Total de visualizações de página

domingo, 22 de fevereiro de 2015

IDE - Em Meio ao Lamaçal, Criaturas Imaculadas

EM MEIO AO LAMAÇAL, CRIATURAS IMACULADAS

Educador Glauco César



NOTA DO ARTICULISTA -  Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
        Uma vez que uma determinada opinião é postada, e outra sobre o mesmo assunto também é veiculada, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar das mesmas, enriquecendo desta maneira, seu cabedal de conhecimento. 





          Dando continuidade na decomposição do todo referente a igreja de Sardo, que representa o período da Reforma Protestante, demoremos um pouco na parte constituinte do versículo quatro do capítulo três, que descreve da seguinte forma; "mas também tens em Sardo algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos, e comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso" Apocalipse 3: 4.


RESTARAM POUCOS FIÉIS NO PERÍODO DA REFORMA PROTESTANTE





TENS EM SARDO ALGUMAS PESSOAS QUE NÃO CONTAMINARAM SEUS VESTIDOS - É importante sempre ficar atento que, primariamente, as sete igrejas do Apocalipse representam todo o conjunto de crentes e descrentes, em toda geração, desde o começo da Era Cristã até o fim do tempo.
     Numa aplicação mais contemporânea, todas as sete mensagens se aplicam à Igreja mundial hoje em dia, ou seja, serve como aplicativo para todo o povo remanescente de Deus, o que equivale dizer; todo cristão, ou não, fiel e infiel!
          Quando se começa a tecer comentários sobre a igreja de Sardo, que corresponde ao período da Reforma Protestante, automaticamente, se reporta à pessoa de Lutero, como se nele iniciasse o conjunto de mudanças que deveriam ser efetuadas na Igreja com o fim de torná-la, cada vez mais, fiel à forma de sua origem em Jesus Cristo e, naquele monge, terminasse esse Movimento religioso dos começos dos séculos XVI, que rompeu com a Igreja Católica Romana, originando numerosas igrejas cristãs dissidentes.
          É importante ter-se em mente que, a intitulada Reforma Protestante teve, como vimos, um início, todavia, o período representado por Sardo, extinguiu-se, mas, não a Reforma, essa, será necessária continuar acontecendo até quando a Porta da Graça, finalmente, se fechar!
      Estou ventilando esse assunto, justamente para que o leitor compreenda que a maioria dos reformadores e seus sucessores ficaram satisfeitos em ter colocado a Bíblia ao alcance de todos, no entanto, a obra não poderia jamais, ter estacionado nesse ponto, era necessário que uma compreensão mais genuína levasse o povo a refletir a luz que Deus permitiu brilhasse sobre a humanidade!
        Os Reformadores estavam com os olhos abertos e atentos para os erros e defeitos da Igreja Dominante, contudo, em momento algum eles conseguiram demonstrar uma fé viva e operante, pois, não resultaram em obras agradáveis a Deus!
         Apesar deles, de certa forma, ter sido o instrumento que devolveu a Bíblia para a humanidade, contudo, a fé deles era inoperante, pois, a maior obra não foi devolver a Bíblia, mas mostrar o meio mais eficaz de utiliza-la, vivendo como Cristo viveu!
          A obra de vivenciar a nossa Fé, que é o próprio Jesus Cristo, vivendo como Ele viveu, atestam a genuinidade de nossas ações sobre o ponto de vista moral ou religioso.
         É fato que a Reforma, não varreu, totalmente, as trevas que pairavam sobre a cristandade, elas persistem em infamar, emporcalhando a compreensão humana, sobre fatos que deveriam estar clarividentes no entendimento da cristandade!  
       Para que essa claridade celestial viesse derramar luz sobre a terra, foi necessário se fazer e continuar na prática duma profilaxia onde a Reforma foi o agente que empregou o procedimento para evitar a propagação e instalação de novas doenças doutrinárias espirituais!
       Os cristãos Reformadores deveriam ter bem definidos, em suas mentes, que o objetivo primordial deles era restaurar a vontade perdida de Deus, e não o entendimento de uma determinada Instituição Eclesiástica, uma vez que as Denominações costumam expor erros longamente acariciados.
       Sendo assim, a função dessas pessoas não é simplesmente reconstruir no mesmo molde, o entendimento, mas, sobretudo remendar aquilo que está errado. Se esses cristãos continuarem crendo e vivendo conforme os pais da fé, a derrocada final será uma degeneração formalista, que os distanciará da luz da Palavra de Deus.
      É bom lembrar que sempre se deve respeitar o ser humano com suas opiniões, contudo, seu modo de ver, seu pensar, suas ideias, seu parecer e juízo sobre as coisas espirituais, devem ser aferidas através do puro e racional ensinamento da Palavra de Deus, se assim não for, haverá uma grave degradação dos Princípios estabelecidos pela Divindade.
          Infelizmente, hoje, a igreja reformada, tem-se tornada igualmente idólatra, ao fazer aliança com os prazeres do mundo capitalista, onde se visa 'preferencialmente' o lucro em detrimento da verdade cristã!
     Cada ponto a ser reformado foi cuidadosamente trabalhado e pouco a pouco se transformou numa Denominação organizada, algumas delas tornaram-se religiões de Estado sustentadas pelo erário público.
         Noutras Instituições eclesiásticas o sustento provém de doadores que ofertam por 'livre e espontânea pressão', poucos são os doadores realmente voluntários que oferecem a Deus ofertas como estímulo interior responsivo pelo tanto que a Divindade lhe proporciona!
        Como resultado, as Instituições Eclesiásticas ficam se conflitando umas com as outras, num estranho antagonismo entre forças não contrárias, querendo comprovar sua autenticidade doutrinária.    
      Foram poucas as pessoas que continuaram fiéis aos princípios desinteressados da Palavra, no período da Reforma Protestante. Esses poucos honrados, com os quais Cristo pode contar, foram aqueles que não falharam por ter aprendido a examinar as Escrituras por si mesmo, por isso estavam seguras, sua percepção da Verdade era verídica. "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam" João 5: 39.
          Em meio as inconsequências religiosas, alguns poucos, conseguiram permanecer equidistantes das influências contaminadoras, tanto do catolicismo quanto do protestantismo, conservando seu culto racional conforme descrito por Tiago no seu livro, versículo vinte e sete do capítulo primeiro, narrado assim: "A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo".
         Foi por essa razão que a vestimenta do caráter daqueles cristãos que examinaram as Escrituras por si sóis, não foi maculada, pois, foram vestidos com a indumentária do caráter aurífero de Cristo. Assim o Filho de Deus reinou no coração daquelas pessoas que tinham fé viva, por isso mesmo, Cristo viveu Sua vida de amor e serviço por meio daqueles poucos indivíduos.

OS JUSTIFICADOS SÃO DIGNOS DE ANDAREM COM O SENHOR EM GLÓRIA




COMIGO ANDARÃO DE BRANCO, PORQUANTO SÃO DIGNAS DISSO - Por maior que seja a multidão dos ímpios, eles não podem persuadir os cristãos sinceros que estejam predispostos a não se deixar contaminar-se pelo mal que os rodeiam, por isso mesmo, a promessa do Senhor Jesus; de traja-los de roupa branca.
           Somente aquele que alcançar vantagem sobre o inimigo e suas mazelas, será revestido com a indumentária branca de vencedor e, terá assegurado o direito de andar eternamente com Cristo Jesus. "Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima"  Apocalipse 7: 17.
          Ser coberto do puro linho finíssimo, não é tão somente uma alusão a uma roupa diferenciada e limpa, o seu significado é muito mais profundo, na verdade, essa roupa de linho finíssimo tem a função de cobrir a iniquidade, sendo, figuração da justiça dos santificados, conforme descrito no Apocalipse 19: 8. "E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos".
       Algumas pessoas são alardeadas como exemplo de cristãs, enquanto outras as denominações as taxam de perturbadoras, por isso mesmo, não merecem crédito.
     No entanto, aquelas, não passam de ostentações fraudulentas, enquanto que as outras conservaram suas mentes no Sol da Justiça, em consequência, seus vestidos permaneceram limpos.
            Na simplicidade e sem esnobação elas viveram o puro evangelho de Cristo, auxiliando os órfãos e as viúvas, daí ser dignas da promessa de usar as vestes brancas.
              É bom lembrar que o conceito bíblico sobre perfeição, não é uma pessoa que tenha um procedimento indubitável ou ausência de quaisquer defeitos, mas, é justamente aquela pessoa que mais se assemelha a Cristo. "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura de Cristo" Efésios 4: 13. Só através de Jesus Cristo, seremos aperfeiçoados. "E estais perfeitos nEle, que é a cabeça de todo o principado e potestade. Colossenses 2: 10.
          Infelizmente, muito se tem ouvido falar sobre a fé, mas precisamos demonstrar essa fé através das nossas obras. Na verdade, as pessoas preferem se enganar, vivendo uma vida acomodada, fácil e sem cruz. No entanto, Jesus nos segreda; "se alguém quiser vir após Mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-Me" Mateus 16: 24.

      O vestir-se de branco é diretamente inverso de contaminar as vestiduras,  que é uma figuração da corrupção, toda ela, seja moral, espiritual, política, social ou religiosa, já o branco é símbolo de pureza, em toda esfera da vida, por isso são pessoas dignas e, certamente haverão de herdar o reino vindouro!

11 comentários:

  1. "portanto caríssimos,esperando estas coisas,esforçai-vos em ser por Ele achados sem máculas e irrepreensíveis na paz.Reconhecei que a paciência do Senhor vos é salutar" 2Pe,14( vivamos pois o cumprimento de sua vontade mergulhados na palavra e sob a ação divina do Espirito,afim de alcançarmos graça diante Dele)
    (Iracema)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glauco César de Lima e Silva23 de fevereiro de 2015 às 18:40

      Cara amiga e leitora Iracema, grato pelo belíssimo complemento do texto, esse verso se encaixa perfeitamente no teor espiritual do texto! Que o Senhor Jesus, continue te abençoando ricamente!

      Excluir
  2. Comentario da leitora Maria Aparecida, colhido no face.
    Maria Aparecida da Silva - Toda verdade realmente está nas escrituras.
    Não me deixo enfluenciar por ninguém, se alguém me diz alguma coisa relacionada Deus eu vou verificar se é verdadeira porque eu fiz o ano bíblico não aprendi muito mais alguma coisa eu aprendi.
    Aprendi que Deus disse não diga nada que eu disse sem eu ter dito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glauco César de Lima e Silva23 de fevereiro de 2015 às 18:48

      Amiga Maria Aparecida, a cada instante nos surpreendemos com o estudo da Bíblia, Ela é uma fonte inesgotável, nEla encontramos o caminho de retorno a Deus, descobrimos que a estrada que nos conduz à Eternidade é, justamente, a pessoa de Jesus Cristo! Continue crescendo em entendimento e graça através dos ensinamentos de Cristo, ministrados pelo Seu Espírito!

      Excluir
  3. Novo comentario colhido no face, desta feita de minha amiga e leitora Aldenira Diniz!

    Aldenira Diniz- Obrigado.Tenho lido e refletido em tudo amigo.Muita verdade a ser entendida.!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glauco César de Lima e Silva23 de fevereiro de 2015 às 19:02

      Amiga Aldenira Diniz, fico gratificado com tua compostura espiritual, gostaria de dizer-te que o Espírito Santo te fará sábia no entendimento da Palavra de Deus e, certamente não serás surpreendida! "Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir" João 16: 13.

      Excluir
  4. Novo comentário colhido no face, desta feita da minha amiga Katia Sitônio Mesquita.

    Katia Sitônio Mesquita - Se nós seguirmos o exemplo de vida de Jesus.estaremos limpos.puros e dignos. Com certeza estaremos com ELE. Viveremos nesse lamaçal e não nos contaminaremos com os maléficos. Nossa proteção é tentarmos ser homens bons

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia, certamente na medida que nos assemelhamos com Jesus e nossas ações correspondem ao desejo da Divindade,nada de mal nos privará de mantermos um relacionamento íntimo, e vivificante com Cristo, viveremos num mundo repleto de maldade, contudo praticaremos apenas o bem. Como resultado dessa vivência, haveremos de herdar a Terra Prometida, onde não mais existirá pecado, dor ou morte!

      Excluir
    2. Resposta de Katia Sitônio, colhido no face!
      Katia Sitônio Mesquita - Penso assim tb

      Excluir
  5. Eu disse e torno a repetir. És mestre das palavras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu repito e torno a dizer, és o mestre inigualável da sintetização!

      Excluir