Total de visualizações de página

domingo, 11 de junho de 2017

IDE - Quem Faz Parte da Grande Multidão?

QUEM FAZ PARTE DA GRANDE MULTIDÃO?  
Educador Glauco César



NOTA DO ARTICULISTA - Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
        Uma vez que, uma determinada opinião é postada, e outra sobre o mesmo tema versado também é veiculado, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar dos mesmos, enriquecendo, desta maneira, seu cabedal de conhecimento.



          Basicamente, a Bíblia deixa transparecer algumas informações sobre a grande abundância de redimidos em glorificação. Sabe-se que eles são procedentes da grande aflição.
             Alguns intérpretes admitem que essa numerosa adversidade, seja uma alusão unicamente ao tempo de angústia de Jacó ou, a última tribulação, amargura e tormento, que ocorrerá após o fechamento da porta da graça.
                Não obstante, há de se admitir que se usando um pouco mais de racionalidade interpretativa, chega-se à conclusão que esse entendimento não pode ser correto, pois, no verso nove, informa-se que essa grande multidão, representava criaturas provenientes de todas as nações, tribos, povos e línguas, portanto, estavam ali pecadores arrependidos, perdoados e restaurados de todas as regiões e épocas!
              Chega-se, então, a crer que essa grande tribulação é indicativo de todo o período de oportunidade, que corresponde desde a entrada do pecado no planeta, até o fechamento geral da porta da graça. 
                  Aquela grande multidão lavaram e alvejaram as vestes do caráter no sangue do Cordeiro, foi, exatamente, por esse motivo que durante o milênio, ela estará diante do Trono do Onipotente, enaltecendo a Divindade! "Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele os mil anos." Apocalipse 20: 6. 
                Após tomar conhecimento dessas informações, precisa-se ter noção dos versos que serão estudados pormenorizadamente! "Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Respondi-lhe: Meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejou no sangue do Cordeiro, razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois, o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima." Apocalipse 7: 13 - 17.

A GRANDE MULTIDÃO DE TRIUNFANTES 

                  O número de redimidos era tamanho que chamou a atenção de um dos quatro anciões, não se sabe qual deles ficou tão impressionado, se Enoque, Moisés, Elias ou Isaías, o certo é que aquele ancião deu a entender, que gostaria saber de onde vinha tanta gente!
              Não é o caso dele estar desinformado, mas, para que todo o Universo tomasse ciência da importância daquele fato. Certamente a pergunta foi feita para externar a grandiosidade do amor restaurador de Deus!
                Naquele instante, João, o vidente de Patmos, em êxtase e em arrebatamento profético, há cerca de dois mil anos no passado, respondeu àquele ancião sobre uma cena que acontecerá no futuro ainda desconhecido, indicando que o interlocutor, mais do que ele, sabia donde procedia a numerosa multidão!
                Justamente, corroborando e dando força às palavras do vidente, aquele ancião informa que aquelas pessoas, que viveram num mundo de maldade que confrontavam o Altíssimo, mesmo assim, eles conseguiram branquear o caráter, com o sangue remidor de Cristo Jesus, por isso, se acham puras e justificadas, pois, em vida, enfrentaram a grande tribulação, numa alusão a história de pecado, mas, pela graça de Cristo, saíram vencedoras!
                 Eram, portanto, pessoas de todas as épocas, etnias, compreensões religiosas, mas, unificadas pelo poder de Deus, por isso, durante o milênio, estarão diante do Trono de Deus, servindo-O diuturnamente!
                 Então é informada a essa grande multidão, que ela jamais padecerá fome, seja ela de alimento natural, da Palavra, ou mesmo de justiça, uma vez que ela se fartará do Pão providenciado por Deus e, será dessedentada ao beber da Água da Vida que é Jesus Cristo. Ele que é o nosso Sol da Justiça, estará repousando sobre toda pessoa remida, em constante iluminação, aquecendo e fortificando o entendimento de cada ressurreto!
                  A última informação deste capítulo é um vislumbre das cenas que acontecerão aqui na Terra Restaurada, após o retorno de Cristo juntamente com o Pai, naquela grande procissão, onde todos os ressurretos, que naquele instante estarão na Nova Jerusalém, descendo para a Terra, esta, anteriormente, malsinada pelo pecado, finalmente, será o centro do Universo, pois, será a morada definitiva do Altíssimo!
                   Você amigo leitor, pode até estar se interrogando, o que faz o articulista acreditar nessa possibilidade?
              Ora, durante o milênio Deus estará ocupando o Trono, à sua direita estará Jesus Cristo.
                 Nesta parte da visão, quem está ao centro, portanto, ocupando o Trono é Jesus Cristo, o que leva a crer que essa cena esteja ocorrendo na Terra Restaurada, além de que Deus, só enxugará dos olhos toda a lágrima, quando, finalmente, o pecado for, definitivamente, extirpado, e isso ocorrerá somente após o Milênio, já nessa terra restaurada!
                De uma coisa se tem certeza, aquela grande multidão é composta de vencedores, são pessoas de diferentes sistemas linguísticos, com formação cultural diversificada, contudo, todas elas têm algo em comum, venceram a batalha contra o pecado, contra seus próprios pensamentos pecaminosos, abateram seus hábitos perniciosos, aniquilando os seus maus atos.
                Por isso mesmo, quando enfrentaram, no dia-a-dia, o degradante inimigo das almas, por estarem fortalecidas pela graça remidora de Cristo, saíram vencedoras!
               Não foi sem motivo que na figuração apocalíptica, esses vitoriosos aparecem portando em suas mãos, folhas de palmas, símbolo da vitória que, nesse caso, também é emblema da fertilidade que o Altíssimo está a nos ofertar!
              Essa oferta de fertilidade é reconhecida por todos os anjos, aqueles mensageiros humanos que, juntamente com as criaturas celestiais, aquelas que não se renderam aos enganos do Malfeitor, unem suas vozes nesse reconhecimento, ali também estavam os vinte e quatro anciões, Enoque, Moisés, Elias e Isaías que são os quatro seres viventes, conjuntamente à grande multidão de remidos, todos esses, em jubilosa exclamação, que pontuavam a vitória da vida eterna, não ao esforço pessoal da humanidade, mas, unicamente, àquela Divindade que é merecedora de todo louvor, glória, sabedoria, ações de graças, honra, poder e força. 
             Após aquela declaração, todo o Universo, em concordância, exclama altissonantemente; amém!


HOJE, O DIA DA PREPARAÇÃO!



             Quem quiser fazer parte da grande multidão de remidos, terá que estar ciente de que o caminho a ser trilhado não será de facilidade.
                 Para a maioria dos remidos, as promessas da teologia da prosperidade, e do evangelho da facilidade, não caminharão em parelho, aqui nesta terra, muito pelo contrário, muitos dos vencedores, terão que suportar oposição, ódio, e até mesmo calúnia, não somente dos inimigos, mas, sobretudo dos próprios familiares, e até mesmo dos companheiros, aqueles que se dizem irmãos da fé!
                      Por isso, hoje, nesse momento oportuno, deve-se estar preparado, com a confiança robustecida em Cristo, pois, só assim, se adquire poder para suportar com resignação os dolorosos conflitos, negando-se a si próprio, todavia, se assim não agir, não se suportará as amargas decepções.
                     Essas pessoas sentirão em suas próprias peles o cumprimento da palavra de Cristo; 'no mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo', uma vez que, Jesus passou por tudo isso e saiu vitorioso!
               Não será diferente com você nem comigo, haveremos de experimentar em nossa própria experiência a malignidade do pecado, e muitos já estão passando por essa dolorosa realidade, contudo, não podemos esquecer que a mão do Senhor estará ajudando a toda pessoa que esteja se preparando para enfrentar essa grande crise espiritual! "Portanto, assim te farei, ó Israel! E, porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus." Amós 4: 12.
               O preparo é indispensável para usufruir das benesses eternas. Saiba que, só herdará a eternidade, quem já teve um encontro com o Augusto e glorioso Deus!
                Que essa seja a nossa experiência!
                 Amém!   
                           

8 comentários:

  1. Agradeço imensamente a minha esposa, Cicera Maria, pelo seu apoio incondicional aos meus escritos, compartilhando esta singela mensagem.
    Que o Augusto e Onipotente Pai, esteja sempre abençoando em profusão a sua vida e do nosso querido filhinho Danilo César!
    Amo vocês!

    ResponderExcluir
  2. Comentário do amigo intitulado no face por Irmão João, comentário que transcrevo para esse blog.
    Irmão João - PRIMEIRA DE PEDRO= 2:9 (Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz), ESSA É MINHA RAZÃO DE SERVI-LO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo e Irmão João, a raça eleita, que também é identificada como sacerdócio real, nação santa, e povo de propriedade exclusiva de Deus, tem por objetivo proclamar as virtudes de Jesus Cristo, essas pessoas só estarão habilitadas para desenvolver essa aptidão, pelo simples fato de, no momento oportuno, que é o hoje, o aqui e agora, ter se preparado para o encontro com o Senhor nosso Deus.
      Muitos, em todas as épocas, com diferentes compreensões, acharam estar, devidamente preparadas, por isso mesmo, cultivam uma autoconfiança em si próprias, como resultado, fraquejaram, só por não ter dado continuidade na sua preparação, por isso, estão sujeitas a perder a coroa da vitória.
      Portanto, nunca é bom esmorecer, pois, quando a pessoa chega mais perto da luz da verdade, que é Cristo, perceberá o pouco que tem feito, e o muito que ainda falta fazer para se tornar semelhante a Cristo Jesus!
      Todavia, nunca se deve esmorecer, mas, sempre continuar olhando para a frente e para o alto, para alcançar a estatura perfeita, que é a otimizada por Deus, tendo por espelho a pessoa sacrossanta de Jesus Cristo!
      Que Deus continue te abençoando!

      Excluir
    2. Resposta do Irmão João colhida no face!

      Irmão João - VOCÊ PODE PENSAR ASSIM, MAIS A BÍBLIA FALA, EM QUEM CRER, POR EXEMPLO:JOÃO 3:16-18 DEIXA MUITO CLARO ISSO. (Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. Estes são OS VERSÍCULOS MAIS CONHECIDOS DA BÍBLIA.

      Excluir
    3. Meu estimado amigo e irmão João, nos meus comentários procuro, na medida do possível, não recheá-los de paixão, mas sim, reforçá-lo de racionalidade.
      Em momento algum, procurei isentar de Cristo a Salvação, contudo, entendo ser indispensável, a perseverança, e foi sobre isso que ressaltei em meu texto.
      Só no livro do Apocalipse a perseverança é citada por Cristo, nada mais e nada menos que sete vezes, contudo essa perseverança está sempre atrelada à pessoa de Cristo!
      Ap. 1: 9 "Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus." Ap. 2: 2 "Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança." Ap. 2: 3 "E tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer." Ap. 2: 19 "Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras." Ap. 3: 10 "Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei." Ap. 13: 10 "Aqui está a perseverança e a fidelidade dos santos." Ap. 14: 12 "Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus."
      Se observarmos com cautela, iremos perceber que a perseverança vem acompanhado da obrigação de desempenhar alguma obra, para ter direito à Salvação pela fé em Cristo Jesus!
      Assim, podemos perceber que Jesus é a Salvação, contudo, só poderemos fazer alguma coisa, obedecer, por exemplo, com a ajuda inconteste de Cristo. "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer." João 15: 5.
      É evidente que o pecador precisa se aproximar de Deus, para receber dEle as dádivas prometidas. "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que O buscam." Heb. 11: 6.
      No entanto, precisa-se saber que simplesmente crer, não basta para ser salvo, pois, até os demônios creem, nem por isso, eles serão salvos! "Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem." Tiago 2: 19.
      Portanto, somos salvos por aquele tipo de fé que opera, ou seja, que realiza e desempenha a sua obrigação. "Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia." Heb. 11: 8.
      Portanto, fica evidente que os vencedores, os santos que haverão de ser salvos, eles foram além de crer, pois, obedeceram os Mandamentos. "Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Ap. 14: 12.
      Queridos, Tiago realçou esta verdade, ao afirmar que a fé sem as obras é morta. "Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou." Tiago 2: 20 e 22.
      Amigo, para se ter certeza que a pessoa é salva pela fé, basta se visualizar as obras que confirmam tal salvação! "Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente." Tiago 2: 24.
      Em suma, quem realmente acredita na Palavra de Deus, tem que concordar com Ela, pois, Ela deixa patenteado que a Vida Eterna está nos Mandamentos da Lei de Deus. "E sei que o Seu Mandamento é a Vida Eterna. As cousas, pois, que Eu falo, como o Pai mo tem dito, assim falo." João 12: 50.
      É por isso que Jesus pode dizer ao jovem rico, se queres entrar na vida, guarda os Mandamentos. "Respondeu-lhe Jesus: Por que Me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os Mandamentos." Mateus 19: 17.
      Amigo, além de crer na Palavra de Deus, eu, de maneira nenhuma, posso discordar de Jesus.
      Que Deus continue nos abençoando!

      Excluir
  3. Comentário colhido no face, desta feita de minha amiga, irmã em Cristo Jesus, leitora e comentarista da Palavra de Deus, a quem tanto prezo, pois tenho aprendido muito com as colocações espirituais dela!

    Iracema Miranda Gomes - Não tive tempo de explorar o texto. Mas tenho compreensão da leitura da palavra e ninguém será salvo por auto confiança ou por dizer pertencer a Cristo de boca, sem mostrar suas obras, sem a prática da palavra ou por falsa humildade; "mas sim aquele que perserverá ate o fim será salvo. (Mat.24'13) Ele não cita doutrinas nem denominações. Mas fala aqueles que "Quem tem ouvidos ouça.( Mat 13.9) e como Paulo diz "combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé (2 Tim 4) a luta é de todos e irem com Cristo até o fim. Quem com Cristo caminhou e por amor a causa dele e o Reino deu a vida; e muito amou permanecerá com Ele. "Fora esse número havia uma multidão que não se poderia se contar...(Ap 7:9) portanto amigo a coroa é pra quem a conquistar. Quem de nós serão os eleitos? A doutrina ou os amigos de Deus (Cristo e Senhor) Quem poderá sondar aqueles que vencerão? A oportunidade é pra todos os seres humanos independente de doutrina "seremos a noiva" e quem serão os convidados Para a ceia? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, amiga Iracema, em número, grau e gênero. Seu comentário está intocável.
      Esse é aquele tipo de consideração de quem, realmente, tem intimidade relacional com o Autor e Consumador da fé, que é Jesus Cristo.
      Que Deus continue te iluminado e abençoando ricamente!

      Excluir
    2. Resposta de Iracema Miranda Gomes, colhido no face!

      Iracema Miranda Gomes - Obrigada. Nunca pensei que chegaríamos a um acordo sobre o texto.Abraços!

      Excluir