Total de visualizações de página

domingo, 2 de outubro de 2016

IDE - Tributação à Honra da Majestade Divina

TRIBUTAÇÃO À HONRA DA MAJESTADE DIVINA 

Educador Glauco César

NOTA DO ARTICULISTA - Veicule nesse blog, seu artigo sobre esse mesmo assunto, remetendo seu texto para o e-mail janelaprofetica@hotmail.com
        Uma vez que, uma determinada opinião é postada, e outra sobre o mesmo tema versado também é veiculado, abre a oportunidade aos leitores de entrar em contato com vários entendimentos e, assim, concordar ou discordar dos mesmos, enriquecendo, desta maneira, seu cabedal de conhecimento.



              As quatro criaturas viventes são emblemas dos quatro humanos que foram resgatados por Deus dentre os patriarcas.
           Enoque, filho de Caim, foi o primeiro que Deus escolheu para Si, ele não passou pela desventura da morte, pois, caminhou com Deus e, o Pai das Luzes o tomou para que Enoque caminhasse com o Pai por toda eternidade.
          O Segundo ser humano que foi morar com Deus, foi Moisés, após sua morte, Deus devolveu-lhe a vida, para que Moisés pudesse dar continuidade na obra de conduzir humanos para alcançar a vida eterna!
         Já a terceira criatura humana comprada por Deus, dentre os pecadores, foi Elias. Tanto ele, quanto Moisés se apresentou com Cristo, a alguns discípulos, no monte da transfiguração.
            O quarto indivíduo, teve um relacionamento tão íntimo com Deus, que o Onipotente segredou ao profeta Isaías que, na morte de Cristo, o corpo morto de Isaías seria lançado para fora da sepultura e, na ressurreição de Jesus, o Filho de Deus, orvalharia os ossos secos do humano Isaías, devolvendo-lhe a animação de vida e, na ascensão do Mestre, Isaías seria uma das pessoas que O escoltaria aos Céus e, lá seria escolhido como um dos quatro animais viventes que auxiliaria Deus no juízo investigativo!
       Por isso, esses quatro seres humanos estão continuamente dando glória, honra e ação de graças a Deus Pai, uma vez que, Ele, o Todo Poderoso, é o juiz no juízo investigativo.
                    Naquele instante solene, os vinte e quatro anciões, que também são seres humanos, em reverencia, se prostram em adoração, ante o Ancião de Dias e, simbolicamente, depositarão suas coroas diante do trono do Eterno Rei, reconhecendo-O como digno de receber toda honra, glória e todo poder, pois, pela vontade de Deus Pai, Cristo pode criar todas as coisas! 
           De posse deste prévio conhecimento, podemos conhecer os versos que serão decifrados nesse singelo estudo.
"Quando esses seres viventes derem glória, honra e ação de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos, os vinte e quatro anciões prostrar-se-ão diante dAquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando: Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as cousas Tu criaste, sim, por causa da Tua vontade vieram a existir e foram criadas." Apocalipse 4: 9 - 11.  

AFETIVIDADE NO PROCEDIMENTO DOS VINTE E QUATRO ANCIÕES

          A Onipotência de Deus Pai e Seu insondável amor, aliado a Seu absoluto poder, são características que indicam que nEle há meios que remove, de cada pecador arrependido, em processo de justificação e, por conseguinte, no caminho da purificação, receba dEle inestimável auxílio!
    Esse benefício, no juízo investigativo, está, inequivocamente, amparado no Advogado que a humanidade tem, ao lado do Pai, que é Jesus Cristo!
               O amor que do Pai emana, é incomensurável e eterno, tem a assistência do Filho de Deus, que induz os quatro seres viventes, que foram comprados da terra a glorificarem, honrarem em ação de graças, justamente, a pessoa do Divino Pai, pois, só Ele vive pelos séculos dos séculos, uma vez que Jesus doou três dias de Sua eternidade, para que o pecador pudesse ser remido e tivesse direito a readquirir a vida eterna.
             O fato que a mim tocou com especial atenção foi o acontecimento ocorrido com os quatro seres viventes quando adoravam ao Deus Universal, faziam-no em perfeita reverência, pois, agindo assim, batia em conformidade com a majestade Divina!
                 É, portanto, inadmissível, uma adoração desprovida de respeito, sem o adorno da reverência, costume que tem se tornado corriqueiro em nossos cultos eclesiásticos! 
             Essa postura descabida, por parte do adorador incauto, tem provocado males tais, que afastam da sociedade cristã, as bênçãos direcionadas aos que rendem cultos à Divindade!
              Diferente da postura dos professos cristãos que julgam reverenciar o Superior Divino, os quatro seres humanos que auxiliam Cristo no juízo investigativo, juntamente com os vinte e quatro anciões, sabem e reconhecem os motivos para reverenciar nosso único Deus.
              Eles sabem que a casa de Deus aqui na Terra, não são as quatro paredes de um templo qualquer, nem muito menos uma instituição eclesiástica, mas, na verdade, é a mente de cada ser humano, pois, ela é o Tabernáculo de Deus, sendo assim, a humanidade é o Santuário de Deus, que não foi feito por mãos humanas, mas, pelo poder do próprio Deus. 
           Infelizmente, como tem sido adulterado esse Santuário Sagrado, por aqueles que se dizem participantes do Reino eterno, quando colocam cultos profanos que agradam a mente humana, mas, não reflete a solenidade e a reverência exigida pela assembleia do Alto. 
            Que extraordinária demonstração de humildade os vinte e quatro anciões manifestam para todo o Universo. Eles provam por meio de raciocínio concludente o dever de adorar a Deus o Pai, pois, como tal, todos os seres, excluindo-se o Filho e o Espírito Santo, devem a existência a Ele. Indubitavelmente Ele é o Senhor e não há outro!
                Por isso mesmo, devemos seguir o exemplo dos vinte e quatro anciões adorando o nosso grande Deus! "Ó, vinde, adoremos, e prostremo-nos diante do Senhor que nos criou". Salmos 95: 6.
              Os vinte e quatro anciões entenderam que Deus o Pai, por não ter princípio nem fim, nem perdeu um dia sequer de Sua existência, é o único que tem direito a reverência e culto supremo.
              Para demonstrar de forma visível esse entendimento, todos os vinte e quatro anciões se despojaram de suas coroas, colocando-as aos pés do Divino Pai, num vívido testemunho de humildade!
              Assim como os vinte e quatro anciões se humilham diante do Senhor, deve também a humanidade compreender que para se revestir da imortalidade deve se despojar da autossuficiência se sujeitando a Deus, adorando-O em reconhecimento, rendendo-se à discrição humana, para ser apresentado irrepreensível, com alegria, perante a glória de Deus! "Ora, Àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da Sua glória". Judas 24.
          Percebe-se claramente que não deve fazer parte do ser humano a ideia de exaltar-se a si mesmo na presença de Deus. Contudo, é do feitio de cada criatura ser submisso, reconhecendo sua inferioridade ante o Divino, confessando que sua vida eterna é dependente da soberania ao Deus Pai!
          A Palavra de Deus é o testemunho vivo disponível para nos ajudar a ser santos no serviço ao Deus Sacrossanto!
           A Corte Celestial está em franco desenvolvimento, estamos vivenciando o juízo investigativo, o cenário é propício para definição do nosso destino; perdição ou vida eterna! 
               O desfecho depende de nossa decisão! 
            Qual é a minha e a tua postura, diante desse embaraço, amigo leitor?

2 comentários:

  1. Comentário do Pastor Pedro Neto, colhido no face!
    Pedro Neto - Parabéns César, reflexão belíssima !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço ao meu amigo Pastor Pedro Neto pelo comentário!
      Na verdade, se eu não te conhecesse tão bem, eu poderia imaginar que suas palavras eram apenas para lisonjear devido a nossa infância e juventude como irmãos da mesma congregação!
      Mas, como sei que você não mente nem para ser simpático, fica aqui o meu agradecimento, sabendo que o único a ser engrandecido é o nosso maravilhoso Deus e Pai, a quem rogo que esteja sempre te iluminando na trilha que conduz para a eternidade!
      Que Deus continue te abençoando juntamente com os teus!

      Excluir