FAMÍLIA, UMA INSTITUIÇÃO PERENE
Educador Glauco César.
"Criou, pois, Deus o homem à Sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Gênesis 1: 27
"Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea." Gênesis 2: 18.
"Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e, sobre todos os animais que se movem sobre a terra." Gênesis 1: 28.
Conforme o relato bíblico, este foi o estabelecimento da família e sua principal atribuição, qual seja, a função de procriar, sem a qual, o grupo familiar perde o sentido original, ao tempo em que, garante a permanência e a eventual expansão do grupo e automaticamente, é um fator de expansão humana dos cônjuges.
Assim, se percebe que no plano original, a paternidade e a maternidade constituem a via natural pela qual o homem e a mulher atingem a sua plenitude biológica e psíquica. É impossível se conceber uma família diferente desse conceito.
Ao bem da verdade, antropologicamente, família, conforme o latim é o conjunto de pessoas unidas por vínculos de parentesco, podendo agregar os famulus que eram os criados e empregados que adquiriam prerrogativas familiares. Sendo assim, a família constitui a menor unidade social com poder absoluto.
A princípio, a família era do tipo patriarcal, posteriormente, passou a ser uma família conjugal, composta exclusivamente do casal e seus filhos.
A família monogâmica foi o tipo mais primitivo da família humana, que refletia a vontade do Idealizador da família, o próprio Criador.
Com a desenvoltura do pecado, outras formas foram aparecendo como a família poligâmica (um homem casado com várias mulheres), e a família poliândrica (uma mulher casada com vários homens).
São quatro as funções fundamentais da família:
a) A FUNÇÃO PROCRIATIVA
Que garante a permanência e expansão do grupo, sem a qual a família deixaria de existir.
b) A FUNÇÃO EDUCATIVA
Que ensina os rudimentos da linguagem e inculca os hábitos indispensáveis para que ela possa viver numa sociedade humana.
c) A FUNÇÃO ECONÔMICA
Que proporciona os meios de subsistência e de conforto, que é a base material necessária ao desempenho das demais funções.
d) A FUNÇÃO EMOCIONAL
Que garante o equilíbrio emotivo, psíquico e espiritual. É na família onde Deus (Deus é amor I João 4: 8), a mais profunda exigência humana, se materializa, através do amor mútuo do homem e da mulher; e destes pelos filhos, que são a síntese viva deles mesmos e garantia de sua prolongação e sobrevivência no tempo; e dos filhos aos pais e dos irmãos entre si.
A família contemporânea tem adquirido aspectos díspares da estabelecida pelo Deus Criador. Hoje, nesse novo modelo de família, os filhos perdem a figura do casal, passando a ter dois pais ou duas mães.
Nesse novo aglomerado de pessoas, unidas não por vínculos de parentesco, por isso mesmo, formam, na verdade, criaturas agregadas, os famulus, e não uma família.
Esse grupo de pessoas perde a função primordial da família, que é a procriação e, se todos aderirem a esse modelo, em pouco tempo, o mundo perderá a obra aurifica de Deus, a humanidade, deixando de existir, não só a unidade estrutural da sociedade, a família, quanto à própria criatura humana.
Maria Silva, obrigado pelo compartilhamento, que Deus conserve tua família em estreito relacionamento familiar e com a Divindade!
ResponderExcluirAmiga leitora Cristina Cintra, sou bastante grato a Deus pela família que Ele me deu, tenho certeza que este mesmo sentimento povoa tua consciência, por esta razão compartilhaste essas minhas considerações.
ResponderExcluirRogo aos céus que o Infinito Pai de bondade continue conservando a tua família junto à família de Cristo Jesus!
Obrigado pelo teu compartilhamento!
Novo comentário colhido no face, desta feita do meu primo Jefferson Douglas!
ResponderExcluirJefferson Douglas - Família linda!
Primo e amigo Jefferson Douglas, eu concordo contigo, pois, também acho bela esta minha família, aliás como linda é a tua família e as demais famílias que se fundamentam no princípio inabalável do Divino Criador!
ExcluirNovo comentário colhido no face, desta feita de minha amiga de longas datas, Katia Sitônio!
ResponderExcluirKatia Sitônio Mesquita - Família é a base de tudo na vida do ser humano,do ponto de vista moral,ético, é a nossa referência. Mas atualmente esse conceito está se perdendo. Os casais não se esforçam para darem certo no casamento. Falta amor,tolerância, compreensão. E hoje o conceito família mudou não é só marido, esposa e filhos. Agora tem para todos os gostos. Como eu sou velha da antiga ainda não peguei o fio da meada,ainda não entendi o modernismo. Mas como todos nós somos filhos de Deus,Ele não renegara ninguém
Amiga Katia, minha família, eu minha esposa e meu filho, continuamos orando por ti e tua família, que é exemplo de amor compreensão e desprendimento.
ExcluirMeu entendimento de família está baseado em dois pilares, o bíblico, conforme repassado por Deus e, o antropológico conforme a definição do verbete família. No meu falho entendimento, esse novo conceito de família, ou como você mesma identificou esse modernismo, não passa de um ajuntamento ou agregação de pessoas, com intenção até válida, no entanto, não constitui uma família, pois, não supre a função primária da família que é a procriativa. Você perceberá esse meu entendimento com mais clareza se fizer uma releitura deste meu texto!
Novo comentário colhido no face, desta feita de minha amiga Aldenira!
ResponderExcluirAldenira Diniz - Família é tudo!
É isso aí, amiga Aldenira Diniz, a família é a base de sustentação da nossa própria vida, é claro, quando ela está atrelada aos ditames de Deus.
ExcluirA família, de forma efetiva, dá continuidade ao milagre da vida, dando ao casal a plenitude biológica e psíquica, além de que é uma ferramenta de instrução e educação.
É através da família que o casal se esmera em suprir os meios de subsistência e conforto material.
Por tudo isso, a figura da família torna-se o ponto de equilíbrio emotivo, psíquico e espiritual.
Agradeçamos a Deus, por ter criado essa ferramenta tão indispensável para nós, seres humanos!
Resposta da amiga Aldenira Diniz, colhido no face!
ExcluirAldenira Diniz - Emocionante. Seu entendimento. Deus nos abençoe sempre. Beijos
Excelente reflexão sobre a família instituída por Deus .
ResponderExcluirAmiga Fabiana, agradeço pelo teu comentário, infelizmente são poucas as pessoas que concordam com esse entendimento, no entanto, ainda assim, algumas poucas pessoas continuam acreditando no propósito de Deus as estabelecer a família.
ExcluirHoje em dia chega a ser sinal de erudição desacreditar na figura da Divindade, sendo assim, poucos seguem os conceitos dEle, principalmente no que se refere a responsabilidade de constituir uma família, conforme estabelecido pelo Criador.
Gostaria de te parabenizar, pois, és uma pessoa que está sentindo os benefícios por constituir uma família no molde divino, com a chegada de tua primeira filha a princesinha Sophia Larah, parabéns!