Total de visualizações de página

domingo, 13 de novembro de 2011

Janela do Tempo - Narrativa para a juventude - A GALINHA E O OVO

Janela do Tempo - Narrativa para a Juventude


Educador Glauco César



               Oferto esta publicação, em primeira instância à criança que habita em mim.
Apesar do meu crescimento físico, ou até mesmo intelectual ela insiste em permanecer comigo.
Em vindo à maturidade pouco a pouco ela foi coordenando meus pensamentos, direcionando minha visão, demonstrando que mesmo adulto necessitava de aventuras, sejam reais ou, até mesmo e, principalmente imaginárias.
Ensina-me o princípio de herdar o reino superior, descrito pelo Princípio dos Princípios, no caso a Divindade.
Essa criança arraigada no meu eu, entrelaçada no mais profundo de meu ser que sublima através dos meus poros, contou-me que o caminho mais curto para alcançar a felicidade não é a exercitação de tornar-se criança, mas, permanecer criança em todos os momentos de nossa existência.
Certa noite, ela segredou-me que é pelo olhar das crianças que existe em nós, que enxergamos o mundo com a ótica de Deus.
Essa criança que insiste em permanecer comigo, é aquela mesma Divindade que nasce a cada manhã, como criança intensamente aguardada, na manjedoura do coração de toda humanidade.
Em segundo plano, devoto às crianças que ainda existem em cada ser humano, apesar da malsinação que a vida nos apresenta.
                                                                       

 A GALINHA E O OVO

Educador Glauco César


Domingo, dia nublado e enuviado pela neblina costumeira daquelas manhãs de Sant’Ana.
O sol, como que envergonhado, insistia em esconder-se por detrás das nuvens nômades que caminhavam na ânsia de fugir do sol-das-almas, mas preguiçosas quase não permitiam que o arrebol da manhã beijasse a terra que apesar de úmida do orvalho, não refletia a minha sombra.
Meu corpo sonolento encontrava-se semidesperto, os cabelos em desalinho, mas esvoaçantes, ondulavam-se ao sabor da rajada quase frequente de uma gostosa friagem que congelava até meus poucos e arrastados pensamentos.
Vejo-me calçado de um tosco tamanco de madeira, calça curta, camisa aberta ao peito, por não ter os botões.
Minha camisa desbotada mal envolvia meu magro e esguio corpo.
             Insisto em ficar tentando assobiar uma canção, que eu não sabia muito bem da melodia e remendava complementando com uma letra sem nexo, mas com muito aba-da-bá, aba-da-du, e não sei que mais lá.
Pernas compridas, joelhos salientes... De quando em vez sinto-me tentado a competir com as cabritas, e preguiçosamente arrisco um salto, que sai descompassado.
               De sobressalto, ouço alguém me chamar.
               – Graveto!
          - E complementa, você é tão magro que nem produz sombras... Sem toscanejar retruco;- O sol ainda não despertou, por isso, não autorizou a vinda da luz para clarear a terra e, com certeza a sombra ainda está inerte nos braços do Morfeu, mesmo assim não preciso de réstia, pois existe essa sombra escura a amolar-me... Seu negro bobo!
-       Sei não. Replicava Salta Caminho, meu companheiro de arruaças, como quem não querendo entender...
             - Justo aí, o sol dá o ar de sua graça, projetando à nossa frente duas sombras que caminhavam juntas a nós.
              Salta Caminho, de supetão, exclama: - Veja, o sol já se espreguiçou, arrastou da rede nossas sombras, que preguiçosamente caminham deitadas no chão. Observe que elas são pardas como a minha pele.
               - Pensei, calei, matutei e não arrisquei dizer mais nada.
          Caminhamos calados, mas descontraídos; vez por outra, chutávamos uns pedregulhos, chamávamos o vento com um assobio longo e saudoso que quebrava o ruído do ritmo dos nossos passos. Então o vento sibilava nos nossos ouvidos. Escutávamos também o bisbilho de alguns insetos acompanhados pelo trinar de um solitário rouxinol-do-campo.
             Uma cobra serpenteava na nossa frente parecendo às curvas do riacho que trazia o céu para junto da terra.
           Olhamos nossas réstias que desapareceram quando ricocheteei uma pedra na lâmina da água.
  -          OBA!...   Oba! Respondia o eco.
  -          QUEM ESTÁ AÍ?  Quem está aí?
  -          SOU EU!  Sou eu!
                 -       Sabe Graveto? Mamãe diz que o eco é a voz da nossa sombra, o falar da nossa alma!...
               Seguimos nossa jornada. Mais adiante, no entanto...
              – Bom dia! Fêssora! Falamos gozosamente, cadê comadre fulô? Seu vigário mandô as bênçãos prô curumim!
              Dona Vertúria, nunca se casou, esperando não sei lá o quê...
                  -       Há, há, há. Sorrimos galhofada e zombeteiramente.
            Acabamos de chegar ao nosso destino, tapera de alguém muito especial que aprendi a admirar. A porteira rouquejando ringiu, êêêiieenn, êêêiieenn, plach.
                 -       Bom dia meninos pode mamá nas tetas de Ximbica, é bom e forte, em seguida façam o asseio e dê de cumê pros bichin. Depois pode ir brincá com a ‘Galinha e o Ovo’. - Falou a preta Chica, ama seca, e mãe de leite de Salta Caminho.
                   -       Brincar com a galinha e o ovo? Não é perigoso, Salta Caminho?
                   -       Não, Graveto. Venha e lhe mostrarei.
             - Seguimos as margens do riacho, que pouco a pouco ia se definhando até ficar apenas um fiozinho de água. No entanto, o terreno na proximidade era encharcado.
           Quando pisávamos, nossos pés ficavam encobertos pela água. Havia plantas nativas, árvores altas, alguns arbustos. Local onde algumas aves cantavam, revoavam e se dessedentavam na fina camada da pura e saborosa água.
                   -       Graveto, água não tem sabor! Mas é muito gostosa, algumas pessoas querendo ser inteligentes, dizem que a água é o refrigerante natural de Deus, mas não é.
              - Salta Caminho me mostrou uma imponente palmeira, um coqueiro, e disse-me que o refrigerante de Deus é a água-de-coco. No que eu concordei plenamente!
                -       Olha Graveto, esta é a galinha, e a fonte d’água é o ovo. Pois assim como a fonte é a nascente da água, o ovo é a origem da vida do pinto.
              O terreno em volta da nascente é conhecido como a Galinha, por ser a região que abriga o Ovo, a nascente d’água.
               - Olhei e simplesmente disse: - Assim, sim!...




                                 


9 comentários:

  1. Salta Caminho me mostrou uma imponente palmeira, um coqueiro, e disse-me que o refrigerante de Deus é a água-de-coco. No que eu concordei plenamente.
    - Olha Graveto, esta é a galinha, e a fonte d’água é o ovo. Pois assim como a fonte é a nascente da água, o ovo é a origem da vida do pinto.
    O terreno em volta da nascente é conhecido como a Galinha, por ser a região que abriga o Ovo, a nascente d’água.
    - Olhei e simplesmente disse: - Assim, sim!...


    ... pai isso é gênial... isso é imaginação? ´de sua infância? o que é que acontece nessas palavras? um conto? parte de um romance? diga-me... gostei muito desse texto e de todos os outros, mas pai.. quando for publicar.. por favor publique um por vez, para que todos possam comentar naquele que mais gostou.. e que nada fique vago. beijo pai!!

    ResponderExcluir
  2. quase me esquecia.. e você me elogia no meu blog como se eu fosse algo, mas o mestre aqui é você. :)

    ResponderExcluir
  3. É um pouco de tudo, principalmente de minha imaginação! São apenas umas historietas sem nenhuma pretenção! Quanto a postar separadamente, quando eu aprender postarei em separado! Sim, em relação a você sou um anão! Você é quem é a grande estrela! E eu me orgulho disso! Feliz Natal, Beijos paternal!

    ResponderExcluir
  4. hahahahha feliz natal, pai! Da próxima vez que nos falarmos vou te contar como se posta em separado hahaaha. Sempre quando posso divulgo o seu blog, aos poucos as visitas frequentarão. beijos! :)

    ResponderExcluir
  5. Achei massa "A Galinha e o Ovo", estava ansioso pra chegar no final e fui surpreendido.
    Muito bom!!

    Glauco, era bom postar uma de cada vez, ai dá pra gente comentar uma por vez.

    Adeilton

    ResponderExcluir
  6. Amanhã eu volto. rsrs

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ler "O Furto", que velhinha ladrona, hein? rsrsrsrs
    Muito boa!

    ResponderExcluir
  8. Gostei da Galinha e do Ovo, viajei nesta página literária.Gostaria muito de fazer essa viagem. Rs.

    ResponderExcluir