O NASCER DO SOL DA INTELIGÊNCIA TRAZ COMO RESULTADO O CLAREAR DO ENTENDIMENTO
Educador Glauco César
Educador Glauco César
A nossa fronte é, talvez, a região ou a parte oriental da mente onde nasce o sol da inteligência e a claridade do entendimento, por ela correm dois rios; o do bem e o do mal; onde navegam os pensamentos humanos que deságuam no Golfo Pérsico da humanidade, como instrumentos da educação e da moral, tornando-se a Mesopotâmia das nossas decisões.
Através do pensamento é que o homem consegue fazer façanhas notáveis; do abstrato construiu as primeiras cidades, do nada estruturou o Estado, do absorto criou os primeiros sistemas práticos da escrita, da distração desenvolveu a economia e das idéias surgiram o bem e o mal.
Semelhante às fontes, o pensamento jorra da mente, irriga a consciência e produz sua safra. Deste processo colhem-se; maturidade ou discrepância.
Igualitariamente, o pensamento, que é a origem de tudo; do raciocínio civilizado, ou, da idéia abrupta e embrutecida; dele surge uma disparidade tão grande, que só pode ser oriundo do Entre Os Rios: Eufrates, o que irriga para o saber, ou, do Tigre, o poluente do seu próprio leito e das margens por onde percorre.
Por isso, nosso cérebro é uma Mesopotâmia, berço das civilizações do pensar, do existir; ou início da poluição e da discórdia.
Daí a humanidade estar envolvida no balanço revitalizador da Paz, ou, embalado pelo tremor estonteante da Guerra.
oi pai! to lendo tudo aqui direto do frio alemäo hahahah só näo tenho como divulgar aqui pq ninguém fala portugues.. hahah
ResponderExcluirsempre muito bons os escritos! ah! eu acompannhei diretamente da internet a goelada do central no clássico matuto! näo dava pra ver o jogo mas o placar ficava mudando em tempo real! postei até algumas coisas em homenagem ao central no facebook.. muito bom! beijos pai! até mais!
Realmente você abordou o início do entendimento e da história exatamente onde surgiu o Jardim do Éden, fonte de toda a vida e entendimento. Parabéns.
ResponderExcluir