Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de abril de 2015

IDE - Carta à Igreja de Filadélfia

CARTA À IGREJA DE FILADÉLFIA

Educador Glauco César


NOTA DO ARTICULISTA -  Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
        Uma vez que uma determinada opinião é postada, e outra sobre o mesmo assunto também é veiculada, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar das mesmas, enriquecendo desta maneira, seu cabedal de conhecimento.


                
              Uma vez observada com minúcia, examinando cada parte constituinte do período representado pela igreja de Sardo, necessário se fazer o devido exame de cada porção da fase subsequente, que sintetiza a postura espiritual de cada indivíduo que vivenciou aquela época, para assim se inteirar das forças que influenciaram de forma positiva e, ou negativa, que justifique a tomada de posição de cada criatura, compreendendo sua natureza e suas funções em meio à capacidade de poder interferir no comportamento e desenvolvimento da sua vida e dos semelhantes.
                Para tanto, necessário se faz conhecer os versos a serem analisados; "E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre; 8 Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a Minha Palavra, e não negaste o Meu nome.9 Eis que Eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem; eis que Eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés e saibam que Eu te amo. 10 Como guardaste a palavra da Minha paciência, também Eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. 11 Eis que Eu venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. 12 A quem vencer, Eu o farei coluna no templo do Meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do Meu Deus, e o nome da cidade do Meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do Meu Deus, e também o Meu novo nome. 13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" Apocalipse 3: 7 - 13.            



CONHECENDO HISTORICAMENTE A CIDADE DE
FILADÉLFIA




          Retrocedendo vinte e um séculos, continuemos nossa viagem imaginária, utilizando a estrada imperial, na Ásia Menor, rumo a Filadélfia, que era uma antiga cidade da Lídia, situada a duzentos metros do nível do Mediterrâneo.
          Será, uma caminhada, conforme nosso cicerone, repleta de belas paisagens, onde percorreremos a pé, cerca de vinte e sete milhas!
   Após essa informação, procurei, imediatamente, transformar milhas em quilômetros, ao descobrir, procurei dosar minhas forças, pois, teríamos um pouco mais de quarenta e três quilômetros a avançar até nosso objetivo.
             Ao nos aproximar de Filadélfia, nome que significa 'amor fraternal', nosso guia, de forma prestativa, nos informa que, a mesma, foi edificada sobre uma parte do monte Tmulos. 
            Pudemos confirmar com os nossos próprios olhos que ela foi construída na bela, fértil e bem regada planície do Hermus.
              Essa cidade foi idealizada por Átalo Filadelfo, rei de Pérgamo, para difundir a cultura grega na Lídia e na Frígia. Ela foi fundada por volta de 150 a.C.
              Rapidamente ela se notabilizou, por ser bem edificada e se destacar comercialmente, ficou conhecida pelo epíteto de Pequena Atenas.
        Filadélfia recebeu esse nome em homenagem à lealdade do Rei Átalo a seu irmão mais velho, Eumenes II, que o precedera no trono de Pérgamo. Essa cidade celebrizou-se pela sua religiosidade, destacava-se o culto pagão ao sol, que detinha altares e templos.
       Quando João, o vidente de Patmos, escreveu o Apocalipse, no limitar do século I, o cristianismo estava em franca efervescência nessa localidade!
       Filadélfia foi edificada numa região propensa a terremotos, tornando-os um fato comum e ocorriam amiudadamente repetido.
              Um destes terremotos, no ano dezessete da nossa era, que a destruiu quase que totalmente, causou tanto pânico a seus habitantes que muitos deles se evadiram vivendo fora de seus muros e, não mais voltando. O interessante nesse incidente, é que em meio às ruínas, uma solitária coluna, permaneceu incólume de pé.
           Somente com a intervenção de Tibério que reedificou a cidade, fez com que uma grande parte de seus habitantes voltasse a ocupar o local como sua residência.
    Além dos terremotos naturais, Filadélfia foi tremendamente abalada no século XV, mais precisamente em 1402, por Tamerlão, que a destruiu, contudo, essa cidade conseguiu escapar, superando os obstáculos.
                Seu poder de sobrevivência era tamanho, que ela foi a última cidade da Ásia Menor a cair nas mãos dos turcos, isso em 1390.
                Na atualidade a cidade de Filadélfia é conhecida pelo nome turco de Allah-Shehr, que significa Cidade de Deus, no entanto, há quem afirme que esse nome exprime 'a cidade avermelhada', por conta do solo vulcânico de cor vermelha, em que a cidade foi edificada!        


CONHECENDO A IGREJA DE FILADÉLFIA




          A Comunidade Cristã de Filadélfia, conjuntamente com a Igreja de Sardo, só foi mencionada no Oráculo Revelado de Deus, pelo discípulo amado, João, o profeta do Apocalipse.
     Em nenhum outro livro das Sagradas Escrituras, se encontra referência sobre essas duas Igrejas, o que leva a crer que o cristianismo alcançou o corpo social dessas cidades, após o derramamento do Espírito Santo sobre os apóstolos e, discípulos de Cristo!
         Provavelmente como fruto das viagens missionárias do apóstolo Paulo. Isto, pelo fato da inexistência de informação de que Cristo tenha visitado estas duas comunidades, quando esteve peregrinando na região da Palestina!
        Como não existe alusão, ou mesmo referência vaga ou indireta sobre o comportamento espiritual ou, mesmo moral, das criaturas humanas dessa igreja em estudo, resta-nos comentarmos a desenvoltura dos cristãos que vivenciaram o período representado pela Igreja de Filadélfia!
           Essa carta cobre o sexto período da igreja cristã, que vai desde a queda das estrelas, que pode simbolizar o fim do período de supremacia papal, que é o início do fim, no ano de 1833 até o ano de 1844. Certamente existem diversas outras datas limítrofes, para esse período, variando, conforme a explicação de cada intérprete do tempo!
           Como se percebe, nesta fase, os seres humanos se envolveram por completo no estudo das profecias bíblicas, fato que gerou do Senhor apenas conselhos e promessas, não encontrando nenhuma reprimenda nem reprovação, como aconteceu também com a época representada pela igreja de Esmirna.
           Fica bastante evidenciado que este foi o menor período de tempo, dentre todas as igrejas, o que pressupõe, que passado esse curto espaço de interesse coletivo, algo marcante aconteceu, que mudou a atitude da maioria dos cristãos, delimitando essa faixa cronológica!    
          A Igreja de Filadélfia foi alvo, por parte do Senhor Jesus, o Revelador do Apocalipse, de rasgados elogios, contudo, Cristo dá-se a conhecer de forma muito solene e sublime, demonstrando a imponência majestosa, enfática e, não menos pomposa de Sua pessoa.
        Por um momento, ou seja, durante esse diminuto período de tempo, os seres humanos atenderam positivamente aos reclamos do Senhor, abandonando a apostasia, havendo assim, um visível crescimento espiritual.
          Filadélfia, que significa Amor Fraternal, encaixa-se, perfeitamente, com o sentimento nutrido pela grande maioria da população que, expressava uma estreita e indivisível amizade entre as pessoas, demonstrado que o sentimento geral era de uma excelente irmandade!
          Essa época foi um sinal distintivo de função, dignidade, nobreza e irmandade, que se harmonizava integralmente com o caráter das pessoas, que vivenciavam e estremeciam de copioso amor mútuo, ansiando, principalmente, o retorno de Jesus Cristo.
        Povo que tinha ímpeto e ardor fervoroso pelos pecadores e, erguia a voz clamando e alardeando com veemência, fazendo ver que era necessário um rigoroso e completo preparo para receber o Senhor da glória, que viria comandando a grande procissão celestial, para buscar os Seus!
         Assim, paulatinamente ia engrossando as fileiras daqueles que estraçalhavam seus próprios corações, para descobrir seus defeitos, buscando em Jesus, um coração puro com espírito inabalável, fato que os entornava de paz, amor e gozo! Este era o sentimento do povo; "cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável" Salmos 51: 10.
          Naquele período se verificou a mais extraordinária demonstração de reavivamento, jamais experimentado na história da humanidade!
            Que algo semelhante possa estar acontecendo conosco, nesse exato momento e, possamos, na iminência da vinda de Deus e volta de Jesus, alçar bem alto as nossas vozes declarando; "eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e Ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na Sua salvação gozaremos e nos alegraremos" Isaías 25: 9.
                   Que assim seja, e Deus nos abençoe!

23 comentários:

  1. Comentário colhido no face de minha amiga Natália Gomes!

    Natália Gomes - Ainda nem li mas já sei que é um ótimo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga Natália, fico bastante gratificado pela confiança que tens nos meus escritos, todavia, melhor seria que você lesse o conteúdo do texto. Se, no entanto, lhe faltar tempo, fique certa que Deus continuará te abençoando grandemente!

      Excluir
    2. Resposta de minha amiga Natália, colhido no face!

      Natalia Gomes - Meu amigo Glauco vc é um verdadeiro homem de Deus!

      Excluir
    3. Todas as pessoas, homens, mulheres, brancos, negros, jovens, adultos, crianças, enfim, todas são pessoas de Deus! O Salmista declara: "Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam" Salmos 24: 1. Portanto, posso dizer com toda coerência e certeza que você também é uma verdadeira mulher de Deus!

      Excluir
  2. Outro comentário colhido no face, desta vez do meu amigo e irmão em Criso, Moacir Souza Gomes!
    Moacir Souza Gomes - MUITO BONITO GLAUCO, OBRIGADO IRMÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moacir, espero mesmo que a leitura deste singelo texto tenha tido alguma valia espiritual em tua vida! Que o nosso Mestre continue te guiando na senda do bem e proporcionando felicidade junto aos teus familiares!

      Excluir
    2. Resposta do meu amigo e irmão em Cristo Jesus, Moacir S. Gomes, colhido no face!
      Moacir Souza Gomes - É VERDADE MEU IRMÃO GLAUCO, DEUS TE ABENÇÕE

      Excluir
  3. Novo comentário colhido no face, desta feita da minha irmã carnal e em Cristo Jesus, Glaudeni Stuart!
    Glaudeni Stuart - Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaudeni, espero que o estigma sobre meus escritos tenha sido quebrado. A Palavra de Deus nos orienta que devemos tomar conhecimento de tudo, no entanto só se deve reter o que é bom, e bom só existe um, na esfera humana, Cristo Jesus!

      Excluir
  4. Novo comentário colhido no face, desta feita de minha amiga em Cristo Jesus, Severina Silva!
    Severina Sliva - Obrigada irmão pela mensagem.Um verdadeiro cristão tem prazer em ganhar um irmão.Parabéns... Deus te escolheu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico Feliz pelo motivo de que esta simples mensagem tenha encontrado guarida em tua mente, certamente que Deus tem sabido recompensar Seus filhos, e você, com certeza, tem sido alvo do amor do Pai! Quanto ao fato de ser um escolhido de Deus, tenho certeza que o Onipotente escolheu a todos, no entanto, alguns de nós é que não correspondemos a essa escolha de Deus, e o abandonamos! Contudo, essa não é a sua postura, pois, percebemos que a cada instante você está estreitando o teu relacionamento íntimo com a Divindade!

      Excluir
  5. Eu já disse e torno a repetir. És mestre das palavas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, contudo a cada dia me convenço que tu és o mestre da sintetização!
      Que Deus te guarde a cada instante de tua vida!

      Excluir
  6. Novo comentário colhido no face, desta feita da minha amiga e irmã em Cristo Jesus, Maria Aparecida da Silva!

    Maria Aparecida da Silva - Obrigada meu irmão por lembrar de mim Deus abençoe a sua casa e a sua família em nome de Jesus.
    Feliz semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Aparecida, na verdade Deus nunca se esquece dos Seus filhos, de todos eles. Se me lembrei de você, certamente que foi impulsionado pelo Espírito Santo, que sempre tem palavras especiais para você e sua família, Ele sabe que todas as pessoas merecem ser felizes!
      Agradeço pela benção que você desejou para mim e minha família, retribuo triplicadamente para você e os Seus!

      Excluir
  7. janelaprofetica@hotmail.com13 de abril de 2015 às 19:41

    Novo comentário colhido no face, desta feita do meu amigo Cosmo!

    Cosmo Adriano de Santana - Obg seu Glauco César!

    ResponderExcluir
  8. Glauco César de Lima e Silva14 de abril de 2015 às 19:17

    Novo comentário colhido no face, desta feita da minha irmã carnal, Elba Lúcia.

    Elba Lucia - Um bom artigo, com um grande conteúdo histórico. Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom, antes de tecer qualquer comentário, não permitir que opiniões de outrem a induza a conclusões, muitas das vezes infundadas! Agradeço por ter gasto o seu precioso tempo na leitura desse texto, esperando que o mesmo tenha, no mínimo, enriquecido seu conhecimento!

      Excluir
  9. Novo comentário colhido no face, desta feita de minha amiga e leitora assídua, Katia Sitônio!
    Katia Sitônio Mesquita - Não conhecia essa história. Gostei. Com esse significado.só pode atrair coisa boa.as pessoas vivem fraternalmente.isso deveria ser universal. Todos preparados para a volta de Jesus.pois agora vai ser diferente.ELE vai separar o joio do trigo. O acerto de contas. Eu quero está com ELE.me esforço.ELE está vendo.as vezes consigo.as vezes Caio. Levanto e tento de novo. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava mesmo sentindo falta do teu comentário, como sempre com muita racionalidade, sinceridade e colocações pertinentes! Creio mesmo que Cristo motiva as pessoas para que, o desejo de ser bom, seja constante, e quando nós confiamos esse desejo à Cristo, Ele nos fortalece e nós com o poder dEle haveremos de ser vencedores, pois, Ele venceu e, por certo capacitará você a continuar vencendo as intempéries da vida!
      Toda honra e toda glória só pra Cristo, portanto, o parabéns eu repasso para Jesus e o Espírito Santo! Que Deus continue nos abençoando!

      Excluir
    2. Novo comentário de minha amiga Katia!
      Katia Sitônio Mesquita - Com VC estou sempre aprendendo

      Excluir
    3. Na verdade estamos sempre aprendendo com o Espírito Santo, é Ele quem nos convence do pecado, e da justiça e do juízo!

      Excluir
  10. A aula de história e geografia, contextualizando os fatos, nos dá a impressão de estarmos presentes aos acontecimentos descritos. Muito bom, César, toca pra frente que a gente tem muito o que aprender!

    ResponderExcluir