nesse caso, o escritor está se referindo as pessoas reconhecidas como judias e, no entanto, não eram! Pessoas tidas por fidedignas, todavia, elas estavam falseando os seus próprios caracteres, eram pessoas que, de fato, vendiam uma falsidade ideológica!
            O termo judeu, nesse verso, está no sentido ideológico, por participar da religião judaica, naquele momento os seguidores de Cristo ainda não eram identificados como cristãos “Porque não é judeu que o é exteriormente,... Mas é judeu o que o é no interior,... do coração, no espírito, não na letra: cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus” Romanos 2: 28 e 29.
         Certamente a maneira como está descrita no Apocalipse, a expressão judeu, indubitavelmente, se refere às pessoas que afirmavam ser seguidoras de Deus, entretanto, suas ações eram contrárias à vontade dEle!

             Parece-me que a história é um ato contínuo, os fatos continuam se repetindo constantemente, mudando tão somente as figuras.
           Em nossos dias, não poucas pessoas se apresentam como judias, ou seja, parecendo cristãs, no entanto, no seu interior está distante de Jesus, portanto, são enganadoras!

MAS MENTEM - Precisamos fazer um estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados da mentira já constituída e, que visa estabelecer fundamentos lógicos, mas, irreal, o valor e o alcance objetivo da mesma, para que ela se pareça o mais possível com a verdade!
           No meu muito pequeno e quase escasso entendimento, costumo definir a mentira como a adequação entre a consciência, ou falta dela e, a sua expressão manifestativa que se opõe à coisa verdadeira!
       A bem da verdade, a mentira nunca está em conformidade com o real ou, o princípio certo. Por isso mesmo, é um devaneio quase que exclusivamente humano, adquirido do poder satânico. "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura diria Ele, e não o faria? Ou falaria, e não confirmaria?" Números 23: 19.
          O ser humano, diante de qualquer banalidade, procura enganar os sentidos ou a mente, tanto sua, quanto dos outros, para fazer tomar uma coisa por outra, com o objetivo de tirar proveito, assim; "a tua língua intenta o mal, como uma navalha afiada, traçando enganos. Tu amas mais o mal do que o bem, e mais a mentira do que o falar conforme a retidão" Salmos 52: 2 e 3.                        As pessoas identificadas como participantes da sinagoga de Satanás testemunharam contra os cristãos do período de Filadélfia, porém seu testemunho bate exato com o relato de Provérbios 14: 5 em sua segunda parte; "a testemunha verdadeira não mentirá, mas a testemunha falsa se desboca em mentiras."
         É por isso que os cristãos fiéis do período representado pela igreja de Filadélfia se sentiam confiantemente felizes, por isso foram agraciados com o reconhecimento de Cristo Jesus! "Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo o mal contra vós por Minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus" Mateus 5: 11 e 12.



EIS QUE EU FAREI QUE VENHAM, E ADOREM PROSTRADOS A TEUS PÉS - Como comentei anteriormente, esta parte do texto não pode ser entendida ao pé da letra, pois, certamente é uma narração alegórica na qual o conjunto de elementos evoca outra realidade de ordem superior.                                                 Necessariamente, o que se entende à primeira vista, não é, exatamente, o que o contexto quer repassar.
      Sendo assim, o que o Escrutinador do Universo quer transmitir para o estudante dedicado?
       No período coberto pela Igreja de Filadélfia, o mundo testemunhou o maior movimento missionário, sem precedentes, na história universal, onde os fiéis se debruçavam incansavelmente sobre as Sagradas Letras, tentando decifrar as profecias bíblicas, notadamente e, em especial, sobre a breve volta de Jesus Cristo, conjuntamente com o Pai e, dezenas de centenas de milhares de seres incandescentes, Seus anjos, marcando, inclusive, datas para a efetivação desse acontecimento tão amplamente aguardado!
       O fato é que em nenhuma das datas Cristo regressou, nem Seu Pai veio com Seus anjos em procissão para buscar Seu povo!       
          Esse episódio frustrante gerou nos descrentes, motivo para desencadear uma afronta sem medida ante aqueles que, equivocadamente, anunciaram o retorno de Cristo!
       No entanto, muitos, entre esses perseguidores, se tornaram receptivos ao Evangelho, ao perceberem que havia uma grande lógica interpretativa nos ensinamentos dos cristãos genuínos, desencadeando, entre os anos de l816 a l843 uma onda de conversões, não unicamente entre os judeus, mas, sobretudo, entre outros grupos denominacionais não simpatizantes daqueles que anunciavam a volta de Cristo para aqueles dias.
              Aquelas criaturas, antes perseguidoras, descobriram e reconheceram que aquilo que os cristãos estavam divulgando sobre Jesus era verdadeiro! "O Meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei" João 15: 12.
          Esse fato, na realidade, foi o cumprimento inequívoco daqueles que pertenciam à sinagoga de Satanás, se rendendo e prostrando-se, figurativamente, aos pés dos cristãos genuínos!

E SAIBAM QUE EU TE AMO - Apesar de que o foco da mensagem no período da Igreja de Filadélfia tenha sido a volta iminente de Cristo, no entanto, apesar da não efetivação do fato, mesmo assim, Jesus demonstrando o mais nobre sentimento de que é capaz um ser racional, que é a entrega desinteressada para uma determinada causa, representando a maior vitória sobre o egoísmo, Ele recompensa esses operários do bem com o maior dom, que é o amor. 
                 Dessa forma o Filho de Deus demonstra que Seu ato consiste, essencialmente, em querer o bem do ser humano.
          Empenhando nessa vontade Seu próprio ser, ao externar para toda humanidade, que venha tomar conhecimento que Ele ama todos e, nesse caso em especial, aqueles que se envolveram em disseminar a promessa de Seu retorno, para viver eternamente com os que herdarão a vida eterna.  "Ninguém tem maior amor do que este; de dar alguém a sua vida pelos seus amigos" João 15: 13.
              Essa declaração explicita de Cristo, sem reservas e restrições, não é direcionada somente para os da Igreja de Filadélfia, Ele estende também para o período seguinte, no qual vivemos!
            Uma vez sabedor que Jesus Cristo ama a toda criatura, o racional dever de cada ser humano, é amá-Lo sobre todas as coisas, para fazer jus a promessa da Vida Eterna!

12 comentários:


  1. Comentário colhido no face, de minha amiga Ane Bela!
    Ane Bela - Na igreja é o que mais tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane, é verdade, por isso mesmo é que Jesus fazendo alusão a esse local, denominou de Sinagoga de Satanás!

      Excluir
  2. Novo comentário colhido no face, desta feita de Elba Lúcia!
    Elba Lucia - Um tema muito profundo, difícil para um leigo entender, mas, valeu a pena nos inteirarmos do mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elba, não existe tema profundo na Bíblia que não possa ser compreendido. Daí o Apocalipse ser essencialmente uma REVELAÇÃO de Deus, ou seja, Deus possibilita qualquer pessoa a compreender com exatidão a mensagem dEle. Basta tomar tempo para o diligente estudo de Sua Palavra, para que o Espírito Santo possa agir, fornecendo uma interpretação racional, como o próprio Cristo deseja. Tente fazer esse exercício e, você se surpreenderá com as possibilidades que Cristo deixará ao teu alcance. Que Deus te abençoe de forma grandiosa!

      Excluir
  3. César


    “Tecnicamente os mesmos perseguidores; na Igreja primitiva; os irmãos judeus, hoje; os irmãos cristãos!”

    A estória do gato e do rato, é fato histórico! O que muda são os contextos, mas, o perfil dos personagens é, praticamente, o mesmo.

    Na insignificância do meu entendimento, arrisco dizer que os problemas vividos pela quase totalidade das denominações eclesiásticas (se não por todas elas) dizem respeito a questões de ordem administrativas, internas, e têm como causa os vírus do dinheiro e do poder.

    Os confrontos doutrinários se pronunciam externamente e são, via de regra, um excelente pretexto para auto promoção, embora, também, gerem pequenas desavenças.


    ” No entanto, muitos, entre esses perseguidores, se tornaram receptivos ao Evangelho, ao perceberem que havia uma grande lógica interpretativa nos ensinamentos dos cristãos genuínos,[…]

    Aquelas criaturas, antes perseguidoras, descobriram e reconheceram que aquilo que os cristãos estavam divulgando sobre Jesus era verdadeiro!”

    Deus não precisa obrigar ninguém a nada, basta, simplesmente, uma dose extra de entendimento, no tempo oportuno, conforme fez com o Apóstolo Paulo, com Dimas e com Zaqueu, e o problema estará resolvido.

    Assim há de ser! Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Pedro,
      No meu singelo texto, faço um relato interpretativo da Igreja de Filadélfia, que cobre um período onde se destacou o amor fraternal. No entanto, destoando dessa tônica, como é natural, nem todos estavam envolvidos com este sentimento, daí haver aqueles que participavam intimamente da Sinagoga de Satanás.
      É claro que os problemas administrativos pode ter avolumado a ânsia pelo vil metal e, consequentemente o poder. No entanto, no meu parco entendimento, o que realmente faz a humanidade perder o senso de lealdade e fraternidade, é, justamente, o afastamento dos princípios divinos, através da ação do pecado.
      Essa falta de contato com o Criador é que torna a humanidade embrutecida, iracunda e perseguidora!
      Além de que, com o distanciamento de Cristo, o grande Eu Sou, surge uma gama infinita de doutrinas, muitas das quais, não batem em uníssono com o caráter de Deus!
      O problema não está na compreensão das pessoas, mas, por conta do egoísmo que reina em cada ser humano, as pessoas, de forma iracunda, defendem suas opiniões com veemência tal, que passam a agredir umas às outras! Esquecendo assim, do amor fraternal, e principalmente, do amor a Deus, que é o verdadeiro e único Amor! Lembremos de I João 4: 8 "Aquele que não ama, não conhece Deus, pois, Deus é Amor".
      Que assim seja por todo o sempre!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Herbert,

      Como bem sabemos o verbete idem significa; a mesma coisa; da mesma forma. Portanto, fiquei voando, literalmente em meus pensamentos, e não consegui pousar em nenhum entendimento!
      Daí, imaginei, será que o Haydn não esteja se expressando de forma emblemática? Usando a palavra pelo avesso?
      Se for assim, você estaria me afirmando: Medi, do verbo medir, como que querendo afirmar; verifiquei seu texto, tendo por base a escala fixa da Palavra de Deus, pude determinar a extensão e a medida ou grandeza da mensagem Divina.
      Se essa não foi a tua intenção, então me esclareça, talvez, assim, eu consiga fazer que você seja um pouco mais prolixo em suas considerações.

      Excluir
  5. A útima frase em negrito:"Ninguém tem maior amor do que este..." Me lembrou uma música que o vi cantar várias vezes... e tinha uma parte assim:" não pode haver.... amor maior..." Lindo vc cantando um beijo! Saudades!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, se possível, na próxima intervenção deixe seu nome para poder trata-la com o devido rigor de respeito! Agradeço-te pela paciência em ler tão cansativo texto, espero que leia meditando, nos outros textos que virão!

    ResponderExcluir
  7. Belíssima foi essa explanação. É importante que voltemos à Idade Média período em que a igreja domina o pensamento das pessoas. A Santa Inquisição pode assemelhar ao texto do Apocalipse explicado no decorrer desse tema, que Falou o seguinte:"a sinagoga de Satanás", é interessante notar que era o próprio religioso que acusava os indivíduos, isso nos rementem a história de Martinho Lutero perseguido pelo poder religioso.

    ResponderExcluir
  8. Amigo e irmão Alexandre Ednilson, o objetivo do meu texto, não é, unicamente, remeter nossa interpretação das coisas passadas, mas, sobretudo, estar atento, que o Inimigo continua utilizando o mesmo esquema, que tem dado certo, para o pecado.
    Portanto, o objetivo principal é demonstrar que o Inimigo, continuará utilizado os nossos líderes religiosos, irmãos e familiares numa afronta desmedida e irracional, contra qualquer pessoa que esteja, intimamente, intencionada em fazer a vontade de Deus!
    Por isso, necessitamos estar sempre atentos, para reconhecer as investidas maliciosas dos que se taxam de irmãos, amigos e lideres, para poder resistir às investidas de Satanás!
    Que Jesus continue nos direcionando a trilhar o caminho da vitória!

    ResponderExcluir