Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de julho de 2014

IDE - Conhecendo a Mensagem Para a Igreja de Tiatira

CONHECENDO A MENSAGEM PARA A IGREJA DE TIATIRA

Educador Glauco César

NOTA DO ARTICULISTA -  Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
        Uma vez que uma determinada opinião é postada, e outra sobre o mesmo assunto também é veiculada, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar das mesmas, enriquecendo desta maneira, seu cabedal de conhecimento.





A importância de cada indivíduo está diretamente relacionada à legitimidade de seus pensamentos, essa liberdade de raciocínio, doada por Deus a cada pessoa, é que valida a limitação de cada um.
Sendo assim, o entendimento de um leigo que esteja vasculhando a mente, em meio ao nada, para desvendar a compreensão do tudo, mesmo que suas conclusões sejam equivocadas, ainda assim, essa qualidade, é que o faz estimável perante o Escrutinador do Universo!

Portanto, nós como seus semelhantes devemos tentar entender com rigorosa severidade seu intento, o que nos tornará inestimável. Pois, o acerto procede, primariamente, da exaustiva conclusão equivocada.
Ventilamos esse assunto por entender que a Divindade nunca julga pela aparência. Ele nunca descobre, pois, sabe todas as coisas que transitam em nosso pensamento, tanto o bem quanto o mal.
             Tudo que tenha algum louvor, em qualquer criatura, é estimulado por Deus, por isso, o coração humano jamais fica completamente vazio de espiritualidade, em sendo assim, cada pessoa se dedica em disseminar seu entendimento aos outros.
       Com base nessa opinião, podemos descrever os versos que serão analisados!
“E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente: Eu conheço as tuas obras e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetiza, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que Eu Sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas Eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes retende-o até que Eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as Minhas obras, Eu lhe darei poder sobre as nações.
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de Meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”  Apocalipse 2: 12 - 29 

CONHECENDO A CIDADE DE TIATIRA




Em nossa viagem imaginária, estamos transitando pela via imperial romana, após percorrer 65 quilômetros a sudeste de Pérgamo, atual Bergama, divisamos, ao longo deste caminho, a próspera cidade turca de Akhisar, que há uns mil novecentos e poucos anos era denominada Tiatira.
          Na época era uma cidade da Lídia, numa região de esplendorosa beleza, era uma urbe ribeirinha do rio Lico, afluente do Hermus.

         A estrada que conduz até ela, é figura da experiência individual de cada pessoa, toda ela, tanto a que viveu no tempo dos apóstolos e, também, se palmilhando a areia do tempo, perpassa por todas as pessoas até as da atualidade, alcançando cada um que vive em nossos dias, quanto o que, viverá no tempo do retorno de Cristo e vinda de Deus, que virá acompanhado de Seus anjos, arcanjos, querubins e miríade de miríades de seres luminosos, compondo essa procissão celestial!
Esse agrupamento de milhares de seres grandiosos que circundam a Divindade, nas pessoas do Pai e do Filho, em cortejo cósmico rumo à Terra, esvaziou o Céu, local onde hoje é a habitação da Divindade!
Portanto, analisando com mais zelo, vamos perceber que essa via, é também emblema do reino da graça, onde cada indivíduo tem total, ampla e irrestrita liberdade de fazer suas escolhas, se ao lado de Cristo ou, contrário a Ele.
Por conseguinte, a faculdade que cada pessoa tem de decidir ou agir segundo a própria determinação, só será obstada quando a porta da graça se fechar, quando, então, essa liberdade, será perdida! “Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.” Apocalipse 22: 11
Trocando em miúdos, tendo por base o verso acima grafado, é fácil admitir que, quando esse fato vier à tona, o ser humano, por um determinado período, estará privado de fazer uso do sagrado livre arbítrio, vindo somente a poder utilizá-lo após o milênio, quando, então, “Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21: 4
As pessoas que foram confortadas por Deus, recebendo a oferta do consolo, são as mesmas que seus nomes estavam inscritos no livro da vida do Cordeiro.
Quanto aos demais, os que obstinadamente rejeitaram os graciosos e amoráveis apelos da Divindade, não haverá futuro para eles, pois, todo “aquele que não for achado escrito no livro da vida será lançado no lago de fogo.” Apocalipse 20: 15
Talvez, você esteja imaginando que o livre arbítrio, no humano, não seja pleno ou absoluto, uma vez que, sendo o homem limitado, por isso mesmo, sua resolução dependente só da vontade, também, tenha que ter uma fronteira!
É verdade, eu sou forçado a concordar com você, e me humilho, pois, a Bíblia descreve com extrema exatidão esse limite!
Quando Cristo, no Trono disser; está feito (Apocalipse 16: 17), naquele exato instante a porta da graça estará fechada para todos, indistintamente!
Fechando-se essa porta, termina o livre arbítrio. Só após o milênio, é que o livre arbítrio será finalmente devolvido para a humanidade!
É bom lembrar que o arbítrio é livre e, sendo assim, todos tem acesso a essa liberdade de escolha e ação. Por outro lado, se num determinado ponto da experiência humana, o arbítrio deixa de ser escolha do homem e passa a ser postura da Divindade, nesse caso, em momento algum, a humanidade teve esse arbítrio e, se assim fosse, não seria livre!
Por conseguinte, o livre arbítrio é aquela parcela da Divindade que permanece intacta no pecador, por isso mesma, é absoluta e nunca se antepõe a Deus, pois, foi Ele quem nos doou, por isso, nunca será contrária à vontade do Onipotente!
Quando começar esse hiato no livre arbítrio, terminará o reino da graça e, posteriormente, dar-se-á o início do reino da glória! Esse novo reino, iniciará com a ressurreição dos justificados para o encontro com Deus nos ares!

          Após essa divagação sobre o reino da graça, devemos retornar nossa mente para as características da cidade de Tiatira!
Ao chegar nessa região, a impressão que se tem é de uma cidade muito debilitada, fraca e dependente, no entanto, sua história comprova que ela venceu sua fraqueza e, tornou-se rígida, forte e autossubsistente.
A princípio esse lugarejo não passava de um posto de muda de cavalos que atendia ao exército de Alexandre. Em 280 A.C., um dos generais de Alexandre O Grande, Seleuco, constrói nessa localidade a cidade de Tiatira, com a intenção de transformá-la numa cidade sede de guarnição militar.
Por não possuir elevação natural no local, dificultava a possibilidade de se construir fortificação de defesa. Esse obstáculo deixavam as pretensões de Seleuco em situação crítica, fazendo crer que não passava de vaidade exagerada do soberbo General!
O Dominador não se abate em sua vontade exacerbada de ambição, manda construir fortificações ao norte, cuja fortaleza defendia a cidade e, por tabela, seu anseio, deixando de ser, um simples posto de muda de equinos, do exército de Alexandre, tornando-se, assim, numa cidade sede da guarnição militar.
Com o passar do tempo essa cidade vai adquirindo vida própria, a ponto de tornar-se num importante centro manufatureiro, destacando-se na fundição de instrumentos de cobre e de bronze.
Local de um povo simples, contudo, com a capacidade de tornar a cidade célebre, grande parte de seus habitantes trabalhavam em teares, eram habilidosos tecelões que fabricavam cobiçados tecidos em cor púrpura e vermelha. 
A espiritualidade também se destacava nessa paragem; ao deus-Sol foi erigido um grande, rico e belo templo em honra a Apolo, deus greco-romano, o mais belo dos deuses. No interior deste lugar misterioso e respeitável, havia um altar de beleza apolínea, dedicado a uma divindade feminina.
       Acredita-se que, ao tempo em que o vidente de Patmos recebia a missiva direcionada para a igreja de Tiatira, existia na cidade uma profetiza que gozava de muita credibilidade, por nome desconhecido, simbolizando Jezabel.
O compêndio bíblico nos informa que, durante a segunda viagem missionária de Paulo em companhia de Silas e Timóteo, na região da Macedônia, encontraram uma vendedora de púrpura, por nome Lídia. Essa mulher tiatirena aceitou de bom grado a mensagem cristã, demonstrando ser uma pessoa que exercia extraordinária hospitalidade.
Conforme o relato histórico, Lídia foi a primeira pessoa de Tiatira que aceitou o cristianismo, ela converteu-se na cidade de Filipos, sua família também se rendeu aos amoráveis apelos de Jesus, transmitido por Paulo. Com o decorrer do tempo, a cidade de Tiatira passou a ter uma congregação cristã.

A CARTA DIRIGIDA À IGREJA DE TIATIRA



Quando o visitante se depara com a cidade de Tiatira, de presto, transita em na mente uma inquietação que, por certo, ele deseja tranquilizar sua curiosidade. Essa excitação está atrelada ao nome desse lugar; qual o sentido dessa palavra, seu significado?




Para o leitor das cartas apocalípticas, também existe esta inquietude, que é para saber as coisas que essa palavra quer transmitir ou, o que representa para cada pessoa?
Analisando com a ótica da história, o termo Tiatira, se enquadra perfeitamente com o sentido de ‘sacrifício de contrição’ ou ‘perfume suave de labor’, amoldando-se completamente ao período que os historiadores descrevem como idade escura ou, em nosso caso, em que o conhecimento foi sufocado e abafado pelo poder opressor da igreja dominante, daquela época, daí ‘sacrifício de contrição’, onde muitos se renderam a Cristo ofertando suas vidas nas fogueiras, onde, o odor dos corpos queimados, subia aos céus como ‘perfume suave de labor’!
Naquele período, que vai de 538 A.D até 1517 A.D.,  se bem que, outros analistas ampliam esse período até o ano de 1798 A.D. para assim totalizar os 1260 anos da supremacia papal! Pois bem, a singeleza da fé, nos professos cristãos foi, hábil e, até, forçosamente mudada por meio da opressão, levando muitos a se apostatarem. Desta forma, a fé foi quase que totalmente sacrificada. Em seu lugar foram enxertadas as obas e penitências!
Isso só foi possível pelo fato das pessoas crerem que a fé, no indivíduo, fosse uma força intrínseca, capaz de vencer o mundo, os ardis do pecado e o próprio pecado!
Assim, se o humano tivesse essa força em si mesmo, venceria o pecado, por conseguinte, descartaria o Filho de Deus, Este, não passaria de uma carta figurativa e desprezível!
Portanto, a fé não é algo próprio do homem, a Bíblia informa que, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11: 1
Se descobrirmos o firme fundamento, automaticamente, definiremos o que seja a fé! “Porque ninguém pode por outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” I Coríntios 3: 11
Pasmem os senhores, a fé, decididamente, não é algo intrínseco, ou seja, próprio da humanidade, nem muito menos a nossa confiança em Jesus, muito pelo contrário, é um ser e, essa pessoa é Cristo!
É por isso que, o humano não é capaz de vencer o mundo, a menos que ele tenha nascido de Deus! “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, nossa Fé.” I João 5: 4
Como acabamos de aprender a nossa Fé, é a pessoa sacrossanta de Jesus Cristo. Só Ele, foi, de fato, nascido de Deus, Ele, verdadeiramente, é Filho de Deus e, só Ele como humano, venceu o mundo! “Tenho-vos dito isto, para que em Mim tenhais paz, no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu (Cristo) venci o mundo.” São João 16: 33
É por isso, amigo leitor, que as obras e penitências não podem, jamais, tomar o lugar da Fé, pois, nada pode substituir o sacrifício de Cristo, este sim, é a nossa fé e a nossa garantia!
Não obstante, naquele período, as pessoas estavam divididas, a grande maioria, como opressoras e, uma minoria, como afligidas, todavia, esse foi o único período em que as pessoas foram elogiadas por experimentar progresso nas coisas espirituais!
Este quarto período da história eclesiástica deixou um pernicioso legado para as gerações futuras!
Uma vez retirada a Fé, ou seja, Jesus Cristo, da pessoa humana, foi necessário preencher esse vazio por um elaborado ritual e um sacerdócio de feitura humana! A crença na Igreja, (Instituição humana) e seus líderes! A princípio no papado e na santa missa, com o passar do tempo essa crença foi se amoldando, modernizando, popularizando, e se multiplicando num cristianismo multipolarizado (Espiritismo, Catolicismo, Protestantismo ou Evangélico)!
Faz-se necessário expelir esse pseudocristianismo do coração humano, para que, assim, forme-se um novo vazio, e seja preenchido pelo encaixe perfeito, simétrico e todo suficiente que é Jesus Cristo, a nossa Fé!
Que esta seja a minha e a tua postura, meu amado leitor!

9 comentários:

  1. Comentário do meu amigo Pastor Zirnaldo Rocha, colhido no face.

    Zirnaldo Rocha - Por experiência própria em publicar diariamente Bíblia Ilustrada e Comentada, concluo que artigos longos os leitores do Facebook não leem - eles só leem mensagens curtas, fáceis e diretas... Seus artigos são bons, informativos e úteis (ficariam apropriados para uma apostila ou livro)... Continue sempre..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pastor, pelo comentário e pelo conselho! Todavia como sou impossibilitado de defender esse entendimento em lugar próprio e público, faço através de meu blog, o face utilizo apenas para divulgar esse meu trabalho.. Estou com a consciência tranquila de que tenho semeado, tento corresponder ao IDE proposto por Cristo. Existe outro fator, como não posso publicar em livro ou apostila, divulgo pela Net. Tenho tido alguns poucos leitores, não só no Brasil como em outras paragens! Agradeço pelo inestimável incentivo. Que Deus continue nos abençoando. Aproveito para deixar registrado que a Bíblia Ilustrada e Comentada, é algo especial, gosto bastante!

      Excluir
  2. Novo comentário colhido no face, desta feita do meu amigo Washington Luiz Duarte!

    Washington Luiz Duarte - Muito feliz com as publicações no seu blog com informações muito ricas onde tem atingindo um publico internacional, em diversos paises, é sempre um prazer aprender a Palavra falada de DEUS atraves de quem de fato sabe ensinar com o olhar critico e cristao um grande abraço! Washington Duarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Washington Duarte, agradeço pelo comentário, que Deus continue te galardoando da virtude cristã. Que o teu viver continue sendo um exemplo para todos que te rodeiam! Que a musicalidade que te é peculiar possa, a cada instante, ser o canal que aproxima Deus das pessoas que estejam com o coração aberto a Ele.

      Excluir
  3. “Por conseguinte, o livre arbítrio é aquela parcela da Divindade que permanece intacta no pecador, por isso mesma, é absoluta e nunca se antepõe a Deus, pois, foi Ele quem nos doou, por isso, nunca será contrária à vontade do Onipotente!”

    César, desculpa a minha insistência, mas, não consigo entender estas colocações, no entanto, conforta-me a idéia de que a nossa mente, eternamente finita, teima em não aceitar as suas limitações, e, na obstinação de proteger os seus entendimentos, acaba por criar artifícios, simplesmente, mirabolantes, a fim de sustê-los.

    ResponderExcluir
  4. Pedro, vou tentar interpretar o que eu próprio escrevi, portanto, não é uma mera suposição, mas, é exatamente, o que tentei explicar no texto. Quando falei que o livre arbítrio era a parcela da Divindade que permanece intacta no pecador, explico; com o advento do pecado, a vida, por exemplo, e tudo mais, sofre com o processo de deterioração, contudo só o livre arbítrio, não sofre o processo de danificação. Pois, não faz parte da natureza humana, é uma doação divina. Em sendo humana, certamente se estragaria. no entanto, sendo a parte Divina no humano, não se modifica, permanecendo intacta. Foi dado por Deus, e o que Ele dá, não toma de volta, nem faz modificações, pois, Ele é Deus e não muda.
    Apesar de que, ao se fazer uso desse atributo divino, podemos escolher ficar contrário ao desejo do Pai,essa nossa escolha, faz parte do contexto da liberdade de escolha, por isso, nunca será contrário à vontade do Onipotente, pois, foi O Próprio, quem facultou essa liberdade!
    Quanto à sua 'teimosia', acho que é justificável, pois, essa, também é uma escolha pessoal, e está inserida dentro do contexto do livre arbítrio! É melhor ser sincero consigo mesmo que ser hipócrita!
    Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  5. Pois é, César, mas, eu sei que vou chegar lá, nem que seja no pinga-pinga da Caruaruense!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Pedro se você tem essa certeza, quem sou eu para discordar? Também acredito piamente que você estará lá, vivinho da silva! Só não acredito que as pessoas que não querem ir, lá estarão! Deus respeita a decisão de cada pessoa!

      Excluir